Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

Niájera 17/02/2020

Muito tenso!
Para mim, o livro mais dramático e tenso até o momento, muito bom mesmo....Pra quem é fã da série antes da Netflix pensar em descobri-la como eu, dá pra saber que tem muita água pra rolar e a Dona Net tem nas mãos um material pra se tornar um sucesso absurdo.
Só não dei 5 porque acho que o autor deveria colocar menos personagens, principalmente os inimigos, chega um momento que nos perdemos com tantos nomes pra odiar rssss que venha o próximo.
Renato 24/03/2020minha estante
cheguei até aqui rapidão... mas esses ultimos capítulos to numa sofrencia só espero que os próximos livros sejam menos dramático.... odeio essa leitura frodo smeagol nazgul....
Sai ontem da parte do deserto.

Pri 16/12/2020minha estante
Só eu achei esse livro mais lento.. quero acabar a série mas esse livro desmotivou um pouco...

Niájera 20/12/2020minha estante
Pri não desista, vale muito a pena!!! Terminei todos!

Érika 23/12/2020minha estante
Eu achei a mesma coisa sobre a quantidade de pessoas que tem, não consigo decorar kkkk

Pri 25/12/2020minha estante
Não desistirei!! Quero muito saber onde vai dar essa história

Kaio.Rodrigues 21/01/2021

No quarto livro da saga podemos perceber que, nos primeiros capítulos, o jogo político do terceiro livro continua. Entretanto, mais adiante as articulações políticas começam a entrarem em prática e é aí que a narrativa fica mais interessante, pois contém mais ação.

Dani Gama 13/04/2020

Cheio de ação
Todos os livros da série que eu já li são ótimos... Claro, eu sou apaixonada pela série (pela adaptação da Netflix também)... Mas esse livro, até agora, foi o mais tenso, o mais cheio de ação e acontecimentos... Foi uma leitura bem empolgante... Amei...
Vinicius Martins 13/04/2020minha estante
Estou no A Torre da Andorinha e estou curtindo bastante a saga.

Matheus 29/08/2020

Meu favorito da série até o momento
Se o anterior "Sangue dos Elfos" marca o início da pentalogia dos romances da saga Witcher e serve como transição, "Tempo do Desprezo" entrega ação, desenvolvimento da trama e dos personagens.

Como de costume para a série, o livro é repleto de momentos de ação de tirar o fôlego. As lutas e batalhas são bem construídas e aterrorizantes em suas descrições.

Porém, a principal marca no livro é o quanto a trama amadureceu e se desenvolveu no âmbito dos jogos políticos. Nos são mostradas as cortes dos reis do Norte, o Capítulo e o Conselho dos Feiticeiros, e até mesmo o que se passa em Nilfgaard.

Sobre os personagens, vemos o quanto Ciri tem amadurecido, e seu desenvolvimento na narrativa é brilhante. Já quanto a Geralt, fica a questão para o que será dele deste ponto em diante.

A série continua me surpreendendo positivamente a cada livro lido, de forma que fico ansioso para prosseguir e descobrir como será o final da saga.

Aline Andrade 13/09/2020

Haja coração!
Esse foi o livro que mais sofri com as dificuldades enfrentadas por Geralt, Ciri e Yennefer. Quando você pensa que vai dar certo, da errado, quando achei que estava entendendo, na verdade eu não sabia de nada!
As questões políticas ficam bem complexas - pelo menos para mim - me perdi principalmente no que se refere as traições, foram tantas que até agora não sei quem traiu quem! Mas isso não prejudicou em nada a estória, muito pelo contrário, estou doida para saber o que vai acontecer a partir de agora!

Aline Oliveira 12/09/2020

Tempo de desprezo
Pra mim esse foi o livro que mais teve ação até aqui, marcado por vários acontecimentos e principalmente pelo desenvolvimento da Ciri, a convivência dela com Yennefer e os aprendizados deixam a história interessante.
Fiquei com muita pena da Ciri nos últimos capítulos, e senti raiva da barbaridade do povo daquela época.
E apesar de ter vários momentos também de muita politicagem e uma descrição longa dos acontecimentos que as vezes cansa, foi um livro bom de ler.

Thiago Araujo 18/02/2021

Os livros passam e o bruxo melhora...
Tempo do Desprezo é o melhor livro da série até o momento. Desenvolve e entrega os personagens cada vez mais interessantes para a narrativa.

Todos crescem e ampliam suas importâncias na narrativa. Geralt, Ciri e Yennifer atravessam vários desafios e descobrem como suas ações podem cruzar destinos e decidir o futuro de muitos.

Ação e intriga é o que não falta nesse livro, difícil parar de ler. Abre ainda mais o apetite para continuar a série.

Se está na dúvida sobre O Tempo do Desprezo, pode jogar uma moeda para o Bruxo e se jogar na leitura.

Gabyh.4rt 23/07/2020

O mais eletrizante até aqui...
O quarto livro da série The witcher foca sua narrativa nas reviravoltas com o estopim da guerra e seus efeitos em nossos personagens.
O livro inicia com Geralt procurando por Ciri para salvá-la das garras dos diversos assassinos e mercenários que estão em busca da menina.
Ciri está sob os cuidados de Yennefer que se encaminha para a reunião do conselho de feiticeiros que tem como objetivo discutir as diversas guerras que estão a ponto de se iniciarem.
O livro apresenta diversas reviravoltas e golpes tanto dos governantes de Nilfgaard quanto dos feiticeiros e até mesmo dos outros reinos. No meio de toda essa guerra e golpes a herdeira de Cintra é um objetivo político e profético. As diversas profecias que cercam Ciri e seu posto como futura rainha de Cintra tornam a menina o alvo mor. Contra esse alvo está Geralt e Yennefer que trabalham para proteger a menina, mas acabam envolvidos em todas as tramas politicas, além de precisarem lidar com seus próprios problemas pessoais.
A neutralidade que Geralt tanto preza é posta a prova a todo momento.
O final deixa aquele suspense e aquela dúvida de como tudo irá se desenrolar nos próximos livros.

Luan.Brito 04/07/2020

Show!
Gosto muito desta série, de todos os livros que li até o momento do mundo do bruxão este foi o único que me deixou um pouco cansado com a leitura, foi o que mais demorei.

Leonardo.Santos 16/10/2020

Muito bom, ritmo engajante, história bem construída, com toda a construção de mundo trazida nos livros anteriores. Deixou, no entanto, uma sensação de um capítulo de uma história, em vez de um livro completo. No geral, uma excelente sequência para a série.

Everton Vidal 16/05/2020

Quarto livro da série. É o segundo romance, mas o primeiro com estrutura e estilo bem definidos. O ritmo é impressionante. Alguns dos momentos mais grandiosos da série estão aqui.

Cynthia Grezzani 14/10/2020

Todo livro de The Witcher me deixa confusa logo no início, me pergunto se deveria continuar a leitura ou esperar um momento mais tranquilo. Felizmente, a curiosidade é sempre maior e sigo a leitura, a imersão completa demora boas páginas, mas quando finalmente acontece, é impossível largar o livro.

O maior ponto positivo são os personagens carismáticos (embora nem todos) e bem construídos, vê-los interagir ao longos dos capítulos é extremamente interessante. É impossível ler sem se perguntar quais são os personagens em que podemos confiar, e quais estão apenas agindo por interesse próprio, e este fator adiciona uma camada muito interessante para o livro.

Este, em particular, foi o melhor da saga até agora. Sem medo de colocar Cirilla num papel de protagonismo maior, sendo uma personagem forte que tem muito para oferecer para a história. Além de mostrar mais sobre as politicagens dos reinos deste universo, que foi muito bem explorado nos diálogos presentes no livro (outro forte ponto, uma vez que as conversas entre personagens são sempre intrigantes).

Recomendo especialmente pra quem já tem familiaridade com os personagens (seja pelos jogos ou pela série) ou é fã de fantasia... Acredito que apesar de não ser um clássico, é um livro muito necessário e a história não vai deixar a desejar.
Gosto da possibilidade de entender a fundo estes personagens, especialmente de entender melhor a história de origem deles.

Oré 06/08/2020

Ponto alto da série até agora...
A série acabou de me ganhar de vez nesse livro! O enredo se torna mais denso e o mundo de fantasia devastado por guerras e todos os sofrimentos trazidos por elas traz um lado mais cinza e sombrio que cai muito bem a obra. O autor mescla de forma extremamente satisfatória o crescente do enredo e os panos de fundo apresentados com cenas de ação muito bem descritas e detalhadas quebrando no ritmo certo. São dadas pinceladas ao longo da obra que trazem ao leitor mais detalhes do mundo apresentado, trazendo compreensão sem entregar demais. Muito legal mesmo!

@juliaavictorino 11/03/2020

O melhor da saga
São tantos arco e acontecimentos que nem dá tempo da gente respirar!
Esse é de longe o melhor livro da saga até o momento. É possível ver o que acontece com os personagens principais além de apresentar os acontecimentos atuais do universo onde estão inseridos. Vale super a pena a leitura.