1876

1876 Gore Vidal

Resenhas - 1876

Wagner 15/09/2019

ADMIRO BONAPARTE.

(...) Por que eu admiro tanto os Bonaparte e detesto estes vigaristas endinheirados? Questão de escala, suponho.
Os Bonaparte queriam glória. Estas figuras só se interessam pelo dinheiro, nada mais (...)

in: 1876. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. pg 112.

guibre 25/01/2011

A obra apresenta um panorama da sociedade norte-americana ao final do século XIX, apresentando-se de forma clara o contraste entre uma elite ridiculamente opulenta e gananciosa e uma massa de excluídos, em meio a uma corrupção extremamente disseminada (em relação a isso, pode-se mencionar, exemplificativamente, a designação atribuída pelo narrador aos lobistas, a de “patrões” dos congressistas).
Apesar do narrador, Schuyler, ser ligado a essa elite e pretender, mediante o apoio ao candidato a presidência Tilden, um cargo que viabilize a resolução de seus problemas financeiros, mostra-se crítico e ponderado nos registros que faz. A primeira parte da obra praticamente se resume a aspectos pessoais da vida de Schuyler e sua filha, especialmente em eventos sociais oferecidos pelos abastados de Nova Iorque.
Gore Vidal, por meio do narrador, faz várias críticas contundentes aos hábitos e posicionamentos dessa elite e dos norte-americanos em geral. No caso daquela fração da sociedade, é mencionada reiteradas vezes o desprezo pela política por parte de seus componentes, resumindo-se as suas pretensões na acumulação interminável de dinheiro, não necessariamente de forma lícita ou ética.
Quando Schuyler se faz presente na cidade de Washington para fazer a cobertura das eleições presidenciais de 1876, o ritmo do texto muda, despertando-me a atenção, pois li esta parte bastante entusiasmado, devido a sucessão de eventos que envolviam o pleito. Nesta parte, a podridão das instituições e dos agentes públicos (inclusive os representantes populares) é bastante perceptível e extremamente abrangente, especialmente em suas relações com as ferrovias. O narrador, mesmo declinando apoio a um dos candidatos, demonstra que a falta de ética é absolutamente disseminada, culminando em uma grande fraude do pleito. Como se nota, o que ocorreu em 2000 tem antecedentes bastante remotos, revelando suscetibilidades da democracia norte-americana.