Red Queen

1 | 2 | 3 | 4

antlerhosie 25/11/2021minha estante
mds n sei escrever kkkk

DudsPlantinha 10/01/2023

Cal tem uma vibe de bolsominion kkkkkkk
umas coisinhas achei previsíveis e eu já esperava que fosse acontecer. mesmo assim n tirou meu ânimo pra ler, gostei bastante e tô animada pro livro 2
Rafaella.Serra 10/01/2023minha estante
KKKJJJKKKJJK adorei o "vibe de bolsominion"

Bia 10/01/2023minha estante
Kkkkkkkk scrr

bia278 10/01/2023minha estante
meu deus sim kkkkkkkkkk

Brenda 10/01/2023minha estante
KAKSKSKKSKSKSKSKKSK EU NUNCA TINHA PENSADO NISSO MAS ELE É UM BOLSOMINION COMPLETO

DudsPlantinha 24/01/2023minha estante
a vibe bolsominion do Cal ? vibe esquerdomacho do Maven

Babbarbs 02/09/2022

Leitura excelente
É uma história que acontece em um mundo em que as pessoas são dividas em castas.
Essas castas se baseiam na cor do sangue das pessoas.
Quem tem sangue vermelho é da casta mais inferior.
Quem tem sangue prata é da casta superior.
Isso tudo acontece em uma época de estrutura meio que medieval, com reis, castelos e armaduras.
A trama continua para algumas reviravoltas.
O livro me prendeu de uma forma bem inesperada. Por isso avaliação 5 estrelas. Recomendo e estou ansiosa para ler os próximos livros da coletânea.

girafa 19/08/2021

Foi bom.
Recomendo muito
Já li todos, amei
??
Farley é a minha personagem favorita
teve um plot twist maravilhoso

neo 20/02/2015

Esse livro tinha tudo para ser maravilhoso, mas não foi. O motivo? Clichés.

Não me entenda mal. Eu gosto de um cliché ou outro quando bem escrito e bem construído na história; é o cliché sem sal e sem graça que me irrita profundamente e que acaba com qualquer livro, não importa o quão bom sua premissa ou escrita sejam. Foi assim com Red Queen; a escrita é boa, a premissa também, mas o resto inteiro é recheado de clichés e tropes mal-desenvolvidas.

Eu já sabia o que ia acontecer no fim do livro antes de chegar na metade. Esse é o nível de "já-vi-isso-antes" de Red Queen. Quero dizer, a protagonista é forçada a ser a noiva do mais novo de dois príncipes; é óbvio que ela vai se apaixonar pelo outro. Esses dois príncipes são filhos de mães diferentes, com a mãe do mais velho tendo se matado quando ele era pequeno e a mãe do mais novo sendo manipuladora e egoísta; é óbvio que a rainha 2 matou a rainha 1 de alguma forma. O príncipe mais velho também vai se casar; é óbvio que a noiva dele e a protagonista vão se odiar. A protagonista tem um melhor amigo a quem ela já salvou algumas vezes; é óbvio que ele é apaixonado por ela.

Fala sério.

Tudo nesse livro é óbvio. Até quando ele tenta ser diferente a coisa fica óbvia (mais sobre isso lá embaixo nos spoilers).

E para piorar, os personagens não possuem profundidade alguma. A Mare, a protagonista, não me irritou tanto quanto as protagonistas de livros YA geralmente o fazem, mas pelo amos de Jesus Cristo como diabos uma pessoa de um grupo oprimido (os Reds) não consegue resistir a uma pessoa do grupo opressor (os Silvers)??? Ainda mais quando tudo depende disso???

"Ah, mas o amor..." Que amor, gente??? Eles se conhecem há um mês?? Eles são de mundos completamente opostos e eles mal se falam durante o livro inteiro??? E eles ainda possuem ideologias completamente opostas, a dele incluindo continuar deixando o povo dela morrer???

Oi????

Esperando o dia em alguém vai ter a decência de abolir triângulos amorosos e instaloves da literatura. Até lá, eu continuo a sofrer com essas protagonistas sem cérebro e esses pares românticos irreais e sem noção.

Os outros personagens são ainda piores. Cal - príncipe mais velho - é um soldado que sonha em lutar por sua nação (*revira os olhos*) e só. A atual rainha (eu nem lembro o nome dela, oops) é má, muito má (que novidade). O rei literalmente não tem personalidade nenhuma. Evangeline, a noiva do cal, é o diabo encarnado, claro, e elas e suas amigas são as típicas Mean Girls. O melhor amigo de Mare, Kilorn, tem tanta personalidade quanto um abajur, e Maven, o príncipe mais novo, foi o único personagem que eu cheguei perto de gosta no livro inteiro, mas o final.... Bleh.

Ah, e as pessoas não morrem nesse livro, gente. A gente pensa que fulano está morto e tada!, tá vivinho da silva. SEMPRE. A Mare fica, oh, meu Deus, fulano deve ter morrido e blá blá blá o tempo TODO na parte final de Red Queen, mas raras são as vezes em que alguém realmente morre. Ou seja, lazy writing.

Enfim, mais um livro YA com uma ideia muito boa que foi cruelmente assassinada na sua execução. RIP.

Agora meu rant com spoilers.

(E 2.5 estrelas para Red Queen, falando nisso).

(Se não ficou claro: SPOILERS AGORA)

Dicas para quem quer escrever um YA com triângulo amoroso e quer deixar claro com quem a protagonista vai ficar desde a página 1:

(par romântico que vai ficar com a guria = pr1, guria = g, par romântico que não vai ficar com a guria = pr2)

1. Faça o PR1 aparecer bem antes do PR2.
2. Faça o PR1 ajudar a G, de preferência antes de ela saber quem ele é de verdade.
3. Faça o PR2 ter uma personalidade oposta ao do PR1.
4. Faça o PR1 ter mais momentos com a G do que o PR2.

Simples, né? É isso que é feito com Maven, Cal e Mare em Red Queen. Eu sabia desde o início que Maven não tinha chance nenhuma por causa disso tudo aí de cima e, bem, porque ele e a Mare iriam eventualmente se casar. Triângulos amorosos em YA são recheados de drama. Nunca a solução seria tão fácil quanto os dois já estarem praticamente juntos. NUNCA.

Ou seja, fail.

Agora, se você quiser tornar a traição do PR2 algo estupidamente óbvio, faça a G odiar (hahaha) o PR1 por um tempo enquanto elogia o PR2. É o truque mais velho na face da Terra e é exatamente o que acontece em Red Queen (de novo). No momento em que a Mare começou a """"odiar"""" o Cal enquanto colocava o Maven em um altar, o Cal já sendo obviamente o PR1 pelos motivos citados ali em cima, eu já sabia que Maven seria um traidor e que depois ela e o Cal seriam o drama encarnado por causa disso.

Quero dizer, faça o irmão mais novo ser esquecido pelo pai, mais fraco do que o irmão mais velho, protegido por uma mãe malvada e manipuladora e deixado de lado pela protagonista por causa do irmão mais velho de novo, e é óbvio que ele vai trair todo mundo (menos a mãe, claro).

Então quando o Maven se revelou um traidor no final, minha reação foi basicamente: https://p.gr-assets.com/540x540/fit/hostedimages/1424458239/13764284.gif

E esse gif praticamente resume minha relação com Red Queen. Ou seja, ew.
Danie 25/05/2015minha estante
''Esperando o dia em alguém vai ter a decência de abolir triângulos amorosos'' Finalmente alguém que concorda comigo! hauahauahau

Joi | @estantediagonal 09/10/2015minha estante
Interessante sua opinião mas o livro não deixa de ser bom e prende o leitor todo o tempo, se isso não for méritos, não sei! Hoje em dia, o que não é clichê?

rotivo 30/04/2016minha estante
eu também achei várias partes bem previsíveis, só que por alguma razão eu continuo gostando do livro

Isabelle Rocha 21/12/2016minha estante
Eu tava lendo e quando vi que a gata ficaria noiva do Maven, juro que me tremi. O livro tava indo até bem, até esse ponto. Depois, disso é bem lento e chato. Mas tenho que admitir que as últimos 80 páginas para mim foram cheias de surpresa e ação. É o que me faz continuar. Apesar de ter certeza desde o começo de para onde o livro caminharia, a forma como aconteceu foi incrível, pra mim. Acho que o recomendo só por causa do papapum que é o final.

natbrodrigues 27/09/2022

Red queen - set/2022
Superou muito minhas expectativas, estou aqui dando 5* para esse livro, pois a autora me envolveu muito e foi maravilhoso ler esse livro.

Acompanhar o dilema da Mare em todos os cantos e espaços foi ótimo, a ver lutar, ter conflitos internos sobre seus sentimentos, aprender a desenvolver seus poderes e pensamentos políticos foi muito bom. A dualidade dela com os irmãos é boa de ler e sua dificuldade de se manter fora de problema as vezes da um pouco de raiva kkkkkk
A leitura é super fluida e rápida, a autora envolve muito e sabe trabalhar bem os aspectos e os plots, inclusive que plot, cai tal um patinho nele.

Quero muito ler o próximo e indico muito a leitura do livro para qualquer pessoa ?

Br_Machadoo 03/08/2020

"Light is easy to love. Show me your darkness."

"I told you to hide your heart once. You should have listened"

"I - I loved you. I trusted you. I needed you. And now I'm going to die for it."

Lauraa Machado 04/08/2017

Podia ser pior, mas podia ser bem mais original também
Depois da releitura de 2021:

Por alguma razão, mesmo tendo dado 3 estrelas na primeira vez que li, passei os próximos anos acompanhando a publicação dos outros livros dessa série sem perder minha vontade de ler. Resolvi que leria todos de uma vez, algo que costumava me incomodar antes, e foi o que fiz em novembro desse ano.

Imagine minha surpresa ao descobrir que eu gostei ainda menos desse livro nessa releitura e acabei dando 2 estrelas?

Tenho até preguiça de reler minha resenha original, mas o fato é que a história começa com bastante potencial e, a partir do momento que a Mare vai para o palácio, as coisas desandam bastante e começam a ser tão superficiais, que ficou bem difícil me importar com alguma coisa. Mas eu continuei lendo a série, então pelo menos o final é intrigante.
_____________________
Resenha original de 2015:

Já fazia muito tempo que eu não me animava por um livro. Fiz questão de comprar pela Amazon, mandar entregar, capa dura, perfeito. A Rainha Vermelha, como eu sonhava. Gostei do livro até antes de ler a sinopse. A capa não é encantadora e maravilhosa como a da Seleção, mas é poderosa sozinha. Antes mesmo de colocar as minhas mãos no meu exemplar, já tinha decidido amá-lo para sempre.

Agora que terminei, preciso dizer que não o amo nem um pouco. Gosto só.

O livro não é ruim. Longe disso. Mas foi bastante decepcionante para mim. E tem várias coisas que eu posso citar aqui para explicar, mas vou focar só nas três mais importantes.

Antes, vou contar rápido a sinopse. Mare Barrow é uma menina pobre de uma vila chamada Stilts. E ela é uma Vermelha. Ou seja, tem sangue vermelho, é humana. E a sua sociedade (pois é, distopia) é dividida entre os Vermelhos e os Pratas, que parecem deuses, com poderes diversos, dependendo da sua família. Poderia falar mais, mas é melhor descobrir lendo.

Primeiro, o maior problema do livro: ele é como uma coletânea de YA (YA = young adult). Tudo que você pode imaginar desse gênero tem nesse livro. Poderia apostar que a autora andou lendo todos que foram lançados, A Seleção, Jogos Vorazes, Divergente etc e anotou tudo que ela queria no livro dela. Ela praticamente pegou as partes que gostava dos outros para colocar nesse. É simplesmente clichê do começo ao fim! E clichês toscos ainda, mal desenvolvidos, simples e banais. É idiota até. Desde o clímax até os menores detalhes. Ela criou, sim, um universo. Ou seja, os poderes dos Pratas. Mas nem isso é completamente original, já que existe outro livro, Fúria Vermelha, de um escritor chamado Pierce Brown, que tem a mesma base. No livro dele, que é ficção científica e foi lançado ano passado, um cara, Vermelho, encontra uma sociedade de Dourados, que parecem mais deuses. E o personagem principal chama Darrow (a da Rainha Vermelha chama Barrow).

Longe de realmente declarar que esse livro é plagiado, o fato é que ele está longe de ser autêntico. Mesmo que a ideia do universo e da divisão de sangues fosse completamente original, todos os outros fatores da história são tão familiares, tão já usados, que é praticamente impossível você realmente não perceber que tem alguma coisa errada.

Dito isso, o livro não é chato em momento algum. A história é animada, corre rápido e não tem uma cena monótona. Eu pessoalmente acho que falta um pouco de sentimento. Tanto, aliás, que a autora deveria ter tirado qualquer sombra de romance, porque ficou extremamente superficial na narrativa dela e em meio à história. Pessoas que costumam shippar fácil vão conseguir. Outras vão ficar desapontadas se estiverem esperando algum romance.

Mas a segunda coisa que me incomodou muito no livro foi a personagem principal. Ou qualquer um dos personagens, na verdade. Eles são muito superficiais! Depois de 383 páginas, eu simplesmente não consigo dizer que conheço nem a Mare Barrow - e olha que passei a história inteira 'dentro' da cabeça dela. Ela só consegue pensar em uma ou duas coisas o tempo todo. Não é só repetitivo, é vazio. Ela é uma coisa só. Não a sinto de verdade, não sinto como se ela existisse. Deixou muitíssimo a desejar. Além de que ela termina o livro exatamente do mesmo jeito que começou. Meses dentro do mundo dos Pratas e descobrindo seus poderes e ela continua igual. Não tem um único momento de reflexão sobre quem ela é, quem está se tornando. Ela nem parece uma pessoa de verdade, é mais como um robô programado para repetir a mesma coisa o tempo todo.

Além de que teve vários momentos em que Mare é completamente dispensável. Para o desenvolvimento da história e do 'problema', praticamente o tempo todo. Mas também em algumas cenas, onde deveríamos ter alguma noção de como ela está se sentindo, e acabamos tendo a impressão de que ela não está nem participando.

Ultimamente, ando sentindo falta de personagens verdadeiros, bem construídos e desenvolvidos nos livros que leio, principalmente em YA. Não é só porque a história é escrita para adolescentes e 'young adults' que não precisa ser bem trabalhada. Os autores estão começando a achar que podem fazer qualquer coisa. E os editores estão deixando.

Meu último grande problema com o livro são os buracos da sociedade. Isso acontece muito com distopias e na maioria, dá para ignorar. Mas esse tem várias pontas soltas, várias coisas que não fazem muito sentido (como, por exemplo, o que acontece se um Prata tiver filhos com um Vermelho?). Mas prefiro não falar muito sobre isso agora, como é só o primeiro livro e a autora pode ter planos de responder essas questões mais tarde.

No final, como eu disse, o livro não é chato. É difícil de convencer, de verdade. Principalmente aqueles que já leram várias outras sagas (melhores). Mas será pelo menos divertido, na maior parte do tempo. Eu mesma tive problema, não só em sentir o romance e a tensão entre quem eu deveria shippar, mas também em sentir qualquer emoção, de ação, medo, aflição, coisas assim. Mas não me entediei nem um pouco. Ele é melhor do que A Seleção. Aliás, se tivesse que recomendar para alguém, seria para alguém que gostou dos livros da Kiera Cass. Mas acho difícil dar mais do que três estrelas para ele, sendo que deixou tanto a desejar e, as coisas que fez bem, fez porque praticamente 'tirou' de outros.

Victoria Aveyard tem muito o que correr atrás se ela ainda quer transformar essa saga em épica ou, no mínimo, única.

Celine.Macario 20/09/2020

Lendo esse livro pela segunda vez
mas como sempre, ele é fantastico
a historia e o universo são incríveis
prende você em cada segundo

estehbooks 18/06/2021

Surpresa
Fui com um mix de sentimentos para ler esse livro. Tinha medo de ir com muita expectativa pq tem muita gente que gosta mas muita gente que não gosta, e estava animada pq a leitura tava fluindo muito e a história não era NADA como eu imaginei. Esse livro me deu muita vibes Jogos Vorazes num nível ABSURDO e eu amei a história!!! Mare entrou no meu top personagens femininas favoritas, a força que ela tem, a paixão e a fé que ela tem é surreal! O livro não foi perfeito mas foi quase! Estou super ansiosa pra ler os próximos, já estou esperando chegar aq em casa!!

Mirella | @readingmirella 12/07/2020

consegue ser mediano mesmo dentro do grupo "livros medianos"
esse ano resolvi que leria uma série que possivelmente não ia gostar e escolhi a rainha vermelha, bem tinha quase toda razão. não achei um livro PÉSSIMO, mas ele é extremamente mediano, mesmo comparando com outros livros medianos. não consegui me envolver com outros personagens que não fossem a mare (que me estressou bastante, pois foi BURRA em muitos momentos, mas tudo bem, mare, eu também sou burra). o livro em um todo não é muito original, senti que já tinha lido vários livros para cada plot dele (inclusive o plot da traição que o booktwitter quase morre sobre, achei extremamente previsível, tipo tava na cara mesmo.); ele não chegou a me MACHUCAR, e apesar de alguns momentos CHATOS e ARRASTADOS, não foi o mais chato ou arrastado que já li. a rainha vermelha funciona mais para leitores que ainda não leram muitas fantasias, para mim nem curiosidade com o final tive, mas vou ler o restante, pois sou guerreira, da para ver no meu rosto.

moonlovers 07/07/2022

Releitura
Eu li esse livro pela primeira vez laaaa em 2015 e na época desisti da leitura, recentemente tive vontade de tentar novamente com essa série e ouvi o audiobook, o plot eu lembrava ainda depois de tantos anos kkkkk mas me lembro que fiquei super surpreendida e agora relembrei alguns detalhes... Vou seguir na série e ver no que dá, espero que valha a pena

Joseane 24/07/2023minha estante
Maven é meu protegido, jamais deixarei de amar ele?

I. B. 04/09/2021

Um mundo distopico mal elaborado, uma protagonista estúpida que não sabe pensar, um triangulo amoroso redundante e personagens sem alguma profundidade em geral.

Honestamente, eu acho que a escritora não sabe escrever, mas vá lá, continuarei sem entender a popularidade desse livro.

Foi divertido falar mal dele com minha amiga, mas apenas esse aspecto me divertiu em seu todo.
nathalya 04/09/2021minha estante
Eu com trono de vidro, acotar, rainha vermelha, e estilhaça-me:

Manu Giacomini 04/09/2021minha estante
Realmente a escritora não soube desenvolver personagens e universo, mas o livro mesmo assim é incrivel, leia de novo

nathalya 04/09/2021minha estante
amg não dá ? acho mto cansativa a escrita delas, af. Queria tanto conseguir ler pra poder me enturmar no lado bookstan, só q não consigo ?

I. B. 04/09/2021minha estante
Entendo, acontece a mesma coisa comigo... a escrita é edgy demais.

Bebel 29/10/2021minha estante
@Lya exatamente!!!!!!!!!!!¡!!!!!!!!!!

Sarah | @only_a_snowflake 19/07/2015

Anyone can betray anyone. (Booktalk SEM spoilers)
Já tem um bom tempo desde que eu queria ler Red Queen, já que desde o lançamento meio mundo de gente não para de falar desse livro. Bem, e eu li. E pensei que estivesse lendo uma versão mais light de The Young Elites. Se isso é uma coisa ruim? Certamente não. Vamos à introdução da história:

Norta é uma país dividido pelo sangue. Literalmente. Existem os pobres coitados de sangue Vermelho, que são a classe pobre, condenada a "escravidão" e a servir a classe superior, que possui sangue Prateado. E dentre os prateados nós temos a realeza e a nobreza, representada pelas Grandes Casas. Bem, TODOS os prateados tem uma habilidade especial, sendo que aqueles das Grandes Casas tem poderes mais fortes e interessantes. O livro é contado em primeira pessoa pela Mare Barrow, que é uma Vermelha que não possui emprego e passa a roubar coisas para poder ajudar a família. Vamos pular uma parte da história e vamos ao ponto que ela conhece um certo alguém que tem um "bom emprego" com a realeza e nobreza prateada e essa pessoa acaba oferecendo um emprego para que a Mare venha trabalhar no palácio. Bem algumas outras coisas acontecem e ela acaba descobrindo que ela pode fazer coisas que Vermelhos não poderiam fazer. Aí ela começa a jogar um jogo de poder que como você pode imaginar, vai dar ruim.

Personagens:

- Mare: Gostei da Mare. Ela é bastante pé no chão, apesar de ser ingênua em alguns momentos, que trazem consequências dolorosas pra ela. Em algumas partes, sinto que ela não consegue visualizar o tamanho dos problemas que ela está se metendo. Talvez abraçar a causa seja um preço muito alto a se pagar, no final das contas.

- Cal: Olha nosso Enzo Valenciano (The Young Elites) aí. Não sinto muita afeição pelo Cal, porque afinal, estava com minha atenção pro Maven. Cal é o típico príncipe que quer seguir os passos do pai e deixar a situação sob controle de qualquer forma. Por isso ele não hesita (ou talvez hesite, mas ele faz mesmo assim) em sacrificar uma ou duas coisas pra conseguir fazer o que ele acha correto. Espero ansiosamente a evolução desse personagem no próximo livro.

- Maven: Difícil dizer algo sem spoilers. No começo, eu não ia muito com a cara dele, sei lá, essa história de príncipe rejeitado pelo pai e sombra do irmão mais velho me comoveu. Afinal de contas, ele acabou sendo uma pessoa maravilhosa para a Mare, apoiando e protegendo ela. A questão que acabamos tão maravilhados com a bondade e perfeição dele que não conseguimos ver o Maven como deveríamos, não conseguimos ler nas entrelinhas. Leiam The Young Elites e saberão do que estou falando.

Outros personagens:

- Rainha Elara: Apenas duas palavrinhas pra você: Oi, Cersei.

- Evangeline: Pensei que ela seria uma personagem mais presente. Talvez se tivesse o POV do Cal, talvez pudéssemos ter aprendido mais sobre essa personagem.

- Kilorn: Quem é Kilorn na fila do pão? Já conhecemos bem esse tipo de personagem de outros livros, e sabemos exatamente qual é o papel dele na história.

História: Olha, se você conhece Game of Thrones, Throne of Glass e The Young Elites, você já deve sacar logo de cara qual é a de Red Queen. Não me surpreendi tanto com os plot twists, porque já esperava que o que aconteceu pudesse acontecer. Mas isso não é um ponto negativo. O gancho frenético que a autora deixou para o próximo livro foi incrível. Mas acho que ela colocou os personagens em uma situação que, do fundo do meu coração, não como isso vai acabar bem pra nenhum dos lados.
Qualquer um pode trair qualquer um.
Palavras podem mentir.
Veja além delas.

OST: Let The Flames Begin (Paramore)

1 | 2 | 3 | 4