Meninos de ouro

Meninos de ouro Daniel James Brown

Resenhas - Meninos de ouro

Gustavo 02/01/2017

Magnífico...
Confesso que comprei este título apenas pelo preço, numa daquelas bancas com títulos por 9,99. Mal sabia eu que a obra se tornaria provavelmente a minha favorita entre as não-ficcionais. Acompanho com afinco diversos esportes, mas este não é um pré-requisito para se encantar com a leitura.

Está na contracapa, que "neste livro fascinante, Daniel James Brown refaz os passos da equipe da Universidade de Washington na década de 1930, que deixou sua marca na história do remo [...] Ao obter a tão sonhada vaga olímpica, eles se veem diante de seu maior desafio: disputar a medalha de ouro nas 'Olimpíadas Nazistas' de Berlim, em 1936, diante do olhar vigilante de Hitler".

O que também está lá, mas talvez passe despercebido é, na verdade, a grande sacada do autor: a história é focada especialmente em um personagem, Joe Rantz, o mais desfavorecido dos remadores. Em muitos momentos dá pra esquecer a veia esportiva da obra, os contextos históricos brilhantemente apresentados (como a Depressão Americana e ascensão Nazista), e focarmos apenas na mente e nos desafios de Rantz - que consegue sua tão improvável redenção, aí sim, por vias que talvez só o esporte proporcione.

É possível dizer, sem exagero, que apenas o Prólogo da obra já tem uma força que talvez não seja garimpada em muitos livros de 500 páginas. Nele o autor trata de sua conversa com o já idoso Joe Rantz, no início do processo de produção do livro:

"Foi aí, quando começou a falar do barco, que a voz começou a lhe faltar e as lágrimas brotaram em seus olhos. No início, pensei que o 'barco' fosse o Husky Clipper em que ele remara em direção à glória. Depois, achei que fosse um modo de se referir aos seus companheiros de equipe, aquele incrível grupo de jovens responsável por um dos maiores feitos da história do remo olímpico. Observando, porém, seu esforço para manter a compostura em certos momentos, percebi que 'o barco' significava, além da embarcação física e de sua tripulação, algo transcendente, uma coisa misteriosa, quase indefinível. Era uma experiência compartilhada - uma singularidade que existiu numa fenda do tempo há muito desaparecida, quando nove rapazes generosos se empenharam juntos, trabalharam como um só homem, deram uns aos outros tudo que tinha de si, unidos para sempre pelo orgulho, pelo respeito e pelo amor. Joe chorava, ao menos em parte, pela extinção daquela centelha, mas muito mais, creio eu, pela sua beleza. [...] Apertei outra vez a mão de Joe e disse-lhe que gostaria de voltar para conversar um pouco mais, quem sabe escrever um livro sobre seus dias de remador. Agarrando de novo minha mão, ele disse que gostaria também. E com a voz mais uma vez embargada, advertiu-me com gentileza: 'Mas não apenas sobre mim. Tem que ser sobre o barco'."

O enredo levanta uma inevitável comparação com "Carruagens de Fogo" (1981), filme que retrata de modo parecido a jornada de corredores britânicos rumo às Olimpíadas de 1924, e que talvez tenha ficado mais famoso por sua música-tema do que por sua mensagem. "Meninos de Ouro" talvez seja parecido, mas indubitavelmente melhor. Eu diria que grandeza semelhante à da trilha composta por Vangelis está presente na maioria das 383 páginas deste livro.
Jônatas 04/03/2017minha estante
Estou lendo o livro recentemente. Lendo em um período estranho e de correria, e este livro tem sido um grande respiro. O livro é muito bem escrito e com uma história que eu nem imaginava existir.
Assim como você comprei este livro pelo preço e no período das olimpíadas do Rio. Acho que foi uma escolha acertada.

A2Lan 25/07/2023

Emocionante
Excelente narrativa da história dos 8 americanos que superaram as adversidades da vida, da época e dos infortunos para conquistar um país e o mundo, através de uma unidade do remo. Emocionante.

JesuisCami 02/04/2017

Resenha:Meninos de ouro
Vai se passar a história de cada um dos nove rapazes que vão estar na categoria do remo e outros personagens que são importantes para ajudá-los, mostra as crises no mundo, as dificuldades que eles passaram e que a caminhada não foi fácil tanto o remo quanto na vida até chegar nas olimpíadas de Berlim.

Esse livro pra mim foi arrastado mas muito rico por serem histórias verídicas e que trazem lições além de mostrar partes ruins da história do mundo e como deve sempre seguir em frente e viver como pode, nunca desistindo.

Ann 01/02/2018

Meninos de ouro é um daqueles livros que você se sente parte dele. Como se conhece os personagens a vida inteira e a realidade presente nas páginas mais gloriosas e até às mais duras fosse a sua.

Uma história incrível, ignorada por muitos, mas que teve seu devido reconhecimento com essa incrível obra da literatura.

Chega a ser triste que poucos o tenham lido...

Eu pessoalmente me apeguei aos personagens como nunca havia feito. Chorei, ri, às vezes quis que conversássemos, talvez eu pudesse ajudá- los de alguma forma. Mas eles não estão mais aqui, eu não era nascida na época e não nos conhecemos na "vida real", realidades de compreender e que ignorei durante cada página desta obra de arte.

Um livro marcante, o melhor que já li.
Ann 01/02/2018minha estante
*Realidades difíceis de compreender... :))

Nuvem Literatura 29/03/2018

100
100

Bricio Cruz 31/01/2019

Uma vitória antes da guerra
Sem palavras para descrever essa leitura, me emocionei e entrei na tensão e suspense na disputa de cada jogo e cada momento torno da vida de Joe Rantz e os 8 rapazes que correram ou "remaram", por assim dizer, atrás de um sonho que se tornou o sonho, não somente de uma cidade, mas de uma nação, onde tiveram que, para isso, superar enormes dificuldades, financeiras, dramas familiares, conflitos pessoais e seus limites físicos. Uma jornada em que eles saíram do anonimato para se tornarem Os meninos de ouro nos jogos que ficou conhecido como as Olimpíadas de Hitler numa Alemanha mascarada para os turistas e atletas.
Os meninos de ouro é uma história de esperança e superação em meio a Grande depressão onde no centro de tudo esta Joe Rantz, um adolescente sem perspectivas em busca do seu lugar no mundo, rejeitado pela própria família, encontra umas outra dentro de um barco a remo junto com outros 8 rapazes.
O livro é baseado nos diários dos remadores e nas lembranças do sonho compartilhado.