The Witcher: Tempo do Desprezo

The Witcher: Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

Mariana 02/04/2023

Início chato
Achei o início do livro extremamente lento e difícil de acompanhar, os vários nomes de Reis, reinos, personagens que não fazia ideia de quem eram... somente da metade final pra frente que a história se tornou interessante, uma pena.

fernandaugusta 31/03/2023

Tempo do desprezo - @sabe.aquele.livro
Começamos imediatamente do fim do terceiro livro: Yennefer e Ciri estão viajando após deixarem o templo. E Geralt também está na estrada perseguindo seu perseguidor, o misterioso Rience.

O destino de Yen e Ciri é a Ilha de Thanned, onde a feiticeira pretende deixar Ciri na famosa escola de magia feminina, Aretusa. Para lá também estão indo todos os magos e feiticeiras, convocados para o Congresso de Magia.

Chegando ao destino, Ciri foge, pois descobriu que Geralt está próximo e quer encontrá-lo. O poder do qual ela é Fonte se manifesta, e atrai os espectros da Caçada Selvagem a seu encalço. Salva por Yennefer, Ciri promove acidentalmente o encontro entre o bruxo e a feiticeira, que fazem as pazes.

No Congresso de Magia, polarizado de um lado pelos que apoiam Nilfgaard e do outro os Reis do Norte, ocorre uma tentativa de golpe - que termina em violência. E com isso também estoura a Guerra.

Resultado: Nilfgaard vence e avança para o Norte. Os feiticeiros se dividem, morrem e somem. Yennefer e Ciri desaparecem. Geralt quase morre.

Este é o livro da série em que tive - e continuei tendo - maior dificuldade em avançar. Muitos detalhes, e muita política. O final não alivia, pois foca apenas em Ciri, e, após entrar no portal mágico da Torre da Gaivota, ela sai em um deserto, o que culmina em um capítulo chatíssimo. Ciri sobrevive só para cair nas mãos de Nilfgaard, mas consegue fugir, entrando para um bando de foras da lei, chamado Ratos - em outra reviravolta bem mediana, que vai lhe custar sua inocência.

O final, todo desconjuntado e com todo mundo separado novamente, em condições tão críticas não ajuda muito. Pontos positivos: o reencontro de Yen e Geralt, o bruxo descobrir que sua neutralidade é uma hipocrisia e que ele tem, sim, papel decisivo nos eventos do porvir. E também o surgimento finalmente da pessoa do todo poderoso Emhyr, imperador de Nilfgaard e do porquê ele tanto quer por as mãos em Ciri.

Talvez a leitura seja mais difícil também por se tratar de um livro com a temática crua e sangrenta de uma guerra impiedosa e principalmente, cheio de vilões e ambições sem medida. Os monstros agora são pessoas. Avante para acompanhar estes desdobramentos no quinto livro (eu lembro que melhora um pouco, pelo menos dá para respirar).

Caio 30/03/2023

O começo da jornada
Eu um acho muito interessante como ao passar de cada livro o autor consegue transferir o protagonismo de Geralt para Ciri de uma maneira a não deixar nenhum dos dois de lado, principalmente nosso bruxo maravilhoso dos cabelos brancos.
Sinto que a Ciri ainda tem muito a desenvolver, principalmente por ainda ser uma criança em um tempo de desprezo, mas acredito que com a sua incrível vontade de viver ela terá muita história e eventos contagiantes para trazer.

wess 25/03/2023

Tempo do Desprezo
Nesse livro acompanhamos mais de perto a parte política e os avanços que Nilfgard faz sobre o Continente. Essa parte, bem extensa por sinal, pode ser exaustiva pra quem não curte muito esse tema. Em contra partida, temos um aprofundamento melhor na trama da Ciri e seus poderes (e um final bem subjetivo). Aliás, nesse livro os feiticeiros entram em ação (mesmo).
A escrita do autor continua sendo boa. Sua história está crescendo. O único problema que achei nesse livro foram os capítulos ENORMES. Sério, são apenas sete capítulos para 352 páginas! Demorei mais de um mês para terminá-lo porquê desanimei e voltei a ler depois de uns dias.
Conclusão: bom, gostei, história boa e capítulos exaustivos de grandes.

Fernando 23/03/2023

Dessa vez, esse foi o livro da Saga mais chato pra mim. A leitura não me prendeu muito. Muitas narrativa desnecessária que faz você cansar da leitura. A história não me cativou, fiquei desanimado. Diferente dos outros livros, o final desse não me engajou à próxima leitura, me fazendo querer até parar de ler a saga.

Artur Guimarães 15/03/2023

Tudo se desenvolve até que bem.
A obra está a me surpreender de modo positivo, no momento que se dispõe a ter um certo mistério ou a narrativa.

Nesse temos um enredo elaborado, porém em algum momento senti uma leve acelerada. Exemplo, ao narrar um determinado confronto quase que na sequência se adianta o desfecho. Nisso acabei por ?ahh então já vai terminar assim?.

Independente disso a obra se desenvolve com a finalidade da sequência para o próximo livro, com uma situação mais lenta entretanto apreensiva.

Cleber 28/02/2023

Falka
Novos personagens, intrigas políticas, luta e fuga, tudo com ação e aventura. Estou gostando da saga do bruxo de Rivia, mesmo que nesse volume seja focado mais na Ciri e espero ver mais sobre os Ratos nos próximos livros. Uma observação, realmente, um mapa faz muita falta situar os personagens nas localidades da história.

Fabio293 27/02/2023

Quarto livro
Ao meu ver o melhor livro até aqui. Bom balanço entre intrigas, guerras e várias tramas se fechando.

ThaisaScarpa 26/02/2023

Todos estão atrás de Ciri, cabe a Gerald e Yennefer proteger a princesa de tudo e todos. Estou gostando cada vez mais dessa saga, não quero que acabe.

Consagrada 22/02/2023

Foi o melhor até agora
Aqui tivemos umas migalhas de Geralt e Yennefer, além de também uma Ciri bem chatinha. Porém, os acontecimentos desse livro conseguiram me manter focada e interessada por um bom tempo.
Mas, claro, não deixa de ser cansativo as conversas políticas de uns personagens aleatórios. E isso acontece com certa frequência.

Mateus507 21/02/2023

Firmamento
No "quarto episódio", a saga parece encontrar finalmente seu formato, dando um ar na escrita pesada e lenta de "O Sangue dos Elfos", esse livro exibe um ar muito mais próximo do que já estava acostumado dentro das histórias de The Witcher vindas dos dois primeiros livros de contos, fazendo a história andar e coisas importantes são mostradas.

luciano.maciel.140 19/02/2023

Ciri
Livro baseado na história de Ciri e sua fuga. Conta história da rebelião de magos e elfos e o reencontro de Yennefer e Geralt. Ciri como protagonista desta história ficou muito bem, desde como companheira de Yennefer, como fugitiva solitária, prisioneira e depois fazendo parte de um bando de saqueadores.

Isabelle248 17/02/2023

Ok
Definitivamente não foi o melhor da série pra mim... não sei pra onde a história está indo e não sei se vou continuar, pq esse livro foi bem chato pra mim. Vamos ver...