Estudo Independente

Estudo Independente Joelle Charbonneau

Resenhas - Estudo Independente

Ana 16/04/2021

Amei esse! No começo fiquei com medo de ser uma ?cópia? do primeiro livro da série, mas ainda bem que não foi. A parte que mais gostei foi do meio pro final, não só pelas viradas mas também por focar mais na parte política desse universo!

MAS, tem duas coisas que me irritam muito nessa série:
- o romance sem necessidade alguma e que surgiu completamente do nada. Os persona estão conversando sobre assuntos sérios e do nada soltam um ?eu te amo?. Quebra total o clima e eu reviro o olho todas as vezes.

- A protagonista consegue TUDO muito fácil. Sério o QI dela é máximo, uma coisa que ninguém na história conseguiu em menos de horas ela faz em 10 minutos. Uma vez ou outras acho legal, ela é protagonista e tals. Agora TODAS as vezes me irrita.

Ainda sim gostei muito, ansiosa pra ler o terceiro rs.

FPViviani 11/04/2021

Trazendo mais profundidade para seu universo, Estudo Independente abre mão, em medidas, de seus ares distópicos, focando sua narrativa na vida e no cotidiano dos habitantes da capital e de seus universitários. Dessa maneira, a falta de um elemento principalmente com papel de desafio, ou vilão, pode ser estranho para alguns leitores.
Particularmente, me interessei mais pelo enredo e pelos personagens da segunda parte da saga do que da primeira.
Do mesmo jeito que a qualidade de sua narrativa aumenta, os problemas na escrita também. Tempos verbais incoerentes, pontuações incorretas, falta de espaçamento, pessoas e objetos que desaparecem ou aparecem do nada, são alguns dos muitos erros que irá encontrar na escrita, atrapalhando e frustrando bastante o aproveitamento da leitura.

Luizinha 10/03/2021

Preferi o primeiro livro da série. Esse livro, apesar de ser bom, é maia como uma ponte entre o início e fim da série, e não me prendeu muito :/.

Bruna.Liandra 05/03/2021

Universidade e traições
A Cia é muito meu amor.
Uma continuação muito boa, com um final de tirar o fôlego. Você fica perdido sem saber em quem se confia.

soso.anami 06/02/2021

por enquanto tá rendendo
Pressupõe-se que o segundo livro de uma trilogia seja capaz de se aprofundar mais no enredo, nos instigando a avançar narrativamente rumo ao último título. Aqui, em “Estudo Independente” – continuação do primeiro livro da saga “O Teste”, temos um bom desenvolvimento quanto à história; porém, a fórmula se mantém a mesma, quase sem apresentar novidades.
Apesar de ser um pouco menos intenso e com um ritmo um tanto mais lento quanto “O Teste”, “Estudo Independente” traz mais da vida de Cia Vale, protagonista da história, em sua rotina como caloura da Universidade. A garota é selecionada para o curso de estudos governamentais, onde os líderes da nação são treinados e formados. Entretanto, Cia vai descobrindo verdades cada vez mais sinistras acerca do verdadeiro propósito do Teste, ainda mais ao se dar conta de que nunca se viu livre de verdade.
Novamente, temos aqui boas semelhanças com as sagas literárias distópicas mais populares. Entretanto, “O Teste” possui um quê a mais; quase como um tempero especial. Como já mencionei, este segundo título da trilogia se mostrou mais arrastado que o primeiro – tanto é que eu levei muito mais tempo para terminar minha leitura. Apesar disso, senti que “Estudo Independente” soube desenvolver muito bem a narrativa até então apresentada, destrinchando os personagens e o própria distopia pós-apocalíptica.
A protagonista, Malencia “Cia” Vale, continua sendo muito inteligente. É legal acompanhar a evolução da personagem e seu amadurecimento no decorrer da leitura. Também são apresentadas novas personalidades que têm muito a acrescentar na trama e, de um modo geral, os acontecimentos e personagens são bem desenvolvidos – com exceção do relacionamento amoroso entre Tomas e Cia.
A relação, que vem desde o primeiro livro, fica muito mais morna e ambos parecem perder um pouco da química – o que é coerente, se parar para pensar que eles tomam rumos diferentes em suas respectivas faculdades. Senti falta, porém, de um maior aprofundamento. Já que tem romance, é melhor que seja bem explorado, não é mesmo? Em minha humilde opinião, seria melhor se nem tivesse esse elemento na história, para começo de conversa. Como já mencionei em minha review do primeiro livro, a adição de romance muitas vezes mais atrapalha do que incrementa – ainda mais em se tratando de livros cuja temática é a distopia.
Utilizei inclusive de exemplos como as sagas Jogos Vorazes e Divergente, cujos romances estragaram as narrativas. Se você for ler “O Teste”, não espere um romance que valha a pena torcer pelo casal principal.
Outra coisa que senti ao ler “Estudo Independente” e também “ O Teste” foi que, até agora, não me senti emocionalmente conectada a nenhum personagem. Nem mesmo à protagonista. Quero dizer, gosto muito de Cia e do seu desenvolvimento enquanto principal de uma saga distópica. Ela é inteligente e muito racional, mas ao ler a história não sinto muito de suas emoções transpassadas pelas páginas. A autora não sabe bem como criar esse laço com o leitor. Há muitas mortes nestes dois primeiros volumes, mas a forma com que os personagens morreram não me trouxeram nenhum sentimento. Já chorei em diversos livros devido a acontecimentos intensos – alô, “Harry Potter” – mas, aqui, tudo me é muito raso emocionalmente. Não fui capaz de me envolver com ninguém.
Quanto à trama, em si, pareceu-me que a autora - Joelle Charbonneau – não quis se arriscar muito, utilizando de fórmulas já conhecidas previamente em seu primeiro livro da trilogia. Não que isso seja ruim - até porque as situações foram bem trabalhadas. Entretanto, a narrativa fica um tanto cansativa quando já se espera o que vai acontecer ou já se conhece os padrões da história. Por esse motivo demorei muito mais do que esperado para dar continuidade a leitura, mas em momento algum senti vontade de largar o livro. O universo que Charbonneau desenvolveu é muito interessante para tal medida drástica.
Por último, tive problemas com a revisão do livro. Eu o li em pdf através do Kindle, mas, mesmo assim, fica evidente que a revisão feita pela editora foi bem por cima. Há excesso de vírgulas, pontuação errada e outros errinhos simples, mas que comprometem, sim, a experiência da leitura.
Enfim, “Estudo Independente” é um livro que cumpre bem a proposta com a qual ele veio. Conseguiu me cativar o bastante para continuar e ler o último título da trilogia. Para os fãs de mistério, distopia e teorias conspiratórias governamentais, é uma ótima pedida – mesmo a história não possuindo grandes surpresas ou emoções intensas. A linearidade da trama é um ponto positivo.

Gleiciane.Aline 02/02/2021

Estudo independente
Segundo livro da trilogia "O teste", achei que esse foi um pouco mais demorado para pegar o ritmo, me prender e engatar na história. Apesar disso, ele não deixou a desejar. Durante a leitura, acabamos pegando a mania da Cia de duvidar de todos e o medo dela escolher confiar em alguém errado está sempre presente. Ele com certeza deixou um gostinho de quero mais e muita curiosidade para ler o terceiro livro. Super recomendo

Sara Cainã 08/01/2021

Não é tão rápido e cheio de adrenalina como o primeiro livro, mas ainda sim é um livro muito bom. A protagonista está claramente mais madura agora e encara os desafios com uma inteligência emocional maior. E o plot twist no final é de tirar o fôlego. Ansiosa para ler o último livro da trilogia

Viviane676 11/12/2020

Quero mais
A trama me prendeu totalmente, assim como a do primeiro livro. Eu adorei o ritmo de escrita da autora, e, sem dúvidas, essa foi uma das melhores leituras do ano!

Paula 02/12/2020

Finalmente a trama engrenou!
Se, no primeiro, ela é inteligente, porém, um tanto "tatibitati" em alguns trechos, agora ela ganha forma e fica excelente, ainda que a presença do Thomas ainda seja desagradável... O livro se perde apenas por causa dos ideais românticos meloso, que não combinam muito com o resto da proposta.

Guilherme 21/10/2020

Uma excelente continuação
Em "Estudo Independente" temos os acontecimentos quase imediatos ao fim de "O Teste", porém, vejo uma protagonista mais madura, estratégica e inteligente. Cia, finalmente, começou a levar a sério o "não confie em ninguém" e é interessante ver como a mente dela trabalha diante da pressão e do encaminhamento de cada acontecimento. Ela consegue pesar todas as variáveis e seus possíveis desfechos (fiquei pensando se a Cia seria virginiana haha), fazendo com que erre muito pouco e consiga se manter em segurança (ou toda segurança possível).

Thomas aparece muito pouco nessa sequência, já que ele e Cia pertencem espaços diferentes do Campus agora, mas os momentos em que ele aparece tem sua importância. Algumas questões em relação ao livro anterior são solucionadas e/ou reveladas e eu considero esse livro mais maduro e com uma estrutura mais interessante em relação ao anterior (que eu já havia adorado).

A escrita me prendeu tanto quanto no primeiro livro, embora o ritmo seja um pouco mais lento, nós ganhamos muito em profundidade agora que há menos correria conseguimos conhecer um pouco mais sobre a relação da Universidade com o Governo Central, o papel de cada um nessa sociedade e os possíveis desdobramentos para o futuro.

Tive claustrofobia pela primeira vez lendo um livro e falo que não foi uma boa experiência. O único problema do livro, foi o desfecho, não fez muito sentido uma pessoa tão inteligente fazer o que fez, mas acho que foi a necessidade de escrever um terceiro livro que fez isso (e eu não vou reclamar porque estou adorando a trilogia até esse momento). A revisão continua sendo um problema, embora os erros apareçam em menor número que em "O Teste'.

Schumi 07/10/2020

O segundo livro desta triologia, explica um pouco mais deste universo distopico, descubrimos que o teste não termina quando se entra na universidade.
Cia se mostra mais atusta que no primeiro livro, ela aprendeu que não deve confiar tão facilmente nas pessoas, ela passar a observar mais as pessoas, mas não perde sua essência de se preocupar com os outros e tentar fazer o que é certo.

A história te prende tanto com a primeira e a necessidade de ler o terceiro livro foi tanta que terminei ele antes de fazer esta resenha.

Mai_peereira 26/09/2020

Tivemos várias reviravoltas nesse segundo livro, porém a meu ver é uma leitura meio arrastada. Vamos ver o terceiro livro

Sofia.Oliveira 23/09/2020

Achei que teria menos ação que o primeiro, mas a autora me impressionou.
Fala bastante sobre política e conseguimos facilmente fazer analogias com nossa situação no (des)governo atual.
Gostei.

Gabi 06/09/2020

Apesar de ter achado o livro um pouco arrastado até quase a metade, daí pra frente a história flui muito. Não consegui gostar tanto quanto do primeiro, (como se eu preferir o primeiro livro das trilogias de distopia fosse uma novidade, Divergente e Jogos Vorazes que o digam) mas ainda prendeu muito minha atenção. A Cia é uma protagonista bem construída e nesse segundo livro começamos a receber algumas respostas, e aí como se não bastasse, o final simplesmente nos obriga a devorar o próximo livro. Estou muito ansiosa para ver como as coisas irão se resolver. (Ou será que não vão? Socorro.)