Dissolução

Dissolução Cláudia Lemes

Resenhas - Dissolução

Medeiros 19/03/2019

O ESTRANHO FENÔMENO... DESCONHECIDO.
O livro começa com uma moça traumatizada, fugindo de um mafioso que tem o poder de destrui-la e que tem como ajuda vários e vários funcionarios, por assim dizer, e embarca em uma fuga junto de uma amiga. Logo ali naquele começo as duas quebram o carro e um homem oferece carona. Claudia, a personagem do livro, faz o que toda mulher traumatizada, amedrontada e que está FUGINDO faria: Embarca no carro do desconhecido ( risooooooooooooos ) e ainda protagoniza uma cena com a amiga típica de romances Sabrina: Pergunta o nome do rapaz, descobre que é Patrick e assume que o conhece, entrando no carro feito uma menininha inconsequente de comédia romântica. Isso, ISSO é o que você precisa saber sobre esse livro que, sem intenção, se tornou uma comédia sobre personagens nada dinâmicos, bem novelescos: Os bonzinhos são bonzinhos, os malvados são malvados e SÓ.

Claudia Lemes foi uma experiência diferente. Vejo que seus leitores são inebriados com uma névoa estranha onde, na mente deles, Claudia é um fenômeno mundial. Acompanhando a mesma em redes sociais, vi que ela fala bastante sobre não se importar com editoras, que não se importa com feedbacks negativos - Mas faz verdadeiros escândalos quando se depara com um - e parece ter uma amargura vinda não sabemos de onde: Todos os dias ela posta alguma crítica sobre os autores iniciantes e amadores como se ela fosse uma perita. Existe uma incongruência muito latente quando Claudia diz que não se importa com certas coisas relacionadas a fama, mas conseguiu criar uma imagem sua que pareceu funcionar muito bem entre seus leitores ( a maioria das resenhas aqui são de parceiros pra quem ela enviou o livro de graça e todas parecem querer falar bastante sobre Claudia e não sobre o livro, além de parecerem querer falar bem de propósito tendo em vista que receberam um mimo. ) Usando frases de Lana Casoy para evidenciar como um de seus livros é bom ( como se isso fosse um medidor importante, já que como ser humano pensante não preciso me basear em críticas) Claudia tem construído seu castelo de ilusões, vivendo feliz, plena e inteira em seu mundo de fantasia onde lá, para todos os habitantes, ela é um fenômeno que não pode ser contestado. Risos. Triste quando um escritor sonha, SONHA com a fama ao invés de escrever por amor. Se você gosta de livros genéricos, bem comerciais e com cenas ótimas que poderiam dar um belo roteiro de Maria do Bairro 2, esse é pra você! Beijinhos

Morgana d Fadas 12/11/2014

Resenha de Dissolução Blog Morgana das Fadas
Título: Dissolução
Autor(a): Cláudia Lemes
Nota: 10

Você acredita em carma?
Pois é ...e quando esse carma é familiar?

É disso que se trata essa instigante história. Dissolução é o primeiro livro da trilogia Woodson. Narrando a vida de uma família que dá título a trilogia. Algumas gerações são apresentadas para seus leitores divididas em 2 livros e um diário que se revela ao longo de suas páginas.

O primeiro livro narra a fuga de Claudia que cansada de viver com seu marido mafioso Tony vai junto com sua amiga Mia para a pequena cidade de New Haven, lá elas conhecem três irmãos Jhonny, James e Patrick que pertencem a família Woodson. Claudia e sua amiga montam um negócio e logo os romances, intrigas, paixões platônicas começam a tomar forma na vida de nossa amiga e a quem a ronda. Em meio os capítulos de Claudia somos apresentados ao diário de Beth, uma jovem liberal órfã de mãe e prestes a perder seu bondoso pai. Beth é de bem com a vida ela é o tipo de garota louca porém responsável, que logo faz amizade com Madge, Daniel e Billy. No arco de Beth é Daniel que pertence à família Woodson. E começamos através desse diário a ver que os erros, intrigas e amores destruídos que existem, são muitas vezes parecidos com os mesmos núcleos que teremos no livro de Claudia, já que Beth é esposa de Daniel e a lei do carma é executada.

O destaque desse livro na minha opinião vem no segundo livro narrando a história de vingança de como Charlie se tornou o braço direito de seu indesejado pai chefe da Máfia Tony. Nesse livro somos transportados a muita ação, mentiras e a lei dos mafiosos. Num enredo onde a mulher já não tem poder sobre si mesma e uma prostituta pode não valer absolutamente nada. Conhecemos também personagens amáveis como Viking e Graeme. Enquanto isso temos os capítulos finais do que se tornou a vida de Beth, e como seu filho Patrick se torna um homem que não pensa com a cabeça de cima. Todo esse segundo livro me deu muita inspiração para escrever sobre Máfia, uma vez que a autora descreve tão bem os atos cotidianos de uma família mafiosa.

Um livro que te prende aos poucos e que te faz querer saber o que a autora descrevera sobre a família Woodson nos outros dois livros da trilogia. Com um toque sutil pagão, Dissolução é um livro que lhe mostrará que podemos pagar caro na vida pelas nossas escolhas e mais caro ainda ao tentar sair delas.

Por Rafael Soares - Administrador e Crítico Morgana das Fadas

site: http://morganadfadas.blogspot.com.br/2014/11/resenha-de-dissolucao-trilogia-woodsons.html

Gabrielle 08/11/2014

Blog ABCD dos Livros
Um desespero, um momento de tensão, medo e com certeza alívio. Era tudo o que Cláudia estava sentindo naquele momento de fuga. Já não suportava mais a vida que estava levando, já não aguentava mais!
Mais do que ninguém, Cláudia sabia que estava sentenciando sua própria morte. Não adiantaria fugir, mesmo preso, ele a encontraria.
Para sentir mais culpa do que já tinha, sua melhor amiga Mia decidiu ir junto também. E então pegaram o avião e partiram para a nova vida. New Haven foi o lugar escolhido, uma cidadezinha no interior do Texas, um lugar perfeito para se esconder de Tony, seu esposo.
Ao chegarem, alugaram um carro com o dinheiro que puderam pagar. Um carro velho e sem condições de uso. Para alguém que vivia na luxúria, aquilo com certeza seria o fim, mas Cláudia não parecia se importar com isso.

" Se permita esse tempo, diga adeus a todas às suas dúvidas e às suas memórias dos últimos dois anos, depois vá para casa, vá para ele" Pág 213

Tinham planejado tudo, morariam com sua amiga de escola e abririam um bar para ganhar a vida. Mas nem chegaram na metade do caminho e tudo começou a dar errado, o carro quebrou no meio do nada. Horas e horas se passaram e nada. Tempo livre demais para pensar em Tony, merda! Ela tinha que ocupar a mente. Mas encontraram a luz no túnel. Um carro vinha passando ao anoitecer para a sorte delas. Eles a ajudaram é claro, e levaram as garotas para sua casa para poderem dar um telefonema.
E foi assim que conheceram os Woodsons, uma família formada por três irmãos (um mais lindo que o outro) James, Patrick e Jonhy. Conheceram também Julie e Rick, esposa e filho de James.
Infelizmente não conseguiram entrar em contato com sua amiga e tiveram que passar a noite na casa da família. Julie não gostou nem um pouco disto.
Cláudia não conseguia dormir e acabou tendo uma noite de amor com o irmão mais velho Patrick.
No outro dia, logo de manhã, conseguiram entrar em contato com sua amiga e partiram.

"Tubarões são as criaturas mais mal compreendidas da Terra, e quando fazem coisas ruins, é por causa de sua natureza" Pág 88

E assim ficou sua nova vida em New Haven, abriu seu bar, o Black Horse House, Mia entrou em um relacionamento com Johny e ela com Patrick e praticamente morava na casa dos Woodsons. No começo não fora nada fácil para ela, mas logo foi se acostumando com o lugar e finalmente tirou Tony de sua cabeça, afinal ele estava preso e neste lugar ele jamais a encontraria. Um grande engano!
Mas New Haven não foi só dias alegres e coloridos, e muitas coisas aconteceram em um ano. Cláudia vivia em pé de guerra com Julie, as duas se odiavam (e não era briguinha boba não), recebeu notícias boas e que logo se transformaram em tristeza, acabou se envolvendo com um dos irmãos woodsons e isso destruiu o laço familiar que tinham e para piorar sua situação, Cláudia descobre que Tony foi solto da prisão. Quase perdeu o ar, não podia acreditar que isso era verdade. Logo agora que iria consertar toda a merda que tinha feito. E agora? Ela estava sozinha e sabia que ele a encontraria, era só uma questão de tempo.

Sabe quando você encontra o amor da sua vida? Então foi mais ou menos assim enquanto lia o livro. Ele é o amor da minha vida, privada entupida. É incrível a forma como a autora construiu toda a história, a forma como envolveu os personagens, eu simplesmente não consegui desgrudar dele.
As páginas brancas e as letras pequenas não me incomodaram, mas achei bastante erro nas palavras, letras trocadas ou esquecidas, mas nada que atrapalhe a leitura.
Contei a história toda para uma amiga minha em 10 minutos e ela amou, mas quando cheguei aqui para contar para vocês, tive um grande dificuldade, pois não queria dar nenhum spoiler.
Ele é "dividido" em três capítulos: 1) O livro da Cláudia (que faz a história toda acontecer - a resenha); 2) O Livro do Charlie e 3) O Diário da Beth.
Mas antes que vocês pensem que são história diferentes, quero que saibam que é mais como um quebra cabeça, O Diário da Beth envolve a família Woodson e o Livro do Charlie envolve o Tony e a Cláudia e muitos outros personagens que vão ser muito participativos na história. Nenhum personagem fica de fora, todos tem uma história marcante.
O livro envolve muito sexo, máfia, prostitutas, drogas, investigação policial, crimes, morte e muito sangue. Achei o livro muito forte e ao mesmo tempo maravilhoso, ele realmente me surpreendeu. Pensei em continuar a história de Tony e Cláudia, mas vi que não conseguiria não dar spoiler, quero vocês todos curiosos, se eu der algum spoiler estraga a leitura, pelo menos comigo é assim. Então vou deixar todos morrendo de vontade! *Risada Maléfica*.
Também não comentei sobre as duas partes, pois acho que é um momento: leitor e livro. Para poder realmente sentir o que estou dizendo, pegar toda essa energia que eu estou passando para vocês, só lendo. Ele acabou com um: p**, eu quero saber o que vai acontecer agora, não acredito que li a última folha do livro, demorei tanto por que não queria acabar e agora é o fim, vou morrer, o que faço da minha vida sem você livro lindo? Foi mais ou menos assim minha reação.
Depois desse drama todo, só queria dizer que a Cláudia (a autora HAHA) está de parabéns, e dizer que eu nunca tinha um livro com uma história assim. Te desejo todo sucesso do mundo com essa trilogia, tanto aqui dentro quanto lá fora, já que ele foi publicado primeiramente no exterior. E que venha o segundo volume, eu já estou roendo as unhas de tão ansiosa, e espero que seja melhor ainda que o primeiro.
OBS: Não coloquei imagem nenhuma, somente frases do livro, pois nenhuma imagem seria capaz de chegar a altura da minha imaginação, tanto nas paisagens de LA ou New York, as cenas de morte, sexo, traição, a beleza dos personagens, as festas luxuosas, as drogas sendo consumidas, torturas. Nenhuma imagem me deixaria satisfeita, pois é um livro que ficou tão marcado em mim, que ele está na lista de favoritos.
Leitura super recomendada!

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2014/11/resenha-dissolucao-livro-1-nacional.html

Angel 28/10/2014

Muito, muito, muito bom!
Narrado em terceira pessoa, Dissolução é um livro tenso, que conta a história de Cláudia, uma jovem que está fugindo de seu marido mafioso junto com sua amiga Mia e vai parar em New Haven, uma cidade no meio do nada, situada no Texas.
Com medo de ser encontrada, mas com a promessa de uma nova vida, elas acabam conhecendo os irmão Woodsons, Patrick, James e Johnny.
Johnny e Mia se apaixonam logo de cara, e apesar de Cláudia se interessar por Patrick e ser recíproco, James, apesar de casado também se sente atraído por ela.
Os segredos mais obscuros serão revelados, pois Johnny ficou com os diários de sua mãe, Beth, o que nos leva a vários flashs do passado.
Isso tudo acontece na primeira parte do livro: O Livro da Cláudia ou O Livro da Juventude.
Na segunda parte: O Livro do Charlie ou O Livro da Vingança, acompanharemos à formação de um gangster, Charlie, motivado puramente pelo ódio por alguém que feriu uma pessoa amada e seu desejo de vingança, e como ele planejou friamente durante muito tempo o momento perfeito.
Somos responsáveis pelo nosso destino, ninguém é culpado pelas consequências dos nossos atos....

O livro é intenso, sexy, violento, e tudo na medida certa.
Os personagens são muito humanos, nada da mocinha perfeita e do príncipe no cavalo branco, não, pelo contrário, alguns personagens são uns fodidos, outros são vítimas, outros são maus, a forma como as pessoas e as diferentes personalidades são retratadas te faz pensar: e aí? poderia ser comigo...
Relacionamentos dos mais variados são postos à prova....até que ponto vale uma amizade? Até que ponto alguém é capaz de ir por amor?

"Talvez eu desejei tanto sua mote que ela aconteceu. Eu queria que ele morresse e que todas as brigas terminassem. E estou feliz que a putinha morreu com ele. Estou realmente feliz. p. 98"

"Seu corpo não havia conhecido a sensação de desejo descontrolado antes de conhecer Patrick. p. 241"

"Beth olhou para longe dele. Intimidade é quando uma pessoa te conhece tão bem que apenas algumas palavras podem te quebrar. p. 336"

"E ela chorou mais, tão silenciosamente quanto pôde enquanto ele esfregava lá. Ele fez isso devagar. Seus dedos fizeram o seu caminho para dentro e só então ela percebeu o quanto seu corpo devia estar ferido dos estupros. p. 405"

Digno de virar um filme, Dissolução é diferente de tudo que eu já li, é muito bom e me deixou desesperada pra saber o que vai acontecer nos próximos livros.

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2014/10/resenha-dissolucao-trilogia-woodsons.html

Glaucia 18/10/2014

Um livro para pessoas fortes e humanas
Dissolução, o primeiro livro da trilogia dos Woodsons , é definitivamente um livro escrito para pessoas fortes, humanas, falíveis e sem preconceitos. Pessoas que se arriscam, que acertam, que erram, que tomam decisões das quais se arrependem, que escolhem caminhos errados, mas que tem a força e a coragem de fazer a volta e tentar outra vez.

Não vou ficar aqui narrando o livro, porque algumas resenhas já fizeram isso, desnecessário, e bastante anti ético na minha opinião. Nessa resenha você não vai encontrar spoilers, nem sinopse, nem resumo, nem nada do tipo, apenas meus sinceros sentimentos, impressões e opinião. Não quero estragar as surpresas que a autora tão brilhantemente vai aos poucos revelando, (e que você só vai saber de verdade quando ler) mas posso dizer que não vão faltar emoções, e de todos os tipos.

Dissolução tem o poder de abalar, levando o leitor por uma viagem de amor e ódio, risos e lágrimas, alegrias e tristezas, vitórias e derrotas. E isso tudo é construído através de três partes que compõem Dissolução. Elas são: O livro de Clauds, o livro de Charlie e o diário de Beth, genialmente fragmentado e espalhado pelas outras duas partes, fazendo sempre um paralelo entre o passado e o presente, interligando ações, histórias, e delineando a tão famosa maldição.

É muito legal encontrar nesse livro personagens que são tão reais, que não são heróis e nem vilões, mas seres humanos buscando seu caminho, e lutando para viver em um mundo que nem sempre é justo, mas que com certeza vale o esforço da luta. Acho muito inteligente a construção da história e personagens, a maneira como a autora disseca as personalidades, nos levando pela vida de cada um, mostrando como essas pessoas chegaram aonde chegaram, e como se tornaram o que são. Eu já li a trilogia completa no original em inglês, e posso afirmar que toda a história dessa família pela qual você certamente vai se apaixonar será abordada. Dissolução, o primeiro livro, foca em como essas vidas se encontram, como os personagens se conhecem, e como caem na maldição prevista por Beth, (personagem, que na minha opinião, é uma das melhores coisas do livro).
Assim como a maioria das mulheres nessa história, Beth é uma mulher forte, que vai fundo por amor. E quando falo em amor não falo só de amor carnal, aliás, o livro também é sobre isso, sobre o amor em todas as suas formas, e o que estamos dispostos a fazer por ele. Essa é uma trilogia para pessoas, mas acima de tudo, para MULHERES de verdade, fortes, bem resolvidas com sua sexualidade, de cabeça aberta, inteligentes, sem preconceitos. Mulheres que não julgam a outra pela saia curta ou pelo jeito sensual de ser.

Não se deixe iludir, e nem julgue antes de ler, afinal, pré julgamentos com certeza não são permitidos nessa trilogia. Leia e tire suas próprias conclusões, mas tenha a cabeça e o coração abertos, pois essa é uma das mensagens dessa genialmente linda e grandiosa trama.

Thaís 16/09/2014

[Resenha] - Livro: Dissolução
~* Leia a resenha completa no blog Ratas de Biblioteca. *~

O livro "Dissolução", escrito por C. Lemes, possui 525 páginas. Ele foi lançado em inglês e, recentemente, a autora decidiu traduzi-lo. Não há um gênero que possa ser usado para classificá-lo, tendo em vista que a narrativa transita por diferentes estilos. A conexão das informações, as revelações, os conflitos, o sexo, a traição, o sofrimento... Tais elementos fazem da trama irresistível e complexa.

Os personagens não são totalmente bons, nem totalmente maus, o que torna difícil escolher por quem torcer. Há tensão em todos os momentos, mesmo naqueles em que os envolvidos experienciam suposta paz. O texto é amarrado e rico, num trabalho minucioso de descrição.

A obra, primeira da Trilogia Woodsons, é dividida em três:

? O livro de Cláudia

Na primeira parte, o leitor tem contato com a mulher linda e sedutora que é Claudia. Quando seu marido, o mafioso Tony, é preso, ela se vê diante da oportunidade perfeita para fugir. Junto a sua amiga Mia, começa uma nova vida em New Haven. Logo no início, as duas conhecem os irmãos Johnny, James e Patrick, que vivem numa mesma casa, junto também da esposa de James, Julie, e do bebê do casal.

A presença de Cláudia abala completamente a tranquilidade da família, uma vez que ela mantém um relacionamento com Patrick - o "garanhão" da cidade -, mas acaba despertando o desejo do casado James. Enquanto vive um romance ardente com o mais velho, Cláudia se torna motivo de intermináveis brigas entre Julie e o marido.

Clauds e Mia abrem um bar em parceria com Evelyn, amiga de ambas. O negócio começa a engrenar, enquanto conflitos, perdas e mágoas também atingem a vida das personagens. Fugir do passado não é tão simples quanto parece.

? O livro de Charlie

Dissolução. ?
Também chamado de "o livro da vingança", conta a história sob a perspectiva da máfia italiana atuante no Estados Unidos, cujo chefe é o ex-marido de Cláudia.

Charlie é filho de uma irlandesa chamada Loreen que, durante a mocidade, foi violentada por jovens italianos, sob a "chefia" de Tony. Em seu 18º aniversário, a mulher decide contar que ele é, na verdade, filho também daquele monstro.

Desorientado e com raiva, Charlie arquiteta um plano para se infiltrar na máfia, conquistar a confiança do pai e, depois disso, conseguir se vingar. Mas é difícil seguir com o combinado quando a admiração forjada passa a se tornar real, quando o pai que odeia também faz com que ele se sinta amado.

Misturado a morte, violência, drogas e sofrimento, existe um pouquinho de amor. Charlie se apaixona por uma prostituta, com quem começa a construir uma história em segredo. Mas nem o mais verdadeiro dos sentimentos resiste ao controle da máfia, a suas mentiras e a suas duras punições.

? Diário de Beth Woodson
Billy, ela sussurrou vou perder a minha melhor amiga!
Eu perdi você. Estaremos quites.
Em meio aos dois livros já citados, existem trechos do diário de Beth, a matriarca da família Woodson. Com a aproximação de sua morte, ela decidiu deixar seus diários aos cuidados do caçula Johnny. O leitor tem acesso, então, ao passado sombrio e confuso daquela mulher de espírito livre que, por amar demais, sofreu e fez seus queridos sofrerem também.

Daniel, Madge e Billy levavam tranquilamente suas vidinhas. A chegada da jovem Beth a New Haven tornou as coisas mais alegres e interessantes, e os quatro se tornaram amigos inseparáveis. Madge era vítima de um pai abusivo e, convivendo com Beth, passou a ser mais confiante. Um dia, vendo as agressões sofridas pela amiga, Beth lutou para defendê-la e acabou assassinando o homem, libertando Magie daquele martírio. Após esse acontecimento - que não foi intencional - Beth teve um pesadelo com o morto, que pareceu vir para amaldiçoar sua futura família.

Beth e Danny começaram a namorar e Billy e Madge também. Dois casais de amigos em total tranquilidade, certo? Claro que não! Billy e Beth passam a se encontrar às escondidas e o resultado desse romance é um segredo que tentam guardar para sempre. Já casados (Billy e Madge; Beth e Danny), os conflitos não cessam, mas o amor entre os amigos é forte e eles tentam manter as aparências. Beth, mãe de Johnny, James e Patrick, luta para mantê-los bem e livres daquela maldição que acredita pairar sobre eles.

site: http://www.ratasdebiblioteca.com

Arlindo Barata 11/09/2014

Dissolução é dividido em três partes: O Livro da Cláudia, O Livro do Charlie, e O Diário da Beth. E em cada uma dessas partes temos histórias quase que distintas, mas que se completam.
Desta forma Dissolução inicia com O Livro da Cláudia, ou O Livro da Juventude, que tem seus acontecimentos narrados em 1998-1999. Como é bem sugestivo, Cláudia é o foco, ela junto com sua amiga, Mia, chegam a New Haven e é neste local quase que isolado, conhecem os irmãos Woodsons, Patrick, James e Johnny.
Os Woodsons moram em uma mesma casa, juntos com Julie e Ricky, a esposa e filho de James. E Cláudia acaba se apaixonando por Patrick, mas tem um passado que pode estragar com tudo. Um passado que envolve Tony, um grande mafioso e líder da família Conicci. E com o título de esposa do Tony, ela foge de Las Vegas e chega aos braços de Patrick.
O Diário da Beth ou A Menina Que Matou Donald, narrado em 1969-1997, é dividido em seis partes e distribuídas por todo o livro Dissolução. Conhecemos Beth Woodson (a mãe de Patrick, James, e Johnny) em sua juventude, e descobrimos de onde vem a crença de que a família Woodson é amaldiçoada pelo amor e ódio. Beth amou e magoou a muitas pessoas para proteger os seus filhos.
O Livro do Charlie, ou o Livro da Vingança (1983-2001), tem o foco na vingança do Charlie Retorini, não me diga e para isso ele entra para a máfia, para a família Conicci e conquista a confiança de Tony. Ele quer destruir Tony, mas não sabia que começaria a amá-lo.
Algo que conclui com a leitura de Dissolução é que Cláudia Lemes não compaixão nenhuma por seus personagens (ksksks), ainda não tinha visto personagens sofrerem tanto. Cláudia conseguiu criar personagens incríveis e reais, tanto como a Cláudia (que tem sim o mesmo nome que a autora), como Tony e Charlie.
Dissolução não é apenas só esses personagens, têm também Viking, Rocket, Madge, Fabrício, que têm grandes importâncias na história. Todos os personagens foram totalmente explorados e isso foi o que mais me cativou e bem estruturados. Cláudia nos dá uma lista de nomes para odiar, para ter compaixão, para amar, e para dependendo dos momentos ter nossos favoritos.
Cláudia Lemes tem um tesouro em suas mãos (na verdade três tesouros.. ksks). O sucesso da trilogia Os Woodsons, não é outra se não, o excelente trabalho da autora. Dissolução ti prende e surpreende a cada página. Do romance à ação, das lagrimas ao sangue, da tranquilidade de New Haven à máfia dos Conicci. Esse é um bom livro para ser descoberto pelos leitores.
Dissolução é o 1º volume da trilogia Os Woodsons. E após ter conquistados fãs por todo o mundo chegou ao Brasil. Antes lançado de modo independente pela autora, agora terá relançamento pela editora Multifoco, e assim em breve você poderá adquirir o seu exemplar.

site: http://macaliteraria.blogspot.com.br/2014/09/resenha-dissolucao.html#comment-form

Karyne 26/08/2014

"Você precisa do diferente"
Se eu tivesse que resumir o livro em apenas uma palavra, ela seria "Diferente". Dissolução foge a todos os padrões de mocinhas e vilões aos quais estamos habituados. Os personagens são palpáveis, humanos e completamente "fodidos" a sua própria maneira (desculpem pela palavra, mas nenhuma outra consegue descrever os personagens de uma maneira tão fiel quanto essa).
O livro é dividido em duas partes "O Livro da Claudia ou O Livro da Juventude" e "O Livro do Charlie ou O Livro da Vingança" e entre estas partes, espalhados pelo livro há também páginas do "Diário da Beth ou A Menina Que Matou Donald White" e como cada uma das partes é uma história diferente, irei falar sobre cada um separadamente.

>> O Livro da Claudia (narrado entre 1998-1999)
Este livro conta não apenas a história da Claudia, como sugere o nome, mas também da família Woodson. Clauds é uma mulher que fez uma grande besteira há dois anos atrás, casou-se com um mafioso Tony Conicci, grande chefe da máfia de Las Vegas, e que agora está tentando recomeçar, deixar o passado e, principalmente, seu marido para trás.
Clauds foge de Tony com Mia, sua melhor amiga, para uma cidadezinha esquecida pelo mundo chamada New Haven onde pretende abrir um bar junto de sua amiga local, Evelyn. Ao chegar lá, o carro de Clauds quebra no meio da estrada e coincidentemente, James e Johnny, dois dos irmãos Woodsons passam por elas e decidem ajudá-las, levando-as até sua casa, onde as moças poderiam usar do telefone e contatar Evelyn e é aí que tudo começa.
Evelyn não atende seu telefone, fazendo com que as meninas fiquem sem lugar para ir, já que a cidade é pequena e não há hoteis onde elas pudessem se hospedar, então James oferece gentilmente, mesmo que não agrade a sua mulher, um quarto da casa para as meninas passarem a noite. E durante esta noite, Claudia acaba por se envolver com o terceiro irmão, Patrick. Acham que acaba por aí? Isso é apenas a introdução do livro! No decorrer da história, uma certa batalha entre Julie, mulher de James, e Clauds é travada sem motivo aparente; Patrick, o famoso garanhão mais cobiçado da cidade, começa a se envolver com Clauds, enquanto a mesma faz junto com suas amigas o planejamento de seu bar; James começa a nutrir sentimentos pela namorada de seu irmão Patrick e, ainda mais, Tony conseguindo aos poucos se safar de sua prisão, enquanto Claudia continua a esconder de onde vem e quem realmente é. O livro da Claudia é cheio de segredos, mentiras, mistério e tensão. Muita tensão. Seja sexual ou não, esta é a palavra perfeita para definir este livro.

>> O Livro de Charlie (narrado entre 1983-2001)
Charlie Walsh era um menino, em seus dezoito anos, que queria ter "oportunidades". Ele não queria se contentar em ganhar dinheiro para sobreviver, Charlie queria mais e acabou por se envolver com pessoas ligadas à mafia irlandesa, até que sua mãe lhe conta uma história de tirar o fôlego, com a intensão de afastar seu filho de suas novas companhias. Loreen, no entanto, não esperava que, ao contar a Charlie a história de como ficou grávida, o menino nutriria ainda mais vontades de se envolver com este tipo de pessoa. Agora, porém, a intensão de Charlie não era simplesmente ganhar dinheiro, mas sim, vingança. Vingança contra seu pai. Tony Conicci, que na época, comandava a máfia de NY.
Para se aproximar do italiano, Charlie decide então criar uma nova identidade e passa a se chamar Charlie Retorini. Passa um tempo, treinando o sotaque e sua história até que então, finalmente, põe em prática seu plano de se aproximar de Tony e, adivinhem só, ele consegue! A partir daí, é contada a história de como Charlie ganha a confiança dos caras da máfia e todo o percurso que ele faz. Drogas, sexo, crime, ódio, suspense e mortes são coisas que não faltam no livro de Charlie.

>> Geral:
As duas partes anteriores resumem bem sobre o que o livro é, mas eu também gostaria de comentar sobre o Diário de Beth que fica entre alguns capítulos de ambos os livros e também sobre alguns outros detalhes.
O Diário de Beth é narrado entre 1969 e 1997 e conta sobre a tal maldição que cerca a família Woodson. Você, leitor, pode até não acreditar em maldições, mas para Beth, que se considerava uma espécie de bruxa, tudo isso era real. Ela conseguia prever coisas, saber o que as pessoas estavam sentindo e era o tipo de pessoa bem astral que, quando jovem, dançava nua para a lua. Não há muito o que contar, sem que eu lhes dê spoiler, mas pode-se dizer que o livro de Beth é o livro das intrigas e também conta com muitas traições.

A narrativa do livro é ótima. É em terceira pessoa e consegue, sem fazer confusão, narrar sobre vários personagens e suas emoções ou pensamentos.
Com uma linguagem simples e leve os diálogos são reais, o que tornou os personagens bastande próximos da realidade. Em alguns momentos parecia até que eu estava assistindo a dois amigos conversarem na rua (ou discutirem hahaha)

>>> O que não gostei:

Não ter o livro dois em mãos. Preciso saber o que aconteceu. AGORA! hahahaha
OK, agora falando sério... eu realmente não tenho do que reclamar do livro. Foi muito bem estruturado, a sequencia dos fatos está perfeita e foi tudo construído de uma maneira muito humana, uma mala cheia de emoções e impulsividade.

>>> O que mais gostei:

1. Eu tinha expectativas muito altas quando comecei a ler o livro e elas foram todas superadas. Quando fui apresentada ao livro, era exatamente o tipo de leitura que estava procurando no momento. Li os três primeiros capítulos disponíveis aqui e só conseguia pensar "ual! É exatamente isso o que eu preciso ler agora!". É o tipo de livro que te faz ficar noites em claro pensando sobre o que vai acontecer em seguida e, não, você não vai conseguir descobrir o que acontecerá em seguida porque, como disse antes, "Dissolução" foge completamente aos padrões.
2. Posso falar mais uma vez sobre a humanidade dos personagens? hahahaha Acho que isso foi o que eu mais gostei de toda a história. Ninguém é perfeito, todos tem ao menos um defeito e segredos, mas é impossível não se apaixonar pelos personagens. Eles te cativam se uma maneira absurda >> Citação Preferida:

Não consegui escolher apenas uma citação preferida, pois existem duas que eu gostei bastante e com a mesma intensidade. Ambas são do diário da Beth.

"E as vítimas não querem ser vítimas. E as vítimas só podem ser vítimas quando há uma testemunha."
[p. 116]

"Intimidade é quando uma pessoa te conhece tão bem que apenas algumas palavras podem te quebrar"
[p. 307]

site: http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/2014/08/resenha-dissolucao-trilogia-woodsons.html