Para Onde Ela Foi

Para Onde Ela Foi Gayle Forman

Resenhas - Para Onde Ela Foi

ak1ratime 22/01/2024

Acho que criei expectativa de mais
O livro "Para onde ela foi" conta como a vida de Adam ficou depois de 3 anos do acidente de Mia, depois de 3 anos separados.

Alguns meses depois de Mia acordar do seu coma, ela foi aceita na Juilliard, uma escola de artes super renomada que fica em Nova York.

E ela não pensa duas vezes antes de aceitar, e por conta disso Adam e Mia acabam terminando o relacionamento deles.

O livro mostra como o psicológico de Adam ficou depois do término e depois do hype da banda dele.

Admito que estava muito animada para ler esse livro, pois tinha amado o primeiro. Mas acredito que tenha sido por conta disso que criei expectativa de mais.

Mas o livro não é ruim, ele só é as coisas pela visão de um homem incrível, que virou um cara e que com o tempo, vai voltar a ser esse homem incrível que ele era.

Também não posso negar que o final me cativou muito, admito que o final fez valer a pena.

Ver eles juntos e resolvendo as coisas pendentes foi incrível!

"Para onde ela foi" representa a dor da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce.

Mesmo que eu não tenha amado, ainda assim é um livro que eu recomendo a leitura se você gosta de sofrer KKKK.

Alaina.Maria 13/01/2024

Para onde ela foi
Para onde ela foi, é a sequência da história de Se eu ficar. É uma leitura rápida também como do primeiro livro, e apesar da visão mudar e não ser mais da Mia, mas agora do Adam, ajuda a compreender outras questões sobre o sentimento de perda. É uma história bonita, sobre perdas e superações, respeitando a ideia de que seguir em frente não é esquecer ou deixar de sentir.

Raney 04/01/2024

Para onde ela foi
Como eu queria que tivesse um segundo filme baseado nesse livro, sério que perfeito, como foi bom entender as coisas pelo ponto de vista do Adam e ainda por cima descobrir
o que aconteceu depois, sai com meu coração quentinho

Ingrid45 20/12/2023

Talvez por querer seguir o clichê de final feliz, achei que teria um final mais envolvente. Porém a trama consegue desenrolar em um acerto de questionamentos sobre o passado, as ?evoluções? ou traumas que fazem sentido devido ao primeiro contato de ambos em suas vidas. É triste, mas pode ser expresso como a realidade da vida, que nem sempre as coisas serão como imaginamos.

Thalita @desabafoliterarioo 19/12/2023

"LARGAR NÃO É DIFÍCIL. DECIDIR LARGAR É DIFÍCIL"

Esse era o volume que eu mais queria ler da duologia. Já tinha visto o filme antes de ter lido o outro livro... estava curiosa para saber o desfecho do casal depois de tudo.

Para Onde Ela Foi é narrado pelo ponto de vista de Adam, três anos após os últimos acontecimentos do primeiro livro. Nesse volume podemos ver o quando as cicatrizes do passado ainda mexem com os dois e suas bagagens.

Possui o mesmo ritmo do anterior, só que no começo desse achei um pouco maçante. Adam vai narrando como a sua vida seguiu um trilho que não imaginava para si... longe da Mia.

Durante o livro pude sentir as dores de cada um. Compreendi o porquê de suas escolhas, como também deu vontade de chacoalhar esses dois. Sei que Mia passou por uma situação ruim, mas também afetou bastante o Adam.

Assim como foi o primeiro livro, Para Onde Ela Foi trouxe boas reflexões sobre a vida e como podemos seguir em frente diante de uma situação delicada.

hagabrielah 05/12/2023

Eu não queria saber
"Para Onde Ela Foi" marca o retorno à emocionante história de Adam e Mia, agora contada sob a perspectiva de Adam. Após a leitura de "Se Eu Ficar" em 2014 e uma releitura em 2020, minha expectativa para a continuação era incerta. A princípio, a ideia de dar uma conclusão concreta ao destino de Mia e Adam não parecia necessária, pois parte do encanto do primeiro livro residia na liberdade que tínhamos para imaginar o futuro do casal.
A trama se desenrola alguns anos após os eventos angustiantes do passado, explorando o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que busca renascer. Gayle Forman, mais uma vez, utiliza sua escrita sensível para capturar a jornada emocional de Adam, revelando as complexidades de sua vida desde a última vez que estivera com Mia.
Ao contrário das expectativas iniciais, a autora conseguiu proporcionar uma conclusão que, surpreendentemente, se revelou satisfatória. A escolha de dar voz a Adam ofereceu uma perspectiva única, permitindo-nos adentrar seus pensamentos e sentimentos enquanto enfrenta a dor da separação e busca a reconciliação.
A continuação pode não ter sido inicialmente desejada, mas a exploração do processo de cura de Adam e sua busca por significado na vida acrescenta camadas interessantes ao personagem. A autora aborda esses temas com sensibilidade, mantendo a narrativa envolvente e tocante.
Embora a incerteza do destino do casal tenha sido parte do apelo inicial, a conclusão de "Para Onde Ela Foi" se revela equilibrada, oferecendo respostas sem comprometer completamente a imaginação do leitor. O desfecho, de certa forma, traz um encerramento à história de Adam e Mia, permitindo-nos refletir sobre o que o futuro reserva para eles.
Em resumo, mesmo que a continuação tenha sido inicialmente questionável, Gayle Forman conseguiu entregar uma conclusão que respeita a complexidade dos personagens e adiciona uma nova dimensão à história. "Para Onde Ela Foi" é uma leitura que, contra as expectativas, se destaca como uma adição digna à saga de Mia e Adam.

BangoBook 01/12/2023

Achei bem interessante o livro ser contado pela ótica do namorado e após a personagem principal acordar do coma.
Uma leitura bem rápida e intrigante, mas confesso que prefiro o primeiro.

Déia 22/11/2023

Superando o luto
Este livro é a continuação do "Se eu ficar". Ouso dizer que gostei mais desse, pois reporta os sentimentos dos personagens que sobrevivem a um trauma. Cada um precisa vivenciar o seu luto à sua maneira e ao seu tempo. Achei muito interessante a perspectiva do Adam sobre o que aconteceu com Mia, a qual necessitou de um tempo para compreender e se encaixar em sua nova vida. Muito bom o livro.

Kamis 21/11/2023

Ah, reconfortante
Já havia lido os livros, porém, há uns 6/7 anos atrás, e foi como voltar no tempo para uma pré-adolescência sem preocupações.
Eu já não lembrava detalhes da história, então vibrei a cada capítulo.
Foi bom ter lido novamente.

Trabach0 19/11/2023

Senti saudade dos personagens
Continuação do best-seller "Se Eu Ficar" de Gayle Forman "Para Onde Ela Foi" é narrado em primeira pessoa, porém dessa vez por Adam. Ou seja, dessa vez temos um ponto de vista bem diferente do que nos foi apresentado no primeiro livro.

A narrativa começa 3 anos após Mia ter saído da vida de Adam, o que é algo que levamos um tempo para compreender, afinal ela já havia perdido os pais e o irmão; Por que abrir mão de Adam?

Se você como eu é o tipo de leitor que toma as dores de seu personagem favorito, fique certo que em algum momento da narrativa você irá odiar Adam ou Mia.

Adam é deixado para trás sem nenhuma explicação, é isso muda sua vida, não temos mais o mesmo menino que nos foi apresentado no primeiro livro, Adam agora é vocalista de uma banda de sucesso, mas as mudanças não param por aí, ele se tornou alguém solitário, excêntrico, ansioso, dependente de remédios e cigarros, cheio de manias e rituais supersticiosos.

A princípio nossa preocupação é voltada totalmente para Mia, afinal foi ela quem sofreu todas as perdas, mas não, estão errados aqueles que pensam que só ela perdeu, nessa narrativa somos invadidos por todos os sentimentos de Adam e percebemos o quanto ele também perdeu e sofreu com toda essa tragédia.

Mesmo depois de todo esse tempo Adam ainda tem muitas perguntas que não foram respondidas.

Quando ele se vê sozinho em Nova York o acaso reúne o casal mais uma vez, e agora eles tem uma noite para confrontar todos os fantasmas do passado.

É nesse momento que as cartas são postas na mesa e é aí que percebemos o quanto é difícil lidar com a morte, sua continuação envolve a luta dos sobreviventes.
Agora eles tem que lidar com suas decisões e suas consequências, ressentimentos e principalmente com a intensidade do que ainda existe entre os dois.

Com o fim da leitura tudo fica claro, a história não se trata apenas de para onde Mia foi, mas sim de como nossas escolhas podem nos mudar e como devemos lidar com elas.

Dessa vez autora não pergunta ao leitor se é possível seguir em frente, mas se é possível perdoar quem seguiu sem nós.

abóbra 05/11/2023

Blé, o primeiro foi bemm melhor. Esse pique de superação que é presa no passado não cola muito comigo não

LaAs165 23/10/2023

Leitura obrigatória para quem leu o primeiro livro. Realidade, amor, vida, escolhas e uma trama que toca o coração

Luana.Caroline 21/10/2023

É assim que os relacionamentos adultos são, como fica o amor depois de umas cicatrizes de guerra...
Narrado em primeira pessoa, pelo Adam, descreve o presente em um pequeno espaço de tempo, e relata algumas das memórias mais importantes para ele, intercalando os capítulos entre presente e passado. A leitura é fluída, instigante e – graças à personalidade conturbada do protagonista – emocionante. Enquanto em Se eu Ficar é relatado pela Mia a leitura é objetiva e pouco dramática, e já esse segundo a condução da história é dolorosamente sentimental, até porque o protagonista não tem aspiração nenhuma de fingir ser forte. E eu, claro, amei isso. Gostei dessa leitura e indico.

vic0nas 19/10/2023

Todos te odeiam pero yo te amo
Tem uns 7 anos que eu leio esse livro pelo menos uma vez ao ano, eu já devo ter lido umas 10x, eu juro. E eu nunca me canso. Eu nunca me canso do Adam, da dor que ele sente, da forma como expoe seu coração partido, do jeito que ele ama. E da Mia.

Eu sei que esse livro é meio polemico, porque nem todo mundo acha essa uma boa continuação, mas não é o meu caso. Amo tudo nesse livro, a escrita, os personagens, a forma como presente e passado são entrelaçados de uma forma fluida. Acho ele incrivelmente superior a Se Eu Ficar, inclusive.

O primeiro livro, não me pegou nem um terço do que esse aqui me pegou. O Adam é um personagem arrebatador. Eu senti tantas coisas, e eu ainda sinto, a cada nova releitura. Na primeira vez senti ódio da Mia (coitada, ne kkkkkkk), me debulhei em lagrimas como se fosse meu próprio relacionamento, depois compaixão, tristeza, felicidade. Toda vez que leio parece que meu coração é partido junto com o do Adam, mesmo na sétima leitura, ele realmente te arrasta pro buraco negro dele. No momento em que eu acabo a ultima pagina do livro, automaticamente sinto saudades desses personagem, leria mil historias onde eles estivessem.

E Shooting Stars, eu queria muito que vocês existissem de verdade!