Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

AAnacruz 19/04/2024

Esse foi muito bom. Teve bastante ação e reviravoltas. Muito legal ver a Ciri crescer, amadurecer e ficar cada vez mais poderosa.
Meu principal problema com essa saga é a quantidade de personagens com nomes difíceis, naquela parte do baile eram tantos nomes que fiquei perdida várias vezes. Mas no geral amei. Vamos focar que até o fim do ano termino essa série finalmente.

Thiago.antuness 16/04/2024

Expandindo a história de forma envolvente
O início é muito bom, começa muito frenético e vai te prendendo e lembrando de momentos do livro anterior.

A história é muito boa e só expande o universo e a saga, focando muito mais em Ciri do que propriamente em Geralt e yenniffer.

Pra mim o ponto alto são os capítulos de lutas dos feiticeiros e do Geralt, são maravilhosas e você sente como se estivesse ao lado observando

O ponto baixo (minha opinião) foi o capítulo da guerra que é até inteligente, a forma que é contado e descrito (o que deixa até mais aceitável) e o capítulo da Ciri Sobrevivente que é MUITO chatinho..

No geral não é melhor do que o anterior, mas tem muito peso pra história e fecha muito bem, dando um gancho perfeito para o próximo livro.

Ansioso pelo próximo livro!

FAbio569 14/04/2024

The witcher tempo de desprezo
Esse é quarto volume e para mim o melhor que li até o momento, Geralt é um protagonista carismático e voce acaba se afeiçoando a ele. Recomendo a leituta.

Deliramila 13/04/2024

Sem dúvidas esse é o livro com mais explicações até agora, como focou menos nas guerras e batalhas foi possível falar mais sobre a história. O amadurecimento da Ciri nesse livro foi algo surreal, rapidamente passou de uma criança resmungona para uma mulher que toma duas próprias decisões e se vira sozinha. Ansiosa para iniciar os outros livros!

Gabriela.Fujiki 09/04/2024

O livro 4 da saga The Witcher, está sendo incrível acompanhar a história de Ciri.

A historia tá cada vez mais intensa mas confesso que a preparação para uma guerra é um tanto quando parada, mas acompanhar a evolução de Ciri é incrível, nos deparamos com Gerald e Yennefer que já são incríveis e renomados mas conhecer a garota com 7 anos de idade e acompanha-la em sua jornada épica é completamente diferente e empolgante.

gutaocontini 05/04/2024

O livro tem um ritmo um pouco oscilante, engrena e desengrena na história, foi difícil de se manter engajado, quando consegui fazer isso valeu a pena. A segunda metade do livro faz valer a leitura.

Alessandro.Aguilera 05/04/2024

Saga do Bruxo Geralt de Rívia
Quarto livro da Saga. Esse começa lento, com muitos encontros e desencontros. Mas conforme a leitura vai desenrolando, o ritmo acelera e você não consegue mais parar de ler. Geralt aparece em uma parte do livro, dando protagonismo a Cirila. Que via crescendo e amadurando.

Meninadaraposa 01/04/2024

Me perdi um pouco, mas depois deu tudo certo
A história é boa, mas no meio fiquei um pouco desanimada e acho que fiquei assim pq tem um monte de nerrador novo, mt coisa acontece ao mesmo tempo, gente q aparece em 2 páginas e depois some, um pouco diferente dos anteriores da saga

Re Lopes 13/03/2024

Demorei, mas foi!
Eu sei, eu demorei DEMAIS para ler esse livro! São 350 páginas mais ou menos que me tomaram aí quase 1 mês para ler. Não é ruim, mas esse número de páginas da para ser feito em 15 dias tranquilamente.

Porém, o livrinho que não desenrola! Meu Pai Eterno. Talvez da metade para frente desenrole melhor, mas ainda até aí foi uma enrolação atrás de outra.

Ainda temos Geralt com o jeito de logo solitario/pai solteiro. Temos Ciri, cada dia mais parecida com uma adolescente que afronta decisões que ela não compreende, porém cada vez mais uma guerreira e feiticeira excelente. Temos Yennefer com seu complexo de mãe e mulher apaixonada, porém uma feiticeira que não pode ser domada ou controlada. E temos Jaskier, que sempre será O Jaskier.

A maior parte do livro se desenrola entre a menina aprendendo as habilidades de guerrear com Geralt e a ser una feiticeira com Yennefer. Portanto isso eventualmente acaba se tornando massante. Só quando, com perdão da expressão, "a merda é atirada no ventilador" a guerra realmente chega até a porta dos nossos personagens o livro toma uma movimentação mais empolgante que faz a gente querer ler para saber o que acontece. E não ler somente por ler.

Eu espero que os próximos volumes sejam mais envolventes. Afinal, a trama é ótima, um mistério, com aventuras, criaturas mágicas e batalhas épicas. Mas contar a história meio parada não ajuda em muita coisa...

Igor Almeida 10/03/2024

.....
....................................................................................................................................

Rafael.Nagao 07/03/2024

Achei meio fraco?
Esse livro comparado com os antecessores foi uma triste experiência.
A história continua sendo boa, mas acho que os principais pontos que me desagradaram foram a falta de participação do Geralt (que deveria ser o protagonista, mas nesse livro ele está muito apagado), além disso os diálogos são maçantes e muitas vezes não levam a lugar algum.

Espero que no próximo volume a história volte para os trilhos.

Adriane.Peres 23/02/2024

Ansiosa para ler o próximo.
Por alguma razão achei um pouco lento, mas quando estava mais pro final ficou bom.

Amigo Imaginário 20/02/2024

Muita coisa boa no meio de certos pontos difíceis de digerir
O começo é interessante, ele anda brincando muito com nossas pespectivas, porém eu senti uma falta de sentimento no encontro dos quatro. Acho que o Geralt revendo a Ciri ficou meio fraco e esse livro carrega diversos momentos bem incômodos com a Ciri: o quanto é xingando, espancada, maltradada, assediada e o número de vezes que mencionam ou tentam estuprá-la ou citam o ato é duro de ler. O mundo vai se fudendo bem lentamente e é louco o nosso sentimento de terra arrasada e o quanto vemos o egoísmo e a covardia tomarem conta dos principais governantes do mundo. A reunião dos feiticeiros, a mim, foi o ponto alto do livro, mas o que se seguiu foi só me incomodando mais e mais (não é ruim uma obra te incomodar dessa maneira, só é doloroso) , as cenas no deserto, com os Perseguidores e o abuso de Ciri pelos Ratos foi bem duro de ler, ainda mais entendendo que ela ficou eles.
JP_Felix 22/02/2024minha estante
Vc n faz ideia do meu ódio com os ratos. Nos próximos livros vc vai entender, n é só oq fizeram com ela, é pq fizeram dela. Mano, sem spoilers, mas a parte q mais odeia é a maldita parte da caverna onde estão escondidos. É realista, adolescente fazendo merda, mas... Cara, é como ver uma filha sendo levada pelas más influências

Amigo Imaginário 26/02/2024minha estante
Eu tô nessa parte do Livro 5, eles estão numa carverna, mas ela só teve um sonho com o Geralt. Destaco uma frase que ela diz: "Alguém que eu conhecia..." porque no final das contas é meio isso né? O tempo em que ela está pelo mundo e o que ela ficou com o Geralt é bem curto. Queria ter visto mais desse destino que foi tão martelado nos dois primeiros livros.

JP_Felix 26/02/2024minha estante
Passou pelo menos um ano com ela em Kaer morher

Amigo Imaginário 26/02/2024minha estante
É bem pouquinho

JP_Felix 26/02/2024minha estante
Eu n to bem lembrado, mas acho q ele viu ela a primeira vez com 8 anos, passou 4 anos ate a guerra e ele achar ela de novo, dai ela passou uns 2 anos em Kaer morher (tanto q lá ela menstruou pela primeira vez), e acho q teve um tempo q ela passou naquele templo de melitele com a Jennifer aprendendo magia. Dai pro fim da história, ela tem 16, se n me engano

Amigo Imaginário 27/02/2024minha estante
Acho que isso foi um elemento mal amarrado. O Vesemir e os outros bruxos voltam a aparecer? Também estou sentido falta dos sinais e das poções de bruxo, sem contar daquela ordem de cavaleiros que era o Tailes.

JP_Felix 28/02/2024minha estante
N q seja mal amarrado, d q a história foca em outros pontos. Eu tbm senti falta das poções, mas meio q o Geralt n vai p Kaer Morher, então n tem como ele se abastecer. Os outros bruxos infelizmente n aparecem mais (q eu lembre de cabeça), mas tem coisas sobre eles em uma cena no último livro que remete a quando Ciri tava com eles

Amigo Imaginário 29/02/2024minha estante
Cara que louco. Ainda bem que os jogos resgataram muita coisa, porque o autor escreve umas coisas e vai só seguindo em frente.

JP_Felix 29/02/2024minha estante
Ah, nada é por acaso. Os livros são bem amarradinhos com uns detalhes. Os jogos fazer mais referência

Amigo Imaginário 01/03/2024minha estante
Não tô achando. Os jogos me surpreende muito em como eles amam os livros, tantas coisas pequenas e rápidas que eles usaram, filosofias que eles resgataram. A série também tem pontos muito enriquecedores que tô chocado. O que eu acho que seja o problema da história é a falta de ponto de vista de alguns personagens e o contexto está sendo citado muito por cima, acredito que ele precisaria ter juntado mais pontas, mas uma coisa que me chocou foi a velocidade em que ele foi escrevendo eles e ainda emendou uns projetos no meio também. G. R. R Martin lançou seu último livro em 2011, faz quase 15 anos!

Marcia.Cruz 09/02/2024

Um livro morno? importante para compreender as ações de alguns personagens, mas achei sem grandes emoções como nos livros anteriores.

Seguimos a saga por enquanto