Antifrágil

Antifrágil Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - Antifrágil

9luizgustavo9 18/04/2024

Fragilistas Dão Avaliação Negativa ao Livro
O primeiro ponto é: o livro NÃO É prolixo, o livro NÃO É chato. Se você comprou achando que era um livro de autoconhecimento/auto-ajuda, se enganou. A quebra de expectativa gera frustração, e logo vem a avaliação negativa injusta.

Segundo ponto: a leitura pode ser cansativa por causa do conhecimento específico. O autor usa palavras específicas de diversas áreas do conhecimento, a maioria delas se trata de termos da Ciência Econômica/Economia. Cansativo pois seu cérebro pode se esforçar mais para entender uma coisa que ele não tem um conhecimento prévio. Mas é claro, não é o livro todo assim. Muita coisa você vai conseguir entender e até mesmo tentar aplicar na sua vida o conceito da Antifragilidade.

Terceiro ponto: a definição superficial de Antifragilidade pode ser entendida logo no início do livro. O autor dá bons exemplos (meu exemplo favorito, logo no início do livro, foi o da Hydra), e ao longo do livro você começa a entender melhor que a Antifragilidade não é uma hipótese, não é um mindset que você adquiri logo após ler o livro, nada disso; é algo que existe e que está presente em diversas áreas da nossa realidade. É praticamente uma lei natural.

Último ponto: logo no início do livro, o autor nos diz que vai navegar sobre os diferentes temas, sobre as diferentes áreas que a Antifragilidade está presente (assim como a fragilidade também). Entender o conceito de Antifragilidade logo no início do livro, não é difícil. Agora, entender como ela funciona na nossa realidade em diversas áreas do conhecimento, é mais complexo. Leitores frágeis que acham que entenderam a complexidade da Antifragilidade logo no início do livro, vão avaliar negativamente esta obra dizendo que "o autor enrola muito, estende muito um conceito que é fácil de entender, mimimi". Frágeis, vocês são frágeis, este livro não serve para vocês. O próprio autor NOS MOTIVA a pular certos capítulos, dizendo que "se vocês já entenderam tal conceito, pulem o capítulo X pois se trata de um capítulo mais técnico", então parem de mimimi.

Por fim: NÃO COMPREM se acham que é um livro de auto-ajuda/autoconhecimento. NÃO COMPREM achando que é uma leitura fácil. O livro tem termos técnicos, tem palavras específicas, tem fórmulas matemáticas, tem provocações diretas a pessoas específicas do meio acadêmico e profissional que você não tem a mínima ideia de quem seja, o autor não fica apenas preso em tentar explicar a Antifragilidade; ele também explica a fragilidade, a robustez, as crenças falaciosas etc. Boa leitura!

Luísa 11/04/2024

Prolixo e pretensioso
Livro interminável, prolixo e realmente do tamanho do ego do autor. Impressionante como o conhecimento erudito engana quem não leu os clássicos e carece de senso crítico. Dá pra ver com muita clareza a base ideológica do autor.

Vindo de uma pessoa do mercado financeiro, é compreensível que esteja conectado do neoliberalismo mais arrogante possível. Antifragilidade poderia ser resumido em 100 páginas. Talvez só com o que tem na capa: se beneficie do caos (e diversifique, analise e cresça em cima dos outros). Tudo que é necessário para navegar o mundo capitalista.

Ele é o usuário mais fraco do LinkedIn kk

Adriely Bragatto 09/04/2024

Pensei que nunca ia terminar
Até a metade do livro consegui ler ?tranquilo?. Mas a outra metade era apenas pro autor expor seu grande ego.
É um livro difícil de ler, ele usa muitos termos inventados por ele então tem hora que você se perde um pouco e é preciso voltar e entender o que ele quer dizer.
Eu diria que pra quem mexe com economia e dinheiro vai ser um livro mais fácil de ler e entender.
Anna 15/04/2024minha estante
Tá difícil de continuar rsrs? continuo tentando ???

Leandro.Santana 14/03/2024

Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos - Nassim Nicholas Taleb
Nassim Nicholas Taleb é famoso pela profundidade de seus livros e pelas polêmicas em que se envolve, especialmente com o mainstream acadêmico e financeiro. Seu primeiro sucesso foi a “A Lógica do Cisne Negro”.

O conceito de antifragilidade é complexo e a cada dia se torna mais popular, principalmente pelas constantes crises que a humanidade vem enfrentando, então, recorro às palavras do autor para defini-lo:

"Algumas coisas se beneficiam com os impactos; elas prosperam e crescem quando são expostas à volatilidade, à aleatoriedade, à desordem e ao estresse, e adoram a aventura, o risco e a incerteza. Contudo, apesar da ubiquidade do fenômeno, não existe uma palavra para nomear o oposto exato de frágil. Vamos chamá-lo de antifrágil. A antifragilidade está além da resiliência ou da robustez. O resiliente resiste às colisões e permanece igual; o antifrágil fica cada vez melhor”.

Ao longo do livro o autor aplica esse conceito à política, à economia, ao mercado financeiro e à vida cotidiana. Desde já aviso, não se surpreenda se encontrar algumas opiniões bastante polêmicas ao longo das páginas, mas, de forma geral, são pontos que nos fazem refletir.

Taleb é um dos grandes nomes da atualidade ao reunir filosofia, psicologia e matemática (entre outras disciplinas) para formular um pensamento sofisticado e questionador.

Agatha.Judy 03/03/2024

Chato/prolixo
É um livro extremamente prolixo, ele constantemente tenta se utilizar de palavras mais robustas e difíceis, para constatar o óbvio, da exemplos chulos para tentar explicar seu ponto de vista, e ataca tudo aquilo que ele discorda, tem pontos interessantes, mas são raros, devo dizer que o livro escrito com quase 500 páginas, poderia ter sido mais objetivo e claro, sem muito conteúdo desnecessário e tranquilamente escrito em 200 páginas ou nem isso, é uma tortura, mas enfim terminei, e não recomendo, ou recomendo pegar um resumo sobre a ideia principal que já é mais que suficiente. 3/10
Anna 15/04/2024minha estante
Um resumo da ideia já seria suficiente rsrs? estou tentando terminar, mas tá osso ???

Amanda.Ferreira 25/02/2024

A ideia central do livro é boa, mas para expressá-la, um livro de 200 páginas seria suficiente.
Enquanto no começo a leitura é fluida, do meio para final foi só ?acaba, pelo amor de Deus?. Não abandonei porque sou teimosa e já era minha segunda tentativa com ele.

Jennifer 30/01/2024

Bom, mas cansativo
Antifrágil" é uma obra provocativa que explora a ideia de como sistemas, organizações e até mesmo indivíduos podem não apenas resistir a perturbações e choques, mas também prosperar e crescer com eles. Nassim Nicholas Taleb introduz o conceito de antifragilidade, que descreve algo que se beneficia da volatilidade, da incerteza e do caos. Em oposição à fragilidade, que é prejudicada por eventos inesperados, o antifrágil se alimenta da adversidade.

Nicolas233 19/01/2024

Pano de fundo
A ideia mais importante do livro, ao meu ver, é a de que precisamos arriscar a própria pele, tanto em palavras e posicionamentos, mas, principalmente, quando se refere à atitude, o que falta, em grande parte, na nossa geração.
Visualizo o livro como um pano de fundo de uma próspera, uma vez que, independentemente de quantos livros que corroborem um desenvolvimento na sua vida você leia, precisa executar ? e, portanto, arriscar a própria pele e se expor aos estressores ? para evoluir, bem como aproveitar-se das incertezas e as coisas aleatórias da vida.
É, provavelmente, o grande motivador para minha saída de casa e a reflexão sobre qual carreira seguir, com uma óbvia aversão do autor aos funcionários públicos que fazem sentenças atrás de um computador, não estando sujeitos aos riscos em caso de erros e sem contato com as consequências daquilo que fazem ? assim como eu, no momento.
Em uma primeira leitura, entendo que o autor repetir a mesma ideia sobre diversas perspectivas é importante para o entendimento, uma vez que existem diversas partes técnicas, mas, provavelmente, é um livro que dará um certo enjôo em uma releitura completa.

Khy999 09/01/2024

Ouvi tantos comentários bons a respeito desse livro que fui ler com altas expectativas. Arrisquei a minha primeira leitura do ano neste calhamaço que li com aquele meme gritando na minha mente: ?Acaba pelo amo de Deus!?.
Acontece que, ele não é ruim, eu só não sou a leitora ideal para ele. Quero pedir desculpas a moça do TikTok por ter dito a ela que era um livro de autoconhecimento. Passa longe disso! Mas em minha defesa, no início realmente dá essa impressão. Até que você percebe que é favorável para empreendedores, pessoas que trabalham usando terno e gravata.
De qualquer forma, são 486 páginas num diálogo monótono que fica difícil de acompanhar e até mesmo de sentir interesse pela leitura.

Auristela 05/01/2024

Intimida, de início, o número de páginas, o fato de 'parecer' um livro técnico sobre Economia, mas é leitura muito agradável, fluida. Ser antifrágil é não ser frágil, nem robusto. Seria o equivalente a viver sem correr muitos riscos, mas também não viver engessado. O próprio autor orienta a pular alguns capítulos mais técnicos, se preferir. Garanto que fazê-lo não trará prejuízo ao aprendizado mais relevante. Esse é um livro para ler, reler, revisar, revisitar, ter na estante por toda vida, e folhar sempre, até decorar os conceitos. Ao menos para minha vida: é um livro imprescindível, sem equivalente.

Elisama27 22/12/2023

....
.... .... ....

moacircaetano 04/12/2023

Gostei do conceito, tem.passagens muito boas, livro útil.mas poderia ter um terço do tamanho. Teorização demais.

Pedro 03/12/2023

Minha mãe do céu, que livro chato. O autor inventa termos pra fazer parecer que tá falando de algo espetacular. O livro vai de lugar nenhum pra nenhum lugar. Não consegui terminar, de tão prolixo.
Deusaalvess 08/01/2024minha estante
Passada ?

Anna 15/04/2024minha estante
Estou tentando chegar ao final kkkk, mas concordo, que livro mais chato ???

Arthur.Sousa 03/12/2023

Transtornar para Desenvolver
Os processos estáticos prejudicam o desenvolvimento, sempre será necessário um pouco de transtorno para suscitar novas opções, ações e provocar a criatividade...