Surfista Prateado: Parábola

Moebius

Resenhas - Surfista Prateado - Parábola

Leonardo1263 11/12/2023

Uma divisão bíblica do Velho para o Novo Testamento
Surfista Prateado é um dos personagens mais emblemáticos no que tange reflexão, religião e filosofia dentro da Marvel Comics. Suas histórias abordam sempre o pensar no outro, o amor, salvação, piedade e empatia. Embora compartilhe de um sentimento lindo, parece sempre causar impacto no primeiro momento e ser esquecido logo após. Esta edição de subtítulo "parábola" não poderia ser melhor.

Vale lembrar que essa edição que apresento não é a origem do personagem, mas um conto criado de forma magistral por Stan Lee e Moebius.

Galactus retorna a terra e tipicamente por onde passa deixa destruição e morte. Surfista Prateado aqui está condenado a viver na terra, e por hora vive como morador de rua. Quando percebe que Galactus voltou a terra, foi imediatamente render o colossal vilão, pois o mesmo havia prometido (em edições anteriores) que não devoraria a terra. Ao ser questionado, Galactus diz que não destruirá a terra, deixará que os humanos o façam.

A estratégia foi simples, ele pousou na terra como um deus-astronauta, disse que veio para liberar os humanos do sofrimento e disse: Vim aqui para libertá-los! Libertá-los da culpa e das inúteis leis dos homens. Se desejam ser salvos, façam o que quiserem! Tomem o que quiserem! Não existe nada errado! Não existe pecado! Prazer é tudo! ...Assim falou Galactus!

Sabendo quão mesquinhos e pequenos são os homens, Galactus dá o start numa nova era de atrocidades, e com isso, manteria sua promessa de não destruir o mundo, pois esperaria a sociedade colapsar para finalmente atender sua fome, e devorar a terra. Nesse tempo, um homem chamado Colton que já era conhecido por ser um famoso pastor televisivo, aproveita a deixa e se diz o emissário de Galactus, aproveitando deste momento para explorar a fé alheia e voltar a ter a relevância que um dia tivera.

A meta do Surfista Prateado aqui são duas: Convencer o gigante a deixar a terra e desistir desse plano, e convencer a humanidade de que Galactus mente para prejudicá-los. Nas duas frentes ele encontrará forte resistência, pois uma figura como Galactus inspira medo e obediência. Essa servidão que nós humanos clamamos para atender, esperando dia a dia conhecer e servir o Deus todo poderoso. Há um discurso do próprio Surfista, que faz um panorama da humanidade que diz:

Isso é loucura! Eles tem sede de liderança como um bebê anseia pelo leite materno... Com certeza por isso são presas tão fáceis de tiranos e ditadores... Por que não percebem que a fé mais verdadeira de alguém e a fé em si mesmo? O que lhes causou desespero a ponto de buscar alguém que lhes mostre o caminho?

Diferente de outros quadrinhos Marvel, essa não tem tantos embates heroicos, lutas magnânimas, nem o clichê que estamos acostumados. Em apenas 80 páginas os autores desenvolvem um clássico do personagem que traz um peso mais adulto para questões da humanidade, que poucos fizeram anteriormente. Há aqueles que dizem, se esse quadrinho foi um divisor de águas na indústria, até mesmo pela época extremamente fecunda que foi realizado.

Daqui em diante está repleto de spoilers, então esteja atento!

Dentre os extras da edição temos o relato dos criadores de como se deu essa união. Moebius é um ícone dos quadrinhos na França e participar dessa edição foi um profundo desafio. Stan Lee sempre gostou do personagem e deixou claro aqui que muitas falas e atitudes do Surfista são representações de suas convicções religiosas.

Traçando paralelos (assim como levam a entender nos extras e nas falas do personagem) Surfista Prateado é um Jesus Cristo moderno. Somos capazes de enxergar as referências quase que adaptativa das falas do Messias Cristão, na boca do Surfista. Há poses em que ele voa de braços abertos, assim como cristo crucificado, sua paz na fala, sua certeza e profundidade. Assim como os Judeus na época de cristo esperavam um messias guerreiro da linhagem do Rei Davi, aqui podemos dizer que os leitores esperam um super-herói com poderes inimagináveis e violentos, e surfista, assim como cristo, apesar de poderoso não opta pela violência a priori. Suas palavras buscam o amor e piedade, e isso numa sociedade é visto como ponto de fraqueza. Foi assim há 2000 anos e continua até os dias atuais. E o interessante é que ele reconhece que apenas pelo fato de não revidar a violência investida nele, os homens acreditam que ele seja fraco. Por fim conclui em uma de suas falas: ...De fato, não sabem o que fazem (página 28). O paralelo cresce ainda mais, quando Surfista Prateado aparece para salvar o povo, e por não acreditarem nele, gritam que o matem, que o tirem dali, que ele merece ser linchado e assassinado ali mesmo, por contar mentiras ao povo, e grita: - ele não é um salvador.

As origens são semelhantes aqui na edição, temos ele como morador de rua, uma posição social de pouco prestigio e que emula novamente, trazer o salvador à humanidade vindo das bases mais humildes possíveis. Galactus aqui faz as vezes do Deus Vult, o Deus do velho testamento, que pauta como se deve ser as coisas, que suas vontades devem ser atendidas, que julga, que é dotado de sentimentos humanos, que deseja eliminar um povo, por julgar que não são dignos de sua obra (assim como um diluvio moderno).

Em uma das conversas entre os dois, Surfista ainda o cobra, dizendo que se ele acredita que a vida é preciosa, por que deixou que a morte acontecesse de forma deliberada (podendo ali na imagem ter salvo uma mulher que estava caindo de helicóptero), e o próprio gigante diz, que salvá-la ou não, está longe de seus propósitos e importância no cosmos, é irrelevante de tão pequeno.

Então veja, perceba, não há dialogo fútil e sem sentido nessa edição. Tudo é dotado de questões e criticas aos humanos, aos representantes religiosos que faturam muito em cima da fé alheia, a relação de poder entre os homens, a violência gratuita e por fim o desejo do homem de sempre ser pastorado, assim como ovelhas perdidas no mundo.

O interessante aqui, é que o pastor charlatão Colton, que de inicio queria lucrar com a situação apocalíptica do momento, é o único que por fim entende os preceitos do Surfista, entende o que ele está fazendo... Assim como cristo deu a vida para salvar a humanidade dos pecados, Surfista "ressuscitou", e viu que os homens estão fadados ao ciclo de erro eterno. Colton é o único que enxerga que o ele é necessário para a humanidade, não para salvá-la de forma prática, mas para ensinar aos homens alguns valores de como viver. E assim como a passagem bíblica sobre a PARÁBOLA DO SEMEADOR, Stan Lee, Moebius e o próprio Surfista apresentam sua própria parábola em busca de semear valores entre os homens.

site: https://espacols.com.br/quadrinho/surfista-prateado-parabola/

Claudinei 17/02/2022

Heróis numa aventura filosófica?
Já posso começar dizendo que esse é um material acima da média, provavelmente você vai, assim como eu, ouvir muita gente dizer que esse quadrinho é sensacional, e pode acreditar, é mesmo.
A dupla criativa, Stan Lee e Jean “Moebius” Giraud, duas lendas da 9° arte juntas, por ai já da pra se ter ideia do trabalho pesado que se tem em mãos, e realmente os dois apresentaram algo bem reflexivo, sobre a humanidade e em como essa tem a necessidade e busca incessantemente por uma liderança seja ela física ou espiritual, e de como alguns podem tirar proveito dessa condição para manipular e dominar outros.
Stan Lee escolheu muito bem os personagens para ilustrar essa reflexão, dois seres poderosos do espaço no universo Marvel, Galactus e seu ex arauto Surfista Prateado, um que se apresenta na forma de uma divindade que deve ser temida e adorada e outro como questionador sobre seguir cegamente as leis e palavras de outros sem se importar com as consequências desse ato de fé e devoção fanática. Essa trama possivelmente futurista, pois não faz menção a outros personagens da casa das ideias, então temos os dois seres cósmicos com longevidade de anos no plano central de tudo. Galactus com sua nave chega a Terra se auto denominando deus e supostamente liberando a humanidade de suas amarras, seja sobre crenças ou leis, isso abre margem para supostos “profetas” arrebanhar fanáticos para que o encha de regalias, luxo e proteção, e somente o Surfista Prateado, que vive como um indigente entre a humanidade é capaz de entender as intenções de Galactus de impor o caos e auto destruição aos humanos e o único capaz de confrontar as ideias do ser cósmico, gerando ódio em algumas pessoas que o tem por herege e mentiroso, trazendo essa questão pra realidade é uma situação bem comum desde sempre numa sociedade.
Enfim esse é uma HQ Marvel com diálogos filosóficos bem interessantes e inteligentes, foge do comum de aventuras de super heróis, e com essa arte do Moebius vai te fazer admirar e refletir muito sobre essa leitura. Como extras temos uma espécie de making of de como foi para o Moebius desenhar essa história. Pra mim, nota 10.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

duartecaslu 01/03/2024

Um tratado sobre Deus e Idolatria
A imagem estarrecedora de um objeto luminoso, tão quanto um astro, é o ponto de início da trama. Dúvidas pairam sobre aquela forma distorcida pela velocidade enquanto rasga o céu dos terráqueos, gerando medo e incerteza acerca do que está por vir.

Ao se fixar no ambiente terreno, o objeto toma a forma de uma Nave Espacial gigantesca, o que ativa o sinal de alerta em um homem que já vivia à margem da sociedade há um longo tempo, o Surfista Prateado.

Esse instinto intergaláctivo de um homem que conhece o Universo em sua amplitude, acionou os receios mais sombrios, principalmente ao observar o destruidor de Mundos que se pôs a frente da grande nave, Galactus.

Agora, a humanidade não mais precisaria se angariar em uma força invisível para transpor sua fé, mas em um elemento palpável dotado do maior poder absoluto, portanto a idolatria àquele ser passa a gerar esperança.

A partir disso, Stan Lee e Moebius tratam questões de poder, crença, as raízes da moralidade humana e um ensaio acerca de acertos ecerros. Para quem gosta de filosofia, talvez tenha sido a melhor HQ dr super heróis que já li sobre o tema. Para ler e reler, e continuar com perguntas em aberto, apesar da trama ser bem redondinha.

A arte de Moebius continua única e singular, parece ter nascido para ilustrar ficção científica.

vinissada 09/03/2024

Se vingando da infância.
Lembro que quando criança fui muito impactado pelo esquecível filme "Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado" de 2007. Dizem que o filme é tenebroso (e eu acredito), mas quando assisti não tinha muito discernimento de qualidade e me peguei apaixonado pelo personagem do Surfista Prateado. O Vinícius que não tinha completado nem uma década de vida admirou muito o auto sacrifício praticado pelo personagem, além de ter achado incrível o cara surfar em uma prancha que voa (e o Vinícius de 20 anos ainda acha). Apesar desse meu imediato interesse pela figura, infelizmente não encontrei disponível a época qualquer história que o personagem e apenas depois de tantos anos entrei em contato que continha o personagem como protagonista, e foi o clássico "Surfista Prateado: Parábola" por Stan Lee e Moebius.

A narrativa presente acaba por criticar de maneira estupenda a sociedade e o indivíduo, pela busca cega pelo poder e o insensato fanatismo que o ser humano tende a praticar; e o dia é salvo mais uma vez por um sacrifício do Surfista Prateado. Além da história, o gibi é um deleite gráfico. Achei o desenho belíssimo, e sobretudo as cores me impressionaram por sua "personalidade própria" (apesar de ter lido por scan, o que diminui o impacto da arte na minha opinião de quem prefere ler a versão física).

Não gosto de me alongar muito, então certamente há muito mais o que comentar sobre esse clássico quadrinho, mas vou parar por aqui. Recomendo extremamente para quem quer uma história de super-herói pouco usual, que utiliza desse contexto para trazer interessantíssimas reflexões sobre o ser humano.

Julião 01/06/2020

Leitura OBRIGATÓRIA!
Jack Kirby disse em uma entrevista que tinha como objetivo desenhar Galactus com uma perfeita analogia a Deus (a figura católica mesmo). Ele percebeu em uma despretenciosa conversa com o Stan Lee que, no universo que estavam criando, eles criaram tudo o que podiam, menos uma figura celestial para chamarem de Deus, mas ainda sim, criar Deus seria uma tarefa muito delicada, concorda? Poderia causar tantos problemas quanto soluções, então, decidiram construir um personagem que representasse tudo aquilo que Deus tem (no contexto católico), mas sem ser Deus propriamente dito e tarã, nasce uma figura soberana, poderosa, maravilhosa, particular, caricata que tem seres extremamente poderosos como mensageiros (um deles até com asas de fogo) e que são usados de intermédio para comunicar com os seres.

Pronto, está feito. Deus foi introduzido no universo marvel e tanto o Lee quanto o Kirby levaram anos para saber aproveita-lo como mereciam, até que nessa história escrita em 88, Lee representa a mais pura e bela analogia dessa construção.

O roteiro te leva para uma ÓTIMA discussão sobre política, religião, figuras de poder e fascismo e as últimas páginas te fazem pensar 'Ué? O Surfista Prateado exigiu APENAS o que todos os outros políticos e líderes religiosos exigem, então por que ele está errado?'

História FABULOSA para ser lida e relida nos dias de hoje, principalmente quando estamos inseridos em um governo que flerta com o fascismo.
CHU 26/03/2021minha estante
Exatamente

Leonardo520 03/02/2022

Simplesmente espetacular .
Sem palavras pra descreve esse quadrinho. Simplesmente sensacional . Leiam. Uma obra magnífica.uma obra atemporal. Sem palavras .nota 5 de 5 .

Mayhara5 12/10/2021

"E por que você mente, fazendo-os pensar que é um Deus?"

"Deus não é poder? Deus não é força? Eu nunca vi uma divindade. Quem pode me garantir que eu não seja um Deus?"

Vitor16Hq 16/11/2023

Diz muito em poucas páginas
Fiz uma revisão no que li relacionado ao surfista prateado, li a primeira aparição dele em a vinda de galactus pela salvat, é mais um grande personagem que surgiu nas revistas do quarteto fantástico, e ali o Jack Kirby foi simplesmente genial na criação do visual desse personagem. Também li o primeiro encadernado da fase do Dan Slott na fase nova Marvel, que é legalzinho e o surfista prateado escuridão que é o mais recente.

É um personagem muito interessante, e essa é a HQ mais aclamada desse personagem, o roteiro é assinado pelo Stan Lee e a arte é do Moebius, dois dos maiores nomes dos quadrinhos se encontrando e fazendo uma gráfic-novel incrível.

A história mostra o Galactus voltando para a Terra e causando um grande rebuliço, e muitas pessoas começam a vê-lo como uma divindade, e o surfista, por já saber quem é aquele ser, vai tirar satisfação, e as pessoas começam a ataca-lo, tratando o surfista como um herege.

A HQ aborda o fanatismo religioso levando as pessoas a cometerem violência em nome de sua religião, é algo que infelizmente perdura até os dias de hoje, e o que faz essa HQ ainda ser tão impactante.

O grande mérito dessa HQ é ela funcionar por si só, não exige nenhum conhecimento sobre universo Marvel do leitor, ela conta uma história com começo meio e fim e insere muito bem a mensagem que está passando.

Matos 13/06/2021

Quadrinhos são ótimos pra sair de uma ressaca literária, principalmente quando se está lendo um livro não muito bom, o surfista prateado é uma ótima HQ.

Will 12/07/2021

Moebius + Stan Lee = obra-prima
Essa é uma bela equação: pegue duas forças criativas e é isso que terá como resultado. Pra completar, peguemos um personagem profundo, filosófico e reflexivo, pra expandir e embelezar ainda mais o resultado. Conseguiram com êxito. Arte linda, texto magnânimo.

Bruno Henrique 01/05/2023

Daquelas historias/publicações obrigatorias numa coleção histórica. Moebius empresta toda sua dinâmica ao melhor e mais intimo personagem de Stan Lee? uma parabola sobre a natureza mais fundamental da humanidade

Marieliton M. B. 23/11/2018

A idolatria cega não deve servir de guia moral pra ninguém
Galactus retorna para a Terra, dessa vez não devorá-la, mas para se auto proclamar o deus todo poderoso da humanidade. Ele seria aquele que traria uma nova era em troca da total veneração das pessoas. Sabendo do mal que aquele ser poderia causar para todos os humanos cegos que caíram na conversa do semi-deus, o Surfista Prateado terá que confrontar o seu antigo mestre pra tentar evitar a extinção dos humanos.

Quando uma lenda dos quadrinhos americanos, Stan Lee, se junta com outra lenda dos quadrinhos franceses, Jean Giraud (também conhecido como Moebius), o resultado disso dificilmente seria algo ruim. Surfista Prateado: Parábola é a prova de que esses dois não são lendas à toa.

Parábola já é diferente, à primeira vista, devido a sua arte. Moebius tem um traço bem característico e deixou a história com uma pegada de ficção científica épica sem igual. Outro ponto que diferencia esse quadrinho de outros envolvendo super-heróis, é que nele o embate maior não se dá pela pancadaria e violência comuns nesse gênero, mas sim pelo confronto filosófico e de argumentos entre o Surfista Prateado e Galactus.

Ao ler Parábola foi impossível não fazer paralelos com a realidade. Principalmente ao que ocorreu durante as eleições 2018 no Brasil, em que se via um eleitorado cego idolatrando um candidato (infelizmente eleito) independente dos males que ele falava ou ameaçava em cumprir.

Surfista Prateado: Parábola não é dito ser uma leitura obrigatória à toa. Toda e qualquer obra que consegue ir além da sua própria história e que o leitor refletir e agir sobre o seu próprio mundo, independente da época da leitura, é algo a ser valorizado. Leitura recomendadíssima.

PedroTOS Ribeiro 14/11/2023

O ser humano não precisa de crenças
Stan Lee critica sem notar o quanto a fé pode ser nociva ao homem, e a repercussão da falta de limites que essa fé pode trazer não apenas ao indivíduo mas também a sociedade, esteja pronto a viver uma aventura que passa muito mais do que se espera típica dos trabalhos de moebius...

Monaliza Silva 27/07/2019

Um caminho solitário
O sentimento depois de terminar de ler essa obra é de que o caminho do herói é solitário e ingrato e ser heróico nem sempre significa encher um vilão de porrada.
As vezes a missão do herói é salvar a humanidade dela mesma.

Mateus 25/07/2020

Parábola
O nome faz bastante sentido depois que você percebe o rumo que a historia toma, religião, filosofia e o próprio cerne humano são expostos nessa hq, o debate sobre a fome de poder e a carência por uma liderança questionando e criticando a religião são sensacionais, uma pena que a historia seja tão curta, mas como o próprio Stan Lee diz na introdução ?se vocês se pegar contemplando o destino do homem ou questionando suas crenças básicas, então eu e Moebius tivemos sucesso em nosso trabalho? e com certeza tiveram.