Antifrágil

Antifrágil Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - Antifrágil

Daniel.Pegoraro 07/03/2023

Prolixo mas útil
600 páginas que poderiam ser resumidas em no máximo 200. O autor utiliza de termos técnicos para explicar o simples o que vejo como uma tentativa de tornar erudito um tema que teria muito mais resultado se fosse explicado no ?feijão com arroz?. Taleb tem uma soberba extremamente visível, grandes partes do seu livro existem apenas pra criticar pessoas (explícita ou implicitamente).

Em resumo: Prolixo, 60% técnico e a cara da soberba? Se você não tiver muita paciência mas quiser entender o conteúdo (acho q vale a pena) indicaria um livro de bolso ou um audiobook (o q vai totalmente contra a ideia de taleb).
eduanton 19/05/2023minha estante
Concordo plenamente. Abandonei o ??livro neste ponto. Pareceu-me que era só embromação depois desse ponto. ?

Nataly Persan 15/06/2023minha estante
Concordo totalmente, muito prolixo. Não precisava ser tanto kkk. O conteúdo é muito bom porém poderia ser bem resumido sim.

Júlia Friedel 19/08/2023minha estante
obrigada por essa resenha, tava afim de ler mas pelo visto eu odiaria, vou ver só o resumo em algum lugar kkkk

fabioarruda 05/09/2023minha estante
Tive a mesma impressão logo no início, mas ainda não terminei

Graziele 15/09/2023minha estante
Achei extremamente chato e sem sentido! Esperava muito mais

Joycemille 11/10/2023minha estante
Acho que foi por isso que eu abandonei ele no Kindle com 20% de leitura ? ia retomar, mas vou deixar pra ouvir o audiobook, não tenho paciência com livros repetitivos.

Anna 15/04/2024minha estante
Estou tentando chegar no final, mas tá difícil ?

eduanton 15/04/2024minha estante
Vai ser necessário ter muita força de vontade. Eu me perguntei por quê deveria continuar lendo e não consegui encontrar nenhum argumento.

RogerBoy 01/05/2020

Genial
Simplesmente genial.

Pedro 03/12/2023

Minha mãe do céu, que livro chato. O autor inventa termos pra fazer parecer que tá falando de algo espetacular. O livro vai de lugar nenhum pra nenhum lugar. Não consegui terminar, de tão prolixo.
Deusaalvess 08/01/2024minha estante
Passada ?

Anna 15/04/2024minha estante
Estou tentando chegar ao final kkkk, mas concordo, que livro mais chato ???

Vini 23/12/2020

Antifragilidade
Este conceito, ainda pouco difundido, nos faz quebrar pensamentos padrões. Ao longo de todo o livro Taleb quebra raciocínios fáceis e incorretos que fazemos, mostrando por meio de dados que assumimos certezas que não temos e confundimos demasiadamente correlação com causalidade.

Cris609 05/09/2022

Tenho certeza de que se você passou por uma livraria nesses últimos dois anos, você deu de cara com esse pequeno livrinho na prateleira dos mais vendidos. E aposto que de deu uma enorme vontade de ler, mas o tamanho... o preço... Se você apenas olhou e foi embora não fique triste. Apesar de fazer algum sentido, o livro é chatíssimo. Acredite.

O autor elabora uma teoria interessante. Fala que, no geral, tudo que é antifrágil é melhor. Para ele ser antifrágil é o oposto de ser frágil. Coisas frágeis se quebram fácil. Por outro lado, tudo que se beneficia da volatilidade, da desordem, dos erros e do estresse é antifrágil. Ou seja, "toda e qualquer coisa que apresenta mais vantagens do que desvantagens a partir de eventos aleatórios (ou de certos impactos) é antifrágil".

Ele defende também que a antifragilidade está além da resiliência ou da robustez, uma vez que esses últimos resistem às colisões e permanecem iguais, ao passo que o antifrágil fica cada vez melhor.

Portanto, melhor que prevenir e calcular eventos aleatórios, que são imprevisíveis, é apostar na antifragilidade. Privar-se de sistemas estressores não é necessariamente uma boa opção para o aperfeiçoamento. Quando você está frágil, por exemplo, depende de que as coisas sigam com exatidão o curso planejado, com um mínimo de desvio possível. O antifrágil, porém, se beneficia do caos.

O autor aplica esses conceitos a tudo. Fala sobre saúde mental, medicina, ética, ciências, negócios e tecnologia. Em muitos momentos faz sentido, em outros, nem tanto. Às vezes é interessante, mas, no geral, é chato e exaustivo. Além disso, o autor não tem um método ou um rigor científico (justamente sua teoria), o que dá a impressão de que suas ideias estão mais no campo do achismo do que no do estudo crítico.

Vale a pena ler? Vale.

É chato? É.

Tem que ter filtro? Muito.
Daniel.Pegoraro 22/01/2024minha estante
Concordo com tudo o que você falou, resumiu o livro em apenas um comentário. E algo que merece ser destacado é: Durante todo o livro ele tenta vender os outros livros dele mesmo kkkkkk

Julia Ledra 13/03/2022

O livro que poderia ter sido um panfleto
Eu tinha esperança desse livro ser bom, várias pessoas me recomendaram ele, mas sinceramente... o cara fala fala fala e não diz nada. Li uns 30% do livro e o homem não chegava a lugar nenhum com o que ele queria dizer. Explicava sobre a importância disso em vários aspectos da vida, mas sem comentar como realmente aplicar. Pode ser que ele fale esse tipo de coisa mais para frente no livro, mas sinceramente, ninguém precisa de tanta teoria, já deu pra entender o propósito da coisa sem ele passar 100 páginas enrolando o leitor.
Leandro.Conde 14/03/2022minha estante
Opinião cada um tem a sua. Mas você vir criticar um livro que leu apenas 30% ? Estou lendo e é sim uma leitura densa mas com reflexões que podem ser aproveitadas sim.

Julia Ledra 14/03/2022minha estante
Ué, e desde quando não é permitido criticar um livro que não foi lido por completo? Eu falo no meu comentário que estou criticando justamente os 30% que li, tanto que menciono que talvez no restante do livro as coisas que eu não gostei sejam melhoradas. Fico feliz que você esteja aproveitando a leitura, mas como você mesmo disse, isso é questão de opinião ?

Leandro.Conde 14/03/2022minha estante
Não falei que é proibido. Mas acho que deveria finalizar para poder criticar. Minha opinião.

Laurex 05/05/2023minha estante
Também não terminei e nem terminarei, pois não irei perder meu tempo!
Já dizia Schopenhauer, bons escritores conseguem passar suas ideias de forma clara, sem utilização de termos rebuscados, quando simplesmente não há necessidade. Ou pior, o autor se utiliza desse estilo para explicar conceitos que nem o próprio escritor entende com clareza suficiente. O mau autor enfeita demasiadamente seu texto, para mascarar sua pobreza de ideias e capacidade clareza.

Júnior Fazolo 06/05/2021

Minha segunda Bíblia!
Ou você é frágil, robusto ou antifragil.

Frágil: vidro, quebra com o estresse.
Robusto: pedra, permanece no estado original.
Antifragil: exclusividade dos organismos vivos e poucos setores. Melhora com o agente estressor, evolui e se beneficia dos acontecimentos.

Yury.Batista 05/08/2022

Frágil
A anti fragilidade nesse livro é de extrema necessidade para o ser humano em diversas práticas tanto profissional e pessoal. Um ótimo livro para adentrar neste assunto de forma acadêmica e com vários exemplos empresariais.

Nilza Russo 10/10/2017

Magistral
Livro para ser lido e relido de tempos em tempos. Melhor ler edição em papel, porque contém tabelas e gráficos e por vezes queremos consultar capítulos anteriores.
O livro é utilíssimo para a vida e não se destina exclusivamente a empreendedores.

Mindú 01/01/2022

Promete muito e fica nisso mesmo. É interessante a questão de usar o caos em favor de si, porém causa angústia a necessidade do autor de, repetidas vezes, desqualificar o pensamento acadêmico, se opondo sempre a ele, colocando-se sempre superior.

Like a Sir 21/03/2021

Uma Máquina de Verdades
Este livro, com certeza, é um divisor de águas, não só na minha vida, mas na história da humanidade.
Tenho certeza agora que estou em "outro patamar". Alcancei o horizonte. Um novo horizonte, muito maior, abriu-se para mim.
Cada frase desse livro é minuciosamente pensada. Não há ponto sem nó.
A erudição do autor, também, é impressionante. O cara sabe de tudo. É um poço de conhecimento.
Não acreditava que pudessem existir seres humanos assim.
Com certeza, Nassim Taleb é um dos Maiores Gênios da Atualidade.
Se a pessoa quer enxergar o mundo de outra forma, e não apenas de outra forma, mas de novas outras várias formas, esse é o livro.

Luiza 19/09/2022

Vale totalmente a pena
É um desafio fazer uma resenha curta sobre um livro desses, mas vou tentar: ligue a chave do sendo de humor, porque o autor é irônico do início ao fim; você vai poder usar muito desse livro para conversa de boteco e parecer intelectual, porque passa do mercado financeiro à medicina; você vai tirar lições para a sua vida e aprender sobre comportamento humano e leis da natureza, tudo ao mesmo tempo. Por final, uma dica: não tenha pressa de ler, mesmo que leve mais de um ano para terminar, deixe esse livro em sua cabeceira e volte a ele até chegar ao fim, porque vale a pena.

eduanton 19/05/2023

Chato
Só achei interessante as primeiras 75 páginas. Depois disso me arrastei até o capítulo o final. A leitura não foi prazerosa, mas me fez refletir sobre a antifragilidade.

Alexandre.Cozzolino 10/07/2023

Muito conteúdo, mas muito repetitivo
O autor deixa muito claro seu ponto de vista sobre o que considera antifragil e o quanto isso é benéfico para a sociedade. Porém, o livro poderia ter sido metade do tamanho que já teria sido suficientemente claro. Vale a leitura para comparações com a vida real, mas é uma leitura bem cansativa.