As Sete Irmãs

As Sete Irmãs Lucinda Riley

Resenhas - As Sete Irmãs

16/04/2024

No primeiro livro, é contada a trajetória de Maia, irmã mais velha e a mais ligada ao pai. Após a morte de Pa Salt, cada filha recebe uma carta e pistas sobre o próprio passado, para o caso de quererem descobrir mais sobre suas famílias biológicas. É quando Maia se vê pela primeira vez querendo deixar a vida que conhece e partindo para o Rio de Janeiro em uma aventura que a levará para a história de seus ancestrais e também para a história de construção do Cristo Redentor.

O que mais chama a atenção nos livros de Lucinda Riley é o primor com que ela desenvolve as tramas no passado e no presente, tanto em relação à forma de interligá-las quanto ? e principalmente ? em relação ao detalhamento histórico que ela insere na narrativa. Em As Sete Irmãs, isso aparece de forma ainda mais significativa para nós, brasileiros, considerando-se que a cidade maravilhosa contextualiza a leitura. Talvez seja vergonhoso pensar que fui conhecer mais detalhes a respeito da história do Cristo Redentor em uma obra estrangeira, mas foi o que ocorreu aqui, sendo um dos pontos altos da leitura para mim. Também, fiquei sensibilizada pelo respeito e carinho com que Lucinda Riley retratou o Rio e os brasileiros, especialmente por não ter encoberto o fato de sermos um país tão socialmente desigual.
No resumo, gostei de As Sete Irmãs por sua construção geral, mas com ressalvas em relação à experiência de leitura ? o que certamente varia de leitor para leitor e, dada a enxurrada de comentários positivos sobre a obra, a minha certamente contraria a geral. Como Lucinda Riley mantém de propósito abertura em diversos pontos para os livros seguintes, é claro que me senti instigada a prosseguir para sanar muitas das curiosidades deixadas. Contudo, ainda estou avaliando se darei continuidade ou não à série; considerando-se que os livros são volumosos e numerosos, talvez seja um investimento grande de tempo em algo que não me foi tão prazeroso em comparação a tantas outras leituras que ainda desejo fazer. Vale lembrar que minha experiência com O Segredo de Helena, outro título da autora, foi bem diferente em termos de narrativa, tendo sido uma das leituras que mais gostei de fazer no ano passado.

Mariana.Margato 14/04/2024

No início do livro demorei a me afeiçoar aos personagens, mas a partir do momento que começou a contar a história do passado fui querendo saber cada vez mais sofre o futuro de bel e sua família, e quando vi, já tinha acabado o livro.

Ansiosa para ler a história das outras irmãs e espero que alguns assuntos que ficaram pendentes neste livro sejam solucionados nos próximos

Silva Sousa 09/04/2024

O início de uma saga, que eu sinto que irei adorar.
Pra começar, vou falar que eu adorei o fato de se passar no Rio de Janeiro e, SIM, eu não percebi o Cristo Redentor na imagem e descobri junto com a personagem de onde ela veio. Amei a vibe e deu pra perceber o esforço que a autora fez pra compreender um pouco do nosso país e cultura e, tanto, que me fez querer viajar pra "cidade maravilhosa" de tanto charme que a Lucinda conseguiu transparecer durante a leitura.

Apesar de ter achado a construção romântica da Izabela com o amor de sua vida um pouco fraca, a ponto de não ter conseguido me conectar com o casal, eu fiquei emocionada e quis chorar, principalmente no final, em diversas partes da história e, apesar das minhas reclamações em torno da imaturidade da Izabela, eu me compadeci com ela muito e entendi todo o sofrimento e conflito que ela viveu, muito triste ter acabado daquela forma, mas a história me prendeu muito, apesar de no início eu não ter conseguido sentir muita empolgação com a história.

Estou deveras ansiosa para ler o próximo livro e me relembrando, mentalmente, de não ampliar meu rol de séries a serem continuadas pois estou com uma lista bem cumprida.

Fernanda.Brito 06/04/2024

Faltou tempero mas é só o primeiro de oito
Comecei a leitura com alta expectativa pelos elogios que já ouvi à autora. Eu poderia ter escolhido um livro único para conhecê-la, mas eu gosto de complicar as coisas e escolhi uma série de 8 livros ?. O livro 1, sobre Maia, apresenta a proposta da série e introduz os personagens principais e isso despertou minha curiosidade. Sabia que o livro iria fazer um vai-e-vem entre passado e presente para explicar as origens de Maia porém, não imaginava que o livro ia abordar, quase que em sua maioria, a segunda história contada neste volume, que se passa no passado. A princípio antipatizei com a forma com que a autora situa, descreve e nomeia (não consegui me vincular aos nomes que ela escolheu para os personagens brasileiros) os personagens no Rio de 1920. Senti a ambientação meio pobre e limitada. Pareceu meio forçado, apesar de eu não saber exatamente o por quê. Eu gostaria que ela tivesse sido mais objetiva com o passado e tivesse explorado mais o presente através do impacto das descobertas de Maia sobre seus antepassados. Maia é só primeira de 7 irmãs com temperamentos e personalidades totalmente diferentes. Achei que a transformação dela ao longo do livro poderia ter sido mais marcante, mas gostei de como a autora conduziu as últimas 50 páginas sobre ela. Terminei o livro com uma boa sensação. Imagino que as outras irmãs terão personalidades mais complexas e isso acrescentará a pimenta que a meu ver, faltou nesse primeiro volume. Apesar das críticas que fiz, a premissa da série é muito interessante e com toda certeza, só me darei por satisfeita quando puder eleger a minha irmã favorita. ?

Ziê 05/04/2024

Achei meio massante, mas amei a história. Acho que umas 50 páginas são desnecessárias. Mais num todo eu gostei, principalmente pq conta a história no passado e presente e amo histórias em 2 tempos.

Espero que a próxima irmã seja mais interessante.

Mila.Aranha 03/04/2024

Empolgante!
Uma história bem construída, com tramas no passado e no presente que dá vontade de continuar lendo até o fim! Lucinda brilhou no começo dessa saga!

Dani 22/03/2024

As sete irmãs
Confesso que tinha a impressão, que esse livro se tratava de fantasia. Mas não, ainda assim foi uma grata surpresa, uma leitura muito agradável.
O pai adotivo das irmãs, depois de falecer, deixa pistas pra elas irem em busca de suas origens.
Gostei muito da forma que a autora conta a história de Maia, a mais velha das meninas. E a riqueza de detalhes, das cidades envolvidas como Rio e Paris.
Ansiosa pelo livro 2, que conta sobre a história de Ally.

Alessandra.Goncalv 14/03/2024

Uma história linda e cativante
Gosto da escrita de Lucinda. Esse livro que tem como objetivo apresentar uma nova franquia começa muito bem, apresenta uma história sucinta e apaixonante.

Aqui temos a história de duas mulheres em tempos diferentes mas são da mesma família, apesar de achar uma delas um romance um pouco forçado, num sentido onde a autora se impõe e faz acontecer justamente por ser quem está criando a história. Mas isso não atrapalha, mas a mim no caso causou um certo incômodo.

Porém conhecer Maia e sua história, enquanto ela aprende a se reerguer e principalmente a tomar conta de sua vida, é deveras inspirador.

FeBastos08 06/03/2024

Resenha As Sete Irmãs - mar. 2024
O primeiro livro que eu li da Lucinda Riley foi ?A Rosa da meia noite? e eu simplesmente me apaixonei, mas a história de Maia não me cativou tanto quanto a de Anahita.
É visível que a autora tem uma estrutura de livro bem parecida e diversas partes eu notei uma certa semelhança no enredo com o outro livro dela.
Não dei nota 5 porque para mim tiveram pontos negativos, como: algumas informações que não tiveram solução e nem explicação, capítulos grandes e muitas vezes com cenas que não precisavam existir.
A parte da construção do Cristo é fantástica, mas ao mesmo tempo não entendo porque a autora n deu tanta ênfase na história dos pais da Maia de fato.
O melhor personagem com certeza é o Floriano e com certeza o final me deixou completamente curiosa para saber mais.
Não sei quando vou continuar a série, mas no fim das contas a leitura foi mto boa ?

Tuca 05/03/2024

Um pouco extenso talvez
É o primeiro livro da autora que leio.
Achei interessante todo o mistério que circunda a vida e a morte de PA Salt, e gostei da relação das irmãs num geral - por mais que umas me irritem.
Eu curti o livro como um todo, porém chegou num momento que eu só queria que resolvessem tudo de uma vez, chegou num ponto que a leitura ficou um pouco cansativo.

Ainda assim eu queria saber o final da história e fiquei curiosa para conhecer a história das outras irmãs.

Dani 02/03/2024

Nunca deixe o medo decidir o seu destino.
Que livro sensível!

Aqui vamos conhecer 6 irmãs adotadas por um homem bondoso, Pa Salt. Elas receberam nomes em homenagem as constelações, mas sabem apenas isso.

Agora Pa morreu e deixou para elas pistas que revelam o seu passado, deixando-as livres para ir atrás de suas histórias.

E nesse livro vamos conhecer mais sobre a Maia, a filha mais velha que carrega seus fantasmas e sofre com a perda do pai. Sua história começou no Rio, tem várias reviravoltas, mas o final deixa o coração bem quentinho ??

Ansiosa pra conhecer as outras irmãs ?

Fê_Sato 29/02/2024

Achei a proposta do livro bem interessante.
Logo me vi envolvida com Pa Salt e o mistério que envolve a adoção de cada filha.
Mas, passei da curiosidade pro tédio e depois voltei a gostar.
Resumindo, MTA página pra contar uma história. Contudo...a história é boa.
Vai entender essa complexidade...rsrs.

Camilla.Alves 14/02/2024

Envolvente!
Neste livro passamos a conhecer a História das Sete Irmãs. A partir da misteriosa morte do pai Pa Salt, elas iniciam suas novas jornadas, já que o pai deixou pistas sobre a história de vida de cada uma delas.
Maia é a primeira a querer correr atrás de sua história e se depara com descobertas incríveis.

ana_ceciliass 09/02/2024

Com certeza um dos melhores livros que já li. A história é FASCINANTE. Primeiro que se passa a muito tempo atrás, conta a história de uma família rica os Ayres Cabral, donos de grandes cafezais de Minas Gerais, q foram morar no Rio após ficarem ricos. A filha casou com o descente da família real portuguesa q ainda morava aqui no Rio. E a história se devolve também na época da criação do Cristo Redentor.
Eu me apaixonei dms pelo Rio, fui pesquisar as histórias e elas se batem demaissss. Foi real dms, e eu amei. Já quero comprar os próximos