Hotéis

Resenhas - Hotéis

Helder 14/05/2022

Road to Nowhere
Volta ao Mundo – 19º país – Bolívia - LIvro 2

Hotéis é um livro pequeno e esquisito. Para ser lido em uma sentada, é um exemplar da moderna literatura boliviana, que neste caso parece querer fugir do rótulo leitura latina.
Aqui no Brasil ele foi editado pela Rocco na sua Coleção Otra Lingua formada por autores latino-americanos da nova geração, porém na minha opinião este livro me remete muito mais aos EUA do que a América Latina.
O livro é um road-movie. Não possui uma narrativa linear, mas sim diversas imagens, diversos takes que lembram mesmo a estrutura de um filme, onde acompanhamos uma história por dois pontos de vistas.
No primeiro ponto de vista temos Tero, Abigail e sua filha Andrea. Os três estão seguindo sem rumo pelas estradas de algum país, parando para dormir em hotéis. O livro não faz turismo. O autor não quer que o leitor conheça os lugares onde eles estão, pois, as únicas descrições que temos são dos quartos dos hotéis e postos de gasolina onde eles vão passando.
A intenção do autor é que conheçamos um pouco do passado destes personagens, suas dúvidas e frustrações, mas sem nos dar explicações sobre seus atos estranhos.
O segundo ponto de vista é de um diretor de cinema, que parece estar vivendo o fim de um relacionamento com sua namorada, e que está dirigindo um documentário sobre o road movie de Tero, Abigail e Andrea.
E é a partir de comentários deste diretor que vamos conhecendo o passado daqueles três personagens, quem são, qual a relação entre eles, o que aconteceu em seu passado, porem em uma linguagem muitas vezes truncadas, já que parece que a cada frase dentro do capítulo estamos em um tempo diferente, e fica ao cargo do leitor ir montando este quebra cabeça, o que torna a leitura um pouco mais complexa e curiosa, fazendo o livro valer a pena.
Mas no fim me senti um pouco frustrado, pois eu estava procurando algo que me falasse mais da cultura da Bolívia, e este livro não fala nada sobre isso.
Concluindo, foi um livro cheio de sensações, mas que seguiu pela estrada e não chegou a nenhum lugar.
Se este livro fosse uma musica, seria Road To Nowhere do Talking Heads. Tem esta vibe!

Pandora 12/08/2018

"Hotéis" de Maximiliano Barrientos é uma leitura introspectiva, um tanto melancolica, muito lírica e deliciosa. Nele encontramos as lembranças que Terão, Abgail e a criança Andrea tem de uma viagem que fizeram juntos rumo a lugar nenhum. As lembranças deles são colhidas por um documentarista que não vive o melhor momento de sua vida afetiva.
Adorei as reflexões existências dos personagens, amei o tom do Barrientos, a forma como ele trata de vida familiar, fuga, construções de afetos. Essa foi uma das leituras mais ternas de 2018, me arrependi de não ter pego a edição física do livro, essa é uma história que merece um lugar na estante.
"Viajamos para formar imagens. Viajar é construir uma paisagem privada, uma coleção de espaços mutantes: cidades que são fragmentos de muitas cidades."
"Não há limite preciso nos finais. Somos todas as pessoas que viveram conosco."

Rodrigo 20/04/2021

Narrativa muito fragmentada
Gosto muito da coleção "Otra Língua" e da ideia de reunir obras latino-americanas. Mas esse livro não me cativou, a narrativa é excessivamente fragmentada em todos os aspectos: temporal, espacial e identitário. A cada pequeno capítulo, o pensamento de um dos personagens principais é apresentado e remete a uma época e uma localidade distinta. A tarefa do leitor acaba sendo a montagem dos fragmentos dessa narrativa, o que torna mais difícil a conexão com a leitura. Ainda assim, há algumas passagens interessantes na obra. Este é um romance de formação do autor, talvez as obras seguintes aprimorem os bons aspectos desse livro...