Cozinhar

Cozinhar Michael Pollan

Resenhas - Cozinhar

Rafa.Mourao 24/05/2016

Cozinhar: uma experiência de transformação!
Um livro que quando julgado pela capa pode aparentar ser somente um livro de receitas ou sobre técnicas culinárias no sentido mais físico/químico. Mas quando de fato lido coloca as questões mais simples e triviais em uma visão macro e micro histórica, biológica, física e química que expande sua visão sobre o ato de cozinhar.
Este livro, para mim transformou minha visão a respeito das tarefas mundanas. Me proporcionou reflexões e perguntas, me estimulou a cozinhar mais, saber da origem das coisas e reservar momentos do meu dia para saborear de um pedaço da história e ver a "magia" da cozinha acontecer diante de mim e ter a ciência deste poder como ser humano evoluído.
Cozinhar é um ato de generosidade, que muitas vezes não compreendemos totalmente, pois nessa era pós-industrial onde cozinhar não é uma obrigação e sim uma opção. Isso nós faz escravos da indústria e consumidores passivos que não tem mais tempo para se preocupar com a própria nutrição, não tem mais tempo pra sí.
E de certa forma estamos cada vez mais entregando nossas vidas as corporações, e multinacionais que estão pouco se importando com nossa saúde, mas sim com o lucro que podemos gerar. Na situação atual do mundo, principalmente EUA e aos poucos por influência o Brasil é muito fácil chegar a seção de congelados do supermercado e preparar o jantar ou o almoço em menos 10 minutos ou delegar essa função a um restaurante (o que por sinal é um indicativo de status) do que produzir sua própria comida e compartilhar com outros e sentir o "sabor das mãos" que Pollan tanta cita em seu livro.
Rever estes conceitos e repensar na forma em que as pessoas e você do seu meio vivem é uma forma de levar a vida menos no "piloto automático" e viver de forma mais vívida e prazerosa. Citando um pensamento simples de Pollan que nos convida a cozinhar quero deixar o mesmo como incentivo a leitura...
"Meter-se a fazer alguma coisa nova significa descobrir algo novo também a respeito de você mesmo. Mais uma razão para entrar na cozinha."
Boa Leitura!

OBS:. Existe uma pequena série na Netflix chamada COOKED que foi inspirada no livro, onde o escritor Michael Pollan é o diretor e protagonista da série.Muito bom recomendo.

Pablo Pacheco 19/03/2023

Cheguei até ele pelas indicações de Samin Nosrat em Sal, Gordura, Acidez e Calor.
Aprendi muito sobre cozinhar e suas técnicas, mas ainda mais sobre o papel da cozinha no desenvolvimento da humanidade, desde muito tempo atrás até os dias de hoje. Leitura recomendada!

Só depois do livro descobri que havia também uma série da Netflix que, felizmente, não parafraseia, mas complementa a leitura.

Gladston Mamede 07/04/2021

A proposta do livro surpreende. Parece um livro de culinária mas, essencialmente é uma narrativa das experiências vividas pelo autor e, assim, há muita tertúlia que interessará a alguns, mas não a outros (é sabido que editoras norte-americanas incentivam seus autores a encorparem os volumes). Apesar da garrulice, é um livro MUITO útil; em meio a muito lero-lero (que não é técnico, nem é ficcional), há informações excelentes, quiçá essenciais, para amantes da cozinha. Não há só estilos de escritores; parece paradoxal, mas há "estilos" de leitores, por igual.

Carol 07/07/2021

?Cozinhar? é uma obra genial sobre como o ato de cozinhar nos tornou humanos, partindo da análise de quatro transformações relacionadas aos quatro elementos vitais - fogo, água, terra e ar. Um dos aspectos mais positivos nessa obra, para mim, é a forma como o autor, Michael Pollan, defende uma tese puramente científica de uma forma acessível a qualquer leitor, com uma escrita eloquente, fluida, divertida e carregada de humor! Os relatos das experiências concomitantes do autor só aumentaram o meu grau de envolvimento com a leitura, e criou também uma espécie de narrativa conectada com as ideias expostas uma a uma. Esse livro é a união frutífera entre ciência, filosofia e experiências humanas, possibilitando ao leitor fazer belas reflexões de cunho não somente científico, mas principalmente ontológico, social e cultural.

Julia 14/07/2020

Livro Simples e Gostoso
Indico a leitura do livro até para quem não seja especialista na área gastronômica. Michael consegue deixar de maneira clara e simples a sua narrativa. Livro muito gostoso para valer e conhecer um novo universo. Recomendo

Karen 16/12/2015

“Não coma nada que sua bisavó não reconheceria como comida”
O livro é muito bom. É um livro que nos faz pensar e refletir sobre o ato de cozinhar. Não é um livro de receitas (apesar de ter algumas no final). No meu blog eu falo mais sobre ele.

site: http://www.muitoalemdacozinha.com/2015/09/08/lendo-e-comendo-cozinhar-uma-historia-natural-de-transformacao/

Rebecca.Valenca 11/08/2021

Muita aula de química
A idéia do livro, infelizmente, se perde com longas aulas explicando ao leitor, as reações químicas envolvidas em cada um dos tipos de preparo apresentados no livro. Mesmo assim, temos a oportunidade, de entender melhor como vários alimentos são preparados e a melhor forma de conseguir extrair todo o sabor de cada uma das inúmeras formas de cozimento.

Ana Paula 22/01/2020

A premissa do livro é bem simples: as diferentes técnicas para preparar alimentos são divididas nos quatro elementos: fogo (representado principalmente pelo churrasco), água (na forma de sopas e cozidos de panela), ar (pães) e terra (fermentação). Essa estrutura permite que Pollan intercale seu aprendizado culinário com digressões sobre a história da técnica descrita, sua relação metafórica (ou não) com um dos elementos, e, de vez em quando, parágrafos de críticas e reclamações sobre a atual indústria alimentícia.
No geral, o resultado é bem satisfatório. Poderia ser um livro maçante, cheio de divagações e teorias questionáveis sobre os diferentes alimentos citados. Mas apesar de a obra conter um pouco disso em cada capítulo, a narrativa envolvendo as aulas do escritor com professores escolhidos a dedo para cada tipo de receita compensa quaisquer páginas gastas lamentando que não temos mais tempo para cozinhar.
Não discordo dessa ideia. Meu interesse no autor vem de um interesse na culinária caseira, e por diversas vezes eu concordava com seu ponto. O livro Em Defesa da Comida é apenas sobre isso, e foi o livro que me convenceu a procurar mais de Michael Pollan. Porém, aqui, onde a premissa inicial é percorrer diversas tradições culinárias, esses desvios da narrativa principal começam a cansar depois de um tempo, ainda que traga pontos interessantes (a observação de que a diminuição do tempo gasto com a cozinha vem em parte do fato de que as mulheres deixaram de ser donas de casa e entraram no mercado de trabalho é um dos melhores).
São repetições um pouco cansativas, mas não é o suficiente para estragar o livro. A força dos personagens apresentados, cada um com sua especialidade e sua história, sem dúvida carregam o livro junto com as experiências de Pollan se aventurando sozinho. Como alguém que cozinha muito em casa, a identificação com as tentativas, com as falhas (reais ou imaginadas) e principalmente com os sucessos foi enorme. Ler sobre a satisfação de comer algo que você preparou do zero é quase tão bom quanto realmente comer algo que você preparou do zero.
Quase. Mas pra um livro, é mais do que o suficiente.

Hugo 01/05/2020

A obra é um grande exemplo de que ler pode ser uma experiência apetitosa.
O jornalista e ativista na área de alimentação Michael Pollan descreve a transformação do alimento desde a escolha da matéria-prima, passando pelo preparo delicado até o prato ser finalizado e servido.
Foi incrível poder acompanhar o preparo de um porco assado durante horas, quase pude sentir o aroma do tradicional barbecue americano; ou ver a fermentação agindo sobre uma massa que mais tarde se tornaria um delicioso pão assado.
Aliado à maneira cativante de escrita de Michael Pollan, Cozinhar: uma história natural de transformação vai além dos aspectos óbvios de cada alimento ou de cada processo envolvido na sua preparação. O autor enriquece a experiência do leitor apresentando informações relevantes como elementos físicos, químicos, culturais e históricos que influenciam na nossa relação com a comida.

site: https://anemiacerebral.com.br/ta-com-fome-leia-um-livro/

Gustavo 26/08/2021

O que eu precisava
Sabe aquela sensação boa de finalização? O livro era exatamente a vibe que eu estava precisando, um toque de série gastronômica tipo "chef show", que te faz passar por umas ousadias da cozinha.
Cozinhar pra mim tem um forte apelo emocional com o que eu sou, e com o que define o ser humano, e o livro retrata exatamente isso

esther.crisrocha 26/02/2024

Desde que comecei a fazer nutrição fiquei interessada em aprender mais sobre a comida e alimentação. Então comecei a procurar livros com esse tema, e esse foi um dos livros que me interessei, devido ao título do livro. O que eu não imaginava seria que iria gostar bastante do livro.
Em Cozinhar: Uma História Natural da Transformação, o autor trará sua própria experiência em aprender a cozinhar, dividindo em quatro elementos: fogo, água, ar e terra Em cada parte o livro traz um desses elementos e uma receita para representar o elemento.
A que fez esse livro ser muito interessante foi ler como o autor apreendeu as receitas e trouxe várias reflexões sobre diversas questões, como alimentos processados, como a alimentação pode unir uma comunidade e de como o seres humanos foram lidando com a comida com o passar do tempo.
A parte que mais gostei foi o elemento água, pois senti uma conexão inexplicável com que o autor estava descrevendo para gente, de como o ato de cozinhar é algo que requer paciência e muita disposição para fazer uma receita.
Outra coisa interessante, foi que o autor não utiliza somente livros de receita para aprender sobre os assuntos, ele ia atrás de pessoas que entende sobre o assunto que ele queria, aumentando seu conhecimento.
E a forma que ele escreve suas experiência, faz com que a gente se conecte ainda mais com o autor, ele sebe trazer assuntos leves e importantes com maestria, assim tornando o livro bem mais fácil de se ler. Por causa disso quero ler os outros livros do autor.

bellabuffon 07/02/2024

IMPECÁVEL
Na vida raramente me deparei com livros verdadeiramente 5 estrelas, este é um deles. O autor é impecável na escrita, que ao mesmo tempo é repleta de curiosidades, fato científicos, histórias envolventes, e tudo de maneira leve e descontraída. O mesmo conteúdo em outras mãos poderia ser maçante e complicado, e nesse livro é facilmente deglutido. São histórias acerca da cozinha e seus conhecimentos intrínsecos e muitas vezes invisíveis, e o autor traduz todas de forma bela. É um livro que eu indico para qualquer pessoa que tem um mínimo de interesse na cozinha, em seus processos e transformações. Realmente incrível