A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

Fernanda309 20/01/2024

Comentários sobre A escola do bem e do mal
Li pela primeira vez em 2018, às vésperas da Bienal SP, instigada pela vinda do autor ao Brasil.
Reli há algumas semanas após ter assistido o filme pela enésima vez, e posso dizer que aproveitei mais a releitura.
Escrever releituras não é fácil, e admiro o Soman por querer - e conseguir - inovar nesse sentido. Embora a jornada das protagonistas não seja retelling, o pano de fundo se alimentar dos contos de fadas nas suas versões originais é bem interessante. Gosto da maneira intricada como ele escreve, como os personagens são complexos e as aparências enganam a qualquer momento. Pensando no público-alvo, sempre gostei sobre como o autor trata o bem e o mal dentro de cada um de nós, com muita verdade e sinceridade.
A primeira vez que li me deixou a impressão de ser bem parecido com Harry Potter, em termos de escola, competição, casa e assim por diante. Relendo - e tendo lido até o quarto volume no momento - não tenho mais essa impressão, e aproveitei mais a riqueza de detalhes do mundo que Chainani construiu. É uma das séries mais ricas em fantasia de infanto-juvenil que já li, e fico sempre satisfeita de terminar uma leitura e saber que daqui a algum tempo vou querer ler de novo.
Ansiosa para reler os próximos e finalizar a série.

Liv.b3e 19/01/2024

Uma boa surpresa
Foi uma boa leitura, apesar do começo ser meio parado e os capítulos longos não ajudarem muito na leitura e o fato de eu ter uma relação de amor e ódio com todos os personagens a história e o universo estabelecido são muito interessante apesar do plot do diretor ser MUITO apressado e não ter quase nenhuma pista mas eu até consigo relevar pelo fato de ser uma boa história.

lets.10 16/01/2024

Além de acompanhar a história de Sophie e Agatha, esse livro me fez refletir bastante sobre o bem e o mal...
Gostei da maioria das reviravoltas e da ideia em si, mas alguns pontos importantes ficaram confusos e outros poderiam ter sido melhores
Enfim, imaginei algo diferente, mas recomendo sim a leitura e tô curiosa pra saber o resto

Fah 15/01/2024

Traumatizada
Tinha tudo pra ser muito bom?
Mas daí pegaram o tudo e jogaram no lixo.
Filhos de personagens famosos dos contos, pra mim já me entrega um roteiro muuuito incrível de ler, mas algumas coisas eram bem "idiotas" e faceis de serem adivinhadas. Perdão a quem gostou pq pelo que eu soube marcou uma geração, e me marcou tmb, estou cheia de traumas agr. Demorei meses pra terminar de ler e nem irei ler as continuações. Queria mt ter gostado dele ?

Brubs_Ono 15/01/2024

Empolgante
Quando li eu lembro que fiquei muito conectada com a historia e muito apaixonada!
Adorei a inversão das personagens.

anna 15/01/2024

Historia ruim. Personagens insuportáveis. Escrita péssima. Enredo tenebroso.

se eu puder dar uma dica pra todos vocês, não gastem o precioso tempo de vocês com essa bomba, comecei um livro extremamente confusa achando que tinha pulado livro pois simplesmente não tem introdução.

tremenda decepção, só não abandonei por causa da #MLV2024.

euaninh.a 15/01/2024

Esse livro é incrível, universo apaixonante, envolvente e encantador. As tantas cenas ensinam tantas coisas e valores preciosos que um livro baseado em história infantis dá uma lição no adulto mais maduro! Leitura super recomendada??

muzardo 14/01/2024

Te odeio sophie
Cada vez q essa fubanga fazia merda p agatha, eu sentia vontade de morder e rasgar o livro (n foram poucas

@Mihleituras 11/01/2024

Esse livro me surpreendeu muito, uma história que te prende do começo ao fim. O universo é bem construído, e os personagens são maravilhosos. A Sophie é um pouco chata as vezes. Kkk

loumyb 10/01/2024

NÃO considerem o filme.
Ganhei o volume um de aniversário em 2021. quando comecei a ler, fiquei encantada pelos acontecimentos e consumi o livro em poucos dias. muito juvenil, típico de pré-adolescente ingressando no mundo da leitura, mas eu gostei!
não sei o que a netflix fez com o filme, mas eu GARANTO que o livro é pouquíssimo parecido. não se deixem enganar por uma adaptação fajuta.

Clara 09/01/2024

PRIMEIRA LEITURA DE 2024
Oficialmente a primeira leitura de 2024 e tenho que comentar sobre.
Não esperava nada desse livro e sinceramente nem sei se vou ler a continuação, mas, nossa, esse livro pegou tanto em mim. A leitura é fluída, os personagens são cativantes e tem atitudes que se encaixam bem no padrão de conto de fadas.
Agatha, minha protegida! Eu amei o desenvolvimento de personagens, como a Agatha aprende a se amar, e se mostra como uma princesa deve ser, corajosa, bondosa, confiante, leal.
Sophie é muito determinada quando decide que quer algo e isso é muito característico de uma vilã além de ser criativa, eloquente e confiante.
E eu adorei como ela quebra os padrões do que é ser uma vilã (tanto a Sophie quando a Agatha) não é porque uma pessoa é fechada ou tem gostos diferentes da maioria que significa que ela é chata ou "do Mal". Assim como uma pessoa que é bonita e gentil na frente de todos, é uma boa pessoa. Amei esse livro, recomendo muito!

-Sophia- 09/01/2024

A escola do bem e do mal
Eu li esse livro a uns dois anos atrás, e mesmo tendo passado tanto tempo, eu ainda recomendo lerem. É um livro bem gostoso de ler, e a história te pega tanto que você não quer parar, quer saber o que vai acontecer em vez disso. Se você tiver vindo por causa do filme (sim, tem um filme), saiba que a história é bem melhor no livro. Enfim, apenas leiam!

Gaby ð¸ 08/01/2024

é simplesmente perfeito, a escrita os personagens, tudo. eu estou morrendo de amores pela Agatha, ela é maravilhosa q odio e a sophie é muito chata misericórdia, enfim o universo é incrível estou encantada. se vc gosta de descendentes ou once upon a time acho que vale a pena ler

Carol *_* 08/01/2024

A insuportável e a sonsa
*#DesafioMLV2024

* Quando assisti o filme gostei bastante que resolvi ler o livro, e esse caso é aqueles raros em que os filmes é melhor.

* É um livro com boa construção do mundo dos contos de fadas, a autora desconstruiu os clichês que estamos acostumados e a fantasia de fato é boa. Talvez se tivesse lido aos quinze anos, ficaria apaixonada.

* Apesar do acerto no mundo fictício, ela teve a proeza de criar duas personagens mais insuportáveis que já li na vida.
Agatha é sonsa, me irritou metade do tempo, besta e porca.
Sophie é insuportável, não tem nenhuma personalidade, todo momento fica naquela loucura de que é boa, chata, chata, chata.
Estou até agora tentando entender qual o papel do Tedros nessa história. Um figurante de luxo.
Nenhum deles é cativante, parecem água de chuchu.
Os personagens secundários são mais interessantes que os principais.
Carol *_* 10/01/2024minha estante
#MLV24