A Vida Secreta das Abelhas

A Vida Secreta das Abelhas Sue Monk Kidd

Resenhas - A Vida Secreta das Abelhas

juliarfs 15/05/2021

fiquei ansiosa para ir descobrindo as coisas e o mundo junto com a Lily, sentir o sofrimento de não pertencimento dela foi impactante

Gabriella 17/05/2021

amei o livro. achei tudo muito fofo. adorei a mensagem de perdão. assisti o filme diversas vezes quando era criança e me senti abraçada ao ler o livro e relembrar da história. ideal pra deixar o coração quentinho

mais conteúdo literário em @nossosprefacios

Flora 13/04/2021

Enfim, não foi o que eu esperava ?
Sempre tive muita curiosidade em ler esse livro, pois sempre lia resenhas muito boas e elogiosas sobre ele, talvez por isso, minha expectativa estava muito alta. Mas, por mim, fiquei um pouco decepcionada, porque na minha visão, ficou bem abaixo da expectativa.
A história de Lily em si, numa visão geral é muito boa, encantadora e enriquecida com muitos ensinamentos, tanto sobre religiosidade e crenças, também sobre a opressão que os negros americanos viviam (e infelizmente ainda vivem) na época em que se passa o livro, quanto sobre criação das abelhas. A trama em si, é recheada de informações valiosas para o leitor, mas o que não me deixou satisfeita foi o jeito como q história foi contada, a narrativa da autora.
Muitas vezes, me senti cansada, mas minha esperança que a narrativa se tornasse melhor, me fazia não desistir.
Na minha visão, a história se contada de uma maneira diferente, mais trabalhada, me faria gostar mais do livro e da leitura.

Myria.Viana 14/08/2022

Lily, apesar da pouca idade sofria uma vida muitas vezes sequer imaginada por um adulto. Por essa vida tão difícil e dura, sendo punida por algo que ela não fez e devido a essa injustiça, Lily bola um plano, não muito planejado rsrsrsrsrsrs. Sim, ela pensou apenas nos passos iniciais de seu plano e o restante deixou que a vida e os acontecimentos conduzisse o desenrolar do plano.
É um livro forte, de crescimento pessoal, cultural e entendimento de vida e compreensão de preconceitos e da sociedade.

Giane 07/03/2021

Lilly Owens é uma garota de 14 anos que possui sérios questionamentos quanto a morte de sua mãe. Foi criada por seu pai T.Ray que a maltratava muito e sua babá, Rosaleen, uma negra que trabalhava na propriedade colhendo pêssegos. Num dado momento e devido alguns acontecimentos Lilly foge com Rosaleen e encontra a residência de 3 irmãs negras que cultivam mel, lá elas são acolhidas e Lilly descobre sobre o mundo das abelhas, sobre a Madona Negra (a santa que as irmãs veneravam) e também sobre o passado de sua mãe.
Neste livro encontro algumas divergência teológica das quais acredito. Mas em si é uma boa leitura. Achei que faltou a desejar na história, ela não me prendeu tanto e os acontecimentos não são tão espetaculares. Gostei bastante pelo livro ter retratado a questão do preconceito racial e em como a classe negra sofria seja em questões de trabalho, estudo e no próprio dia a dia como cidadãos.

Rita.Oliveira 30/01/2021

Emocionante.
Esse livro me emocionou do começo ao fim.
As abelhas foram as protagonistas no meu ponto de vista, foi por causa delas que tudo aconteceu.

Isa Maravilha 19/09/2020

Não só amar - mas persistir no amor
Que livro encantador! Tudo muito bem trabalhado, desde os personagens, o detalhamento dos locais, até o contexto histórico da obra.

Confesso que passei a admirar mais as abelhas após ler todos as informações e o livro como um todo!

"O mundo tem a peculiaridade de continuar girando por mais tristes que sejam as coisas" e isso é maravilhoso!

lau 27/01/2022

Gostei muuuito desse livro, chorei horrores. Tem pautas muito boas narradas pelas lentes de uma menina branca de 14 anos, durante os EUA do ano de 1964 e cuja única fonte de carinho e amor vem da baba dela, Roseleen, já que a mãe dela morreu quando ela era mto nova e o pai é um idiota. O livro é ótimo em narrar no que você sabe que é uma adolescente em conflito sem se tornar infantil e chato. Esse livro tem gatilhos.

Angel.Pimentel 27/06/2020

Sensacional!
Que leitura viciante.
Confesso que até o momento, o melhor livro que li esse ano de 2020.
Uma História sensacional com um final surpreendente.
Super recomendo! Leitura pra vida.

*Rô Bernas 03/12/2009

Tocante!!!
Um livro tocante onde os negros não se misturavam aos brancos e mesmo assim, uma garota de 14 anos, enfrenta a tudo e a todos por causa de uma determinação que é saber sobre sua mãe e por amizade a uma negra que cuidou dela e por quem ela nutre muito amor, amizade e respeito. Muitas passagens me emocionaram e fizeram refletir, mas destaco duas:

"(...)Como a cor de uma casa faz diferença num esquela total de vida? Levantando o espirito de uma pessoa, isso sim importa" [esta passagem mostra que a cor que foi pintada ca casa não era uma cor agradável, mas se levantava o espírito de uma pessoa...por que não fazer??? - isso é pensar no outro]

"(...) por mais que tentasse não conseguia entender porque no mundo os pretos haviam se tornado os mais baixos na escala da vida. Bastava olhar para eles para ver como eram especiais, uma verdadeira realeza oculta entre nós..." [nem preciso comentar nada, não é?]

Eu sou o tipo de pessoa que ou leio o livro ou vejo o filme, pois perco o interesse, mas neste caso... quero muito ver o filme, ainda mais que tem Queen Latifah no elenco.

Vale muito a pena ler este livro!!!
psyche 23/06/2010minha estante
Eu vi o filme inicialmente, e quando soube que era baseado num livro fiquei louca para ler. Não sei o quanto o filme é fiel ao texto (e isso é o que mais importa para mim no caso de adaptações para o cinema), mas têm interpretações muito sensíveis, incluindo da moça que interpreta a May (não lembro o nome da atriz). Assista o filme se quiser, mas não ponha grandes expectativas, pois como disse, não sei o quanto é fiel à obra original.

Gi 21/10/2021

Uma surpresa
Muito bom pegar um livro e se envolver tanto a ponto de não querer que acabe. Adorei os personagens, e a forma como tudo foi tratado. Tenho certeza que sempre que uma abelha cruzar meu caminho, essa história será lembrada.

Mi 17/08/2010

Uma história de amizade e auto-conhecimento.
A vida secreta das abelhas conta a história de Lily, uma menina branca de 14 anos, que vive assombradapela culpa de ter matado sua mãe, acidentalmente, aos 4 anos. Cansada de ser maltratada pelo pai, Lily foge de casa e parte em uma jornada rumo ao desconhecido, em uma época marcada pelos conflitos raciais. Nessa incrível jornada ela testemunhará a violência do racismo, viverá o seu primeiro amor e aprenderá a conhecer-se e a perdoar-se. Em uma casa habitada por 3 irmãs negras, Lily conhecerá a verdadeira amizade, a compreensão e encontrará o amor de mãe pelo qual ansiou durante toda a sua vida. Para quem gostou do filme, vale a pena ter o livro, pois a adaptação para o cinema foi bastante fidedgna ao romance.

Andreza 21/03/2022

Não fui fisgada
Comecei a ler por indicação de uma amiga e a leitura se arrastou por quase 3 meses. A analogia entre a vida humana e as abelhas me incomodou, a organização do enredo e o combate de ideias criadas pela personagem principal sozinha, em sua cabeça na maior parte das vezes, também. O fundo que estava abordando preconceito racial muitas vezes foi deixado de lado, já que haviam tantas diferentes perspectivas na história. Somados a isso, há muita reflexão individual, o que se arrasta por páginas. Além disso, a autora não desenvolveu muito bem a relação de Lily com o boy, com Rosaleen, June, muito menos com T. Ray que só aparece no início e final do enredo com comportamentos agressivos. Ah, e nem me fale sobre o final, onde Lily não foi nenhum pouco condizente com a postura que a autora criou sobre a personagem ao longo de 200 páginas. Enfim, faltou mais desenvolvimento em muitos aspectos. Ou, faltou retirar tantas ideias mal desenvolvidas do texto.

gabriela1657 13/07/2021

tá masssss..... AAAAaaaAaaAaaAa. comecei esse livro sem pensar no que daria, só me interessei porque amo abelhas (e encontrei o livro certo). essa história é fantástica. fiquei chocado como começou e reclamei do capítulo longo (30 páginas pelo amor de deus), mas confesso que nem percebi as páginas passando conforme me afeiçoava aos personagens. é incrível como a gente percebe o racismo descrito nesse livro sem dificuldade, mas com protagonistas pretas tão empoderadas e vivendo da forma delas, como podem, cuidando uma das outras. não consegui não relacionar june, august e may (e menção honrosa pra april aqui) com as três fadas madrinhas da aurora, foi a primeira coisa que eu pensei e não consegui tirar da cabeça. QUE CONFORTO (que de conforto não tem nada, esse livro me fez chorar e sofrer como nunca nos últimos meses)!!! cinco personagens pretas incríveis com pensamentos e vivências incríveis. marquei um monte de frases, amei cada uma das irmãs ao ponto que doeu conhecer a fundo as histórias delas. o desenvolvimento da protagonista branca é INCRÍVEL, é notável o quanto ela evolui ao perceber comportamentos racistas da criação. como eu queria ter uma casa rosa com muro de pedras e um riacho pra passar um tempo, conhecendo e cuidando de abelhas com mulheres maravilhosas como a lily faz. esse livro é TUDO o que eu queria, sem botar nem tirar. confesso que o final com o t-ray não me agradou, mas TO NEM AI. eu amo a exaltação de MULHERES, PRETAS, ABELHAS, EMPODERAMENTO que esse livro tem. SÉRIO, QUE LIVRO. sue monk kidd vai pagar minha terapia sim, porque o que esse livro tem de magnífico tem de DOLORIDO. por tudo!! mas é essencial em dimensões que não sei descrever.

Ana 27/11/2022

Sensivelmente chato
Um livro de 300 páginas e apenas 4 coisas acontecem.
Pelo menos a escrita é boa e carrega uma sensibilidade tremenda, mas isso não importa tanto se não tem absolutamente nada acontecendo na história.
Ao fim eu desejei não ter optado por ler este livro e ter gastado dois meses para terminar uma leitura tediosa.