The Witcher: Tempo do Desprezo

The Witcher: Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

Thais.Grigorio 30/08/2023

Livro muito bom e muito bem escrito, para mim um dos melhores da saga até agora.

Estou amando o desenvolvimento da Ciri e neste livro ele foi muito bem descrito.

A único coisa que confunde um pouco é o tanto de personagens que aparecem, dá para se perder fácil com o tendi de personagens. Mas mesmo assim vale muito a leitura.

robert 20/08/2023

Ai, foi o livro mais tenso da saga, mas também o mais intrigante, tantos desdobramentos e surpresas, e o melhor é q eu gostei demais do foco que teve sobre a Ciri, ela é ainda mais interessante q o Geralt, espero q o próximo tenha mais protagonismo por parte dela

brenda_95 05/08/2023

Demorei quase 20 dias para ler este livro, não por não ter gostado e sim por falta de tempo. Acredito que essa demora toda para finalizar o livro, esfriou a leitura e talvez isso tenha prejudicado certos entendimentos.

Poderia ter muito o que falar, mais estou sem palavras para explicar determinadas situações.
Primeiro quero saber qual a necessidade de tantos personagens? Acreditou eu, que só conseguem acompanhar a quantidade de nomes dos personagens o próprio autor ou então que leu este livro por no mínino três vezes. É tão desnecessário que muitas vezes nos confude.
Segundo, a complicação de mudanças de cenários e falas; se vc perder o foco da leitura por pouco segundos, já era... Fica a deriva para manter o ritmo novamente.
Terceiro, os diálogos muitas vezes são extremamente cansativos, o que torna a leitura lenta e massiva. Talvez seja exatamente por conta do excesso de falas de terceiros.

...

Mais ainda assim eu gostei da leitura. Existe sim, partes maravilhosas e que dá para aproveitar e embarcar na história.
O que mais aproveitei foi o capítulo final. onde o contexto foi muito bom e os diálogos foram curtos e proveitosos.

AFINAL É NOS TEMPOS DE DESPREZO QUE QUEM QFICA SOZINHO ESTÁ CONDENADO A MORRER!!!

carol 27/07/2023

Muito bom... até certo ponto
Com mais desenvolvimentos políticos, cenas intensas, encontros e desencontros, os personagens passam pelas situações mais caóticas até o momento. "Tempo do Desprezo" é o título perfeito para esse volume, que utiliza a expressão como uma espécie de fio condutor dos acontecimentos. Gostei, como de costume, de ver o relacionamento entre Yennifer e Geralt em seus altos e baixos. Estive muito investida na história até Ciri se tornar a única personagem em cena, quando, na minha opinião, a narrativa se torna menos interessante. Não sei como o autor trabalha as consequências dos ocorridos das últimas páginas próximo livro, e essa questão me preocupa um pouco. Achei o livro muito bom durante os primeiros 70 ou 75%, mas a partir desse ponto minha opinião se torna mais negativa, diminuindo a nota da minha avaliação para 3,5~4 estrelas.
Amigo Imaginário 20/02/2024minha estante
Minha mesma opinião

Davi Cirne 23/07/2023

O Desprezo
Em um cenário fustigado pela guerra, por preconceitos, desconfianças, ódio e crueldade de todos os tipos, o Desprezo surge quase como uma entidade, um personagem oculto e onipresente, sempre à espreita em cada cena e acontecimento, permeando tudo e conduzindo a história.

O título do livro não poderia ser mais adequado, pois o centro de toda a trama é o Desprezo, e tudo orbita ao redor dele. Neste volume da saga, a guerra é ainda mais intensa, e seus efeitos podem ser observados sobre todos os personagens, cada vez mais endurecidos, mais amargurados, porém ainda mantendo uma centelha de esperança, que encontram naquilo que sentem uns pelos outros, e que se mostra como uma força antagônica ao onipresente Desprezo, o Desprezo que é fruto da guerra.

Nesse livro vemos uma evolução dos personagens principais, e também somos apresentados a novos personagens, amigos e antagonistas. Podemos ver mais do romance entre Geralt e Yennefer, com momentos bem intensos e bonitos, em meio ao caos das intrigas palacianas e das conspirações políticas nos quais os dois personagens se envolvem.

Mais ou menos na metade do livro, tanto Geralt como Yen são deixados um pouco de lado, tornando-se quase coadjuvantes, para dar mais foco à Ciri. Particularmente, isso me incomodo um pouco porque pra mim o bruxo e a feiticeira são os personagens mais interessantes da história, mas ainda assim é muito bom acompanhar as aventuras, ou melhor, desventuras da Ciri. Inclusive, é triste ver como a própria Ciri torna-se mais uma vítima da guerra e do Desprezo que paira sobre tudo, e o que acontece com ela no final do livro é revoltante, mas apenas reforça a crueza com que o autor vê a guerra e seus efeitos.

Um ótimo livro, onde muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, e que abre caminho para muitos conflitos a serem desenvolvidos nos próximos livros da saga.

giolovesbooks 10/07/2023

Imersivo, assustador e caótico
?? Sim, nós somos cadáveres. Mas você é a morte em si.?

Esse livro foi CAÓTICO, do início ao fim é como se fosse um filme gravado em um único take

Todos os acontecimentos foram se atropelando sem ter muita explicação sobre o assunto, muitos personagens foram surgindo e com eles muitas novas histórias para acompanhar

?Geralt pegou o X por trás, agarrou seu pé e torceu-o com muita força. Ouviu-se o estalo de ossos quebrando. X soltou um berro e desmaiou. Jaskier também gritou, como se o membro quebrado fosse dele.?

Muitas cenas de lutas e batalhas, tão descritivas que na maiorias das vezes eu fiquei até assustada com algumas ações dos personagens

Definitivamente conforme os personagens amadurecem e a série se desenrolando, a narrativa acompanha de igual para igual

O primeiro livro poderia se dizer uma introdução ao universo, o segundo livro uma introdução as ideias, o terceiro uma introdução a vida e esse quarto livro foi a própria vida sendo vivida

??Não me ensinaram a curar?falou com amargura.?Ensinaram-me a matar, dizendo que dessa maneira poderei salvar vidas. Aquilo foi uma enorme mentira, Cavalinho. Mentiram para mim.?

Amigo Imaginário 20/02/2024minha estante
Concordo com cada palavra. Representou TUDO o que tô sentindo agora (terminei o livro há uma hora). Reli várias vezes a mesma parte e não há como interpretar de outra forma, o que o Kaylegh iria fazer a Mistle foi lá e concretizou. Essa parte junto com todo esse caminho depois do deserto deixou um gosto amargo no final do livro, bem amargo.

gio.vono 25/06/2023

Tretas palacianas, feitiçaria e caos
O livro é muito bom e tem algumas das minhas interações favoritas até agora, como a relação da Yennefer com a Ciri e o desenvolvimento da Ciri como feiticeira.

Uma parte dele é bem parada, pois muitas páginas são usadas para descrever o golpe de estado, traições políticas, táticas de guerras e outras intrigas palacianas, sem muita ação. Essa parte é cansativa e confusa, é impossível decorar tantos nomes e o autor não fez muita questão de ajudar rs.

O Geralt aqui é um personagem secundário. A verdadeira protagonista é Ciri. Embora esteja ADORANDO acompanhar o desenvolvimento dela (sem dúvidas o arco mais interessante do livro), sinto falta do Geralt lutando com monstros e viajando pelo mundo. Esses elementos ainda estão presentes, mas em menor quantidade.

A segunda metade do livro pra frente tem um ritmo frenético que te prende. O capítulo de fechamento foi, na minha opinião, o capítulo mais tenso, difícil e chocante da saga inteira até agora. Um livro ótimo, muito bem construído, coeso. Um tesouro da fantasia!

Rodrigo1185 24/06/2023

Emocionante
Gostei bastante da história do meio para frente, ficou emocionante e rápido os acontecimentos, porque até os 40% estava muito parado.

Ingrid579 18/06/2023

O livro focou bem em ciri que gostei bastante da história central desse livro, amei o desenrola do romance ente Gerald e yennefer.

Ernan 17/06/2023

O vontade de ler toda a saga
Até quase metade do livro achei meio paradinho... porém depois acontece literalmente tudo, gostei muito... deixa o gostinho de quero mais.

Luis361 09/06/2023

I can excuse racism but i draw the line at...
Esse livro é muito bom, mas...
O cara vez menor foco no Geralt é bem presente aqui, com o meio do livro sendo muito sobre os feiticeiros e o golpe de estado deles.
Tem a introdução de novos personagens muito legais, a Ciri continua com um desenvolvimento muito bom e o triângulo Yennefer x Geralt x Triss surpreendentemente funciona bem!
Mas acho que o meu maior problema é a quantidade de nomes complicados em um curto período de páginas, sempre seguidos por ações complexas, li que isso melhora em relação ao próximo livro.
(Aparentemente Batismo de fogo é também um livro do Padre Marcelo Rossi e eu talvez tenha baixado ele sem querer....)