Estudo Independente

Estudo Independente Joelle Charbonneau

Resenhas - Estudo Independente

Carol 24/07/2014

Enredo inteligente
Estou parada há algum tempo de frente para o computador pensando em como eu começaria essa resenha. E não, não é porque o livro é ruim ou porque me tirou do chão de um jeito positivo. Até esse momento a série de O Teste anda linear. Estudo Independente é aquele tipo de livro do meio que não acredito ter sofrido uma maldição e queda brusca em relação ao primeiro. Possivelmente se eu fosse analisar ambos pela emoção, eles ganhariam três estrelas no máximo. Mas eu tentei ser lógica e racional dentro do contexto distópico o qual a autora criou, e realmente não tenho do que me queixar dele.
Continuamos a acompanhar a história de Cia. Dessa vez dentro da universidade.
Não tenho como contar mais do que isso sem soltar coisas demais. Até o fato dela estar na universidade para mim parece um spoiler, mas se a editora usou esse dado na sinopse, então eu uso aqui também. Como vocês sabem, livros que são séries eu não costumo dizer o que acontece, só falar como me senti em relação a ele.

Uma coisa é certa sobre essa série: A autora soube construir uma distopia bem amarradinha. Até agora não achei falhas dentro do mundo que ela criou e desconstruiu. Talvez algumas explicações estejam faltando, mas em Estudo Independente existem mais delas do que em O Teste. Portanto estou agarrada na ideia de que o próximo volume será um show de revelações.

Acho que Charbonneau foi feliz em criar o enredo dos dois livros até agora. Eles tem momentos de calmaria reflexiva e ações bem estruturadas. Talvez eu ache que ela repetiu em Estudo Independente muito algumas fórmulas já conhecidas em O Teste. Para mim pareceu um pouco cansativo, mas nada que me fizesse desistir de ler por causa disso. Afinal de contas, ela usou a formula de repetição correta. Então são cenas semelhantes, mas que funcionaria em qualquer contexto porque foram realmente boas.

Pessoalmente eu não me sinto conectada com os personagens dessa série, e acho que tem a ver com a escrita da autora. Ela é boa com ações e enredos inteligentes? Sim, mas não é boa em te envolver com a galera dentro deles. Para vocês terem uma noção... Se a autora tivesse matado a personagem principal, para mim ia ser de boa porque não sinto nada por Cia. E quando os pensamentos dela sobre morte e perda aparecem, eles são rasos e não te tocam de forma alguma. Então a personagem está lá sofrendo pela perda de alguém, e você do lado de fora da página roendo unha. Sério, não senti uma única morte nesse livro. Não me envolvi com uma única alma.

Isso pode até ser um ponto positivo, porque não é uma autora de mi mi mi. Ela é centrada escrevendo e fez uma protagonista focada e ultra inteligente. Nesse livro eu senti como Cia é esperta e maravilhosa em deduções, e gostei desse lado racional dela. Sim, Cia é extremamente racional. Você não vê a garota se comportando pelo emocional, a não ser que envolva a moral dela. Penso que a autora poderia ter trabalhado mais a dualidade entre bem e mal com Cia, mas ainda temos mais livro para isso.

Não leiam esperando um romance. Existe aquela ponta, mas é tão ponta, que você nem torce pelo casal principal. Você espera que a autora coloque mais cenas de ação e raciocínio lógico. As vezes penso que estou no meio de um jogo de xadrez lendo essa série. É inteligente, arquitetada e você não sabe de onde vai vir o próximo golpe. A parte boa de ter personagens pouco emocionais é isso... você não consegue diferenciar o bandido do mocinho.

E o último problema é com a revisão. Letras faltando, palavras faltando, concordância verbal errada em alguns momentos, diálogos de personagens diferentes no mesmo parágrafo. Sinto que a editora acelerou o processo de publicação da obra, e isso meio que afetou o resultado da diagramação dela. Não encontrei erros desse tipo em O Teste, mas Estudo Independente tem erros consideráveis. Não influenciou minha leitura, mas acho importante informar esse tipo de coisa por aqui.

Enfim, um livro que cumpre a proposta com a qual ele veio. Cheio de mistério e teoria de conspiração governamental. É uma história sem grandes surpresas ou grandes emoções, mas com essa linearidade constante. Por mais que eu ame a emoção de ser surpreendida em um livro, nessa série eu penso que gosto da falta de surpresas. Na verdade acho que estou acostumada a isso com ela.

Super curiosa pelo próximo volume da série, que se chama Graduation Day (Dia da Formatura). Quero saber como acaba essa história, e se vou acabar o livro ainda não gostando tanto de Cia.

site: http://terradecarol.blogspot.com.br/2014/07/resenha-de-estudo-independente-joelle.html
Valkyria.Chaos 24/07/2014minha estante
Concordo com tudo o que você disse. Para mim foi como estar assistindo um jogo de xadrez. Acabei de acabar O Teste. Tipo, cinco minutos atrás. Eu gostei daquele finalzinho filho da mãe. Me deixo muito curiosa para o segundo.
Ah, tem frases repetidas, dialogos de personagens diferentes num mesmo paragrafo etc etc nO Teste tambem, nao é só em Estudo Independente.

Julia.Bessa 08/04/2021minha estante
Acabei de ler agr e eu chorei com a morte do carinha no final ausuahsush mas chocada com esses erros achava que era so o ebook q eu tinha lido e por isso ficava confusa

Hevelyn12 27/05/2022minha estante
Acho que por eu ler quando pré-adolescente e por ser meu livro de início nesse mundo literário juvenil, minha alma se conectou e eu criei carinho pelos personagens, fora essa *minha* experiência, concordo com tudo que vc relatou.

Nhyx0 13/11/2023

Estudo Independente - Joelle Charbonneau
Nunca li uma história pela força do ódio. Tudo tem uma primeira vez. Estudo Independente assim como O Teste, é insuportável de ruim. Não queria falar nada, mas... A autora parece que pegou Divergente, Jogos Vorazes e Maze Runner, bateu no liquidificador achando que seria uma maravilha. Ficou péssimo.
Estudo Independente é uma distopia mal executada. A construção de texto é horrível de ruim, quase travada. Os personagens com mesmo carisma de uma pedra. Nem quero me aprofundar sobre Malencia, a protagonista; a deusa da perspicácia e astúcia. Nunca erra; e se erra, é para salientar seu coração puro e honra inabalável, sendo o alecrim de cristal dourado que ela é.
Nem quero continuar falando sobre esse livro. Odeio falar mal de livros, mas é preciso... Maldita hora que resolvi começar essa trilogia. Enfim, espero nunca precisar reler essa história.
Clip 14/02/2024minha estante
Berrooooooooo. Kkkkkkkk eu to morrendo de rir. Essa resenha acertou em cheio. Eu ia até fazer a minha, mas não vale meu tempo. Me senti vingado com essa resenha. Parabéns.

Cherry Mari 14/04/2024minha estante
KAKAKSJSKSKAKAKAKSKSKA EU RACHEI COM TUA RESENHA, tirou as palavras da minha boca, juro, essa triologia é péssima

Kethelyn 28/06/2015

Nem tudo é o que aparenta ser...
Gente, primeiramente QUE LIVRO FOI ESSE? Simplesmente amei esse livro. Gostei bastante do primeiro, mas o final desse livro foi lacrador demais. Todo o desenvolvimento dele me prendeu de uma forma, que não imaginei que me prenderia.
Porque eu disse que "Nem tudo é o que aparenta ser..."? Porque a autora simplesmente prega uma peça em você. Tudo nesse livro aponta para uma "direção" digamos assim, e quando chega no final... BANG!! A autora diz: "Você pensa que sabe qual o caminho dessa trilogia? Não sabe mesmo". Aquele final, vou ser sincera, me surpreendeu muito. Não imaginava que aquilo aconteceria, e fiquei um tanto chocada.

É uma leitura incrível, tão maravilhosa quanto o primeiro livro. E como eu disse, você pensa que sabe o que está acontecendo, quando na verdade não sabe. A Cia continua muito inteligente nesse livro, meu Deus, ela manja TUDO, entende TUDO, e eu amo a forma de raciocínio dela. Outro personagem que gostei bastante foi do Michal. E nesse livro aparece outro personagem, que acredito eu, vai criar bastante destaque em "A Formatura" que é o Ian, que sincera, também estou me apaixonando.
Porém, como nem tudo são flores, o Tomas ainda me irrita um bocado, e acho que ele meio que enfraquece a Cia, e não sinto aquela ligação entre eles, sabe? Enfim, não gostei muito desse par romântico, mas tudo bem, da pra relevar. Outra coisa que me "incomoda" um pouco é a escrita da autora, não que seja ruim, porém não me prende tanto sabe? O livro passa rapidinho, a história é incrível, mas a escrita não é tão incrível como o resto, porém é boa.

Estou louca para ler o próximo, porém vou esperar até que minhas expectativas abaixem um pouco, pois tenho medo de me decepcionar caso o final não seja tão bom, ou algo assim. Mas enfim, estou gostando muito da trilogia e super recomendo.
Larissa.Lara 28/06/2015minha estante
Tenho certeza que você vai amar A Formatura :)

Kethelyn 30/06/2015minha estante
Estou ansiosa pra essa leitura!!

Felipe Miranda 01/09/2014

Estudo Independente Joelle Charbonneau por Oh My Dog estol com Bigods
Os acontecimentos que encerraram o livro anterior deixaram pontas soltas responsáveis por criar uma expectativa gigante depositada em sua continuação. Admito que não caí de amores pela obra e muito menos odiei. Pelo contrário enxerguei um potencial enorme na escrita de Charbonneau e me sinto extremamente dividido ao escrever essa resenha. É recomendável que você leia a resenha de O Teste para situar-se melhor nos próximos parágrafos.

Nossa protagonista Cia é tão inteligente e perspicaz em suas ações que os momentos repetitivos que a trama apresenta se tornam menos cansativos para o leitor. O meu grande dilema é: o que eu imagino que "poderia ter sido diferente e não foi?", a escrita da Joelle é fluída, bem estruturada e sem furos. O próprio enrendo é que me incomoda um pouco, situações que aconteceram no primeiro livro tornam a acontecer novamente e provavelmente aconteçam no desfecho também. O centro de toda a distopia está na universidade e seus testes, na busca por líderes que governem o país de modo que a Comunidade das Nações Unidas obtenha resultados satisfatórios para todas as colônias e seus cidadãos. Tive a sensação de estar lendo mais do mesmo em diversas provas que Cia e outros alunos precisam passar. Felizmente alguns desses testes conseguem ser surpreendentes a ponto de reacender o ânimo da leitura.

Um teste determinante para o futuro dos alunos definirá áreas de estudo específicas para cada um, Cia deseja ser aprovada em Engenharia Mecânica mas acaba sendo destinada para Governo. As lágrimas de decepção devem ser engolidas para dar lugar a sorrisos falsos de alegria. Todos estão sendo observados de perto e Cia não pode levantar mais suspeitas que as habituais. As gravações contidas no Comunicador são dolorosas demais para Cia aceitar como verdades, como parte de um passado que vem em flashes incompletos. Como acreditar que jovens são mortos por darem respostas erradas? Que a vida não tem valor e é ceifada sem o menor remorso pelo bem maior das Comunidades Unidas?

Os alunos que fracassam são redirecionados. São mortos. A partir do momento que Cia passa a recobrar suas memórias do primeiro teste, ela transforma-se em um fracasso para o Doutor Barnes. Cia não pode fugir. Sua família correria riscos assim como toda a população. Ela precisa ficar e lutar. Por si mesma, pela família e por sua colônia. Encontrar um meio de sobreviver sem ser notada enquanto descobre mais da situação em que se encontra. E adivinhem? Ela trabalhará diretamente com a presidente... jogos de poder deixam tudo mais complicado. Arriscado e mortal.

Membros do corpo estudantil e os privilegiados pelo governo compartilham de algo em comum: o medo. Acidentes que ocorrerem durante provas serão facilmente vistos como consequências naturais da aprendizagem. O romance está mais uma vez posto em segundo plano, as dúvidas de Cia em relação a Tomas estão relacionadas ao teste passado, o que houve com Zandri? A confiança será a única solução em incontáveis situações, Michael, o representante que acompanhou Cia e os candidatos a Tosu City será uma aliado importante. Assim como no livro anterior os estudantes novos que surgem e os que sobrevivem, carregam boa parte da graça do enrendo, as personalidades divergentes e complicadas geram problemas e situações interessantes. Todo o enrendo caminha para uma rebelião, há forças e facções dispostas a irem a luta. Há pessoas que acreditam que o dever dos líderes é reparar os danos da guerra mas nenhuma delas se poupará de ir a luta para garantir uma sociedade mais justa.

Acredito que o desfecho da trilogia deva vir recheado de revelações e explicações faltantes, a Joelle tem tudo para finalizar sua obra em um ritmo frenético.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2014/08/resenha-estudo-independente-joelle.html
Ackson Matos 13/04/2015minha estante
Que vai que eu tô agora de você! "...Cia deseja ser aprovada em Engenharia Mecânica mas acaba sendo destinada para Governo." Muito obrigado, cara! Sua resenha estava ótima, até eu lê isso e desistir por raiva.

lilly.ly 20/05/2020

Que livro, meus amigos. Eu estou simplesmente surtada com o plot jogado no final desse livro (que confirmou minhas suspeitas mas, caramba, não estava preparada), a premissa é genial, é tudo sensacional. Recomendo mil vezes essa série.
Luana.Cristina 09/07/2020minha estante
Também fiquei chocada com esse final!

Lina DC 16/07/2014

Incrível!!
Após todas as emoções do primeiro livro, o leitor tem a expectativa de que Cia já passou pelo pior, certo? Errado!! Em "Estudo Independente" somos lembrados de que Cia está sendo testada constantemente e que não existe uma escapatória segura.
Narrado em primeira pessoa pela jovem e destemida protagonista, os acontecimentos do segundo livro acontecem com o grupo de sobreviventes estudando há seis meses na Universidade.
A saudade de casa, de seus pais e irmãos e de sua melhor amiga Daileen começam a mexer com Cia, mas ela não pode deixar transparecer. Confusa com algumas lembranças do seu Teste e com a gravação que ela conseguiu realizar, ela precisa continuar mantendo o mantra de seu pai: "Não confie em ninguém", se quiser entender os fatos.
Nesse livro, o grupo será novamente dividido, após realizar uma prova escrita para descobrir que área cada um deles irá se especializar: Educação, Engenharia Biológica, Engenharia Mecânica, Medicina e Governo. Cada área é formada por alunos em anos mais avançados que vivem em prédios isolados, como uma grande fraternidade. Mas diferentemente das fraternidades a que estamos acostumados, a Iniciação é apenas mais uma grande prova de sobrevivência.
Cia e seus amigos ainda terão mais companhias: aparentemente, os moradores locais, ingressam automaticamente na Universidade, sem passar pelos Testes do primeiro livro. A maior parte deles são filhos de pessoas importantes que acreditam que merecem as vagas apenas por isso, como é o caso do Damone. Algumas exceções, como Enzo e Raffe, demonstram estar abertos a socialização com os estudantes das colônias, mas isso não quer dizer que eles podem ser considerados bonzinhos.
A pressão é ainda maior. É necessário tirar as melhores notas, se destacar nos desafios e conseguir o melhor estágio. O grande problema é que ser o melhor também levanta suspeitas e o doutor Jedidiah Barnes e a professora Verna Holt estarão observando a protagonista bem de perto.
Em relação à conspiração mais ampla da história, descobrimos que existem duas facções: uma considerada não violenta, em que Symon Dean é o líder e uma que acredita que para mudar algo é necessário chegar as vias de fato. Pelo menos é o que Ranetta Janke, a líder da segunda facção argumenta.
Vários novos personagens são incluídos nesse livro, de modo que o leitor precisa manter os antigos amigos perto e os novos conhecidos mais perto ainda para descobrir em quem pode confiar.

"O que me atrai em Will é a aspiração e o amor vejo em seus olhos, mesmo que as acusações do Comunicador de Trânsito me advirtam para me manter a distância. Acho difícil acreditar que alguém que tentasse matar tanto Tomas quanto a mim se esconda sob um sorriso amigável. Entretanto, minha voz gravada me disse que é exatamente assim que Will é. O que me faz querer ficar perto dele. Estou resolvida a descobrir se aquela voz está certa. Sobre Will. Sobre Tomas. Sobre tudo". (p. 22)

Para quem sentiu falta do Tomas, Will, Stacia e Michal, não se preocupem. Eles estão de volta! E finalmente iremos descobrir o que aconteceu com Zandria (OMG!), além de entender a divisão de poder entre a Presidente da Comunidade Unida Anneline L. Collindar e a autonomia do Dr. Barnes.
O livro está recheado de ação, suspense, mistério, conspiração. Não existe uma página em que o leitor deixe de segurar o fôlego e fique na expectativa pelos acontecimentos seguintes. Se você gostou do primeiro livro, "Estudo Independente" vai deixar você alucinado.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos bobos, como por exemplo na página 74, mas nada que interferisse na leitura ou compreensão do texto. A capa combina perfeitamente com a história e dá uma dica sobre a área da Cia.

"Só espero estar pronta para o que está por vir". (p. 318)

Fernanda 22/07/2014

Resenha: Estudo Independente
Resenha: Estudo independente é a sequencia de O Teste, de Joelle Charbonneau. Apresenta uma história instigante, dinâmica e cheia de reviravoltas. Neste segundo volume ainda é possível notar mudanças marcantes nos personagens e principalmente na ambientação, que se torna ainda mais conhecida e cada vez mais arriscada.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/07/resenha-estudo-independente-joelle.html

Cherry Mari 11/04/2024

6/10
Mesma pegada do primeiro, livro bem arrastado, achei que iriam explicar mais sobre a guerra que aconteceu, mas mal temos informações sobre as colônias, acho que a escritora quis fazer algo bem elaborado mais não conseguiu desenvolver bem, ainda acho o romance bem fraco e detesto, DETESTO, que a Cia consegue literalmente, a protagonista perfeitinha demais que nunca erra, nossa, me dá um ranço

Carolina.Inthurn 11/08/2014

Ainda melhor que O Teste!
"O Teste pôs minha vida em perigo. Embora eu ainda não tenha lembranças completas daquele período, sei que enfrentei o medo. Sobrevivi. Eu teria de conseguir fazer o mesmo agora. No entanto, este medo é diferente."

Eu fico divagando aqui como começar a fazer essa resenha... Porque esse livro é tão bom, que eu não sei se vou conseguir repassar pra vocês tudo o que senti lendo. Em Estudo Independente, segundo volume da trilogia O Teste, a autora construiu uma obra digna de ovação! Com narrativa envolvente e inteligente, muita ação e distopia, Joelle conquistou cada pedacinho do meu coração. Essa série é uma das melhores - se não a - que eu já li.

Depois de toda pressão do Teste inicial, agora os alunos tem de fazer outro, que designa a carreira de cada um. Cia Vale acredita ir para Engenharia Mecânica, como é esperado por ela através das suas habilidades... Mas o que a jovem não espera é que a mesma foi escolhida para cursar algo que nunca imaginou. Algo que vai mudar sua vida pra sempre. E agora, antes tarde do que nunca, ela tem de decidir entre arriscar a vida para salvar as pessoas, ou ficar no seu canto e esperar a bomba explodir (metaforicamente, claro).

Além de tudo o que Cia passa, ela ainda não sabe em quem confiar. Aliás, acredito que o livro é tão cheio de surpresas e reviravoltas que nós começamos a sentir a mesma coisa de Cia: Desconfiança em tudo e em todos. Com muito suspense e ação, o ponto forte de Estudo Independente foi a movimentação em todo o livro. Nenhuma parte maçante ou chata. A personagem principal, Malencia Vale, continua forte, destemida, teimosa e convicta... Como a narrativa é através dela, sentimos as emoções com clareza.

O final é completamente arrebatador! Eu não vejo a hora de ter o terceiro livro... Joelle conseguiu cativar ainda mais o leitor com essa obra. Eu me pegava torcendo e gritando para Cia em boa parte da leitura, na esperança de que ela conseguisse se salvar ou salvar a Comunidade das Nações. Eu só tenho elogios para a obra da autora e da editora, por mais que alguns erros foram detectados, a diagramação ficou linda! Eu convido todo mundo que puder para conhecer esse livro, ler e se apaixonar pela melhor distopia que eu já li.

"Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vêm pela frente, estou preocupada em não chegar viva no final do dia."

site: http://www.estantedasfadas.com.br/

Ana Luiza 23/08/2014

Os Testes ainda não terminaram
Malencia Vale deixou sua família, amigos e Colônia para correr atrás do seu sonho de cursar a Universidade. Nesse mundo pós-guerra, onde a vida como conhecemos não mais existe, apenas poucos, muito poucos, podem continuar seus estudos em Tosu City, capital da Comunidade das Nações Unificadas, o que restou dos EUA. Mas o sonho tornou-se pesadelo quando Cia percebeu que no Teste para entrar para na Universidade inteligência e esforço não são os suficientes. É preciso ter sangue frio e vontade de superar a concorrência acima de tudo, nem que para isso seja necessário ferir ou matar outros candidatos.

Mas o Teste terminou, Cia passou e suas memórias foram apagadas. Os primeiros momentos na Universidade são mágicos, um sonho sendo realizado. Ao lado de Tomas, seu namorado, Cia estava pronta para se formar e ser uma das próximas líderes da sua nação, até que ela encontra uma gravação sua, feita durante o Teste, contando os horrores da seleção. Em um primeiro momento Cia resolve não acreditar e a única coisa que faz com aquela informação é abrir seus olhos para tudo ao seu redor.

Logo Cia percebe que os Testes ainda não terminaram, tudo o que ela faz é observado e analisado, cada pequena tarefa é uma prova para determinar sua capacidade de dar o seu melhor, mas também de ficar na linha – os que questionam ou não alcançam os padrões da universidade são Redirecionados e nunca mais vistos. Quando o silêncio torna-se insuportável, Cia decide fugir, mas é abordada por Michal, um funcionário do governo que a ajudou durante o Teste.

Michal faz parte de um movimento rebelde que busca derrubar o Teste e os responsáveis por ele, mas de maneira pacífica. Cia é recrutada para o movimento e aceita permanecer na universidade em busca de qualquer informação que possa ajudar os rebeldes e também para manter-se em segurança. Não é uma tarefa fácil, a pressão dentro da Universidade aumenta e o sucesso de Cia atrai inimigos e desconfiança. Logo fica claro que muitos querem vê-la falhar, mas Cia sabe que mais do que o seu sucesso profissional está em jogo: o fracasso pode custar sua vida.

Estudo Independente é continuação de O Teste (resenha aqui) e segundo volume da trilogia de mesmo nome. O Teste não foi tudo o que eu esperava, mas uma leitura muito boa e que me deixou ansiosa por Estudo Independente. Peguei esse livro com expectativas muito menores e acabei curtindo muito mais a obra, que foi exatamente aquilo que eu esperava.

Estudo Independente é recheado de tensão do início ao fim, muitas surpresas, mas alguns raros momentos de “eu já vi isso em outro livro” – especialmente uma cena onde Cia está sonhando estar presa dentro d’água, o que imediatamente me recordou a cena de Divergente onde a Tris está presa em um tanque. Na resenha de O Teste comentei que me incomodou a autora não trazer muito de novo em sua distopia, sensação que desapareceu em Estudo Independente. Como comentei, há alguns momentos que me recordaram de outros livros, mas creio que finalmente captei a mensagem da história.

Algo que estranho na série é que os rebeldes não querem derrubar o governo como um todo, como nos outros livros, e sim o Teste e seus responsáveis. Em um primeiro momento isso me incomodou, mas depois de terminado o livro, cheguei a conclusão de que talvez esse seja o diferencial da trilogia O Teste em relação a outras distopias. Além de mostrar como uma nação pode distorcer valores na hora de educar e formar seus futuros líderes, Charbonneau, veio para mostrar que nem sempre uma revolução é feita com violência desmedida. Na sua história, a autora frisa bastante como a inteligência e racionalidade ajudam Cia a superar desafios, o que pode deixar a trama com um pouco menos de ação, mas mais realista e, honestamente, mais aplicável à vida real. Histórias de revoluções com muita violência podem até ser emocionantes e despertar nosso lado rebelde, mas, na vida real, é preferível que mudanças se façam pelas leis, que os rebeldes usem a cabeça e não armas.

Em Estudo Independente, Charbonneau conseguiu me fazer perceber o lado único de sua trama e definitivamente me fazer amar a série. Apesar de ter gostado mais de Estudo Independente do que de O Teste, esse volume tem o mesmo ritmo que o anterior, só que com um pouco mais de emoção. O desenvolvimento da trama é ágil e inteligente, a escrita fluída e detalhista na medida certa. Dessa vez o leitor teve um contato maior com o universo político de O Teste, o que nos ajuda a compreender melhor o mundo que a autora criou para sua trama.

Os personagens, mais uma vez, estão cativantes e bem desenvolvidos. Todos têm papel na trama, personalidades fortes e complexas, além da capacidade de dividir o leitor na hora de definir seu caráter. Confesso que no começo Cia me irritou ficando em silêncio diante tudo o que sabia, mas conforme o livro avançava e a garota ia descobrindo força e rebeldia dentro de si, passei a amar a personagem. Cia tem um caráter forte, valores claros e determinação invejável em fazer o que é certo. A personagem se transformou no tipo de heroína que mais gosto: inteligente, independente e apaixonada!

A edição de Estudo Independente deixou um pouco a desejar. Encontrei alguns errinhos na tradução, que apesar de poucos, me incomodaram. A diagramação simples está boa, mas achei o tamanho das letras um pouco pequeno. Eu adoro essa capa, que é muita linda – esse tom de azul é perfeito – e que trás elementos de dentro da trama. Entretanto, me incomodou que os prédios no fundo da capa sejam tão iluminados e altos, no livro Cia nos conta que os prédios grandes não resistiram a guerra e que a energia elétrica é racionada durante a noite. Também me incomodou o título, problema que vem da edição original. Estudo Independente é tradução literal de Independent Study, título no qual, honestamente, não vi sentido.

Estudo Independente foi uma excelente leitura, o final fez meu coração parar e me deixou absolutamente louca pela continuação. Tenho certeza de que a autora criará um desfecho incrível para a série, pelo o qual mal posso esperar! Também fiquei curiosa para conhecer outras obras da autora fora de O Teste. Recomendo a série para os amantes de uma boa distopia, mas que não se incomodem caso ela tenha menos ação do que o esperado.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/08/resenha-estudo-independente-joelle.html

PorEssasPáginas 25/08/2014

Resenha: Estudo Independente - Por Essas Páginas
Se vocês lerem a resenha de O Teste, primeiro livro da trilogia de Joelle Charbonneau, vão perceber que eu surtei completamente com a leitura. Inteligente, dinâmico, alucinante, o livro é tudo isso e muito mais. Estava ansiosíssima pelo segundo volume e a Editora Única foi linda e mandou rapidíssimo pra gente! Estudo Independente não fica atrás do primeiro livro e, graças, não sofre da terrível “maldição do segundo livro”. Sim, ele é mais denso e tem um ritmo menos acelerado que O Teste, mas continua vibrante e, o que mais chama a atenção nessa trilogia: brilhante.

Joelle Charbonneau é um gênio. Sério, a autora é um crânio, porque as coisas que ela imagina, os quebra-cabeças que ela monta e desmonta, com cada peça se encaixando perfeitamente em seu lugar, é simplesmente brilhante. Não há outra palavra para descrever. Esse livro – e essa série – é uma das coisas mais inteligentes que já li.

E não poderia ser diferente. A própria proposta dessa distopia é uma comunidade na qual os líderes são selecionados por sua capacidade mental em uma prova denominada “O Teste”. Para os jovens, é uma honra ser selecionado e ter a oportunidade de ir para a universidade e ajudar na reconstrução do mundo. Porém, O Teste não é assim tão focado apenas na inteligência dos selecionados… é também uma prova cruel onde sobrevivem apenas os mais fortes. E quando a questão é sobreviver, até onde você pode ir para salvar a própria pele e continuar vivo?

A incrível protagonista do livro, Malencia Vale ou simplesmente Cia descobriu tudo isso a duras penas. No entanto, após ela vencer O Teste, suas memórias foram apagadas. Por algum tempo, ela viveu um sonho: estava na universidade, tinha seu namorado, Thomas, por perto, amigos e uma vida brilhante e cheia de possibilidades pela frente. No entanto, o passado começa a assombrá-la: ela fez uma gravação para si própria contando os fatos chocantes do Teste e, após escutá-los, começa a ter flashes do que aconteceu e, aos poucos, lembrar-se da terrível verdade. E então… o que fazer? Continuar a viver uma mentira? Ou juntar-se à revolução?

“Pela primeira vez sou forçada a contemplar a possibilidade de que quanto mais se trabalha, menos se consegue.” Página 168

Não vou dizer o que ela fez, claro, porque vocês precisam ler esse livro. Mas o que posso dizer é que Cia é a minha protagonista favorita de distopias. Supera até mesmo Katniss Everdeen, que adoro. Diferente dela, Cia pensa. Ela não age por impulso, ela mede as consequências, é inteligente e brilhante sem ser pretensiosa, ainda sendo humana e falível! Esse equilíbrio é difícil para um autor, mas Joelle Charbonneau conseguiu o feito. Cia é uma personagem cativante, forte, esperta, mas ainda deliciosamente humana, uma personagem com a qual conseguimos nos ligar, nos identificar e torcer. Ela tem sentimentos, medos e pode falhar. Mesmo que isso não seja uma opção.

O livro é um pouco mais denso que o anterior, com um ritmo um pouco mais lento. A narrativa continua ótima, envolvente, mas é a própria trama que se tornou mais pesada (não que o primeiro livro fosse leve) e, por isso, o livro caminha a passos um pouco mais lentos. Isso não é um problema, mas eu li com menos sofreguidão e intensidade que o primeiro e, por isso, não consegui manter o mesmo número de estrelinhas. No entanto, também não vejo como o livro ser diferente: ele é brilhante desse jeito e continuou me deixando na ponta da cadeira em vários momentos. Engana-se quem pensa que O Teste acabou: ele só está mais difícil. Mas nesse livro também temos mais política, mais nuances, mais intrigas… e mais perigo. Cia não pode confiar em ninguém.

Preciso dizer o quanto estou alucinada pela conclusão dessa trilogia? Acho que não, não é? Vocês notaram. Eu estou desesperada! O final foi como colocar o cérebro no liquidificador: tenso e surpreendente, ele não deixa brechas para que você se esqueça do livro tão cedo. Editora Única, que fez novamente um trabalho incrível com essa edição, por favor, por favor, traga logo o final pra gente!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-estudo-independente-o-teste-2

Gi Zanforlin 27/08/2014

Em quem voce confiaria?
Depois que a Melancia (cia) passa pelo terrivel desumano teste para entrar na faculdade, ela acha que agora as coisas vao ser diferentes e tenta ignorar e naoacreditar nas coisas qie ela ouviu sobre o teste. Quando ela começa a investigar um pouco mais perxebe que as coisas que ela ouviu tem grandes chances de ser veedade. Depois de passar pela iniciaçao na faculdade fica perguntando o que cada umteve que fazer para chegar la e quem realamente eh cada um. Alem de ser um livro incrivel com protagonistas inteligentes voce fica preso na leitura ateas ultimas paginas com um final de parar o coraçao. Voce acaba descobrindo mais sobre a guerra que quase acabou com o mundo e como foi tudo no começo. Voce vai acabar o livro com o mesmo sentimento que eu : em qiem ela deve confiar agora?

Carol 17/09/2014

Opinião
Acredito que por ter criado tantas expectativas, esta sequência não me empolgou tanto como o primeiro livro. Apesar da história continuar bem dinâmica e ainda ser escrita de forma que vc sempre quer saber logo o que vai acontecer em seguida, neste livro não acontece muita coisa na verdade.
O livro tem como foco principal a política e apresenta de forma superficial os seus bastidores, funcionamento e as intrigas que ocorrem. De forma bem primitiva, mas válida, dá margem à questionamentos sobre ética, moral e liderança dos que representam os interesses do povo. Isso nessa época de eleições é interessante para a reflexão sobre se as pessoas que nos representam defendem realmente os nossos interesses ou os seus próprios.
Com a narrativa em primeira pessoa, temos apenas o ponto de vista da protagonista que está a todo instante contando apenas com sua intuição e dependendo extremamente de seus próprios julgamentos para lutar contra tudo aquilo que acredita ser errado.
Os personagens secundários presentes no livro anterior não desenvolvem-se muito neste. São apresentados novos e alguns tem até uma certa relevância, mas também evoluem muito pouco.
Por fim, o livro não explica quase nada sobre o que levou ao procedimento do teste e da universidade e deixou muitas pontas soltas. Espero que isso aconteça de forma coerente no próximo livro da série.

@cheiade9h 25/10/2014

Estudo Independente é a continuação de O Teste, e quem leu a resenha de O Teste viu que não me dei muito bem com a leitura/enredo. Mas nesse segundo capítulo da trilogia, alguns pontos melhoram na narrativa.

Vi que a personagem narradora, Cia, teve um crescimento em o Estudo Independente, isso não posso negar. Houve um maior desenvolvimento na narrativa também, o enredo deu uma reviravolta muito boa, mas assim como em O Teste, a narrativa ora ficava muito interessante ora ficava muito lenta.

"- Qualquer pessoa que tenha que trapacear pra ganhar não merece estar aqui. E também não faz parte da minha equipe. Tem uma equipe à nossa frente. Prefiro gastar nosso tempo alcançando-a, do que sacaneando equipes que já estão pra trás. Se vocês não concordam podem ficar aqui e fazer a merda que bem entenderem."

Em o Estudo Independente, Cia participa de outro "teste" para finalmente entrar oficialmente na faculdade e na área que ela quer estudar. Então durante esse segundo teste, foi a parte mais arrastada durante a leitura, os poucos diálogos continuam no enredo (um dos pontos principais de eu não gostar tanto da narrativa), mas o bom é que teve um pequeno espaço pra criar o novo vilãozinho, o Damone (aka Malfoy), durante esse novo "teste".

Cia vai se mostrando bem inteligente e estudiosa, porém os organizadores de O Teste querem que ela tenha mais dificuldade que os outros estudantes porque estão percebendo que Cia continua com a memória de seu Teste, então ela está se tornando uma pedra no sapato.

"Quantas pessoas que caminham pelos corredores dessa prédio conhecem a verdadeira natureza do Teste? Quantos mais fingiram de surdos por não querer ouvir e reconhecer o que, por ignorância, toleram?"

E graças, os rebeldes apareceram! Graças porque finalmente o pensamento em revolta e revolução pela Cia surge e também porque graças ao grupo rebelde temos um gancho para o terceiro livro da trilogia ao final de o Estudo Independente. Pelamor, foi sensacional o final.

"Quanto maior o governo, maior a população que ele pode assumir. Quanto maior a população, menos nossos lideres se sentem pessoalmente responsáveis por cada cidadão sob sua proteção. Fica mais fácil sacrificar alguns pelo bem de outros."

A relação de Tomas e Cia é uma das mais superficial que já li, mas o bom é que a Cia não abre mão de seus ideais por causa do Tomas, então dá pra passar batido por esse romance mixuruca.

"Apesar de tudo que aconteceu, acredito nele. Eu o amo."

Algo que me incomodou durante a narrativa foi a falta de revisão da Editora, erros de digitação, palavras cortadas, coisas tão simples que passaram batido pela Editora D:

Mas em suma, esse segundo capítulo da trilogia deu uma melhorada (que não esperava), agora é só aguardar o capítulo final pra saber como a Cia vai se organizar com os Rebeldes para de fato acabar com O Teste...Se é que isso irá acontecer... Minha suposição -q

site: http://www.livroterapias.com/2014/08/resenha-estudo-independente.html