Voos e Sinos e Misteriosos Destinos

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos Emma Trevayne

Resenhas - Voos e Sinos e Misteriosos Destinos

tiagoodesouza 24/09/2014

Voos e sinos e misteriosos destinos | @blogocapitulo
A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi a capa. Ela é muito mais bonita em mãos do que uma imagem pode mostrar. De algum modo, a textura soft touch combinou bastante com esse ar sombrio, noturno.

O livro é um steampunk juvenil. Para quem não sabe, no steampunk existe uma tecnologia rudimentar numa época improvável. Por exemplo, neste livro temos os autômatos que simulam o tipo humano mas são feitos completamente de metal. O meio de transporte aéreo comum é o dirigível e o terrestre, carroça puxada por cavalos de metal.

Mas antes de conhecer esse mundo misterioso, Jack Foster vive na Londres de uma época vitoriana, levando uma vida bem tediosa em casa nas férias do internato. Seu pai está sempre ocupado com o trabalho e a mãe com reuniões da sociedade. Numa dessas reuniões, um homem misterioso aparece e realiza alguns truques que chamam a atenção de Jack e, mais estranho ainda, demonstra um interesse particular pelo garoto.

Um dia, Jack vai atrás de aventura e acaba descobrindo uma passagem secreta na torre do Big Ben que o leva a uma nova versão da Londres que ele conhece chamada Londinium. Lá, as pessoas possuem partes mecânicas, correm pra se proteger da chuva e a poluição é grande. Um menino completamente humano é raro por lá. E Jack descobre que alguém muito cruel o deseja mais do que tudo e é capaz de fazer qualquer coisa para colocar as mãos nele.

Voos e sinos é narrado em terceira pessoa e mostra o ponto de vista de Jack e do Sr. Havelock, o misterioso homem que o procurou em Londres. Enquanto Jack é o nosso olho pra descobrir o novo mundo, Havelock nos mostra a parte antagônica em suas diversas facetas. Por exemplo, vamos descobrindo bem aos poucos o motivo de sua adoração pela dominadora Senhora. Ela está presente em vários momentos e, algumas vezes, me lembrou a Rainha de Copas de Alice, com seu egoísmo tirânico.

Voos e sinos ecoa Coraline em alguns aspectos, mas, na minha humilde opinião, melhor e de forma mais eficiente. Eu não curti tanto Coraline como curtir Voos e sinos. E mesmo os personagens "maus" conseguem gerar empatia por suas histórias e desejos. Sabem, né, a gente entende e compreende suas motivações. Mas isso não quer dizer que admiramos e concordamos com tudo.

"Ele ouviu o chuque-chuque da máquina antes de vê-la. Se houvesse um coração normal em seu peito, o ritmo das batidas teria mudado para acompanhar aquele som, mas Lorcan não tinha um coração normal. Ali, ele mal tinha uma coisa que pudesse ser chamada de coração, na verdade. Havia apenas uma coisa inútil e morta no lugar."
Página 19.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2014/09/resenha-voos-e-sinos-e-misteriosos.html

Naty 13/03/2020

Encontrei esse livro em uma das minhas pesquisas pela internet. Quando vi essa capa, foi amor à primeira vista. Fiquei fascinada pelos detalhes e o trabalho das cores. Resolvi pesquisar mais sobre a obra e acabei adquirindo-a por desespero e curiosidade. O resultado foi satisfatório e não poderia ser diferente, afinal, estamos falando da Editora Seguinte.

O gênero do livro é Steampunk e nunca tinha lido nada próximo disso. Confesso que é um gênero delicioso e que nos prende com tantos avanços tecnológicos, repleto de engrenagens e fuligem por todos os lados. Ele é uma obra ambientada no passado e tem como base a ficção científica, com a ideia de colocar a tecnologia mecânica a vapor em equipamentos e meios de transportes. Na obra, temos a presença de tais avanços tanto em objetos quanto em pessoas feitas de metais.

Jack Foster tem apenas dez anos e é o personagem principal. O garoto vive parte de sua vida em um internato e mal tem tempo para brincar. Ele deseja apenas aproveitar seus dias de férias, na casa de seus pais, e buscar boas aventuras para se distrair. Quando o menino menos espera, ele conhece o Sir Lorcan. Porém, ele é um sujeito estranho e que diz à família do garoto que sabe fazer magias.

Lorcan chama o garoto para acompanhá-lo, contudo, a mãe do menino o proíbe. Descontente com a atitude dela, o filho decide fugir da governanta da casa e encontra uma porta mágica misteriosa. Ele embarca em um lugar semelhante ao seu, mas com diferenciais que tornam aquele mundo descoberto surpreendente e, ao mesmo tempo, esquisito.

As pessoas não são como na cidade de Londres, onde o garoto mora; elas são feitas de metais ou, ao menos, tem alguma parte do corpo metalizada. Jack se encanta por tudo naquele local, ele fica admirado por cada detalhe. Entretanto, conforme o tempo passa, ele descobre que Londinium não é tão divertido quanto parece.

O mundo criado por Emma é incrível e deixa o leitor fascinado com os detalhes. O protagonista acaba desvendando um segredo que ninguém ainda tinha descoberto. Ele é um garoto esperto e sagaz. Nessa cidade feita de mecanismos de relógio, o garoto conhece Beth. É uma menina feita de peças de metal também, mas seus traços são bem humanos. Na verdade, ele acha que a garota é uma boneca, por sua aparência. Ela se alimenta de óleo e funciona com cordas.

O livro é narrado em terceira, em alguns momentos, senti a narrativa um pouco densa, como se não fluísse. Porém, no decorrer da leitura percebi que não. Isso se dá pelo fato de que, no início, não estamos familiarizados com o estilo da obra e da narração. No decorrer da história a leitura flui e a curiosidade apenas aumenta.

Além de tudo isso, a obra ainda é repleta de ilustrações e nos faz adentrar na história com os detalhes de todos os desenhos. Sem contar com o trabalho de capa da Editora Seguinte que está excepcional, como já mencionei anteriormente. Enfim, tudo o que eu disser de elogios para o trabalho estético ainda é pouco em vista do que ele realente merece.

Quotes:
“Ele ouviu o chuque-chuque da máquina antes de vê-la. Se houvesse um coração normal e seu peito, o ritmo das batidas teria mudado para acompanhar aquele som, mas Lorcan não tinha um coração normal. Ali, ele mal tinha uma coisa que pudesse ser chamada de coração, na verdade. Havia apenas uma coisa inútil e morta no lugar”.

“E havia uma coisa que não era fada ou dragão, embora tivesse asas; uma coisa ainda mais mágica. Antes de ser quebrada. Antes de ser morta. Mas algumas coisas não ficam mortas para sempre”.

“O tempo é diferente para pessoas diferentes: longo e insuportável para alguns, um simples piscar de olhos para outros. Mas ele deve ser medido por um dos nossos relógios”.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/04/resenha-voos-e-sinos-e-misteriosos.html
Angela Gabriel 21/03/2020minha estante
Um universo mágico! Eu não conhecia o livro,mas me lembrou o enredo de um filme que vi há muito tempo(Aprendiz de Feiticeiro) sei lá, só por ter um garoto descobrindo todo um universo ali, com um adulto.
Adorei ler sobre as ilustrações e realmente a capa é um espetáculo à parte!
Se tiver oportunidade, quero sim, conferir!
Beijo

Michelle 17/06/2020minha estante
Conheço por alto o universo Steampunk.
Também achei a capa simplesmente MARAVILHOSA. E a premissa bem envolvente

Amanda 25/06/2020minha estante
A capa é realmente fascinante!! Confesso que nunca tinha lido nada sobre esse gênero Steampunk, nem sabia da existência, mas achei interessante. Achei os quotes bem curiosos e legais.

Lucas 11/06/2020

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos - Emma Trevayne
Livros infanto-juvenis sempre é uma boa pedida para sair de uma possível ressaca literária. Depois da minha última leitura um pouco decepcionante, peguei a obra da Trevayne para ler e posso dizer que sim, tive todas minhas expectativas atendidas.

"Voos e sinos e misteriosos destinos" conta a história de Jack Foster, um garoto solitário e que não recebe tanta atenção dos pais - os mesmos só o veem durante suas férias do internato. É considerado um garoto "estranho" e que sempre está em busca de algo para se entreter. Quando ele conhece o senhor Lorcan, um sujeito misterioso e dotado de magia, não demora muito para Jack se impressionar com ele. Ele queria fazer o que Lorcan fazia, mas a mãe, uma espiritualista meio perua, acaba com suas esperanças quando recusa o convite do misterioso senhor de treiná-lo.

Mas ele é Jack Foster e não seria ele se não metesse em confusão. Por isso, ele dar um jeito dos olhos da governanta e segue o Sir. Lorcan até um mundo mágico. Um mundo onde há engrenagens, pessoas feitas de metal e fuligem por todo lado. Uma Londres diferente do que Jack costumava ver e que ele precisará de muita sabedoria e cautela para sair vivo dos perigos que ela esconde.

É totalmente sensacional o mundo criado por Emma Trevayne. Usando-se do gênero steampunk, - uma ramificação da ficção científica que faz o uso da tecnologia, porém, avançada demais para o tempo que se situa. Basicamente, a tecnologia a vapor para grandes obras. - Emma, nos presenteia com uma obra cativante e que impressiona pela cenas bem descritivas (algo predominante do gênero), mas que não se torna cansativa.

Os personagens são bem construídos, os sentimentos dos personagens são bem passados. Em muitos momentos me lembrou um pouco de "O Mágico de Oz", principalmente se você já assistiu a série animada na Amazon Prime. Vemos aqui, o bem e o mal bem apresentados. Como duas faces de uma mesma moeda.

O livro cumpre bem com toda sua premissa, traz a importância do afeto e o amor no seio familiar. Apesar de no final, ter ficado um pouco desapontado por ter querer ter um visto um pouco mais do fim, não tira o crédito das cinco estrelas.

Julia.Bessa 12/08/2020

UMA VISITA A LONDRES STEAMPUNK
Esse livro Steampunk, ilustrado por Alvaro Hattnher e escrito por Emma Trevayne, conta a história de Jack Foster, um garoto londrino de 10 anos que sonha em viver aventuras. Certo dia, quando sua mãe estava recebendo visitas e levando-as para a cozinha, Jack observava tudo pelo buraco da fechadura (como sempre), mas dessa vez, uma das visitas era um mágico! Ele conseguia tirar a vida de uma flor e transformar uma presilha em um passarinho, e melhor ainda, ele queria levar Jack para aprender o mesmo que ele, mas a mãe não deixou. Tendo escutado a conversa, Jack vai atrás do homem misterioso e acaba aparecendo em outro mundo, onde as pessoas têm partes do corpo substituídas por metal, o céu não brilha e meninas são feitas de... peças? Essa é Londinum, um lugar com um ar steampunk governado pela Senhora, que quer Jack para ser seu filho e matará muitas pessoas se não conseguir o que quer...

Eu trouxe uma sinopse bem diferente da que nos é apresentada no livro, pois eu fui enganada por ela e não queria que vocês fossem também. A história tem um pouco de ?Coraline? com ?Alice no país das maravilhas? e uma pitada de ?A invenção de Hugo Cabret?. Ainda não me decidi se é um livro juvenil ou não, pela a escrita da autora ser muito densa e rica em detalhes me deixou em dúvida se iria cativar muitas crianças e pré-adolescentes. E honestamente eu não fiquei nem um pouco presa com esse livro, é muito fácil de se distrair. Acho que se existisse um filme desse livro, seria bem melhor.

Os personagens foram bem escritos, todos com as personalidades que lhes cabia e não desviaram disso hora nenhuma. Tem de tudo, um vilão com um fim merecido, os mocinhos se dando bem é um clássico clichê. Nunca tinha lido nada com esse ar steampunk e foi interessante até; meus personagens favoritos foram a Beth e o Dr. Cataplasma.

Gabriela.Junqueira 26/08/2016

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos - Emma Trevayne
O livro conta a história de Jack Foster, um garoto de 10 anos que sempre quis viver grandes aventuras.

Jack vive em uma escola para meninos a maior parte do tempo, indo para sua casa apenas nas férias mas nunca recebe muita atenção de seu pai que está sempre cuidando dos negócios da família ou da sua mãe que está ocupada demais com festas e hospedes importantes.

Quando um misterioso mago aparece na casa dos Foster, Jack fica encantado com tudo o que ele é capaz de fazer e, por causa da sua vontade de viver aventuras, quer aprender a fazer aquilo. Em um passeio, Jack vê o misterioso mago andando a passos rápidos e desaparecer por uma porta mágica no relógio, ele o segue e acaba indo para uma cidade que lembrava muito Londres mas essa é toda construída com engrenagens.

Londinium é o centro de todo o Império e é governado pela Senhora, uma mulher fria que sempre quer tudo do seu jeito. É uma cidade onde tudo é feito com engrenagens: as casas, os animais normais e os sobrenaturais (fadas, dragões, etc) e até mesmo partes dos corpos das pessoas.

Após passar algum tempo ali, Jack percebe que apesar de ser belo o lugar também é muito perigoso e agora quer voltar para casa.

Tudo nesse livro é bonito: a capa - comprei o livro só por causa dela, a diagramação, as gravuras e a história. A autora soube escrever na medida certa. Os personagens são bem elaborados e eles amadurecem durante o livro, a historia é bem contada e tem um desfecho legal mas eu sinto que faltou alguma coisa para eu me apegar de vez com o livro.

Para quem quiser uma leitura para um único dia, Voos e Sinos e Misteriosos Destinos é perfeito. Gostoso de ler e o tempo passa e você nem percebe e como é um livro pequeno, até mesmo pessoas que não tem o hábito de ler vão adorar.

O livro é voltado mais para o mundo jovem mas nada impede que pessoas mais velhas possam ler.

site: https://gabrielajunqueiraa.blogspot.com.br/

Livros e Citações 10/01/2015

Rico em ideias
Autora: Emma Trevayne
Editora: Seguinte
Páginas: 312
Classificação: 5/5 estrelas

Jack Foster é um garoto de dez anos Londrino que sonha viver grandes aventuras, mas claro que ele, e menos ainda eu, esperava uma fábula moderna e absolutamente intrigante que é esse livro.

Certo dia nas férias do colégio interno, Jack, seguindo um completo estranho que se passava por ‘espiritualista’, encontra uma porta que o leva para Londinum; um paralelo de Londres repleto de máquinas, magia e perigo.

Esse steampunk de Emma Trevayne nos apresenta um mundo onde não se encontra ninguém do qual o corpo seja totalmente de carne e osso, os que não são totalmente máquinas magicamente animadas são híbridos de metal e engrenagens.

Nesse paralelo, temos a Senhora, rainha de Londinum que ansiava por uma criança completamente humana, da qual ela criaria como dela. Ai que entra nosso querido Jack.

Muito mistério está envolvido nesse livro, a busca de Jack pelo mítico Pássaro que pode levá-lo de volta a Londres é acompanhada de ótimos personagens mágicos como a boneca de corda Beth e o doutor Cataplasma — diga-se de passagem me divertiram a maior parte do livro e eu gostaria de mais profundidade nesses personagens.

O nosso herói é o típico garoto curioso e corajoso que encara qualquer coisa com coração puro, e é aí que o leitor acaba se afeiçoando ao menino e fica ansioso para ver ele viver sua grande aventura.

Narrado em terceira pessoa, Voos E Sinos E Misteriosos Destinos é um infanto-juvenil que apesar de ser bem superficial, é rico em ideias e atiça a imaginação do leitor, tendo até reviravoltas quanto ao rumo da história que, pelo menos eu, não esperava.

A edição da Seguinte ainda conta com ilustrações muito legais que completam a agradável leitura do livro, super indicado se você desejar passar umas horinhas divertidas, e mais indicado ainda para amantes de steampunk .

“E aqui está você, um jovem garoto que já sobreviveu ao pior que essa terra pode lançar em um corpo, mas de repente está disposto a renunciar após um erro?” A voz de Dr. Snailwater ficou feroz. “Deveria ser agradecido que algumas coisas podem ser consertadas.”
“E se não consigo?” Jack perguntou em voz baixa.
“Então você tenta novamente.”

site: http://www.livrosecitacoes.com/
gabi 11/04/2016minha estante
Realmente parece ser muito bom!

Moonlight Books 14/01/2015

A leitura é dinâmica e fluida, com um texto leve e uma trama criativa, um pouco de mistério e belas ilustrações, eu já havia lido outros livros steampunk, mas nunca misturados com magia, foi o que mais gostei na obra, pois deu uma aura de fantasia única. Esta história por universos além da imaginação, traz uma mensagem intrínseca sobre amor, ambição e amizade que cai bem no nosso mundo totalmente real.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/01/resenha-voos-e-sinos-e-misteriosos.html

Leitora Viciada 24/01/2015

A Editora Seguinte, o selo de publicações juvenis da Companhia das Letras, trouxe ao Brasil Flights and Chimes e Mysterious Times no mesmo ano de seu lançamento em língua inglesa, com o título Voos e Sinos e Misteriosos Destinos. Sempre elogio a rapidez da Seguinte em apresentar as novidades aos leitores brasileiros, assim como seu capricho com os trabalhos gráfico e editorial. A capa original foi mantida. Além de linda e rica, ela combina perfeitamente com a história. É de autoria de Glenn Thomas, responsável pelas ilustrações presentes no miolo (estas são em preto-e-branco). Fonte, diagramação e revisão merecem elogios.
Esta é uma obra de Ficção Fantástica para todas as idades, mesmo que voltada ao público infantojuvenil e adultos fãs de aventuras mágicas. O destaque do livro é seu gênero: Steampunk.
Destinado a esta faixa etária e dentro da temática, eu apenas tinha lido O Peculiar (The Peculiar, 2014, Stefan Bachamann, Galera Júnior), portanto foi uma experiência interessante. Curiosamente, a autora Emma Trevayne cita Stefan Bachamann nos "agradecimentos" de Voos e Sinos e Misteriosos Destinos, dizendo "meu camarada entusiasta de pássaros mecânicos, pela amizade peculiar." Adorei saber que os autores de steampunk infantojuvenis são colegas. A diferença é que a trama de Emma é mais harmoniosa, clara e bela. Me agradou muito mais por ter um lado doce.

A história é mágica, com ar de fábula. Muitos pontos centrais do enredo remetem a histórias infantis como Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 1895, Lewis Carroll) e O Mágico de Oz (The Wonderfull Wizard of Oz, 1900, L. Frank Baum). O padrão seguido é de aventura de uma criança curiosa que adentra em um mundo fantástico e desconhecido. Lá ela encara seres estranhos, lugares diferentes e acaba se misturando a acontecimentos importantes e até mesmo bizarros, mudando de alguma forma esse mundo misterioso, assim como a ela mesma. Ao término, algumas belas lições de moral e sobre a vida. A criança evolui e passa a enxergar seu próprio mundo com novo olhar.
O protagonista é um menino: Jack Foster, de dez anos de idade e inconformado com o fato de seus pais estarem sempre ocupados e o ignorarem. Cansado de revezar seu tempo no internato ou sob a vigilância da babá, Jack vê na visita do enigmático Sr. Havelock a oportunidade de ir para outro mundo. Nesse aspecto, me lembrei de Coraline (2002, Neil Gaiman, Rocco), mas o mundo encontrado por Jack através do portal é totalmente diferente.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.
Faço isso para me proteger de plágios, pois lá o texto não pode ser copiado devido a proteção no script. Obrigada pela compreensão.
Tem sorteio lá no blog, de 24/01 a 10/02/2015!

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/01/voos-e-sinos-e-misteriosos-destinos-de.html

Vanessa Vieira 03/10/2015

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos - Emma Trevayne
O livro Voos e Sinos e Misteriosos Destinos nos traz um steampunk fantástico, norteado por magia e mistério. Com um enredo criativo e ricamente elaborado, Emma Trevayne nos mostra toda a sua originalidade ao compor uma trama que se passa numa espécie de submundo de Londres e que conta com personagens envolventes e incrivelmente carismáticos.

Como todo garoto de dez anos que se preze, Jack Foster sempre sonhou em vivenciar grandes aventuras, principalmente para fugir do tédio que se tornou a sua vida, afinal seus pais não lhe dedicam a mínima atenção. Durante um dos pomposos eventos organizados por sua mãe, ele conhece o mágico sr. Havelock e fica encantado com suas peripécias. Quando o mágico está indo embora, Jack resolve segui-lo através de uma porta secreta no torre do Big Ben e acaba adentrando uma cidade bem diferente daquela em que vive. Em Londinium, ele reconhece todas as ruas e prédios de sua Londres, porém, para todos os lados em que olha, o garoto encontra metais, engrenagens e fuligens. Todos os habitantes da cidade usam filtros para respirar devido ao índice de fumaça do local, além de possuírem membros mecânicos nos lugares de suas pernas e braços.

Embora Londinium seja diferente e emocionante, o lugar é extremamente perigoso e o garoto descobre que voltar para casa pode ser mais difícil do que ele imaginava. Para piorar a situação, a Senhora - uma mulher rígida e temperamental, que governa a cidade desde sempre - procura um filho de carne e osso e ela escolheu justamente Jack. A única esperança do menino é o Pássaro Mecânico que, segundo uma lenda antiga, possui o poder de realizar quaisquer tipos de desejo. Porém, o pássaro se encontra quebrado e Jack precisará correr contra o tempo para consertá-lo e mudar o seu destino...

"O tempo é diferente para pessoas diferentes: longo e insuportável para alguns, um simples piscar de olhos para outros."

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos nos traz uma aventura estupenda e muito bem construída, com um pano de fundo rico e elaboradamente criado e personagens carismáticos e envolventes. Emma Trevayne soube construir uma "Londres steampunk" para ninguém botar defeito e intercalá-la com muita magia e fantasia. Narrado em terceira pessoa de forma fluída e detalhada, acompanhamos um enredo mágico e convidativo, repleto de dragões feitos de engrenagens e rebites, fadas metálicas, dentre outros seres fantásticos.

Jack é um garoto cheio de energia e com sede por aventuras. Ele vive em um internato e quando está de férias e retorna para casa nunca tem a atenção que tanto almeja, já que seu pai sempre está ausente devido aos compromissos do trabalho e a mãe envolta em jantares e reuniões da alta sociedade. Quando o mágico Havelock aparece em um dos eventos de gala de sua mãe dando vida para uma jóia no formato de pássaro e murchando uma flor com apenas um toque, o garoto fica encantado com suas façanhas e secretamente resolve segui-lo. Quando adentra Londinium, Jack fica deslumbrado mas, com o passar do tempo, percebe o quanto era feliz e não sabia.

Em síntese, Voos e Sinos e Misteriosos Destinos se mostrou uma excelente aventura e conseguiu me envolver do início ao fim. O enredo criado por Trevayne é estupendo e extremamente original e a autora soube intercalar o steampunk com magia de uma forma sensacional e nos trazer personagens muito carismáticos e especiais. A capa é incrivelmente linda e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações fofas no miolo do livro. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2015/10/resenha-voos-e-sinos-e-misteriosos.html

Dani de Casa 03/08/2018

Vôos e sinos e misteriosos destinos
Muito divertido, cheio de aventuras e muita ilusão, um garoto de 10 anos que atravessa uma porta mágica e encontra um outro mundo muito parecido e muito diferente do que Londres onde ele vivia, um mundo onde era raro alguém ali que não tivesse uma parte do corpo mecânica, existiam fadas e uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade e sonhava com um filho de carne e osso... Gostei muito

Robson 17/11/2014

Uma história surpreendente que fala sobre a natureza humana de forma bela e convincente
Em “Voos e Sinos e Misteriosos Destinos” Emma Trevayne esbanja talento e criatividade ao descrever um mundo maravilhoso e repleto de segredos.

Vale ressaltar, antes de qualquer coisa, que minhas expectativas eram extremamente altas para esse livro. Eu acompanhei todo o processo dele – desde o anuncio, até à mudança de título e aquisição de direitos da Seguinte –, ou seja, foi praticamente como quando vemos alguma criança da família ir crescendo. Expectativas altas às vezes podem ser perigosas, mas posso dizer que fui muito bem recompensado ao finalizar o livro.

Jack Foster, nosso protagonista, sempre ansiou por boas aventuras, mas por passar a maior parte de sua vida em um internato, acabava por perder as preciosas férias com assuntos familiares. Em uma de suas férias, Jack acaba por conhecer Sir Lorcan, um homem estranho e que diz ter magia. A partir do momento em que Lorcan tenta levar Jack junto de si e sua mãe não deixa, o garoto acaba fugindo da companhia da governanta de sua casa e encontra uma misteriosa porta mágica. Sem saber o que lhe aguarda do outro lado da porta, Jack se surpreende por encontrar um mundo extremamente semelhante com o seu, mas ao mesmo tempo diferente. Neste mundo são raras as pessoas totalmente normais, praticamente não existe um ser sequer que não tenha alguma parte de metal – isso sem contar os maquinários mirabolantes e a incrível magia do local. É claro que o garoto se encanta com tudo aquilo – uma verdadeira aventura! –, mas conforme ele vai conhecendo o local (chamado Londinium), Jack percebe que nada ali é tão belo e legal como parece.

“Voos e Sinos e Misteriosos Destinos” é uma fábula moderna que mescla elementos steampunks (para quem não sabe, o steampunk é uma vertente da ficção científica onde se utilizam de maquinários a vapor e tecnologia impossível para a época em que a história é ambientada) e fantasiosos de maneira extremamente satisfatória. Emma Trevayne recria a Londres vitoriana de maneira fabulosa, explorando muito bem os charmes do steampunk tradicional.

Além de criar seu mundo com tamanha originalidade, Trevayne cria também uma mitologia magnifica por trás de toda aquela fantasia. O mais legal? O protagonista Jack vai descobrindo as coisas no decorrer da história e, com isso, aprendendo uma ótima lição de vida.

Através de uma narrativa completa e abrangente em terceira pessoa, Emma Trevayne mostra ao leitor o que sentimentos como inveja, ganancia e amor podem fazer com o ser humano. A autora passa suas mensagens através de um texto despretensioso e de leitura leve, fisgando facilmente os leitores.

Por ser um infanto-juvenil, “Voos e Sinos e Misteriosos Destinos” é facilmente compreendido. É, sem dúvidas, um livro para todas as idades, não somente para o público jovem e que está começando no mundo da leitura, mas também para os leitores mais velhos e já calejados.

Ao final, Trevayne esbanja graciosidade e claro, como em toda fábula, dá uma boa lição de moral. Me doem os dedos não poder contar qual a tal lição, mas posso dizer que foi maravilhosa e me fez ficar pensando até agora.

A editora Seguinte realmente acertou ao trazer “Voos e Sinos e Misteriosos Destinos” para o Brasil. Acertou mais ainda ao traduzir a obra com louvor e qualidade, mantendo a capa original. Capa essa que, além de muito bonita, demonstra todo o mistério e aventura presentes nas páginas da fantasia que tem tudo para se tornar um clássico futuramente.

P.S: Vale lembrar que as ilustrações maravilhosas no decorrer da leitura ajudam muito na compreensão da história!

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-voos-e-sinos-e-misteriosos-destinos-emma-trevayne/

Livinha 17/04/2020

Adorei! Tenho nem palavras! Um dos melhores livros que eu já li! Com um bônus de uma capa maravilhosa!

Cássia 02/03/2015

Uma deliciosa aventura!
Desde que descobri sobre a publicação de Voos e sinos e misteriosos destinos pela Editora Seguinte, foi difícil de controlar a ansiedade para conhecer essa obra que encanta só de olhar. Quando recebi o livro fiquei apaixonada pela capa, que é feita com um material diferente, então pude perceber que tudo foi pensado com muito carinho.

O livro é ambientado em Londres e nos conta a história de Jack, um garoto muito curioso e inteligente, mas que se sente abandonado pelos pais. Apesar de viver regado de mordomias e luxuria, Jack se vê sozinho na maior parte do tempo e a falta de afeto o incomoda muito. No entanto, após uma visita de Lorcan Havelock, o novo amigo da mãe de Jack, o garoto se encanta com os dons do cavalheiro e tenta a todo custo descobrir os segredos que envolvem o mesmo. Quando menos espera, Jack descobre que Lorcan fez uma proposta para sua mãe que se resumia em levar o garoto para viver com ele e ensiná-lo tudo o que sabia. Mesmo sendo uma mãe ausente, ela não autorizou tal barbaridade.

No entanto, em um dia em que saiu com uma das empregadas de sua casa, Jack avistou o senhor Lorcan e o viu entrar na torre do relógio Big Ben. Instintivamente, Jack fez os mesmos movimentos que Lorcan e atravessou uma espécie de porta. Mas o que Jack não sabia era que essa passagem se tratava de uma ponte entre Londres e Londinium, um mundo totalmente diferente.

Londinium era uma espécie de Londres em um universo paralelo, e por conta do excesso de fumaça (resultado das grandes invenções, como por exemplo, dirigíveis) a qualidade de vida era péssima, resultando em seres que não possuíam corpo 100% humano. Quando percebe que está perdido, Jack acaba conhecendo Beth, uma boneca muito divertida e que me encantou muito em toda narrativa. Juntos, eles partem em direção à casa do doutor Cataplasma, na tentativa de fazer com que Jack retornasse para seu lar. Mas o que o pobre garoto não sabia era que Lorcan desejava capturá-lo para que ele se tornasse o filho da Senhora, a rainha de todo aquele império.

Aos poucos Jack acaba conhecendo mais sobre O império das nuvens, as trapaças que Lorcan já realizara e que todo cuidado seria pouco para manter-se vivo. Jack também descobre a lenda do Pássaro Mecânico, um ser que faria qualquer desejo tornar-se realidade. Ou seja, em poucos dias Jack percebera o erro que cometeu ao seguir Lorcan, mas a emoção de estar em um lugar totalmente desconhecido superava qualquer sentimento. Quando Jack finalmente conheceu a Senhora, pude perceber que apesar de ser uma pessoa um tanto quanto mimada e cheia de caprichos, a personagem em questão também era muito frágil e vulnerável. Essa mistura fez com que ela se tornasse inesquecível.

Gostei muito da forma em que o livro foi ambientado, dos personagens, das descrições de cenários e da narrativa de Emma Trevayne. Cada página lida valeu a pena pelo tempo esperado. Devorei o livro em poucas horas e ainda estou com o gostinho de 'quero mais' na garganta. Houve um amadurecimento muito grande tratando-se de Jack, e não posso deixar de citar que sua amizade com Beth e com o doutor Cataplasma me emocionou demasiadamente.

A Editora Seguinte fez um excelente trabalho com Voos e sinos e misteriosos destinos: a diagramação, apesar de simples, tem todo o clima do livro, existem ilustrações que dão um sabor a mais para a obra e não encontrei erros de gramática. Com certeza é um livro que deve ser lido! O gênero steampunk me agrada muito, e para mim esse livro foi uma verdadeira obra de arte.

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/2015/01/resenha-voos-e-sinos-e-misteriosos.html
Natália Camila 02/03/2015minha estante
Adorei a sua resenha! Faz tempo que quero ler Voos e Sinos e Misteriosos Destinos, parece ser uma história linda e a capa é maravilhosa.

Cássia 02/03/2015minha estante
Fico feliz que tenha gostado! Leia sim, é um livro delicioso ?

anna furtado. 09/06/2015

Apaixonante *-*
A primeira coisa que podemos notar em Voos e sinos e misteriosos destinos é a capa, que diga-se de passagem é L-I-N-D-A! Com um acabamento soft-touch, semelhante à camurça, essa capa maravilhosa acrescenta um ar sombrio à nossa história que, assim como a capa, também não decepciona! Confesso que assim que vi o livro, já fiquei apaixonada porque tenho fixação por capas azuis (hahaha), mas a história, mesmo sendo infanto-juvenil, não deixa de surpreender.

Antes de falar sobre a história em si, quero explicar o que o gênero steampunk, que é o gênero do nosso livro. O steampunk é um gênero derivado da ficção científica, a principal característica dos livros desse gênero é que a história se passa na era vitoriana, e além disso, a tecnologia predominante é a vapor, que é mais avançada que a tecnologia elétrica. Isso significa que você vai ver muitas engrenagens, óleo, autômatos e muita fumaça. Então vamos lá.

A história se passa em Londres, onde o nosso protagonista, que se chama Jack Foster, passa suas férias. Jack pertence a uma família rica, cujo pai é dono de uma empresa e sua mãe, dona de casa da alta sociedade – a típica madame. E por decisão de seus pais, Jack frequenta um internato, e nas férias ele volta para Londres, onde seus pais moram. Jack é um garoto como qualquer outro: cheio de energia, curioso, ele quer saber como as coisas funcionam. Isso significa que Jack vai desmontar algumas coisas às vezes e se meter em muita encrenca.

Nestas férias, Jack está particularmente entediado, sua mãe vive dando festas das quais ele não pode participar e a única companhia que ele tem, às vezes, é a governanta que cuida dele. Jack não pode fazer barulho, Jack não pode brincar, daí você tira como é a vida do Jack. Até que, em uma noite, sua mãe recebe o Sr. Havelock, que é um mágico bastante misterioso que consegue fazer coisas incríveis que Jack nunca poderia imaginar. Jack fica imediatamente encantado e de certo modo, obcecado.

Em dado momento, Jack, que estava sedento por aventura como qualquer menino travesso entediado (hahaha), resolve seguir o Sr. Havelock através de uma porta secreta na torre do Big Bang. E é ai que a história começa! Jack vai parar em Londinum, um mundo paralelo à Londres, onde tudo era mágico, metálico, cheio de engrenagens e fumaça. Jack logo faz amizade com uma autômata e descobre que na cidade todo mundo tem uma parte que é feita de metal. E ele se dá conta de que ele é muito “rosa” se comparado com as pessoas dali.

Como toda cidade, Londinum tem também uma governante, e aqui está é a Senhora, uma mulher bastante temperamental e até assustadora que procurava um filho perfeito: alguém feito de carne de osso. É ai que Jack, quando começa a ser caçado, descobre que talvez Londres e sua família não fossem tão ruins assim hahaha! Bom, não vou dar mais spoilers!

Trevayne descreve Londinum, Londres e Jack com maestria e domínio! Me senti dentro da cidade, vendo o que Jack via e sentindo-se como ele. Cada vez que Jack ficava entediado eu ficava também, e quando ele foi em busca de aventura, fui também! Haha, o livro te prende do início ao fim, e a autora é muito cuidadosa nas descrições, para que os leitores não percam nem um pedacinho do universo steampunk.

Recomendo este livro para todas as idades, e principalmente para todos aqueles que desejam dar uma fugidinha dos clichês literários, para todos aqueles que querem mergulhar em um universo totalmente novo e viver uma história mágica. Nota 10.

E segue abaixo uma citação que amei:

Existem portas e existem portas. Do primeiro tipo, há muitas: em quartos, lojas, escolas, casas e salões. A maioria das pessoas passa a vida entrando e saindo das portas do primeiro tipo, batendo-as de vez em quando, ou então as fechando com o mais suave dos cliques. Elas nunca ficam sabendo das portas do segundo tipo, e, dependendo de quem essas pessoas forem, podem ficar contentes com isso ou não.