A Era do Ressentimento

Resenhas - A Era do Ressentimento

Eduardo 01/11/2023

Doa a quem doer...
Pondé é polêmico...
Talvez, seja por isso que eu gosto do autor!
Ele manda umas verdades, doa a quem doer!

Livro curtinho, divido em partes bem rápidos, muito gostoso de ler.

Leandro.Vini 03/05/2023

Leitura simples, bem-humorada, sobre assuntos que geram mal-humor. Você ser humano desce do seu pedestal egocêntrico, e para de reclamar da vida ou do mundo. Eles nem sabem quem você é. O mundo não foi feito à sua imagem, nem feito para você somente.

kenhimura 03/03/2023

Pondé em essência e rasgando o verbo contra a atual geração!
A Era do Ressentimento é uma coleção de aforismos sobre a pós-modernidade e seus conflitos. Pondé, em sua marca registrada, o estilo pessimista-niilista, abre fogo contra todas as instâncias da vida atual, passando sempre por temas como sexualidade, frescura, preguiça e feminismo.

Me identifiquei demais com a leitura porque Pondé levanta, expõe e critica de maneira contundente diversos aspectos dos tempos atuais que também me incomodam. Outro ponto da escrita também compartilhado pelos diferentes capítulos é a maestria com que o autor esfrega na nossa cara a nossa pequenez e insignificância frente ao Universo, e a tendência deste de ser indiferente às nossas vontades e desejos. Isto é, para alguns, motivo de crise - o ego descontrolado atingido tenta suprimir esta "verdade desconfortável" a qualquer custo - mas, para mim, é fonte de muito fascínio: em toda a vastidão do Universo existe um minúsculo grão de areia - eu - que, apesar de insignificante frente ao Todo, existe e faz parte desse todo. E pode refletir e conjecturar sobre isto tudo.

Capítulo após capítulo, o autor vai batendo sem dó e sem se cansar em pilares do pensamento e das práticas pós-modernas, mostrando como estes, na verdade, só ajudam o que pensam estar combatendo. E no fim, querendo ou não, acelerando o fim da civilização (Ocidental num primeiro momento, Humana a longo prazo). O próprio Pondé entende que seu esforço é em vão - ele não vai mudar o curso das coisas - pelo menos, pode se divertir um pouco tirando sarro e apreciando o que a vida ainda nos oferece: beleza, silêncio, mistério, reverência...

Li o livro em doses homeopáticas, um ou dois aforismos por vez, e foi bem tranquilo. Recomendo - e também recomendo tratamento psicológico, são tempos difíceis.

Vanessa 08/01/2023

O diário de um frustrado
Acho que o livro é uma autobiografia disfarçada (contém ironia). Diante de tudo que eu li, Ponde demonstrou ser uma pessoa muito ressentida e com a necessidade de transferir toda a sua frustração nos outros. Sua interpretação da filosofia é amargurada e a leitura deste livro, pra mim, foi uma tristeza só. Um livro que nao acrescentou em nada na minha vida. É o segundo (talvez o último) livro que leio dele e sempre tenho essa sensação de estar lendo o diário de um frustrado.

Arthur Bernard 23/12/2022

Leve e útil
São capítulos leves e li todos os dias pela manhã. Ajuda a acordar (rsrs) e ainda a refletir sobre a vida e entender o motivo de estarmos cercados de gente tão complicado que as vezes achamos que os vilões somos nós.

Julyana 20/09/2022

Legal
É um Livro de opinião, como quase tudo que o Pondé diz.

A opinião dele pode não te agradar mas é possível respeita-la. Nem sempre concordo com ele mas ai da sim aprecio algumas coisas

Erick 07/04/2021

A Era do Ressentimento
Através de ensaios curtos sobre diversos temas inerentes ao comportamento humano, Pondé busca caracterizar a geração atual e alguns de seus problemas, sempre convergindo à idéia do ressentimento.

Ao somar todos os textos construímos uma noção, uma fotografia, que captura certos aspectos de uma sociedade cada vez mais obcecada por direitos, o que na maioria das vezes e para a maior parte das pessoas, não pode ser atingido ou conquistado.

Talvez este seja o ponto central defendido pelo autor estabelecendo uma causa ao ressentimento, permitindo uma melhor compreensão de suas consequências.

RSFAY 23/02/2021

A era dos milênios
Livro muito bom, mas eu entendo que muita gente vai se ofender ao ler, justamente porque o livro é uma critica aos milênios(os quais o autor chama de "idiotas do bem"), conhecidos por se ofenderem facilmente. Em alguns trechos também me senti alfinetado e serviu para reflexão.

Em uma série de textos curtos Pondé critica o homem contemporaneo por ser o mais covarde a pisar na terra, por culpar os outros ao invés de assumir a sua própria vida e diz que não envelhecemos mais, apodrecemos(porque a maturidade está fora de moda). A vida contemporanea, segundo ele, é simples porque é pequena, a vida social varia entre balada e depressão, com a necessidade de mostrar constantemente nas redes sociais a felicidade, quando na realidade não se é feliz.

Recomendo muito o livro para quem sabe absorver uma critica e usá-la construtivamente, não espere palavras doces e "pelas beiradas" como as de Cortella, o Pondé é acido e cutuca a ferida onde dói.

Mimiyazawa 30/12/2020

Leitura urgente
Bem mais ácido que nos seus vídeos do YouTube, nesta obra Pondé crítica a forma que o mundo moderno está lidando com a morte, dores e fracassos da vida, culpando os outros e sendo ressentido.

Assim como ele fala no começo do livro, que foi escrito em formas de ondas que batem na praia e moldam o rosto na areia, e com isso entendi que o livro seria mais voltado aos seus devaneios, e sem lógica definida, com várias temáticas.

Mesmo ele citando algumas vezes pesquisas e outros autores, Pondé não se aprofunda nas questões como se o propósito da obra fosse um estudo comportamental como já disse anteriormente.

Não pude deixar de lembrar da obra "admirável mundo novo" de Aldous Huxley, quando eles tomam "Soma" , que atua reduzindo a ansiedade, estresse e outros sentimentos negativos dos personagens, deixando-os em estado de relaxamento e alegria. E parece que a sociedade está caminhando para isso, para um futuro onde as pessoas devem estar felizes o tempo todo, e caso não estejam, é somente tomar "Soma" que tudo passa.

Pondé fala: "Uma de nossas tragédias está no fato de que quase sempre é o fracasso que torna a vida real.?

Paulo Niedner 13/12/2020

Doses Diárias de Questionamentos
Os aforismos escritos por Luis Felipe Pondé trazem questionamentos importantes acerca do ressentinento dos indivíduos numa sociedade onde o senso de reponsabilidade fenece e o desejo por direitos e garantias tende apenas a aumentar.

Rebeca 09/10/2020

O livro é bem escrito e o autor com certeza tem coisas interessantes a dizer, mas discordo de pelo menos metade do que o autor fala! Em diversas partes, é como ler a mente de um velho rabugento

Mr. Jonas 05/07/2020

A era do ressentimento
A era do ressentimento é outra grande obra prima de Luiz Felipe Pondé. É um livro que traduz o cotidiano atual de nossa abrupta e ridícula sociedade, de pessoas que vivem mergulhadas num total despreparo e desprezo ao que realmente significa ser e ter. Pondé resume com muita propriedade todo mimimi e blá-blá-blá que tomou conta da humanidade.

Renatinha 23/06/2020

Concordo em partes, discordo em outras, mas é um bom livro, principalmente por nos fazer pensar.

Dani Arruda 24/10/2019

"O ressentimento faz de nós incapazes de ver algo simples: o universo é indiferente aos nossos desejos. Está foi uma das frases que mais gostei diante várias que tem neste livro. Darei ???? e não 5 por um único motivo: deveria ter sido mais agressivo nas considerações e explorado mais cada tema. O livro é muito rico em reflexões extremamente necessárias para o nosso momento da era contemporânea. Filosofia Política pra mim é essencial para quem deseja compreender que sim, sempre, haverá pessoas melhores do que você, entretanto, isso não significa que você não possui valor. Parece Psicologia, mas vai muito além. Recomendo muito!
Douglas 19/09/2020minha estante
Ótima resenha, Dani