Aos cuidados de Rafaela

Aos cuidados de Rafaela Marco Oliveira
Marcelo Saravá

Resenhas - Aos Cuidados De Rafaela

Mike Willian 05/02/2024

Leitura de diversas camadas.
Não me inteirei do contexto, mas foi interessante de qualquer forma. Não necessita de uma experiencia com a leitura. Confesso que por ser HQ (ou nã), me senti perdido em determinado momento. Mas na leitura é recorrente então a gente só segue o relato.

A história é engraçada pra mim, porque eu achei muito semelhante ao livro do Dino Buzzati chamado "Um Amor" (que detestei). Achei um tanto misógino e sujo com a intenção do autor e até certo sucesso de fazer o oposto ao anterior... Aqui é um pouco mais interessante, talvez por ser gráfico.

Resumindo? É um cara que se entrega à projeção que ele faz de uma figura feminina perfeita que ele criou e aceita tudo o que é imposto pra manter uma certa imagem social e só.

Até frisa toda a questão dela ser uma pessoa duvidosa, aproveitadora ou algo semelhante. MAS QUE C#&I0, foi ele que não só permitiu como insistiu.

Por curiosidade eu leria sim outras obras do autor, até porque não me custou mais que dois dias, mas essa obra eu não indicaria não.

12/04/2016

Conheci essa HQ passeando pelo Festival Guia dos Quadrinhos deste ano e o que mais me chamou atenção no evento foi um sujeito atrás de um stand vendendo seu peixe loucamente. Era o Marcelo Saravá e a obra era Aos Cuidados de Rafaela. Não tem como negar, ele fez um trabalho excelente porque me fisgou na hora.

Essa HQ conta com tantos elementos bacanas que nem sei por onde começar.

Nicolas é um solteirão de meia idade que cuida de sua mãe excêntrica há sei lá quantos anos e tenta convencê-la a contratar uma cuidadora. Sua irmã (que não mora junto) apoia a ideia, porque assim seu irmão pode ter uma vida de verdade. Depois de algumas tentativas frustradas com outras cuidadoras, eis que surge Rafaela, com toda a sua gostosura, fazendo com que Nicolas perca a cabeça e se apaixone loucamente por ela, embora ela nem dê atenção a ele, coitado.

A mãe dele acaba morrendo no começo da história e o que o Nicolas faz pra manter a Rafaela por perto é tão bizarro. Aí que você vê o quanto esse cara não é normal e a garota, que não é nenhuma santa, vai se aproveitar bastante disso. E te falo, dá uma pena do cara, mas ao mesmo tempo dá uma raiva absurda dele.

Achei intrigante do começo ao fim e pra mim o desenrolar não foi nada óbvio, o que é sempre um plus.

Segundo o próprio Marcelo Saravá, essa foi considerada uma das melhores HQs nacionais de 2014. Sei lá se é verdade ou se é ladainha de marqueteiro, só sei que concordo.
Cilmara Lopes 22/09/2017minha estante
Também curti muito essa hq. Ahh também goste desta: http://braobarbosa.com/felizaniversario/ :D

17/10/2017minha estante
Muito legal, né? =)
Obrigada pela dica, Cilmara!

dro-nunes27 30/01/2023

Aos Cuidados de Rafaela
"Aos Cuidados de Rafaela", um quadrinho de Marcelo Saravá e Marco Oliveira. Uma história sobre submissão que mistura doses de comédia com tragédia, onde os personagens são o grande atrativo da obra.

A trama foca na relação sufocante entre o quarentão Nicolas e a jovem e manipuladora Rafaela, cuidadora de sua mãe. Apesar de Rafaela ser fria com ele, Nicolas acaba se apaixonando por ela. Quando sua mãe morre, ele finge uma doença grave para manter Rafaela em sua casa, cuidando dele. A partir disso, a jovem vai lentamente tomando conta da situação, tornando-se a dona da casa. Nicolas, cada vez mais submisso, vai permitindo que a situação piore até chegar a limites drásticos.

A arte de Marco Oliveira é caricata, com expressões condizentes as respectivas personalidades. O material é digno de ser comparado aos textos de Nelson Rodrigues. "Aos Cuidados de Rafaela", possui uma trama envolvente com diálogos muito bem construídos que resultam em um quadrinho envolvente e por que não, surpreendente!

Cilmara Lopes 22/09/2017

Nicolas está há 3 anos tentando achar uma cuidadora para sua mãe, Aurélia Soares, pois todas as enfermeiras são afugentadas pela sua personalidade um tanto inquisitora.
Até que surge a jovem Rafaela, que incrivelmente consegue exercer o trabalho, mas Nicolas começa a ansiar tais cuidados.
Diria que entramos em uma trágica comédia, com um humor muito desprendido conhecemos a solidão de um homem e conflitos entre submissão e a suposta "paixão". Tudo isso dentro de um ambiente que não foge do nosso cotidiano, a linguagem é natural em conjunto com uma arte que eu particularmente gosto muito, não é bem definidinha, mas é preciso prestar atenção nos detalhes...as vezes ela fala por si só em quadros solos ou de zoom, você sente a solidão e claustrofobia sentimental do personagem.
Simplesmente amei!
Meoo, daria um filme muito supimpa essa história, a la Nelson Rodrigues.
Leiam ?

Hugo 18/12/2020

Na HQ escrita por Marcelo Saravá e com arte de Marco Oliveira (Finório), acompanhamos a deprimente vida de Nicolas, filho de meia idade da dona Aurélia, uma idosa debilitada que precisa de cuidados, mas que sempre espanta as enfermeiras com seu péssimo humor. Não pense, leitor, que se trata de uma história de redenção, ou alguma história emocionante de amor entre mãe e filho. Nada disso, perca as esperanças, aqui é só desgraça!
Como bem dito no texto da contracapa, “Aos cuidados de Rafaela” da @zarabatanabooks é uma ode à obra de Nelson Rodrigues, com direito a todos os elementos que o tornaram marcante: a fragilidade humana, submissão, tensão familiar, sexo etc.
O traço e as cores se casam perfeitamente à narrativa, que transpira brasilidade. Não é para qualquer um, mas você deveria dar uma chance e se surpreender. Para mim foi uma leitura tão positiva que estou recomendando por aqui…

site: https://www.instagram.com/anemia_cerebral/