Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Marcelo 02/07/2023

Tido por muitos, ao lado de Crime e Castigo, como a principal obra de Dostoiévski, Os Irmãos Karamázov é um livro tão bom quanto denso.
Neste segundo volume temos a sequência e final da trama do patriarca Fiodor e seus três filhos. A relação distante e fria do pai com os filhos tem seu maior exemplo na disputa do amor de Grushenka com seu filho Dimitri. Um dos principais destaques do livro é a criação primorosa de personagens com característica ímpares e tão bem detalhadas. O já citado Dimitri é mundano e voluntarioso, Ivan é intelectual e atormentado e Alekseiev é o ponderado e benevolente.
A trama, em diversos momentos, acaba tornando a leitura um pouco lenta por conta das descrições minuciosas das emoções dos personagens.
Os Irmãos Karamázov é um livro excepcional, mas na disputa das obras-primas eu fico com Crime e Castigo.

Guilherme 04/11/2022

Os irmãos Karamázov é o último romance de Dostoiévski. No fundo, ele resume toda a criatividade do escritor, trazendo à baila as ?malditas? questões existenciais que o afligiram a vida inteira, com especial relevo para a flagrante degradação moral da humanidade afastada dos ideais cristãos.

Moreira 28/10/2022

Um gênio imortal
Os irmãos Karamázov é tudo aquilo que dizem a respeito. Neste livro, o último escrito pelo autor, Dostoiévski desenvolve toda a sua habilidade, que o coloca na prateleira entre os melhores escritores de todos os tempos. Mil páginas dão o espaço suficiente para que toda a genialidade do autor entre e dance como uma bailarina no palco da apresentação de sua vida. Em mil páginas, Dostoiévski tem tempo de desfiar teorias existenciais, de criar e recriar personagens tão distintos, cada um com suas complexidades e suas aflições da alma.

Os irmãos Karamázov é aquele livro difícil de definir, é preciso lê-lo. Sua peculiaridade é tamanha, que Dostoiévski é capaz de criar um herói sem ato heróico, é capaz de ?matar? o sábio monge logo no começo e de fazer com que nos afeiçoemos a personagens passageiros, que sairão em uma cena sem se despedir e sem aviso prévio, mas que nunca mais voltarão. Ficarão em nossas memórias. Aquelas memórias boas que Aliócha cita no final? da casa paterna. E por falar em final, que final! O discurso de Aliócha me fez chorar! Que discurso! Uma das mais belas cenas da história da literatura. Já li muito, mas poucas páginas de tamanha beleza.

Quem lê, entende e gosta de Dostoiévski, se apega também à filosofia, à psicologia, à política, à justiça, ao amor, ao perdão, ao cristianismo, e a uma inseparável questão da alma humana que aflige as mentes introspectivas e não nos permite viver apenas o presente, mas também a vida paralela que se desenlaça em nosso intelecto indomavelmente.

Sem mais delongas: Dostoiévski, Se tu já eras um gênio, para mim se tornas imortal.
MachadiAninha 28/10/2022minha estante

Gois 05/10/2022

Um clássico dificil
Os eruditos que me perdoem, mas... que livro difícil!! (será que é meu jeito eufêmico de dizer que não gostei do livro?) Será que eu vou queimar no fogo do inferno (ou vou pro inferno de Freud haha), se como psiquiatra dizer que não gostei desse livro? Tem de fato partes GENIAIS, umas reflexões e percepções muito fodas. E ao chegar no fim, vc entende porque ele é o que é para a literatura? mas que maratona!! Se vale o custo x benefício? Não sei. Pois mil páginas, divididas em 93 capítulos longos, discursos que ocupam mais de 10 páginas, falas desconexas, emoções que mudam como uma onda. Acho que a maioria das pessoas que citam e falam desse livro não o leram efetivamente, leram analises e partes dele hahaha. Para psiquiatria é um prato cheio, as pessoas como elas realmente são e não como fingem ser. Psique humana escancarada em palavras, ambivalências e ações. Mas NÃO COMECEM A LER DOSTOIEVSKI POR ESSE LIVRO, pelo amor de Deus! Essa foi minha terceira tentativa para conseguir terminar (e quase não terminei de novo! Haha). Comecem por "Noites brancas" e "O Jogador". "Crime e Castigo" também é difícil mas bem mais palatável (e achei melhor que esse!). Só depois de ter lido alguns russos tente Os Irmãos Karamazov (tipo Tolstoi, que é MUITO mais fácil de ler). E 2 dicas para ler russos: entenda formação dos nomes deles (nome, patronímio, sobrenome e apelidos) e comprem uma boa edição, de uma boa editora, com uma tradução direto do russo (isso vai ajudar muuuito!).
Morgh 05/10/2022minha estante
Obrigada pelas dicas kkkkk tenho muita vontade, mas ainda não tive a coragem de começar a ler Dostoiévski

Mia 16/07/2022

Fantástico!
O livro é maravilhoso, eu não esperava menos do Dostoiévski. Surpreendente e instigante, a saga da família Karamázov é um dos mais frenéticos romances russos.

anapaivapaula_ 08/04/2022

?Muita coisa na Terra nos está oculta, mas em troca nos foi dada a sensação misteriosa e arcana da nossa ligação viva com outro mundo, com o mundo das alturas e superior; aliás, as raízes dos nossos pensamentos e sentimentos não estão aqui, mas em outros mundos. Eis por que os filósofos dizem que a essência das coisas não pode ser compreendida na Terra. Deus pegou as sementes de outros mundos e as semeou aqui na Terra e cultivou seu jardim, e tudo o que podia germinar germinou, mas o cultivado vive, e é animado apenas pela sensação de seu contato com os outros mundos misteriosos; se esta sensação enfraquece ou se destrói em ti, morre também o que foi cultivado em ti. Então te tornarás indiferente à vida e até a odiarás. É assim que eu penso.?

bia 08/01/2022

um dos melhores livros que já li
Simplesmente o melhor livro de Dostoievski (meu escritor preferido), fiquei impactada com a leitura com as reflexões. No começo do volume 2 foram bem umas 300 páginas de assunto nada a ver e achei muito chato, demorei meses pra engatar de novo. Mas realmente, fenomenal!

Larissa 30/12/2021

O que foi isso que eu acabei de ler?
Difícil de definir em palavras essa obra prima.
?Os Irmãos Karamázov? é muito mais que um livro, acredito que seja um convite para reflexão. Trata do que há de mais cru na alma humana.
No livro, é contada a história de três irmãos completamente diferentes um do outro, sendo um deles extremamente passional e impulsivo, o outro frio e cético, enquanto o mais novo deles demonstra uma imparcialidade quase divina. Essa diferença entre eles se mostra no decorrer das páginas, em que se discute a existência de Deus, a culpa, o amor fraterno?
Simplesmente impecável (no momento apenas chocada olhando pras paredes e pensando).
Laura 30/12/2021minha estante
??

natália rocha 14/09/2021

Antes de começar essa leitura, quando me perguntavam sobre o que esse calhamaço tratava eu não sabia o que responder. E de fato ele não tem nenhum enredo marcante e fácil de resumir, como ''Crime e Castigo''. Acho que posso resumir o que eu li em: tretas familiares, reflexões existencialistas e críticas à Igreja - elogios também, tanto que me senti seduzida pela religião.

É um livro que demanda certo tempo de leitura para que os raciocínios não sejam deixados incompletos, eu tentei ler sempre por capítulos inteiros. O difícil mesmo foi ler apenas um capítulo de cada vez: é uma história viciante, nós ficamos com vontade de descobrir o desenrolar dos integrantes dessa família.

As primeiras páginas desse calhamaço são usadas para nos apresentar a família Karamázov. Como todo romance russo, os nomes complicam um pouco nessa fluidez e aqui não foi diferente. Ademais, leva um tempo para que nós nos acostumemos com a escrita de Dostoievski. Tive que reler os primeiros capítulos para entender melhor.

Os personagens são construídos com maestria, muito profundos, complexos e diferentes entre si.

O livro tem alguns acontecimentos bem marcantes - como o nascimento de Smerdiakov, e a cena do menino jogando pedras contra outro grupo de meninos - e outros bem engraçados, dei risada de verdade - como a cena em que a família se reúne na cela do monge.

Confesso que me apeguei bastante aos personagens - Aliócha é meu xodó - e to começando a achar que isso é um dom de Dostoiévski: quando terminei a leitura de Crime e Castigo senti saudade de Raskolnikov.

Eu senti que o volume II concentra a ação do livro, enquanto o volume I está mais voltado para a apresentação dos personagens e para discussões de cunho existencialistas - tanto que o capítulo ''O Grande Inquisidor'', um dos mais famosos, está na primeira parte.

É uma experiência única a leitura desse calhamaço. Passei três meses em volta dessa família, acompanhando seus dramas, e até hoje me pego pensando sobre eles e sobre o que eu li. Talvez seja assim que a gente descobre que um livro nos marcou. :)

Nicoly292 03/08/2021

Uma poesia até...
Simplesmente maravilhoso!
Confesso que não foi uma leitura fácil para mim, longe disso. Não necessariamente relacionado à escrita, mas sim aos temas que envolvem a obra.
Dostoiévski é um gênio! Que escritor "nobilissímo". Toda a construção dos personagens é de uma forma tão profunda e eterna que sou incapaz de descrever algo puro, ou ainda na altura deste romance.
Me envolvi com cada um, senti suas angústias, jurei ódio àqueles que os afetaram, chorei junto ao sofrimento dos meninos, conheci o deus russo e também o Grande Inquisidor... Falando nele, esse é um dos capítulos mais ambíguos, o mais precioso- para mim- de todas as passagens. Claro, a obra não se resume apenas nesta parte filosófica, mas creio que é nele onde está concentrado a cerne das motivações dos envolvidos.
Fiódor é tão sutil e, ao mesmo tempo, tão franco com toda a ilustração sobre o homem, a mente humanda, a sociedade e Deus- que seriam necessários horas e mais horas a fim de que a compreensão e envolvimento completo estejam o mais próximo de tudo o que se passava na genialidade deste escritor.
Encerro-me por aqui, pois temo ficar redundante de tanto que "Os Irmãos Karamázov" merece ser elogiado repetidamente. Mais uma vez: perfeito.
Partindo dessa leitura, experiência indescritível diga-se de passagem, quero conhecer e aprofundar-me na Literatura Russa, principalmente nas obras do Dostoiévski: com certeza ganhou o meu coração, uma poesia até...

Igor 20/07/2021

Sua obra prima
O que dizer sobre Irmãos Karamázov? O livro mais ambicioso e carregado do que há de melhor na literatura de Dostoiévski. Não há o que dizer, só contemplar.

Silva 20/04/2021

Impressões sobre a obra
Certamente o melhor calhamaço que já li. Levei mais de um ano para concluir a leitura, mas aproveitei cada momento.

Sem dúvida uma obra prima, que se mostra ao mesmo tempo complexa e inquietante.

Essa obra, prende o leitor de um forma assustadora.

A vida e reflexões em torno dos três irmãos (Dimitri, Ivan e Aliocha), bem como dos inúmeros personagens, se apresentam como impulsos por diferentes filosofias, modos de existência ou mesmo de visões de mundo e todas essas diferentes em si mesmas. Algo que acaba por expor a realidade da Rússia do tempo de Dostoievski. Assim, como muito do viver do século XVIII e XIX na Europa, com seus niilismos e morte de Deus.

Então, se você tem fôlego para passar um tempo se debruçando sobre uma obra extensa e grandiosa. Sem dúvidas, vc vai adorar essa.
Andrei.Mazzola 20/04/2021minha estante
Massa. Vou ler um dia.

Laura 06/01/2021

Obra prima!
Os Irmãos Karamázov é simplesmente uma obra prima! Os três irmãos Karamázov são totalmente desvendados pelo autor, cada um com sua personalidade: Dmitri é o irmão ligado a prazeres carnais, festas, bebida; Ivan é um eterno angustiado com questões religiosas e científicas; e Aliócha corresponde ao personagem que é mediador de ambos e adorador da alma humana. Na história, ocorre um crime que é divinamente descrito pelo autor. Queria declarar também que fiquei completamente apaixonada pela cena do tribunal, na qual há discurso da acusação/defesa. Tem tanta coisa que é PERFEITA sobre esse livro que nem sei por onde começar... Apenas LEIA!