Memórias da Rosa

Memórias da Rosa Consuelo de Saint Exupéry

Resenhas - Memórias da Rosa

leituras5 24/02/2013

A querida Consuelo
Nasce em mim uma grande admiração pelo casal de Saint-Exupéry.

Memórias da Rosa é uma linda e detalhada carta de amor.
Consuelo se faz "escrava" de Antoine de Saint-Exupéry, que em muitas partes me surpreende, sendo não tão amável. Ela consegue mostrar os dois lados do seu amor, e de como é invejavelmente forte, sendo capaz de mostrar não só a Antoine, mas para a sociedade, que não era uma "filhinha", mesmo sentindo um amor que a enfraquecia o corpo e a mente.
Memórias da Rosa também mostra a história crua de O Pequeno Príncipe, no qual é mais simples e mais "Antoine", do que eu imaginava ser.

"...Então, se a senhora me ama um pouquinho, proteja em mim a substância do homem que sou, porque a senhora acredita que ela é preciosa. Ouvi de seus lábios uma noite: "O senhor tem uma mensagem para os homens. Nada deve detê-lo, nem mesmo eu..." Naquele dia resolvi casar-me com a senhora para sempre, por toda a vida, e por todas as vidas que nos será permitido viver para além das estrelas."

Pablo L. de Blanco 25/08/2013

"Ser a mulher de um piloto é uma profissão. Ser a mulher de um escritor é um sacerdócio".
Alguns livros chegam até nós de uma forma inusitada, misteriosa.
Esse é o caso de "Memórias da Rosa", que chegou até mim graças a uma palestra sobre "O Pequeno Príncipe" e a vida de Saint-Exupéry.
Li "O Pequeno Príncipe" na infância e me recordo de ter gostado muito. É aquele tipo de livro que tem algumas citações marcantes, bastante reflexivas, sobretudo conforme vamos amadurecendo e encarando algumas perdas da vida.
Consuelo de Saint-Exupéry, a rosa da estória de seu esposo, é uma grata descoberta literária! Como escreve bem... como é intensa e apaixonante em sua narrativa. Também é uma mulher de grande coragem, ao desnudar uma vida íntima tão conturbada com nosso querido Antoine.
A leitura de seu belo livro complementa e enriquece muito "O Pequeno Príncipe". É como se alguns véus do livro de seu esposo caíssem e enxergássemos o principezinho com mais clareza e mais brilho.
Me emocionei em muitos momentos... Acredito que todos aqueles que procuram pôr em prática as lições do livro de Antoine, sobretudo na vida a dois, em alguns momentos um tanto complicada, são tocados por tuas palavras Consuelo.
Já que nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos, saibas, onde quer que estejas, que cativaste mais um leitor de tão rica história de vida.

Neste vasto Universo sei que duas estrelas olham por mim e me inspiram: uma se chama Antoine... a outra, Consuelo de Saint-Exupéry.

Márcia 29/07/2022

Memórias da Rosa - Consuelo de Saint Exupéry
Esse livro foi escrito em comemoração de 20 anos da morte de Consuelo de Saint Exupéry, a esposa do famoso escritor Antoine de Saint Exupéry , autor do Pequeno Príncipe.
E um livro autobiografo que narra a vida de Consuelo a partir do momento que ela conhece Antoine e durante sua vida de casada.

Consuelo e Antoine se conhecem na Argentina, ela residia na Argentina após a morte de seu segundo marido, o escritor Enrique Carrilo, e Antoine trabalhava Aeroposta Argentina .
Antoine se apaixonou e insistiu que Consuelo e ele se casassem, ela estava temerosa porque ela tinha uma estabilidade financeira sendo viúva de Enrique Castillo e perderia ao se casar com Antoine.
Apesar da reprovação da família de Antoine, eles se casam e vão morar na França. Na França , Antoine começa a escrever Voo Noturno e se torna um escritor conhecido.
Ele é muito assediado por homens e mulheres, e a vida do casal começa a se transformar um caos. Antoine começa a se afastar de Consuelo , a ter várias casos extra conjugais.
A vida do casal se transforma em um vai e vem, Antoine cada vez mais assediado e Consuelo cada vez mais solitária.
Paris é ocupada durante a segunda guerra e Consuelo foge para o interior, enquanto isso Antoine esta em Nova York . Ela mora dois anos sozinha até que Antoine pede que ela vá para Nova York.
Apesar deles não morarem na mesma casa, Antoine não permite que Consuelo se afaste dele. Durante o período que eles moraram em Nova York, Antoine começa a escrever o Pequeno Príncipe.
O livro termina quando Antoine avisa que esta indo para a guerra e pouco tempo depois , ele morre em um voo de reconhecimento.