Educar Sem Violencia

Educar Sem Violencia Ligia Moreiras Sena...

Resenhas - Educar Sem Violencia

Everton Vidal 31/03/2021

Li por indicação de uma amiga professora e aprendi muito! Compartilho algumas das ideias:

Entender as fases de desenvolvimento de cada criança para obter as ferramentas adequadas na hora de educar. Estabelecer vínculos sem violência e dialogar sem moderação.

Economizar no não e focar no sim. Oferecer opções. Dar explicações e não repreensão. Corrigir adequadamente usando a relação erro-consequência (e não “erro-punição”). Elogiar comportamentos. Reconhecer o esforço emocional da criança.

Reconhecer (em mim) os tipos de agressividade parental, sinais de descontrole e controlar instintos agressivos, educar e resolver conflitos positivamente.

Estou colocando em prática todo o aprendido, não é fácil, mas vale a pena.
Mayara945 31/03/2021minha estante
Gostei muito das premissas desse livro. Não conhecia mas, como mãe, me interessei muito

Everton Vidal 01/04/2021minha estante
Que legal May. Estou buscando mais livros sobre o tema.

Fer 07/08/2020

Essencial
Apesar de curto, o livro aborda de forma clara e direta como educar os filhos sem a violência física e emocional. Aborda as necessidades da criança em cada etapa de desenvolvimento e o que esperar dela e como se antecipar aos conflitos que podem surgir. Como substituir as palmadas por uma conexão íntima, bom diálogo e exemplos que damos com a nossa forma de agir. Como fugir dos julgamentos alheios...

Nando Borges 20/11/2020

Para todos os pais
Um livro que me fez chorar várias vezes por ir tão fundo em assuntos tão delicados. Livro curtinho, sem enrolação e que vai direto ao ponto. Excelente!

mauriloamml 05/11/2020

Abordagem bem direta sobre a educação de crianças. O conceito de maturidade emocional é importante, principalmente para lidar com as primeiras birras. Livro importante para pais e educadores.

denis 10/08/2018

Fácil ler, não tão fácil fazer
Que livro bom de ler! Leitura objetiva, sem rodeios, sem firulas e principalmente muito importante. Gostaria que fosse tão fácil fazer como ler. É um desafio, mas entendo que necessário. As autoras mostram de forma prática como desenvolver uma educação não violenta, como somos repetidores da educação que recebemos e que precisamos rever essa parte que inclui a violência. O livro não julga, trata a questão com muita humanidade e é muito, mas muito didático.

Jorgeana 15/08/2018

Todos os pais deveriam ler.
Esse livro foi um achado. Sou mãe de primeira viagem e em minha criação ainda tive alguns episódios de violência. Com a leitura desse livro consegui entender que em muitos casos os pais estão apenas repetindo algo que vivenciaram e que não tiveram condições de "Quebrar o Ciclo". Livro é de fácil leitura, didático e com fundamentos teóricos em relação aos comportamento que adquirimos ao longo de nossa vida. Explica os motivos de alguns pais acharem que bater nos filhos é a solução. Me fez refletir e reforçar a ideia que eu já tinha, de que não quero criar a minha filha com violência, mas sim com amor. E que isso não significa que vou deixar ela fazer o que quiser sem consequências,mas sim, que vou tentar mostrar a ela com carinho e amor. E que tudo que fazemos nesta vida tem consequências e que é necessário aprender a lidar com elas, sejam positivas ou não. Gostei muito do livro. Recomendo a quem estiver precisando de uma luz em relação a educação dos filhos(as).

Karla Samira @pacoteliterario 04/06/2019

Excelente recomendação
Soube desse livro através da indicação de uma mãe em um grupo de disciplina positiva.

Ela propõe o foco na parte positiva, no encorajamento, em dar opções de soluções ao invés de apontar defeitos, criticar e, com relação à criação de filhos, censura gritos, palmadas e qualquer outra forma de comunicação violenta.

O livro é escrito nessa perspectiva e, através da abordagem da disciplina positiva, tece outro olhar para pais e educadores que desejam uma nova forma de agir para ter um resultado diferente, uma outra resposta por parte da criança.

As autoras iniciam o livro com explicações de como funciona o cérebro do bebê e da criança. O que achei mais importante foi saber que, até os dois anos de idade, eles não discernem tão bem o significado da palavra "não". Esclarecem que, para conseguir algo do filho, os pais agridem de forma ampla: exigem, gritam, forçam, ameaçam e até batem na criança.

Achei muito interessante compreender e aprender o que essa atitude causa no cérebro e na mente infantis, são marcas que jamais serão apagadas e farão parte da vida da pessoa para sempre. As consequências desse tipo de atitude para com a criança vão desde a insegurança e a ansiedade até transtornos mentais graves, como a depressão e a falta de autoestima.

Ao contrário do que se pode imaginar, não é um livro cansativo, tendo em vista os vários exemplos com os quais os pais se identificam no dia a dia dos filhos. Além disso, a linguagem utilizada é simples e compreensível e a escrita é bastante fluida e gostosa de ler.

As autoras mostram que a cooperação entre pais e filhos é fundamental para uma relação saudável. Os pais têm a missão de orientar, demonstrar, dar bons exemplos, influenciar e, assim, fortalecer a dignidade da criança e criar com ela uma relação de respeito.

Recomendo a grávidas, mães, pais, professores e a todos os que de alguma maneira lidam com crianças. A responsabilidade de melhorar o mundo está nas nossas mãos e, a meu ver, está diretamente ligada à forma como nos comportamos com relação às crianças, que são o nosso futuro.

Resenha completa no blog.

site: http://www.pacoteliterario.com.br/2019/05/resenha-educar-sem-violencia.html

Lyssampaio 06/01/2019

Educar sem violência
É um livro bom para começar! É leve, organizado e tem ritmo. As autoras conseguem em poucas páginas abordar desde o problema da violência contra a criança até as ferramentas que podem ajudar com muita eficiência a romper o ciclo. Eu sugeriria ao leitor dois livros em complemento: "Comunicação Não Violenta" (principalmente quando ele aborda a parte de reforço do comportamento positivo) e "O Cérebro da Criança" (principalmente quando aborda as birras e as razões do nosso comportamento violento).

Welington 26/08/2020

Bem, um livro com um tema interessante e pertinente. Achei o livro meio vago, um pouco superficial, mas é possível tirar algo para se aplicar na vida.

Ariana Pereira 04/09/2020

Necessário
Quebrar o ciclo de violência a que fomos submetidos na infância é essencial para educar os pequenos. O livro é um passo a passo pra romper com a lógica "apanhei, mas sobrevivi". Leitura fácil, li em uma sentada! Uma leitura necessária a quem cria pequenos seres humanos!

Jacque 12/03/2021

Criar adultos seguros não é uma tarefa fácil
A maternidade merece muitas horas de dedicação para aprender, não dá para acreditar que é instintivo por que não é. A disciplina positiva ensinada de forma clara e óbvia nesse livro nos dá a chance de um maternar sem palmadas como métodos educativos.

Tratar uma criança como um ser humano, que está aprendendo a lidar com suas emoções, e ainda mais com o mundo ao seu redor é nossa obrigação como pais, precisamos quebrar os ciclos de violência contra criança, quebrar o ciclo de que palmadas e gritos, educam, pois, já sabemos, por nossas experiências adultas ou experiências de pessoas próximas o trauma que pode acompanhar as crianças, recebendo esse tipo de criação.

Desde aceitar violência doméstica, como criar o próprio abusador, tudo isso vem de como voce foi educado na primeira infância. Esse é um assunto urgente para os pais das próximas gerações e até das pessoas que convivem com crianças.

Quebrem o ciclo!

Gabriella.Anderson 29/04/2021

Excelente
Este livro deveria ser obrigatório a partir do momento em que alguém se descobre mãe/pai.
Disciplina positiva, criação com respeito e gentileza, usar mais o sim ao invés do não...
Coisas que podem ajudar a criarmos uma nova geração de pessoas que digam não a violência física e verbal.
Leiam e releiam.

Retalhos e Prefácios 23/12/2022

O livro que todo pai e mãe deveria ler
Durante muito tempo normalizou-se "educar" a base de palmadas. Minha avó, que foi a rede de apoio principal da minha mãe (que era mãe solo), praticava a disciplina positiva, sendo completamente contra a palmadas e castigos, e tudo isso de forma bastante instintiva, já que não tinha estudo algum.
Mas sei que esse não era o natural da época e, ainda hoje, é possível encontrarmos muitas e muitas pessoas de gerações passadas que não entendem como é possível educar sem castigar.
Mas isso vem mudando. Já é possível encontrar bastante estudos contra essa norma e, melhor, estudiosos democratizando essas pesquisas nas redes sociais para todos.
Esse livro é um exemplo disso.
Em uma linguagem extremamente acessível e didática, a pauta que todo pai e mãe deveria se aprofundar.
Eu acredito num futuro sem violência na educação das crianças. E ele começa com conscientização!