Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

Victor Oliveira 07/01/2023

Tempo de Desprezo: quem fica sozinho, está condenado a morte
Pela aventura, pelas discussões políticas e filosóficas, sem sombra de dúvidas esse é o melhor livro da série até agora (exceto os 2 primeiros, que são de contos).

Aqui entendemos a estrutura melhor a estrutura do Capítulo dos feiticeiros e as motivações políticas que eles possuem.

Vemos uma batalha absurda em Thanned, um duelo violento entre Geralt e Vilgefortz, além da fuga da Ciri e sua tentativa de sobreviver, agora como membro do bando dos Ratos.

Bom demais!!

Samy 08/06/2021

Uma resenha sem título
Por enquanto, este foi o livro mais intenso da série, com muitos conflitos, intrigas, traições, batalhas.
O foco sai de Geralt e fixa-se muito mais em Ciri (como já vinha ocorrendo no livro anterior), em seu desenvolvimento e sua sobrevivência em um caminho que se torna cada vez mais tortuoso e árduo.
O final foi bem morno, entendo que seja uma saga, mas faltou aquele ? PQP (rs).
Confesso que estou curiosa pela desfecho, que ainda me parece um tanto enevoado.

Obs, alguém mais sentiu necessidade de um mapa? Tive que baixar na Internet, para entender melhor certos caminhos, situações, estratégias.
Alisson.Santos 10/07/2021minha estante
Nossa eu também, e tive dificuldade em achar mapas bons, pq muitos divertiam entre si, e tinha que tomar cuidado pra n pegar os mapas do jogo que tem algumas mudanças que n combrem corretamente os livros

Samy 10/07/2021minha estante
Pior que a maioria dos mapas é do game, realmente. Eu não conferi ainda, mas WFM ia lançar as novas edições com mapa. Espero que sim, faz muita falta.

Mahitê 06/04/2022

Tempo de desprezo
Um livros muito bom! Estou amando acompanhar a história da Ciri e do Geralt, a história e os personagens são muito bem construídos, recomendo muito essa série.

Guga 06/08/2021minha estante
Só fica melhor.

Sam 08/08/2021minha estante
Que maravilha!!!

leocosta1991 12/05/2020

Recomendo
Bom livro, ótima leitura, recomendo.

José Eduardo 16/04/2020

Universo expandido
Nesse livro, o autor mostrou o quanto o mundo criado em sua mente era vasto. Os acontecimentos em torno de Ciri me deixaram aflito, o desenrolar da história fez-me desejar que as páginas se multiplicassem e não acabassem logo. Ao chegar ao final, senti-me extasiado. Sei que deveria falar sobre o livro, mas quero deixar registrado o quanto o livro me afetou, pois creio que não serei o único a ser inundado por e transportado para esse universo fantástico criado pelo polonês.

fyveer 13/05/2020

Tempo do Desprezo, Andrzej Sapkowski
Editora: WMF Martins Fontes
Tradução: Tomasz Barcinsky
Páginas: 352
Progresso: 07/05 - 12/05
Tags.: #PanxResenhas #TheWitcherLC #TempoDoDesprezo #AndrzejSapkowski #TheWitcher #LiteraturaEstrangeira
?? | Eram filhos dos tempos do desprezo, e era só desprezo que sentiam pelos outros. Não se apoiavam apenas na força bruta, mas também na destreza no manejo de armas, a qual haviam adquirido rapidamente pelas estradas, na força de vontade, nos cavalos velozes e nas espadas afiadas.
Terminei de ler o quarto volume da Saga do Bruxo Geralt de Rívia, escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski, e meu veredicto é de que esse é o livro mais agradável da série ? os sete capítulos, estética apresentada em O Sangue dos Elfos, estão repletos de ação, magia e conspirações.
Geralt lutou contra monstros e demônios por todo o país, mas até ele pode não estar preparado para o que está acontecendo com seu mundo. Há intrigas, divergências e rebeliões por todo lado. Os Elfos e outros seres não humanos vivem sob repressão há décadas. Os Magos brigam uns com os outros, alguns a soldo dos reis, outros simpatizantes dos elfos. E, nesse cenário de medo e desprezo, Geralt e sua amante Yennefer precisam proteger Ciri, herdeira órfã e procurada por todos os lados. Ela tem o poder de salvar o mundo ou, talvez, acabar com ele.
Pela primeira vez o autor nos apresenta o grande vilão de Ciri, Emhyr var Emreis, Deithwen Addan yn Carn aep Morvudd,
O Fogo Branco Dançante sobre Mamoas dos Inimigos ? sim, o título dele é tão grande quanto o da amada Daenerys Targaryen!
Alguns pontos me deixaram bem chateada, mas sei que são ocorrências comuns em livros que tomam por base uma sociedade medieval ? não vou contar pois é spoiler ? e outros me deixaram bem contente, o principal deles foi perceber que Jaskier é um pouquinho mais agradável.
Ciri finalmente mostrou seus poderes e eles realmente podem destruir o mundo, no entanto, ela acaba em uma posição bem ruim ao final do livro ? espero que ela dê a volta por cima e retome sua confiança.

belligna 06/10/2021

Preciso confessar que fiquei BEM confusa em algumas partes. São TANTOS personagens! Me perdi algumas vezes e também achei diversas partes bem cansativas. Espero pegar o ritmo mais rápido no próximo livro, porém nem de longe é um livro ruim. Foi uma boa leitura e eu gosto muito de ir aprendendo mais e mais sobre os personagens. Ansiosa pra ler todos.

Ana Simão 17/05/2020

Sangue e sofrimento
Começou a guerra, mas as alianças não saíram exatamente como previsto. Muito ocorreu de forma diferente. Mudanças de lado e conchavos inusitados. Certas peças fundamentais nesse jogo foram bloqueadas. Enquanto Geralt se recupera, Ciri desaparece, e a busca por ela continua - é uma peça muito valiosa nessa guerra. Perdida, sofre sozinha e acaba recebendo ajuda de onde menos se espera. Nesse maravilhoso volume da saga do bruxo, a guerra trouxe o tempo do desprezo.

Pedro.Braga 03/05/2021

Foco na superação e crescimento da Ciri
Dentre os quatro primeiros livros da saga do bruxo, esse foi o livro que o menos gostei, mesmo sendo muito bom. A história traz diversas reviravoltas, situações bem complicadas para os protagonistas enfrentarem e muitas perdas. Mas acho que tiveram algumas lacunas não preenchidas, no que diz respeito aos acontecimentos provenientes do "evento dos feiticeiros" (nomearei de tal forma para não haver spoilers). Esse livro foca um poco mais na Ciri, e como ela se comporta com as várias situações adversas que vão acontecendo ao longo da trama.

Edy Marques 07/01/2021

Se comparado ao três primeiros livros. Esse é sem dúvida o que mais me prendeu a leitura. Muito mais personagens interessantes e histórias e batalhas envolventes.

Paula1735 07/09/2021

Enfadonho, mas extramamente importante para a saga.
Tempo do desprezo, quarto livro da saga the witcher, na minha humilde opinião foi o mais lento e maçante de todos, sendo o mais fraco da saga até agora, entretanto, esse livro trás momentos importantíssimos para a continuação da saga.

Nesse livro o autor trás um tom diferenciado a série, um tom mais adulto e tenso, abordando temas como suicídio e estupro, além de intensificar as questões e desavenças políticas.

O livro em geral tem capítulos que demoram a engrenar, principalmente no início, mas não deixa de ser bom, pois no começo conheçemos um pouco mais da personalidade da Yennefer, vemos mais de seu relacionamento com a Ciri, depois vemos um pouco mais do seu relacionamento com o Geralt, além de saber mais detalhes do conselho dos feiticeiros e da escola de feiticeiras também.
O ápice do livro é no capítulo com o golpe de Thanedd, onde feiticeiros enfrentam outros feiticeiros traidores dos reis, temos então as principais cenas de ação do livro, assim como acontecimentos decisivos e importantíssimos, resultando em mortes, suicídio e desfechos inesperados.

Como disse, o livro trouxe um tom mais sério e adulto a série, fazendo com que eu não saiba o que esperar do próximo livro.

Rodrigo 12/04/2021

Um livro excelente!
O tempo do desprezo é o 4 livro da saga do bruxo Geralt de Rivia, sendo esse o melhor livro da saga até o momento.
O livro mistura muito bem momentos de ação com partes mais paradas, porém, interessantes sobre a política do mundo. E tem ótimas viradas de mesa, com o cenário smp mudando, principalmente em relação a Ciri, que rouba a cena nesse livro. Tendo um ótimo desenvolvimento.
O livro é super interessante, te prende bem, pelo motivo de que é fluído e ação não para em momento algum.
Pra quem não conhece essa saga do bruxo vale a pena conhecer, por que é uma fantasia de auto nível.

Cachamorra 08/05/2022

Entendiante, chato e confuso.
O livro começa bem, mas antes da página 100 a narrativa fica insuportavelmente chata. O autor coloca algumas intrigas até interessantes, mas a narrativa é confusa e entendiante.

Depois o livro descamba para uma sequência ainda mais confusa de acontecimentos que exige releituras até que finalmente, quando você consegue acompanhar muda de tom. E aí, temos uma parte muito ruim, a sexualidade de uma das personagens é narrada de forma bastante tosca e machista. Terminei com muita dificuldade e vou pensar muito antes de ler o próximo livro.

A série faz um trabalho melhor com os personagens, ainda bem.
Re__cavalcante 11/05/2022minha estante
Essa parte da sexualidade que você comentou é já ao final do livro? Pq, nossa, eu fiquei muito incomodada! Achei que tinha sido só eu!

Cachamorra 11/05/2022minha estante
Sim, é essa mesma. Que cena surreal, absurda e sem sentido para narrativa. Se não foi machismo, pura e simples, eu não sei o que é.

Eu fiquei chocado. Tanto quanto aquela cena bizarra do IT do Stephen King.

Re__cavalcante 11/05/2022minha estante
Nossa! Me incomodou demais! Machismo é a única justificativa! Ela sofreu dois abusos seguidos! E meio que aceitou pra se sentir inclusa, sei lá. Não gostei de como foi escrito, como algo normal e natural

Mariane 20/06/2022minha estante
Nossa, sim! Fiquei espantada que quase nenhuma resenha citou esse ato nojento! A maioria é só elogios... absurdo.

Cachamorra 21/06/2022minha estante
Quando eu falo dessa cena para as pessoas, principalmente homens, dizem que foi pq ela estava assutada ou algo do tipo. Não foi isso que ele narrou, é um ato de violência, colocado como natural. A nota deveria ter sido menos de 1, não sei omde estava com a cabeça quando dei dois.

Eu simplesmente não consigo ler mais nada desse universo ou desse autor.

Mariane 22/06/2022minha estante
Eu entendo, eu só dei 2.5 pelo arco de Geralt. No momento é o arco dele o único que tem válido a pena continuar a leitura.
Pelo menos eu soube que na série "consertaram" isso, tiraram esse núcleo insignificante dos Ratos e a sexualização precoce da Ciri...

Re__cavalcante 22/06/2022minha estante
Sério que vão tirar essa parte dos ratos?!? Nossa, que notícia boa! Pq eu acabei o 5 livro e achei tudo bem péssimo

Nena 05/05/2021

Meu livro preferido da saga até agora, um ótimo desenvolvimento da ciri durante esse livro e acho interessante a relação dela com a yeneffer