Estudo Independente

Estudo Independente Joelle Charbonneau

Resenhas - Estudo Independente

gabriela.volpi 09/08/2021

Inteligente.
Embora tenha muitas coisas em comum com outras distopias conhecidas, a trilogia ?O Teste? tem uma peculiaridade: a inteligência da trama supera em muito seu apelo emocional. Não ficamos apaixonados pelos personagens ou pelos casais, pois estão em segundo plano em relação a genialidade do jogo que se forma. Gostamos da protagonista não por que ela é apaixonante, mas pela sua inteligência fora do comum. Nesse segundo livro não foi diferente. Mantendo a constância do primeiro, consegue nos surpreender a cada virada. Estou ansiosa para ler o terceiro.

Ari 14/05/2021

Gostei mais do que do primeiro livro, confesso que os acontecimento me surpreenderam e me deixaram ansiosa pro próximo, mas o erros ain que agonia

Luizinha 10/03/2021

Preferi o primeiro livro da série. Esse livro, apesar de ser bom, é maia como uma ponte entre o início e fim da série, e não me prendeu muito :/.

Lina DC 16/07/2014

Incrível!!
Após todas as emoções do primeiro livro, o leitor tem a expectativa de que Cia já passou pelo pior, certo? Errado!! Em "Estudo Independente" somos lembrados de que Cia está sendo testada constantemente e que não existe uma escapatória segura.
Narrado em primeira pessoa pela jovem e destemida protagonista, os acontecimentos do segundo livro acontecem com o grupo de sobreviventes estudando há seis meses na Universidade.
A saudade de casa, de seus pais e irmãos e de sua melhor amiga Daileen começam a mexer com Cia, mas ela não pode deixar transparecer. Confusa com algumas lembranças do seu Teste e com a gravação que ela conseguiu realizar, ela precisa continuar mantendo o mantra de seu pai: "Não confie em ninguém", se quiser entender os fatos.
Nesse livro, o grupo será novamente dividido, após realizar uma prova escrita para descobrir que área cada um deles irá se especializar: Educação, Engenharia Biológica, Engenharia Mecânica, Medicina e Governo. Cada área é formada por alunos em anos mais avançados que vivem em prédios isolados, como uma grande fraternidade. Mas diferentemente das fraternidades a que estamos acostumados, a Iniciação é apenas mais uma grande prova de sobrevivência.
Cia e seus amigos ainda terão mais companhias: aparentemente, os moradores locais, ingressam automaticamente na Universidade, sem passar pelos Testes do primeiro livro. A maior parte deles são filhos de pessoas importantes que acreditam que merecem as vagas apenas por isso, como é o caso do Damone. Algumas exceções, como Enzo e Raffe, demonstram estar abertos a socialização com os estudantes das colônias, mas isso não quer dizer que eles podem ser considerados bonzinhos.
A pressão é ainda maior. É necessário tirar as melhores notas, se destacar nos desafios e conseguir o melhor estágio. O grande problema é que ser o melhor também levanta suspeitas e o doutor Jedidiah Barnes e a professora Verna Holt estarão observando a protagonista bem de perto.
Em relação à conspiração mais ampla da história, descobrimos que existem duas facções: uma considerada não violenta, em que Symon Dean é o líder e uma que acredita que para mudar algo é necessário chegar as vias de fato. Pelo menos é o que Ranetta Janke, a líder da segunda facção argumenta.
Vários novos personagens são incluídos nesse livro, de modo que o leitor precisa manter os antigos amigos perto e os novos conhecidos mais perto ainda para descobrir em quem pode confiar.

"O que me atrai em Will é a aspiração e o amor vejo em seus olhos, mesmo que as acusações do Comunicador de Trânsito me advirtam para me manter a distância. Acho difícil acreditar que alguém que tentasse matar tanto Tomas quanto a mim se esconda sob um sorriso amigável. Entretanto, minha voz gravada me disse que é exatamente assim que Will é. O que me faz querer ficar perto dele. Estou resolvida a descobrir se aquela voz está certa. Sobre Will. Sobre Tomas. Sobre tudo". (p. 22)

Para quem sentiu falta do Tomas, Will, Stacia e Michal, não se preocupem. Eles estão de volta! E finalmente iremos descobrir o que aconteceu com Zandria (OMG!), além de entender a divisão de poder entre a Presidente da Comunidade Unida Anneline L. Collindar e a autonomia do Dr. Barnes.
O livro está recheado de ação, suspense, mistério, conspiração. Não existe uma página em que o leitor deixe de segurar o fôlego e fique na expectativa pelos acontecimentos seguintes. Se você gostou do primeiro livro, "Estudo Independente" vai deixar você alucinado.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos bobos, como por exemplo na página 74, mas nada que interferisse na leitura ou compreensão do texto. A capa combina perfeitamente com a história e dá uma dica sobre a área da Cia.

"Só espero estar pronta para o que está por vir". (p. 318)

Rose 13/11/2023

Neste segundo volume da Trilogia O Teste, temos Cia frequentando a Universidade.

Sim, ela passou nos testes e agora é uma das poucas que segue para a Universidade a fim de ajudar na reconstrução do mundo.

Isso seria a realização de seus sonhos se ela não tivesse descoberto a realidade existente por trás dos difíceis testes.

E agora  na Universidade, ela percebe que não é apenas isso, há uma facilitação enorme para quem é de Tosu, pois nenhum deles passa pelas atrocidades dos temidos testes e ainda possuem alguns privilégios. (Sim, temos algumas críticas sociais já esperada em qualquer distopia.)

Mas, caso falhem,  também são "redirecionados".

Sem Tomás ao seu lado no curso, ela sabe que não pode confiar em ninguém, e ali, diante das novas lições que os professores vão ensinar, ela precisa provar mais uma vez suas capacidades e garantir sua sobrevivência.

Ciente que está sob vigilância e que qualquer passo em falso pode ser seu fim, ela não esperava ser designada para fazer estágio com a Presidente.

E agora, ela precisa manter os olhos e ouvidos atentos, pois uma revolução está sendo criada, e sua participação pode ajudar a acabar com o extermínio de muita gente jovem e talentosa, cuja a única falha foi não ter vencido.

A trilogia segue com um enredo interessante e que deixa o leitor cativo pelos próximos acontecimentos.

Os personagens tem muitas camadas e não é apenas Cia que fica em dúvida em relação a quem confiar, o próprio leitor está tão no escuro quanto ela, o que deixa cada virada de página um gostinho de medo e tensão.

Sigo para o último volume sem ter idéia do que vem pela frente.

Prii.Cristhian 20/11/2022

Surpreendente
Demorei um pouco mais pra ler, a mais a culpa não foi do livro, foi só falta de tempo.
Terminei ele em choque. O livro é bom, bem escrito, e eu perdi o fôlego várias vezes.

Cheguei no final absolutamente desesperada pq ficou muito tenso e eu queria ler rápido pra descobrir rápido mas eu já tava o mais rápido que dava. Enfim, muito bom, não prometeu nada e entregou muito.

Nicolassimaoo 12/02/2023

Igual ao primeiro
Continua razoável igual ao primeiro, todos os problemas que eu pontuei no primeiro achei que poderiam melhorar nesse, mas não, continuou do mesmo jeito.
Gostei do Raffe ele foi bem introduzido e tem uma história por trás do personagem e foi o único além de Cia que tive afeição.
Cia continua fazendo coisas impossíveis e isso me incomoda, um exemplo é que ela é designada a 9 MATÉRIAS na faculdade mais o estágio, e isso é fisicamente e psicologicamente impossíveeeeel!
Se eu for pontuar todas as problematicas que teve nesse vou ficar aqui por horas...

Enfim será que sou eu o problema?

Paula Juliana 03/03/2015

Resenha: Estudo Independente - Trilogia O Teste # 02 - Joelle Charbonneau

''Real? Imaginação? Procuro a verdade dentro de mim, mas só encontro as batidas do meu coração e o gosto prolongado do medo.''

UAU!!!

Essa é uma boa palavra para definir o que estou sentindo ao fechar o livro Estudo Independente! Acredito que muitas pessoas já acabaram essa obra com a boca aberta e o coração apertado, essa com certeza será uma resenha difícil, pois se eu tinha já achado o primeiro livro, O Teste (resenha aqui) incrível, me falta palavras para expressar o quanto eu amei esse segundo volume! Sabe aquela sensação de ''Meu Deus! Preciso da continuação!!!'' ou ''Caraca! Que livro foi esse?!''... Mais ou menos assim foi a minha reação ao terminar!

Só deixando claro que essa resenha não irá conter spoilers!

Recapitulando o enredo do primeiro livro: O Teste:

''Sete estágios da guerra. Quatro estágios de destruição que os humanos lançaram uns sobre os outros e os três estágios subsequentes - em que a terra lutou de volta.
UM MUNDO DESTRUÍDO!

Recomeço. Um novo mundo. Divididos em colônias.
A chance de ser LÍDER e fazer a diferença na reconstrução!

Um teste. O TESTE!

Uma seleção mortal que vai levar os mais aptos para a chamada universidade! (...)

Malencia Vale. Cia passou da infância/adolescência e agora é oficialmente uma adulta. Está com medo não ser aceita para fazer o teste seu grande objetivo de vida. Geralmente confiante e forte, nunca se sentiu tão insegura. Vivi na pequena e esquecida colônia de Cinco Lagos com seus pais e seus quatro irmãos mais velhos. Nenhum dos irmãos passou para fazer o teste. Seu pai foi o única da família a ir para a faculdade. Cia quer essa chance, e para sua grande surpresa conseguiu, porém seu pai não ficou tão feliz como a moça esperava. Era decepção? Medo? Terror em seu olhar? Em um momento de confissão antes de Cia viajar para a capital, seu pai conta seu segredo. E agora Cia não sabe onde se meteu! Muitas coisas não estão às claras! Mas uma dica ficou marcada na mente da garota: NUNCA CONFIE EM NINGUÉM! ''

Em Estudo Independente o teste continua e Cia está na faculdade!
Será que ela vai conseguir fazer a diferença? Consegui-rá ajudar o mundo a se reconstruir?
Cia é uma líder isso é um fato! Será ela capaz de lutar contra um sistema cruel e falho?

'' Sinto o peito apertado. Eu costumava gostar dessas provas. Gostava de mostrar que tinha aprendido. Que tinha dado duro. Que era inteligente. Agora, porém, não tenho certeza do que é real ou de quais serão as consequências de uma resposta errada, Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vem pela frente, estou preocupada de não chegar viva no fim do dia.''

Essa obra foi super esclarecedora, enquanto no primeiro volume, é tanta tensão e medo, que já criamos uma barreira de proteção para não acreditar em nenhum personagem, nessa obra as fichas estão na mesa, o caráter das pessoas estão mais a mostra, sabemos em quem podemos confiar e em quem não podemos, tanto pelos atos dos competidores durante o primeiro teste, como também que inúmeras questões são esclarecidas e começamos finalmente a acreditar em algumas pessoas e a se proteger de outras, juntamente com Cia!

Um livro intenso, inteligente, mais político que o primeiro volume, mas sem perder a ação, a adrenalina da narrativa!
Se eu já tinha gostado de Cia como personagem e como pessoa, nessa obra eu me entreguei totalmente aos seus valores, aos seus medos, as suas desconfianças, até porque em determinado momento da história nós leitores sabemos mais que ela, nós sabemos o que aconteceu durante todo o primeiro livro, mas Cia não sabe! Ela age por instinto e por inteligencia durante todo o enredo, todas as decisões que ela toma durante a história como um todo, tem suas consequências, nós leitores sabemos disso e ela tem plena consciência no que seus atos podem acarretar! Para sua família, seus amigos e para sua própria vida... ou morte!

''O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é quase tão importante quanto a realidade.''

Em BUSCA de um governo consistente e justo, um governo que não tem o direto de ao escolher seus líderes, ditar quem vive ou morre. A visão de que ninguém tem... o governo não tem, as pessoas não têm... o direito de ditar quem é que não é bom o suficiente para viver!
Estudo Independente fala sobre as qualidades de um bom líder, de uma pessoas que deveria cuidar e zelar por seu povo, aprender com seus erros e não sacrificar ninguém por um bem maior, porque toda a vida tem o seu valor! Acreditar nas suas verdades e valores!

''Pode ser que tentem intimidar você ou fazer com que se sinta fraca, só para ver se você é!
Algumas provocações serão mentais. Outras, mais físicas. Todas têm a intenção de ver se você pode lidar com a pressão de liderar um país.''

Quanto ao mocinho, na primeira resenha disse que ele ainda não havia me conquistado, nesse livro, ele finalmente conseguiu a minha confiança, gosto muito de Tomas, mas como tinha falado antes, eu não conseguia acreditar em ninguém que não fosse a Cia, na atmosfera que a gente se encontrava, acredito que isso é de se esperar, nesse segundo momento, Tomas se abriu mais, coisas que não tinham ficado as claras, foram mostradas e ele finalmente ganhou meu amor!
Assim como outros personagens que me deixei apegar: Michal, Erick, Ian... me fizeram vibrar durante a leitura e também quebraram meu coração em determinados momentos! Valeu me entregar aos personagens, a história me deu uma bela rasteira, mas estou muito esperançosa e ansiosa com o final!

''E percebo - as paredes são construídas com o meu terror. Para escapar, terei não apenas de enfrentar, mas vencer o meu medo.''

Medo! Todos sentimos medo em vários momentos de nossa vida, Estudo Independente não fala só de superar medos e procurar um sistema que seja justo e consciente! Fala de amizade, de moralidade, de valores que muitas vezes os seres humanos se esquecem quando estão sobre pressão... mas não é nesse momento que libertamos quem realmente somos? Que demostramos nosso caráter na integra? Joelle Charbonneau é uma grande autora, nessa distopia não só me coloquei no lugar das pessoas, como também sofri, me indignei junto, vivi momentos de companheirismo, de amizade, aprendi que mesmo em momentos difíceis temos que aprender a confiar nos outros, mas temos também que saber em quem confiar, seguir nossos instintos! Ter certeza em que acreditamos! Uma leitura incrível, cheia de tensão e aventura, um livro para apreciar cada segundo!
Sobrevivência e humanidade! Até quando eles caminham lado a lado?

''Você é esperta, Cia. Você é forte. Há pessoas como eu que estão ao seu lado e sabem que você vai conseguir. Por favor, prove que estou certo!''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Guilherme 21/10/2020

Uma excelente continuação
Em "Estudo Independente" temos os acontecimentos quase imediatos ao fim de "O Teste", porém, vejo uma protagonista mais madura, estratégica e inteligente. Cia, finalmente, começou a levar a sério o "não confie em ninguém" e é interessante ver como a mente dela trabalha diante da pressão e do encaminhamento de cada acontecimento. Ela consegue pesar todas as variáveis e seus possíveis desfechos (fiquei pensando se a Cia seria virginiana haha), fazendo com que erre muito pouco e consiga se manter em segurança (ou toda segurança possível).

Thomas aparece muito pouco nessa sequência, já que ele e Cia pertencem espaços diferentes do Campus agora, mas os momentos em que ele aparece tem sua importância. Algumas questões em relação ao livro anterior são solucionadas e/ou reveladas e eu considero esse livro mais maduro e com uma estrutura mais interessante em relação ao anterior (que eu já havia adorado).

A escrita me prendeu tanto quanto no primeiro livro, embora o ritmo seja um pouco mais lento, nós ganhamos muito em profundidade agora que há menos correria conseguimos conhecer um pouco mais sobre a relação da Universidade com o Governo Central, o papel de cada um nessa sociedade e os possíveis desdobramentos para o futuro.

Tive claustrofobia pela primeira vez lendo um livro e falo que não foi uma boa experiência. O único problema do livro, foi o desfecho, não fez muito sentido uma pessoa tão inteligente fazer o que fez, mas acho que foi a necessidade de escrever um terceiro livro que fez isso (e eu não vou reclamar porque estou adorando a trilogia até esse momento). A revisão continua sendo um problema, embora os erros apareçam em menor número que em "O Teste'.

Monick 28/10/2022

Sensacional
Quanto mais eu leio, mais eu amo essa trilogia, e a Malencia pqp que mulher sensacional, inteligente, esperta, corajosa...

Tamara Brekker 04/12/2023

Falhar não é uma opção
Como no livro anterior,o começo desse é entediante e arrastado,mas os últimos capítulos surpreendem com algumas reviravoltas chocantes,que me fazem querer ler o próximo livro e esperar pelos acontecimentos seguintes.

Lucas.Domingos 17/06/2021

Aqui ganha mais originalidade
Senti falta de originalidade no primeiro livro, contudo aqui no segundo a gente vê a diferença dessa trilogia para as demais. Eu senti a escrita uma pouco mais madura e confiante. Também encontramos bons arcos para um desfecho bem legal!

Carolina.Inthurn 11/08/2014

Ainda melhor que O Teste!
"O Teste pôs minha vida em perigo. Embora eu ainda não tenha lembranças completas daquele período, sei que enfrentei o medo. Sobrevivi. Eu teria de conseguir fazer o mesmo agora. No entanto, este medo é diferente."

Eu fico divagando aqui como começar a fazer essa resenha... Porque esse livro é tão bom, que eu não sei se vou conseguir repassar pra vocês tudo o que senti lendo. Em Estudo Independente, segundo volume da trilogia O Teste, a autora construiu uma obra digna de ovação! Com narrativa envolvente e inteligente, muita ação e distopia, Joelle conquistou cada pedacinho do meu coração. Essa série é uma das melhores - se não a - que eu já li.

Depois de toda pressão do Teste inicial, agora os alunos tem de fazer outro, que designa a carreira de cada um. Cia Vale acredita ir para Engenharia Mecânica, como é esperado por ela através das suas habilidades... Mas o que a jovem não espera é que a mesma foi escolhida para cursar algo que nunca imaginou. Algo que vai mudar sua vida pra sempre. E agora, antes tarde do que nunca, ela tem de decidir entre arriscar a vida para salvar as pessoas, ou ficar no seu canto e esperar a bomba explodir (metaforicamente, claro).

Além de tudo o que Cia passa, ela ainda não sabe em quem confiar. Aliás, acredito que o livro é tão cheio de surpresas e reviravoltas que nós começamos a sentir a mesma coisa de Cia: Desconfiança em tudo e em todos. Com muito suspense e ação, o ponto forte de Estudo Independente foi a movimentação em todo o livro. Nenhuma parte maçante ou chata. A personagem principal, Malencia Vale, continua forte, destemida, teimosa e convicta... Como a narrativa é através dela, sentimos as emoções com clareza.

O final é completamente arrebatador! Eu não vejo a hora de ter o terceiro livro... Joelle conseguiu cativar ainda mais o leitor com essa obra. Eu me pegava torcendo e gritando para Cia em boa parte da leitura, na esperança de que ela conseguisse se salvar ou salvar a Comunidade das Nações. Eu só tenho elogios para a obra da autora e da editora, por mais que alguns erros foram detectados, a diagramação ficou linda! Eu convido todo mundo que puder para conhecer esse livro, ler e se apaixonar pela melhor distopia que eu já li.

"Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vêm pela frente, estou preocupada em não chegar viva no final do dia."

site: http://www.estantedasfadas.com.br/