A descoberta do chocolate

A descoberta do chocolate James Runcie

Resenhas - A descoberta do chocolate

Joana 05/04/2022

Esse livro é perfeito, dá para ler em dois dias e vale muito a pena. A história é leve, os protagonistas são incríveis. Sem falar que passa por momentos históricos como a colonização europeia, a morte de Montezuma, a tomada da bastilha e muitos outros.
Na parte da colonização mostra sob a perspectiva dos povos indígenas, retratando como eles foram dizimados e escravizados.
Um dos personagens é um cachorro que acompanha o dono durante as aventuras, é impossível não querer o dog pra sí.
Também conta com um pouco de fantasia.
Vale muito a pena ler!!

Rebeca 02/01/2016

Uma nova descoberta
O título já descreve o que esperar do restante do livro, mas basicamente não tem como não querer terminar logo ele e descobrir realmente o final.
Diego de Godoy que é o protagonista e narrador de sua própria história deixa sua terra natal com a promessa de voltar mas em sua jornada acaba se apaixonando por Ignácia e é aí que começa a verdadeira descoberta do chocolate, uma bebida que ele nuca havia experimentado.
Com um elixir que o faz viver mais de 400 anos, Diego vem passando década após década sem envelhecer mas também ser encontrar a felicidade... O porque? Aconselho a lerem o livro (pois deixar a história na resenha não da neh kkk)....

Mas enfim, o final achei um pouco clichê, mas realmente me apaixonei por James ter feito o final do jeito que eu adoro... Teve momentos em que eu achava que tinha muita coisa desnecessária, receitas, mortes (ai as mortes são as piores, deixar pra trás pessoas que a gente gosta realmente é difícil até pra leitura de um livro, parece que a gente se apega com os personagens)... mas voltando (rsrs) Amei.. sério mesmo... Leiam e se apaixonem e descubram o chocolate!!!

Hísley 21/07/2023

Demorei mil anos pra ler 20 páginas
.... ... ... ... entediante.
Até achei que a história ia ficar mais interessante la pela página 40, mas foi uma decadência de mesmices depois.
Muitos detalhes sobre chocolate, sobre receita de chocolate, sobre cacau, sobre tudo.. é um livro antigo, então talvez combine mais com o ano que foi lançado.
Poderia ter desenvolvido mais a relaçao de Diego com Ignácia, ela poderia ter aparecido mais no decorrer da história, mas enfim..
não recomendo, e não leria novamente.