A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

Jú Alves 14/01/2023

Interessante
Ele trás a temática que ninguém é 100% bom ou mal e como nos deixamos enganar por aparências. Tem uma escrita fluída

mirianbezz 10/11/2022minha estante
concordo com tudo oq falou amg

mirianbezz 10/11/2022minha estante
se vc achou esse ruim, nem leia os próximos, pq piora

Rebeca 10/11/2022minha estante
Concordo com tudo, horrível mesmo

Maria 10/11/2022minha estante
E eu só falei as principais tipo O QUE FOI AQUELE FINAL sem sentido total

lily.12022 10/11/2022minha estante
A resenha ficou um pouco longa mas está íncrivel.???

lily.12022 10/11/2022minha estante
Para qual lado é o assento de *incrível ?

Maria 11/11/2022minha estante
Se pudesse eu ainda falaria mais tem tantas coisas péssimas nesse livro que misericórdia

jerssica 06/12/2022minha estante
Mas o livro nao diz que a menina tem doze. Diz que eram escolhidas com mais de doze porque nao podiam mais se disfarçar de crianças . Logo nao diz que idade exata tinham .

Psychobooks 21/07/2014

- Releitura de conto de fadas, gentes!

Recebi o livro "A escola do bem e do mal" em uma prova antecipada para leitura! Estava superanimada com o enredo, pois a premissa prometia! Vou contar para vocês.

O livro conta a história de duas amigas, Agatha e Sophie. As duas vivem em uma vila no meio de uma floresta chamada Gavaldon. A cada 4 anos, 2 crianças acima de 12 anos some da vila. Ninguém sabe quem as leva, mas todos sabem para onde elas vão parar: em contos de fadas!
Com inúmeras pistas coletadas durante os anos e os recorrentes sequestros, os habitantes do povoado sabem que há uma "Escola do Bem e do Mal", onde crianças são treinadas para virarem ou vilãos ou mocinhos. Esse ano as duas mais cotadas para o sequestro são Sophie, uma linda garota, superfútil e preocupada com a aparência e Agatha, uma garota que vive no cemitério e é feia e não dada a amizades.

As duas têm uma amizade incomum e quando são levadas para a escola, são surpreendidas pelo curso escolhido para cada uma delas.

Aí está o enredo, gente e sério: é de chorar ajoelhada de amor! O potencial da criação do ator e as possibilidades de inserção nesse novo mundo eram infinitas!

Mas bora para:

- Narrativa e desenrolar da história

A narrativa é em primeira pessoa, pelas visões de Sophie e Agatha. Desde o início já é possível perceber quais são as intenções do autor e no que ele pensou para os cursos na Escola do bem e do mal, mas mesmo assim ele é criativo ao nos surpreender.
O livro é dividido em antes e depois do "sequestro" e como cada uma das meninas enfrenta essa nova realidade. Como ficam separadas a maior parte do tempo, o autor escolheu mostrar o dia a dia de cada uma e construir a personalidade delas em separado. Uma é mais focada em si, a outra se preocupa apenas com o bem da amiga.
O legal da história é a metalinguagem. Um livro onde um livro é escrito. Personagens que se tornam personagens. É muito legal acompanhar essa história dentro da história e onde uma leva a outra.

- Mas nem tudo são rosas no reino da Escola do Bem e do Mal...

Tive sérios problemas com a fluência da história e apesar de gostar do enredo, me vi em inúmeros momentos entediada com a escrita de Soman. Foi comum perceber os personagens perdidos, correndo na história sem muito objetivo, tendo conversas que não acrescentavam nada à história ou vendo cenas com um desenrolar que fazia o personagem chegar a uma conclusão já percebida anteriormente.

Essa necessidade absurda de Soman de reforçar por meio de duas ou três cenas o que o leitor já havia concluído com o uso apenas de uma, foi bem cansativo.

O livro tem apenas 350 páginas, mas por conta da escrita truncada a leitura se estende a perder de vista. Achei também as cenas de ação um pouco confusas; tive que retomar a leitura em algumas delas para entender aonde o autor estava me levando.

- Personagens

A construção das protagonistas é boa, mas os personagens coadjuvantes deixam a desejar, não ajudando muito o plano de fundo do enredo.
Agatha e Sophie são bem-construídas e apelativas para o leitor, mas a transferência para nelas. A forma como o autor construiu certos personagnes me fez duvidar das regras de seu próprio mundo - onde o bem e o mal são superbem-delimitados.

- Vale a pena, Alba

Apesar dos pontos apontados, a leitura é boa. O grande problema para mim foi ler um livro que sabia ter potencial para ser um 5 estrelas. Em muitos momentos tive vontade de chamar Soman de canto e convencê-lo a reescrever sua história tirando, no mínimo, 100 páginas. Me pareceu que não houve uma linha de criação e segmento congruente na narrativa. O autor apenas escreveu dando voz à sua imaginação do momento o que, por vezes, não era a escolha mais assertiva.

'"Só uma voltinha". Agatha passoou por ela com um passo arrastado. "Mas se você disser algo arrogante ou fútil, eu vou mandar o Reaper segui-la até em casa."
Sophie saiu correndo atrás dela. "Mas assim eu não vou poder falar nada!"'
Página 15
Fernanda 17/08/2014minha estante
Estou lendo o livro e confesso que não da pra ler rapidão, porque as cenas de ação são super confusas, as vezes preciso retomar no começo do parágrafo para entender bem o que está acontecendo. Diversas vezes não consegui montar a cena na minha cabeça =(

Vicky Kopp 08/01/2015minha estante
Achei também que a cena em que a Agatha é empurrada do teatro deixou a desejar, e concordo plenamente com você...

Julia 13/03/2015minha estante
Ainda estou no começo e penso seriamente em abandonar! Faltam detalhes em algumas cenas e em outras têm até demais :/

Carol *_* 08/01/2024

A insuportável e a sonsa
*#DesafioMLV2024

* Quando assisti o filme gostei bastante que resolvi ler o livro, e esse caso é aqueles raros em que os filmes é melhor.

* É um livro com boa construção do mundo dos contos de fadas, a autora desconstruiu os clichês que estamos acostumados e a fantasia de fato é boa. Talvez se tivesse lido aos quinze anos, ficaria apaixonada.

* Apesar do acerto no mundo fictício, ela teve a proeza de criar duas personagens mais insuportáveis que já li na vida.
Agatha é sonsa, me irritou metade do tempo, besta e porca.
Sophie é insuportável, não tem nenhuma personalidade, todo momento fica naquela loucura de que é boa, chata, chata, chata.
Estou até agora tentando entender qual o papel do Tedros nessa história. Um figurante de luxo.
Nenhum deles é cativante, parecem água de chuchu.
Os personagens secundários são mais interessantes que os principais.
Carol *_* 10/01/2024minha estante
#MLV24

mareghafa 31/01/2022

e assim estava escrito.
estava enrolando para ler esse livro já faziam dois anos, finalmente tomei vergonha na cara.

no início eu já consegui notar que a agatha seria a minha preferida e que a sophie só iria me fazer passar raiva, mas não achei que duraria literalmente o livro inteiro. já era mais que óbvio o rumo que a história iria tomar, principalmente porque a sophie era uma egoísta que só queria saber do próprio bem e não ligava para o que a agatha pensava ou queria. sim, a agatha também pensava assim, porém ela queria a vida das duas de volta, do jeito que era antes, com as duas a salvo e passando por todos os problemas juntas; tudo que interessava a sophie era seu príncipe, ser uma princesa, ter seu final feliz e a agatha que se lascasse e apodrecesse no mal.

quando chegou em 70% ficou extremamente interessante porque o circo começou a pegar fogo e eu amei. ver a sophie como quem ela estava ?destinada? a ser foi bom demais. o final então. uau. eu não conseguia nem piscar direito com tanta tensão.
uma coisa que eu notei muito, mas muito mesmo nos estudantes e professores do bem e do mal são suas visões estereotipadas e preconceituosas, super clássico para personagens que são, bom, do bem e do mal.

estou extremamente ansiosa para ver o que a netflix fez com a adaptação, já sei que as atrizes principais são incríveis, já acompanhei outros trabalhos da sofia, atriz da agatha, e não vejo a hora de ve-la em ação.

bia monteiro 21/11/2022

"Você não é do mal, Sophie, você é humana."
Achei bem bom, apesar dos apesares. O autor passa mensagens bem legais de um jeito leve e divertido, mas ao mesmo tempo passa uma mensagem nada legal.

A história em si tem muito potencial, achei muito boa e criativa, o autor soube como fazer o leitor ficar curioso e já querer embarcar no próximo livro.

Sobre os personagens nem todos são bons e bem explorados, mas da Agatha eu gostei bastante. Apesar de gostar do enemies dela com Tedros eles dois não fazem muito sentido pra mim, o que faz sentido é Agatha gostar da Sophie, foi o que o livro pareceu querer insinuar, mas no final não era isso.

A sophie tipo??? Ela é péssima, no final ficou pior, ai do nada no finalzinho ela fica boa?? Mas apesar dos furos no final achei fofo a amizade delas duas kkkkkkkkkkk.

As mensagens que Soman quer passar na teoria são legais, mas ele dá um lacre muito errado quando reforça o padrão estético, no final do livro vocês vão ver como ficou ridículo isso.

Gostei bastante da história e fiquei curiosa para saber e entender mais o universo, mas muitos pontos me fazem não querer ler os próximos livros. Só li esse pq tava de graça no kindle, se o livro 2 ficar também eu leio kkkkkkkkkk.
Emilly 21/11/2022minha estante
CONCORDO COM TUDO

EJ 05/06/2021

No começo achei a narração um pouco chata e tediosa, mas depois a história começou a me conquistar. Passei de ódio pra amor e amor pro ódio com uns personagens e outros eu queria proteger ?????

Podemos falar da série de acontecimento no final? senti que o autor só jogou tudo de uma vez, então foi um leve choque????
melzinha 10/06/2021minha estante
MDS SIM

EJ 10/06/2021minha estante
O final foi uma loucura né KKKK

Luana.rali 22/04/2024

"Os vilões são os mais próximos de nós?
Mini resumo:
Agatha e Sophie são duas meninas com personalidades opostas; uma é solitária e chamada de bruxa, a outra extrovertida e chamada de princesa. No vilarejo de Galvadon, uma vez a cada quatro anos, duas crianças são sequestradas e levadas para uma escola onde uma delas aprenderá a ser um vilão e o outro a ser um príncipe ou princesa, cavalheiro ou herói.
Sophie tem um forte desejo de deixar a vida normal que ela tinha em Galvadon e deseja ser a próxima criança a ser levada para a escola do bem e do mal. Agatha, sua melhor amiga, não acredita nos contos de fadas.
Na noite em questão, Sophie espera o diretor da escola a buscar em sua janela, esperando ser a escolhida para ingressar na escola. Agatha, temendo pela segurança da amiga, vai encontrá-la, e quando a vê sendo levada, se agarra a sombra misteriosa para impedi-la e acaba indo junta. Assim, as duas se dirigem para as respectivas escolas, só que diferente do que se imaginava, Sophie, bonita como uma princesa, é colocada na escola do mal, e Ágatha, com aparência de uma bruxa, vai para a do bem.

O que achei:
Bom, gostei. O final não foi do meu agrado, mas o enredo em si é bom. Uma coisa que eu não compreendi muito ao longo da trama foi o fato de todo mundo dizer que a Agatha é feia, afinal, vendo ela na capa do livro, achei bem bonita. O Tedros é até agora um dos pares românticos que menos me agradou dos livros que eu li. A Sophie é horrível, péssima, manipuladora, e eu odiei ela. A Agatha seria tão melhor se parasse de achar que a amiga está sempre certa e ela errada.

Faixa etária: +12

-Em Busca da Glória
-O Cristal do Tempo
-O Único e Verdadeiro Rei

Quotes:
"Os vilões são os mais próximos de nós.
Vilões sobre o manto de melhores amigos.?-293

?Durante todos aqueles anos, havia acreditado ser o que correspondia a sua aparência. Uma bruxa de coração escuro.
Nos corredores, porém, ela acreditara em algo diferente. Por um instante, havia libertado seu coração e deixou a luz entrar.
Delicadamente, Agatha tocou seu rosto no espelho, radiante por dentro.
Um rosto que ninguém reconhecia por estar tão feliz.
Eu sempre fui linda.
Agatha caiu em prantos, em um choro purificador, sem jamais papar de sorrir.? -271

"Deixem-me entender direito", a voz de Agatha os interrompeu, "As fadas e os lobos estão mortos, os professores estão enfeitiçados, metade da escola está em ruínas, há uma assassina a solta... e vocês querem fazer um baile?"-317

?"Não sou uma princesa!" repreendeu, arrumando sua gola.
"Se você esta dizendo", disse o príncipe, olhando para baixo.
Agatha olhou para as próprias pernas cortadas, escorrendo sangue. O sangue foi ficando embaçado...
Tedros sorriu. "um...dois...três..."
Agatha desmaiou nos braços dele.
"Decididamente uma princesa", ele disse.?-200

?Pela primeira vez em duzentos anos, o Mal sentia esperança. Tudo isso por causa de uma garota.? -186

?A única coisa que o Mal jamais poderá ter? e que o Bem jamais poderá viver sem.? -126

?Enquanto os Sempre sonhavam com amor e felicidade, os Nunca buscava um mundo de solidão e poder.? -75

?A tentação é o caminho para o mal.? -72

??Isso não é verdade, Tedros! Nenhuma princesa arriscaria a própria vida! Nem mesmo o seu mais verdadeiro amor??
O rosto de Tedros brilhava de tão enrubescido. ?Então por que ela o fez??
Sophie seguiu os olhos do príncipe para Agatha, toda marcada de queimaduras.?-241

Lore 12/08/2020

A escola do bem e do mau
Difícil de imaginar, não entendi muito bem, surpreendente é intrigante, estou lendo o 2

Doni dom 22/01/2023

Recomendo
Esse livro é muito bom ,tem algumas coisas que lembram Harry Potter mas as duas obras tem suas diferenças .a Sophie é muito chata, também gostei do filme mas acho q a Netflix devia ter feito uma série porque muita coisa interessante ficou de fora

Isadora 21/02/2023

Pior livro do ano, até o momento
Finalmente terminei esse livro, não aguentava mais. A leitura não flui e querem colocar muita história em poucas páginas, penso em ler o próximo apenas para entender o que vai acontecer.

Bom, a história é sobre duas amigas: Sophie e Agatha que vivem em uma cidade chamada Gavaldon que tem uma lenda de todo ano sumirem duas crianças e serem levadas para a Escola do Bem e do Mal, para aprenderem a participar de um conto de fadas.
A Sophie é uma personagem toda perfeitinha e ama rosa, o perfil perfeito para ir na Escola do Bem e já a Agatha, é oposto da amiga e adora preto, ótima para a Escola do Mal.
Quando elas foram levadas, Sophie acaba indo para a Escola do Mal e Agatha para a do Bem e ambas acham que é um engano. O livro se passa todo mostrando a vida delas nas escolas e Agatha tentando convencer a Sophie para acharem formas de ir embora.

Eu achei esse final muito ruim, pois queriam criar algo para ter impacto mas acabou ficando muito bobo. A história poderia ter sido bem desenvolvida, mas tivemos muitas enrolações. Fiquei chateada, pois esperava bastante dele! ?

judrsch 24/07/2022

uma princesa e uma bruxa amigas
ok eu gostei do livro e sim, muita coisa é de se esperar que fosse acontecer, mas ao mesmo tempo acontecem de formas inusitadas e com muitas reviravoltas.
sophie e agatha = gay muito gay amo. mas eu gostei dela com o tedros também...... enfim, esperando pra ler o próximo

capê 03/10/2022

e se ever after e monster high fossem uma escola só??
não é a primeira, nem vai ser a última história a querer se aprofundar na área cinzenta entre o bem e o mal. mas essa aqui, com certeza, é uma das que consegue fazer isso da melhor maneira. a forma que o autor brinca com os estremos é tão boa que da raiva kkkk e você sabe que a fantasia é elite quando sente a história pegar na sua mão e te levar pra dentro desse universo...

sim, o plot é previsível. mas você fica pelo conforto que é esse ambiente, as relações interessantes, e até pelos personagens mais odiosos... VOCÊ FICA QUERENDO VER A AGATHA VENCER NA VIDA PQ ELA MERECE!!

eu tenho uma tendência a ser mais crítica com a escrita e as descrições de um livro, quando o autor é homem, pq é muito clara a diferença entre uma mulher descrita por uma mulher e quando ela é descrita a por um homem, mais verossimilmente falando, por causa do male gaze. mas felizmente gosto muito de como as duas protagonistas femininas foram retratadas, na relação delas duas juntas e com as outras pessoas. em alguns momentos me peguei prendendo a respiração pq a cena era uma oportunidade muito boa do autor fazer merda mas eu me surpreendia com ele fazendo o que seria certo kkkk

minha crítica é que em alguns momentos o autor pecou sim, na descrição das outras personagens. ele sentiu a necessidade de falar que a mulher é peituda e ta dando aula de como seduzir, que a princesa perdeu a calcinha, e fez body shaming com personagens de corpos gordos, como se fosse importante pra história sabe... e eu acho isso uma coisa negativa, não só pela sexualizaçao desnecessária em uma história infantojuvenil, mas também pq me tira desse mundo e me trás de volta pra vida real sabe, você lê uma fantasia como escapismo, aí vem uma descrição dessas e tira o clima mágico da história... talvez isso até passe despercebido, e muitos não se encomodem pq são cenas rápidas e seja só eu que fui chata mesmo pq parei pra prestar atenção na escrita kkk mas eu acho importante falar.

enfim, mesmo com essas coisas negativas, é sim uma história muito legal e o final é melhor ainda!! to muito ansiosa pra saber o que vem a seguir...

Lilyan Sotnas 31/07/2021

5 motivos para ler "A Escola do Bem e do Mal" do autor Soman Chainani. Um livro que li recentemente e que foi desafiador.
MOTIVOS:

1° - Um livro do gênero de fantasia com uma pegada dos contos de fadas. Não sei vocês, mas eu cresci assistindo os contos de fadas da Disney. Toda aquela história de princesas, príncipes, magia, um amor verdadeiro, vilões malvados para derrotar e um final felizes para sempre? A de ADORO! Se você gosta, esse é um dos motivos! Na Escola do Bem e do Mal são treinados os vilões e os heróis das histórias dos contos de fadas. Todos os personagens que conhecemos passaram por lá e se especializaram em bondade ou em vilania. Cinderela ou Malévola passaram por essa escola antes de terem seus próprios contos de fadas. Dessa vez, acompanhamos o início do conto de Agatha e Sophie. Duas amigas com os destinos escritos pelo Storian, um artefato mágico responsável por todas as histórias dos contos de fadas. O que elas não esperavam era que em seu conto elas seriam treinadas para ser a destruição uma da outra.

2° - As aparências enganam. As personagens Agatha e Sophie são o completo oposto uma da outra. Sophie tem tudo o que se espera de uma princesa: cabelos loiros e longos como a Rapunzel, linda e encantadora. Já Agatha tem jeito sombrio, antissocial, excluída e tachada como bruxa antes mesmo que abrisse sua boca. Todos já esperavam que Sophie iria para a Escola do Bem e que Agatha estudaria na Escola do Mal. Mas não é isso o que acontece. E a questão que fica é: o destino ou o Storian errou ao designar os papéis de cada uma? A linha entre o bem e o mal nunca foi tão tênue.

3° - O CORAÇÃO DISPARA, TROPEÇA, QUASE PARA. É impossível não ter uma surpresa no livro. Os plots twist cuidam para que a leitura não fique monótona.

4° - Você é fã da Rainha Vermelha de Victoria Aveyard? Se sim, você sabia que os dois autores se juntaram e criaram um livro em quadrinhos independentes com ambos os universos juntos? É incrível!

5° - Terá adaptação na Netflix! É previsto para o ano 2022! Eu já quero assistir!!

Recomendo muitooooo! Leiam e podem vim surtar aqui comigo!