O Trono das Sombras

O Trono das Sombras Jennifer A. Nielsen

Resenhas - O Trono das Sombras

Paulo Henrique 19/01/2022

Recomende essa série para iniciantes da Fantasia...
O protagonista, desde o primeiro livro, é cativante, astuto, inteligente e sempre com uma resposta na ponta da língua. As relações entre os personagens que essa série desenvolve é muito bem feita e você consegue sentir carinho por cada um daqueles que ajudam Jaron nessa jornada.
O volume final é quase perfeito, embora com 5 estrelas, não posso favorita-lo porque a autora decidiu voltar atrás em algumas decisões que tinha dado um peso importante para a história e que depois de anular elas, não pareceu tão sério e pesado quanto antes, embora tenha servido a um propósito.
Tinha medo da autora acabar fazendo as coisas acontecerem fácil demais para Jaron, ja que o livro é curto, mas pelo contrário, é tudo penoso, e mesmo com a genialidade de Jaron, ele precisou contar com uma parcela de sorte e ajudas improváveis.
Eu vou levar essa série no coração e sempre que alguém me disser que está procurando recomendações para começar a ler fantasia, não tenho duvidas que é essa história que vou recomendar.

Lilyan Sotnas 16/04/2020

Uma fantasia surpreendentemente maravilhosa em sua perfeição!
Uma das melhores trilogias que li nos últimos tempos sobre reinos, políticas, batalhas épicas e revelações de surtar o coração. A cada página o coração disparava e a mente bugava tentando acompanhar as maquinações dos planos suicidas do rei Jaron, nosso antigo Sage. O garoto é genial! Cada plano dele é mais impossível que o outro, mas no fim... Vitória! Os ataques de risadas altas e o de desespero andavam lado a lado no decorrer de toda trilogia.
Amei demais conhecer aquele garoto irritante do Sage nas ruas de Carthya até ser revelado ser o príncipe há muito perdido e voltando ao trono como rei por direito de linhagem. Claro que não foi uma jornada fácil. Desde o primeiro livro vimos o quanto o Sage/Jaron teve que rebolar pra conseguir o trono e permanecer nele. Eu mesma pensei que ele não conseguiria. Mas o livro é cheio de surpresas. Adoro essas surpresas nos livros.

•>Se tenho um crush nesse livro é o Tobias, amigo e regente de Jaron. Não irei escolher o protagonista da história como crush dessa vez porque tenho certeza que eu e o Jaron brigariamos 100% do tempo. Aprecio ele e com certeza é um dos melhores personagens que já tive o prazer de ler, mas crush? Kkkkkk... não mesmo.

•>O último livro dessa trilogia não falhou e nos trouxe um final incrível. Nem mesmo eu imaginava que tudo acabaria daquele jeito. Quem leu minhas resenhas anteriores dos livros da trilogia vão perceber o quanto fui surpreendida com a trama escrita pela Jennifer A. Nielsen. 0 defeitos! ♡

Vou sentir saudades dos personagens... Acho que nunca encontrarei um Jaron tão sagaz. É tão triste terminar uma história. Mas deixo aqui meu amor por toda a trilogia. Vai ter um lugar especial na minha estante. Recomendadíssimo!

Jemilly 18/05/2016

Hora de responder o chamado do Rei
O ultimo livro da Trilogia do Reino não decepcionou. Em O Trono das Sombras a guerra estourou, Carthya está cercada, Jaron tem seus amigos em perigo e um exército menor. Com bastantes reviravoltas, humor e inteligência que marcaram presença nos dois primeiros livros, o ultimo livro da saga também mostra um amadurecimento maior dos personagens, em Jaron já havia ocorrido mudanças significativas, mas tanto Roden como Tobias estão diferentes nesse livro.

"É a sua tempestade, e o futuro de todos nós dependem agora de você. Então quem você é? Sage, o órfão que se preocupa apenas consigo mesmo? Ou o príncipe rebelde e indisciplinado que seu pai mandou embora? A vida testou sua capacidade de resiliência, seu vigor e sua força de vontade, e você passou no teste de maneira que ninguém jamais imaginou ser possível. Mas a tormenta nunca esteve pior, e tanto pode destruí-lo como defini-lo. Depois que tudo lhe foi tirado, você ainda é capaz de ser postar diante de nós como Jaron, o rei ascendente de Carthya?"

Esse livro está mais repleto de batalhas, planos de guerra, o inimigo de Jaron é maior e ele também ser tornou um inimigo muito maior, o que mais gosto, e de que apesar da narrativa se toda do ponto de vista de Jaron, nunca sabe-se realmente o que ele fará a seguir, e acabamos até certo ponto sendo pegos de surpresa com os acontecimentos. Algumas coisas acabam sendo obvias no decorrer do livro, já esperamos que certas coisas aconteçam mais pelos livros anteriores da trilogia, ele sempre tentava estar preparado para tudo, sempre com um plano, e nesse apesar de alguns momentos tensos, a torcida para ele saber o que está fazendo era forte.

"(...) aprendi o grande segredo para vencer uma batalha: faça o outro lado acreditar que você é mais louco do que ele."

Apesar de ter gostado do final, eu ainda não queria que tivesse terminado, não deixa de ser triste quando chega o fim um saga que te conquistou, e essa é uma que te conquista principalmente pelos personagens, confesso que não é uma construção de história completamente surpreendente e sem clichês (as vezes eu até torcia para alguns acontecerem ), é uma fantasia medieval até que um pouco mais leve, bem escrita, que faz você torce e se apegar a leitura, e bem desenvolvida, sem peças soltas. Eu realmente adorei a Trilogia e espero que também gostem. Pois então.. Leiam!!!

"- Ninguém lhe dá respeito nesta vida. Você deve merecê-lo, ganhá-lo e então mantê-lo como sagrado, porque, não importa quanto tenha sido duro alcançá-lo, o respeito poder ser perdido em um instante(...)"

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/05/o-trono-das-sombras-trilogia-do-reino-3.html

Rodrigo 28/10/2014

Mais épico impossível.
O Trono das Sombras é o terceiro e último (choros) volume da aclamada Trilogia do Reino, escrita por Jennifer A. Nielsen.

Depois de enfrentar os piratas Avenianos, Jaron achou que ia ter paz. Ter, ele teve, mas foram poucos dias. O rei tirano de Avenia raptou Imogen, fazendo com que o ascendente rei de Carthya ficasse imune ao ataque dos reinos vizinhos. A guerra está chegando e Jaron dessa vez não irá se aventurar, ele irá batalhar. Com Carthya e Imogen em risco, o garoto não irá desistir até ter ganhado essa disputa.

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Por favor, digam que essa trilogia não acabou. É muito, mas MUITO difícil dizer adeus. Gente, sério, não queria ter acabado essa história maravilhosa. Foram três livros extremamente
incríveis. AH! AH! AH! Não queria que a jornada de Jaron tivesse acabado! Não mesmo. Mas bola pra frente.

Depois de tremendas reviravoltas nos dois primeiros livros, O Trono das Sombras vem aumentar o estardalhaço que os volumes iniciais fizeram. Esse tomo da história, sem dúvidas foi o melhor, e olha que os anteriores foram excelentes, mas nada como
fechar uma trilogia com guerra e momentos de tirar o fôlego. Minhas expectativas eram altíssimas e todas elas foram excedidas. No mesmo ritmo frenético que começamos é que também terminamos. O que acho mais incrível na trilogia é a forma como Nielsen consegue manter o ritmo durante todas as páginas. Não é qualquer autora que consegue fazer isso. Salva de palmas para Jennifer A. Nielsen!

Mesmo depois de muitas aventuras vividas por Jaron, eu ainda me sinto surpreendido com o garoto. Caramba! O menino não desiste diante de qualquer situação. Como já falei nas resenhas anteriores, ele é um exemplo. O garoto é um herói completo, só não usa capa e disfarce. Ele é um herói por suas atitudes e isso é algo admirável. Não tenho palavras para demonstrar tamanha admiração que sinto pelo rei de Carthya.

Que guerra foi essa? Eu fiquei totalmente embasbacado! Não esperava algo de tal magnitude. A coisa toda foi muito mais do que eu imaginava. O desenvolvimento da guerra foi um show a parte. Esse fator elevou a história a um patamar bem mais
elevado, se é que isso é possível. O cuidado que a autora teve em transformar todos os momentos de batalha em algo épico é totalmente impressionante. Para os amantes de combates que envolvem espadas, armaduras e cavalos, irão se deliciar lendo O Trono das Sombras.

O Trono das Sombras dá um fechamento épico à jornada de Jaron, o pobre órfão que se tornou rei. Trilogia do Reino transporta o leitor a um mundo onde o futuro de uma nação está nas mãos de um jovem garoto. De tirar o fôlego e o sossego de quem está lendo, as aventuras de um rei nada convencional. Enfim, se você tiver a oportunidade de ler, leia! Não irá se arrepender.

E para fechar com chave de ouro: Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.. Essa citação não é do livro, porém se encaixa perfeitamente no contexto de tal.

*O quote citado acima é do livro A Arte da Guerra.

site: 3dliterario.blogspot.com

Sofia 25/11/2023

?????

Eduardo Ogalves 03/03/2024

FIM.
UMA GUERRA. INÚMERAS AMEAÇAS MORTAIS. SERÁ QUE O REINO RESISTIRÁ, SE A VIDA DO PRÓPRIO REI ESTÁ AMEAÇADA? A guerra chegou a Carthya. Quando Jaron descobre que o rei Vargan, de Avenia, sequestrou sua amiga Imogen em uma trama para subjugar o reino, o garoto sabe que precisa embarcar em uma ousada missão de resgate. Mas as coisas nem sempre saem como planejado. Em um esforço desesperado para impedir o que parece ser uma perda devastadora para o reino, Jaron inicia sua última jornada para salvar o que ele mais ama. Mas, mesmo com sua esperteza, ele não consegue prever os terríveis perigos que terá de enfrentar. Será que, ao longo do caminho, ele vai perder aquilo que mais importa? E, no fim de tudo isso, quem estará sentado o trono de Carthya? As emocionantes aventuras de Jaron empolgaram milhares de leitores em O falso príncipe e O rei fugitivo. Agora, esta história eletrizante chega a uma conclusão extraordinária em O trono das sombras. ? Direitos vendidos a mais de 10 países; ? Continuação do best-seller do New York Times O falso príncipe, que vai virar filme. ? Ótimas críticas dos sites Booklist e Kirkus; e foi listado no Top Ten on Spring 2014 Kids? Indies Next List. ? Os dois primeiros livros receberam diversos prêmios e indicações como melhores livros do ano em vários veículos.

Gabriela Novaes 09/07/2020

Um incrível fechamento para a "Trilogia do Reino".
Confesso que a trilogia acabou me surpreendendo.
O segundo o terceiro livros são mais inteligentes e possuem mais ação.as desde o primeiro, Sage (sem spoilers) conquista com sua sagacidade e inteligencia
O que mais gosto dos livros é a construção da relação entre Sage e as pessoas que cruzam seu caminho. Vale a leitura

Sam 03/08/2020

O Trono das Sombras
Desde já, declaro que a minha experiência com essa autora foi ÓTIMA. A trilogia completa é incrível, não decepciona e em todos os momentos nos deixa aflitos querendo devorar o livro. A história se inicia de uma maneira cativante e termina mais cativante ainda.
Os personagens todos bem trabalhados, cada um (dos que são bons rs) tem um espaço especial em meu coração, eu indico essa trilogia para todos, é mais que divertida e sofrida também, chorei nesse último livro e a todo momento a gente acha que vai dar errado, mas Jaron consegue achar uma forma de mudar a situação.
O romance também ganhou meu coração todinho, e os meus órfãos favoritos do mundo.
eu amo Jaron. eu amo esses livros.

Jhenifer 20/04/2021

Primeiramente: eu amo essa trilogia!
Um livro melhor que o outro, cheio de ação, emoção, vontade de esganar os personagens, abraçá-los e dizer que tudo ficaria bem. Perguntar pro Jaron se tudo ficaria bem, né, porque olha, que personagem arisco. Terminei com um sorriso no rosto e uma certa tristeza por saber que esse é o fim, gostaria de ler mais sobre Carthya, sobre os piratas...
Me desesperei em vários momentos achando que finalmente seria o fim, que o Jaron não teria nenhuma carta na manga, fiquei triste junto dele por um certo acontecimento, fiquei feliz pelo Tobias, mais feliz ainda pelo Roden.
Sou muito emocionada quando o assunto são esses livros porque eles me tiraram de todas as ressacas literárias que entrei haha
Recomendo demais, duvido que vá se arrepender.

july 16/08/2021

Sentirei saudades
É difícil escrever sobre o final de uma trilogia que te surpreendeu demais. Eu comecei o livro sem esperar nada e acabei amando. A narrativa da autora é simplesmente deliciosa. É leve, fluida e objetiva (não sou muito fã de narrativas muito descritivas, gosto de imaginar eu mesmA a situação, sem precisar de detalhes pra tudo). Eu me via rindo com certos pensamentos do Jaron, que deixava tudo mais leve e, claro, único. Falando em Jaron, ele é a verdadeira jóia dessa trilogia. Um garoto esperto, sagaz, atrevido, bocudo, mas astuto, altruísta e confiante. Sim, ele lembra um pouco da Aelin, é quase uma versão masculina dela. Enfim, esse livro pouco sossego tem. Já começa tenso, no meio tem um leve respiro, mas logo começa a ficar tenso novamente. Não me surpreendia tanto com as reviravoltas do Jaron (já acostumada que ele consegue se safar sempre kkk), mas ainda assim amei acompanhar. Aliás, esse livro pisou no meu coração em diversos momentos, principalmente quando Jaron quase desistiu por conta de um desses acontecimentos. Foi bem emocionante em vários sentidos. E eu amei a finalização dessa trilogia. Não achei que amaria tanto. Queria mais de Jaron e dos outros (acho que a autora escreveu mais um ou dois livros da serie, é isso mesmo, produção?), mas enquanto meu desejo não é atendido, fico satisfeita com o que li até aqui. Trilogia deliciosa, e ficou entre os meus favs ??

navi 29/08/2023

QUE FINAL MAIS LINDO!! Ler essa trilogia foi uma das melhores decisões que eu já tomei na vida!!

Fiquei com medo da autora estragar um pouco esse último livro mas o medo foi sumindo a cada capítulo, foi tanta emoção enquanto lia que ainda estou me recuperando.

Os personagens continuam sendo os melhores, UM FOUND FAMILY DE RESPEITO!! Jaron você tem todo o meu amor e carinho, me apeguei a você desde a primeiro página do primeiro livro e não solto sua mão por nada, QUE PERSONAGEM INCRIVEL!!

As batalhas, a guerra, foi tudo tão emocionante que nem consigo descrever, foi épico, muito épico. Queria poder esquecer e ler tudo de novo como se fosse a primeira vez.

Isabela2030 05/04/2020

Uma mistura de emoções!
Eu me agarrei a esta série já no início do primeiro livro, e até ao fim deste terceiro não teve sequer um momento em que eles os livros me decepcionaram. Primeiro que ele te põe expectativas (e isso não é de forma alguma um spoiler!!) sejam elas de coisas boas ou ruins. Segundo que tudo está sempre envolto em um tremendo mistério, mesmo que o leitor não perceba, e me lembra muito livros com persoangens deslumbrantes, como Sherlock Holmes ou Hercule Poirot, que sempre pensam a frente.

A autora soube descrever um cenário um tanto quanto medieval, do início ao fim da série, e isso se tornou um verdadeiro tesouro para quem lê. Rico em detalhes, o livro se mostra como de aventura, hora de mistério, hora de suspense e até uma pontada de romantismo. Dessa mistura, é possível ter infinitas emoções acerca da história!!

Tornou-se minha série de livros favorita e já reli duas vezes. Indico muito!!

Pérola XP 24/12/2021

A melhor surpresa dos últimos anos
Comprei os dois primeiros numa promoção da Amazon, e não poderia ter acertado mais. Foi uma trilogia que li em uma semana, a escrita é maravilhosa, totalmente leve e rápida, o humor da autora é simplesmente fascinante, os plots são ótimos, os personagens são bem construídos (uma coisa que eu AMO). Enfim, uma trilogia que indico de olhos fechados, e talvez um dia leio de novo. Maravilhoso. Único problema são as capas feias.

Matt 03/02/2020

Estou destruído, e realizado!
O adeus à essa trilogia não vai ser fácil. É incrível como presenciamos aqui o crescimento de cada personagem.

Obrigado, Jennifer.