Golias: A Revelação

Golias: A Revelação Scott Westerfeld

Resenhas - Golias: A Revelação

TioBriel 23/04/2021

Que história subestimada minha gente!
Primeiramente gostaria de dizer que estava um pouco errado sobre o que eu havia dito sobre o segundo livro, pois apenas finalizando a leitura deste eu entendi a complexidade da história e onde Scott queria chegar. E meus amigos, acredito que essa história deveria ser mais reconhecida que a série feios (tão clichê que não consegui prosseguir a leitura do segundo capítulo).
É claro que gostos são individuais e peculiares de cada um, mas vamos aos fatos: Scott Westerfeld recontou a Primeira Guerra Mundial enaltecendo figuras que fizeram parte de forma intensa, das minhas aulas de história, filosofia e sociologia. Os acontecimentos alternativos, além de plausíveis, são gostosos de se acompanhar, sempre com o tom inocente que o autor propõe (com a ressalva de ele ter dado um destaque a Tesla que não vi na neta de Darwin). Por fim, os elementos fantásticos e fictícios ajudam a narrativa a ser mais chamativa e agradável, imaginei como seria um filme e acho que seria uma mina de ouro sinceramente.
Imagino que muitas pessoas ficaram decepcionadas por causa da construção do primeiro e segundo volume, dando fechamento neste, porém, na minha percepção o autor foi brilhante e austero do começo ao fim, e entendo a decisão dele de não explorar as diversas batalhas que ocasionaram violência e assassinatos em massa (a guerra), pois a história é exatamente o que o autor explicou no posfácio: "alternativa" e o intuito foi levar nossos queridos personagens a serem decisivos para o encurtamento da guerra.
Um elogio ao desenhista que foi brilhante e muito talentoso nas ilustrações, que foram muito pertinentes ao enriquecimento da história. Acredito que é uma trilogia que vale a pena ser lida, principalmente para quem gosta de aprender sobre a história do mundo e se questiona de como seria se as coisas tivessem tomado um rumo diferente.

Dernhelm 28/09/2022

Golias
Último livro da série Leviatã, com um desfecho incrível! Amei como as coisas se resolvam, principalmente entre o Alek e a Deryn ??
A única coisa que faltou foi um epílogo mostrando a vida depois da guerra.

Roberto 14/02/2020

Neste volume temos a apresentação de um personagem histórico que trará mudanças significativas e ocorre as revelações de segredos entre os personagens.

@bibliotecagrimoria 14/06/2020

Legal
O último livra da sequência que se iniciou em Leviatã traz uma história repleta de mistérios e conspirações. Nesse volume somos apresentados ao cientista Nikola Tesla, ex aliado dos mekanistas que afirma ter uma máquina capaz de encerrar o conflito mundial, o Golias. De narrativa um pouco mais amarrada, o livro é um pouco inferior a qualidade do segundo volume, Beemote, mas nada que comprometa a história como um todo.

JL Marcal 20/12/2020

O desfecho de ouro
De longe, o melhor livro da trilogia. Simplesmente incrível. A relação Alek-Deryn foi mto bem desenvolvida nesse livro. Agr só estou triste pq acabou. Recomendo a trilogia toda!!!!

Moonlight Books 23/11/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
É uma história intensa e dinâmica, mas não pesada, diverte por ser pontuada pelos humores sarcásticos e sagazes de seus personagens e pelo carisma das criaturinhas darwinistas perspicazes.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2014/11/resenha-golias.html

Leilane 26/12/2014

Um trilogia steampunk épica!
Um final épico para uma trilogia steampunk que nos apresentou muito elementos fantásticos de maneiras primorosas.
É difícil se despedir dessa trilogia, como eu disse nas resenhas anteriores, fujo de livros relacionados a guerras modernas, não importa o quanto essas histórias normalmente são um retrato do triunfo do espírito humano, o fato de sermos seres inteligentes que ainda são capazes de acabar com a vida do outro em nome de uma série de alegações infundadas, faz com que essas histórias tenham pouco apelo para mim. Porém, o fator fantástico da trilogia Leviatã dá uma certa distância do que foi real, pois, apesar de as idiotices humanas e o pensamento engessado daquela época serem os mesmos, conseguimos embarcar nessa história sem ficar com a constante sensação que o mundo ainda vai sofrer muito na mão de loucos e loucos por poder.
Outro aspecto que preciso destacar é que não tive TTT (trauma de término de trilogia), muito pelo contrário, o autor superou e muito minhas expectativas ao mudar alguns fatos históricos, mas ainda deixar a história plausível para o contexto que ele criou. E também pelo final incrível, mas ao mesmo tempo um tanto inusitado que ele escreveu – eu simplesmente amei o final!
Realmente vou sentir saudade dessa história e dos personagens, principalmente da Deryn, do Alek e do Bovril – o lêmur perspicaz deles –, em Golias, esse trio rouba a cena quando se trata de revelar segredos e lidar com as consequências deles, ao mesmo tempo em que são obrigados a lidar com seus próprios sentimentos, mas excluo o Bovril desta última, ele é perspicaz demais para isso, a felicidade para ele é aprender, compartilhar seus conhecimentos com o lêmur da Dra. Barlow, dar risadinhas, ficar perto de seus amigos Alek e Deryn e, claro, comer.
E tenho de mais uma vez chamar atenção às ilustrações incríveis de Keith Thompson, coloquei algumas aqui na resenha – é uma seleção dura de ser feita, dá vontade de colocar todas de tão lindas e fantásticas –, mas confesso que a que esperei desde o primeiro livro não veio do jeito que eu queria, já que eu queria detalhes e close-ups, entretanto, ela acaba sendo bem emblemática, pois acontece bem em cima do Leviatã, então eu superei e fiquei bem feliz logo em seguida.
Recomendo com muitas estrelas Leviatã, Beemote e Golias, tanto para quem gosta de livros de guerra quanto para quem foge do assunto, pois o foco é recontar a história da Primeira Guerra Mundial de uma forma fantástica com aventura, ação, humor, steampunk, monstros, máquinas, amizade, amor e de quebra você ainda vai aprender um pouco de história.
Só tenho uma reclamação em relação à edição de Golias que preciso deixar registrada, nas edições de Leviatã e Beemote, logo que abrimos os livros vemos na parte interna da capa uma ilustração colorida, cada uma remetendo diretamente à história de cada um dos livros, só que na edição de Golias, a editora escolheu imprimir a ilustração numa folha especial para fotos separada, dobrá-la e colá-la precariamente na última página do livro. Desconheço o motivo, mas só posso dizer que isso foi bem decepcionante, afinal havia um padrão e este foi quebrado justo no livro que encerra a trilogia, sem contar que a durabilidade da imagem em relação aos livros anteriores caiu consideravelmente assim, o que é uma pena para quem coleciona livros, já que fragiliza a integridade futura da coleção.

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2014/11/14/golias-a-revelacao-scott-westerfeld/

Pett 01/09/2021

Esperava mais
Depois de um primeiro livro muito bom, e de uma esquecia que peca no ritmo mas que ainda assim é boa, golias foi o que faltava Pra me decepcionar com a série. Eu ainda continuo adorando o mundo criado pelo Scott mas, a impressão que dá é que nada acontece nesse livro. Ele viaja pra Rússia, pro Japão, pro México, mas não tem nada que prenda a atenção do leitor. A falta de um objetivo deixou o livro meio vazio.

Uma pena, pois esse mundo tinha um potencial enorme!

Ju 09/09/2021

Golias, o terceiro livro dessa trilogia (assim como os outros) não foi uma história que me prendeu tanto assim? talvez por ser infanto-juvenil e já ter me arrastado um pouco no segundo livro, esses motivos podem ter feito minha leitura se arrastar um pouco mais. As associações, personagens que realmente existiram e fatos que a história mostra são muito interessantes, mas o que mais me prendeu mesmo foi o trama todo envolvido entre Deryn e Alek.

E eu AMO os lêmures!

AndyinhA 01/08/2016

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Essa série que é uma mistura de steampunk com uma releitura da Primeira Guerra Mundial com os mekanistas x darwinistas e suas máquinas e criaturas mirabolantes foi muito bem contada e interessante. Mesmo com mudanças no rumo da história original, a ideia central sempre foi mantida, seus aliados, teorias da conspiração e todo o movimento que tivemos durante a guerra de verdade e que aqui não seria diferente.

Porém, este livro três, além de trazer a finalização da história propriamente diga, se focou mais em Alek e Deryn, afinal, antes de embarcar em uma guerra, os personagens principais eram interessantes, Alek – o príncipe de um império que foi praticamente destruída e Deryn – a menina que se vestiu de menino para ir para as Forças Armadas.

Durante toda a história não sabemos se eles vão ficar juntos ou não, além do fato que o príncipe não saber da identidade da menina, ela está se passando por menino e seria muito estranho naquela época um rapaz dizer que está apaixonado por outro. Estamos em 1914 e por mais prafrentex que a gente seja, temos que manter os pés no chão em relação à data e local que a história se passa.

Como em todos os livros, os títulos sempre são máquinas ou criaturas que podem ou não fazer a diferença seja para um lado ou outro e neste não foi diferente, além do drama dos meninos, a gente tem essa situação totalmente louca que nos é jogada na história. A presença de Tesla na história foi grandiosa e importante para o que o autor quis destacar.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2016/03/poison-books-golias-scott-westerfeld.html

evy 03/08/2021

gostei muito do livro, os personagens são extremamente cativantes (inclusive que proeza fazer um animal que falava 3 palavras por capítulo ser tão incrível e perspicaz).
senti uma certa dificuldade em imaginar certas cenas, então as ilustrações (absurdamente bem feitas, por sinal) foram essenciais.

Tati Freitas 07/08/2021

Fechando com chave de ouro
Que trilogia incrível, que final satisfatório. Uma releitura steampunk da Primeira Guerra, com foco em personagens históricos e questionamentos sociais e ideológicos, colocados de forma tão sutil e poderosa por toda a trilogia. Esse último livro consegue dar foco ao romance e dramas adolescentes sem tirar a importância das tramas políticas e da guerra. As ilustrações são incríveis e ajudam muito a visualizar todas as coisas inconcebíveis para quem nunca teve contato com o gênero. Deryn é com certeza minha personagem favorita, e que maestría ao escrever essa personagem que foge de TODOS os estereótipos possíveis. Essa séries é subestimada e entrou para a minha lista de favoritos, e com certeza vou revisitar muitas vezes no futuro.