Para Onde Ela Foi

Para Onde Ela Foi Gayle Forman

Resenhas - Para Onde Ela Foi

Lori 22/09/2014

Lindo retrato sobre dor, perda e perdão
Para mim, existem dois tipos de livros: aquele, que ao final da leitura, me deixa com uma memória fugaz de seus personagens e enredo, ou seja, que independentemente de eu ter gostado ou não da trama, antes mesmo de virar a sua última página ele já está completamente fora da minha cabeça. E há aquele tipo de livro que toca o meu coração, que se armazena na parte permanente da minha memória, de uma forma que até mesmo após eu ter fechado os olhos, minha mente ainda está encoberta com detalhes daquela estória. E eu sofro... como se os personagens fossem meus amigos íntimos.

Para onde ela foi é este tipo de livro.

A narrativa começa três anos após Mia ter saído da vida de Adam. Isto mesmo, eles não estão mais juntos. Mia é uma estrela em ascensão na Juilliard e a banda de Adam, Shooting Stars, finalmente arrebentou nas paradas de sucesso. Eles estão vivendo vidas separadas quando seus caminham se cruzam novamente em Nova York, e Adam finalmente tem a oportunidade de fazer todas as perguntas que lhe vem assombrando por tantos anos. Mas, será que apenas alguns horas na cidade que nunca dorme será o suficiente para entender as escolhas tomadas no passado. Será que o primeiro amor poderá ter uma segunda chance?

Você passará o livro inteiro torcendo para que sim!

Para onde ela foi é escrito sobre o ponto de vista de Adam. Aqui iremos nos questionar se Mia realmente sobreviveu ao acidente que levou sua família, e entenderemos que a escolha de ficar, de viver, foi apenas o começo da batalha. Se a primeira parte desta estória me comoveu, esta sequência simplesmente me tirou o fôlego. E por mais absurdo que possa parecer, já que Se ela ficar trata de perdas imensuráveis, ler sobre o coração partido de um rock star me afetou muito mais.

Nesta sequência, Gayle Forman conseguiu traduzir o amor e a perda de uma forma tão intensa que foi difícil não sentir a dor de Adam em minhas entranhas. Eu experimentei cada sentimento de tristeza, de desespero e de raiva junto à ele. Eu me senti completamente sintonizada às suas emoções. E eu sofri...

Para onde ela foi é um retrato fantástico sobre dor, perda e perdão. Leitura obrigatória para aqueles que leram Se ela ficar.

A minha resenha é da versão em inglês.... Porque eu simplesmente não consegui esperar até outubro pela tradução.

site: www.naminhaprateleira.com.br
Ana Caroline 04/09/2014minha estante
Ola Lori, tudo bem? Acabei de ler Se Eu Ficar e amei!!! Adorei a sua resenha, mas só uma coisinha que eu queria saber... eles ficam juntos no final de Para Onde Ela Foi? Eu quero muuuuuuito saber! Nao vou aguentar esperar pra comprar o livro.

Obrigada!

Ju 05/09/2014minha estante
Como conseguiu a versão em inglês? Preciso dele já!

Lori 05/09/2014minha estante
Oi Júlia, eu li no Kindle e comprei pelo site da amazon. Mas, eu acredito que seja fácil encontrar a versão em inglês, em formato epub ou pdf, para download.

Lori 05/09/2014minha estante
Oi Ana Caroline, você quer mesmo saber o final?

Samara 07/09/2014minha estante
Lori. Tambem preciso muito saber o final porque fique triste de saber que passara 3 anos... Pode contar tudo nao ligo de saber o final...

Priscila 10/09/2014minha estante
Eu tb gostaria muito de saber o final??? Curiosa feelings. P.s.: Adorei a resenha

Midiã Fontes 11/09/2014minha estante
amei a resenha, alguma de vcs já tem ele em pdf ou epub para me enviar?

lambulante 15/09/2014minha estante
Quero muito ler, porque não fiquei apaixonada por Se eu ficar, então espero que Para onde ela foi, me cative

Juliana 16/09/2014minha estante
Lori, eu amei sua resenha!!! Perfeita. Comprei meu livro hoje mas em português, tenho que esperar 1 mês!! Então mata minha curiosidade... Eles terminam juntos?!

Lori 19/09/2014minha estante
Oi Labulante!

Dê uma chance para Para onde ela foi, eu achei ele muito melhor que o primeiro!

Mari 19/09/2014minha estante
Lori, por favooooor, nos conte se eles ficam juntos! hahaha estou surtando já! :xxx

Nana 21/09/2014minha estante
Lori, amei sua resenha! Mas acabe com esse suspense, eles ficam juntos? Pq sério, se eles não ficarem, acho que nem vou ler..não gosto de livro que não acaba tudo bem rs

Jéssica 05/11/2014minha estante
Lori, ameeei sua resenha!
Como tantas aqui queria saber se eles ficam juntos. rsrs
To na metade de Se eu ficar por enquanto estou gostando, mas percebi que só fica nisso, enfim despois da sua resenha vou ler com certeza!

Lari 26/11/2014minha estante
Adorei sua resenha, minha ansiedade pra ler foi tanta que quando terminei de ler Se eu Ficar e soube que tinha continuação corri procurei que nem louca a continuação e li em inglês mesmo, ia lendo e traduzindo no Google tradutor as palavras que não entendia, rs. A história é perfeita e super apaixonante!

Paulinha 08/12/2014minha estante
Eu estava evitando "Se eu ficar" tem muito tempo (a sinopse não me cativou tanto e sinceramente fiquei com "medo" do final!), mas você me fez definitivamente mudar de ideia!!
"Se eu ficar" e "Para onde ela foi" acabaram de chegar ao topo da minha lista "leitura urgente".
Obrigada!

Adriene 23/12/2014minha estante
Compartilho do mesmo sentimento que você ! Após terminar o livro , ainda estou com o coração doendo , devido a tantas emoções diferentes lidas , mas que para mim foi como se as tivesse presenciado . E o que me fez amar tanto esse livro , foi no final , eu conseguir entender ambos os lados ,e o mais importante , o porquê de a Mia ter feito o que fez , e após descobrir , eu não posso falar que faria o mesmo , mas pelo menos agora eu a entendo ! Ótima resenha (:

Bia 27/01/2016minha estante
LORI ME CONTA O FINAL POR FAVOR

Sabrina.Ferreira 26/09/2016minha estante
Eu realmente concordo com você, eu já perdi as contas de quantas vezes eu li esse livro, a forma como o Adam passa a dor dele, as duvidas... é simplesmente incrível. E sinceramente gostei mais que de Se eu ficar.

Carla.Rosane 23/01/2017minha estante
eles ficam juntos no final::;

Débora 21/05/2020

Penetrante e intenso
Este livro me surpreendeu. Fiquei um tanto decepcionada com "Se eu ficar", porque esperei mais do que ele entregou. Mas, este aqui alcançou minhas expectativas.

A narrativa de Adam fez toda a diferença, a intensidade dos sentimentos apresentado fez a história ser penetrante.

Mesmo que o padrão de escrita com flashbacks tenha persistido nesta edição, como na primeira, a profundidade das emoções do protagonista fez os pontos do encontro se sobressair.

Bruno Rodrigues 19/11/2022

Continuação aceitável e sensata
Fiquei muito receoso quanto a essa continuação, Se eu ficar é um dos meus livros favoritos e não queria ler uma continuação desastrosa igual outras que já li, iniciando a leitura fiquei mais temeroso ainda, o início descreve o destino de Mia e Adam após o acidente, mas de forma muito monótona, diferente de Se eu ficar, mas a história vai melhorando ao longo do livro, culminando em contornos e destinos aceitáveis para a história, e tudo termina em música.

na! 28/02/2022

adam meu #1
fui ao céu e voltei umas 10 vezes com esse livro. AMEI o jeito que o personagem do adam e a trama foram desenvolvidas. conseguiu superar ?se eu ficar? em níveis absurdos. melhor livro de 2022 até agora! amei muito
Bárbara Barros 28/02/2022minha estante
Achei que não ia encontrar nunca alguém que amasse esse livro como eu ? KKK... Bemmm melhor que o primeiro e o Adam é um neném.. Só queria que realmente tivesse as músicas que tem em cada capítulo.

na! 28/02/2022minha estante
nossa, além de você só conheço mais uma pessoa que ama esse livro kkkkk uma raridade! e sim, concordo plenamente com o que vc disse, o adam é o amor da minha vida e eu daria tudo pra poder ouvir as músicas que meu nenê compôs ?

Aline 27/08/2021

Muita música e amor
Sentimentos ambíguos e intensos.
Criei várias expectativas, achei que iria me decepcionar, mas o desfecho me agradou bastante.
Que delicadeza na escrita!

Muito bom!!!
Gra 27/08/2021minha estante
Eu adoro os dois livros, queria que tivesse mais um pra complementar sabe?
E gostaria que saísse o segundo filme tbm! ??????

Aline 28/08/2021minha estante
Eu também queria muito um 2° filme! ???

Welliton.Moreira 21/08/2023

Reencontros do Coração e Harmonias do Destino
No comovente segundo capítulo da série, "Para Onde Ela Foi" de Gayle Forman, somos levados a uma jornada de reencontros, segredos enterrados e segundas chances. Com uma narrativa habilmente entrelaçada de emoções intensas e conexões profundas, Forman nos convida a explorar as camadas do amor e da superação.

A trama se desenrola três anos após os eventos de "Se Eu Ficar", e agora acompanhamos a perspectiva de Adam, o namorado de Mia. O livro mergulha na vida do músico após o acidente e como ele lidou com o luto e o sucesso. Adam agora é uma estrela do rock, mas sua fama não é suficiente para preencher o vazio deixado por Mia. A oportunidade de se reunir com ela em Nova York desencadeia uma jornada emocional de redescoberta.

A escrita sensível de Forman nos transporta para a mente e o coração de Adam, nos fazendo sentir a sua dor, sua confusão e sua esperança. O turbilhão de emoções é como uma sinfonia de sentimentos, e somos convidados a acompanhar cada acorde. Forman captura a essência da vulnerabilidade humana e como o passado pode moldar o presente.

A química entre Adam e Mia, agora uma musicista renomada, é como uma melodia que continua ressoando mesmo após anos separados. A autora constrói seu relacionamento com maestria, explorando as complexidades dos sentimentos reprimidos e das mágoas não ditas. O romance é temperado com momentos de confronto e sinceridade, criando um retrato autêntico de um amor que permaneceu adormecido.

O livro também mergulha nos desafios da fama e da busca pela identidade em meio ao sucesso. A narrativa nos mostra como a fama nem sempre é um substituto para a felicidade e como a pressão externa pode afetar até mesmo os momentos mais gloriosos. A jornada de Adam é uma lição de como a jornada interna é tão importante quanto a jornada externa.

"Para Onde Ela Foi" é um testemunho do poder do amor, da cura e do crescimento. Gayle Forman nos presenteia com uma história que transcende a tragédia, nos lembrando de que mesmo em meio à dor mais profunda, a esperança e a possibilidade de recomeço ainda existem. Com uma narrativa comovente e uma profundidade emocional envolvente, este livro é uma celebração da resiliência do coração humano.

Tekapatti 14/05/2021

Um dos primeiros livros que eu li por livre e espontânea vontade, e é um dos meus preferidos da vida. Ele em si não fala de nenhum acontecimento importante, até pq ele é o segundo livro e pelo ponto de visto do mocinho, mas eu tenho um apego tão grande com ele, que pra mim é perfeito

Vitoria Milhomes 27/12/2020

Clichê e fofo!
Esse livro é uma continuação de "E se eu ficar?" E confesso que é ainda melhor.

Após Mia Hall acordar de um coma resultante de um acidente que matou seus pais e seu único irmão, ela precisa continuar a vida como violoncelista e aceita entrar para uma escola de música fora do país.

Seu namorado Adam aceita sua ida, mas o que ele não sabia que ela não manteria mais contato com ele...

Após três anos sem saber nada de Mia, Adam se encontra tendo crises de Pânico e ansiedade ao mesmo tempo em que é um astro do rock...

Após três anos sem saber nada de Mia, ela reaparece.

Esse livro é totalmente clichê e fofo, amei acompanhar essa trajetória romântica e ver realmente oque é o amor de verdade.

Júlia 26/02/2020

Nem tudo precisa de uma explicação
Para Onde Ela Foi é uma continuação de Se Eu Ficar, só que escrita através da perspectiva de Adam depois que Mia acorda do coma. Tinha tudo para ser uma conclusão ótima da história dos dois, mas Gayle Forman transformou Adam em um cara chato, mau humorado e grosso, assim como transformou a Mia numa pessoa totalmente amargurada e um pouco egoísta. O livro não teve muita emoção e senti que foi escrito com a intenção de colocar detalhes desnecessários para ter algo completo. Eu indicaria apenas pra quem realmente morre de curiosidade pra saber o que houve com o casal alguns anos depois, mas na minha opinião não valeu a pena como achei que valeria
Sunny 21/08/2020minha estante
Pensei que só eu tivesse destestado o Adam nesse livro

Júlia 23/08/2020minha estante
Ele tá péssimo nesse livro! Não tem como gostar

Mih 17/02/2020

O carma não é um banco!
Título original: If I Stay - Book 02
Ator: Gayle Forman

"Toda manhã eu acordo e digo a mim mesmo: É apenas um dia, um período de vinte e quatro horas para passar...
Sinto necessidade de me lembrar da temporariedade de um dia, me assegurar de que passei pelo dia de ontem, que vou passar pelo dia de hoje "(Pag. 01)

"Para Onde Ela Foi" é um romance de continuidade do best-seller “Se Eu Ficar”. A história da vida de Mia e Adam após o acidente.
Se passaram três anos desde que os dois se separaram e desde então nunca mais se viram.
E quem conhece o apaixonante romance de Adam e Mia deve se perguntar o motivo deles não estarem juntos, depois de toda a torcida para que ela escolhesse por ficar... E talvez o mais importante e emocionante, quando finalmente pediu para que ficasse.
E depois de tanta emoção tamanha foi minha surpresa ao ler a quarta capa do livro e depara com a notícia que eles não estão mais juntos por três anos (Cara de espanto) já me fez sentir aquela vontade de não largar o livro a ter todas as respostas rss.
Sendo assim não há outra saída a não ser devorar o livro em busca das causas, a narrativa é tão gostosa quanto no primeiro livro. E fácil devorar o livro, difícil e largar... Aquele livro que te instiga a ler mais e mais, que te faz contar o tempo para retornar a leitura... A fluidez da história é fantástica.
E fácil você entender o cenário, as emoções e se situar na linha do tempo dentro desse salto de três anos.
Mia deixou o Oregon e nunca mais voltou, por sentir medo de voltar e perder a conexão que sente com sua família, pois o livro ilustra bem a maneira que ela se cercou e respira sua família todos os dias.
Tanto a música como o sonho de entrar para Juilliard a impulsionou em sua recuperação. Agora ela é uma musicista em ascensão. Mora em Nova York e está com turnê marcada, essa e a sua última noite antes do embarcar para o Japão.

"Um dia pode ter apenas vinte e quatro horas, mas às vezes passar por ele parece tão impossível quanto escalar o Everest." (Pag. 27)

Adam como já prometia desde o primeiro livro, se tornou um astro do rock, sua banda está com tudo. Porém o relacionamento de Adam com os demais integrantes da banda não é mais o mesmo, assim como ele também já não é mais o mesmo, e não necessariamente essas mudanças foram para melhor.
Na narrativa que agora se dá pelo olhar de Adam, diferente do primeiro que era contado sobre a ótica da Mia, mostra o quão ele ficou abalado com o acidente, a perda de pessoas queridas, a recuperação dolorosa da Mia. Agora dá para enxergar melhor como aquilo tudo foi penoso e doloroso para ele também. E depois de tudo a perda do seu amor, Mia.
No primeiro livro Adam era um cara descolado, sociável..., mas nessa segunda fase ele tem uma bagagem totalmente diferente, tornou-se mais recluso e um prato cheio para os tabloides pela sua destemperança.

"O carma não é um banco. Faça um deposito, faça uma retirada"

Em uma noite antes de uma viagem para encontrar a banda para o começo de uma turnê Adam tem uma crise de ansiedade em imaginar as setenta e sete noites em que estará na estrada, ele pensa em quantos países e cidades irá percorrer nos próximos dias. E em meio uma crise de pânico, sai do hotel para tomar um ar pelas.
E neste momento que ele se depara com os olhos dela, agora não mais em seus devaneios, mas em uma foto que anuncia um concerto que está acontecendo no Carnegie Hall.
E como imas polo norte e polo sul, Adam não consegue mais se manter afastado. E depois de todos esses anos finalmente vai ao encontro dela.
Após de uma apresentação incrível Mia o convida para um passeio guiado por ela nos seus pontos preferidos da cidade durante todo o restante da noite.
E é esse o cenário, a última noite dos dois em Nova York, um passeio pela madrugada a fora, uma noite para esclarecer o que houve... Se a vida de dá uma segunda chance de reencontra o seu grande amor, você deixa passar?

"O tempo tem peso, e agora posso senti-lo pesando sobre mim" (Pag. 191)

É curioso perceber que a dualidade que existia entre os dois ainda se mantem, porém é surpreendente ver que a frágil Mia se transformou, agora com uma personalidade forte, uma grande e surpreendente evolução de personagem. Já Adam passa a expor suas fraquezas, desalentos, vícios, um psicológico abalado.

E essa noite durante esse tour eles conseguiram expor seus sentimentos, medos e anseios?
Será que ainda tem espaço para uma segunda chance?
Qual o real motivo da partida de Mia?
Não sei como vocês vão viveram sem essas respostas rss

MORENA TROPICANA 01/08/2020

Posso dizer que é um dos poucos livros que o final realmente agrada. Na sequência de "se eu ficar" descobrimos muitos pontos psicológicos importantes sobre os personagens e embora vários momentos senti uma raiva do Adam, agora posso dizer que entendo o motivo dele ter se tornado essa pessoa. Simplesmente gostei muito de como as coisas de desenrolam depois do meio do livro (o começo foi bem chatinho) e chorei pra caramba nas últimas páginas.

Hellen.Garcia 07/04/2021

QUE LIVRO, QUE HISTÓRIA, QUE PERSONAGENS ?
Sem palavras pra esse final, eu amei, e todas questões que ficaram comigo, no primeiro livro, foram resolvidas neste. Termino essa história feliz por eles, e com um quentinho no coração ?

E que dom que a Gayle tem né, até o finalzinho do livro a gente jura que vai acontecer uma coisa, e quando ta aceitando esse possível final, da uma reviravolta, tudo muda, e o fim é tudo o que a gente queria desde o inicio. Eu amei ?

Só tenho a agradecer a minha amiga por me falar de "Se Eu Ficar" e me indicar muito ?.

Bianca Camillo 12/01/2021

A sequência super necessária de "Se eu Ficar" não decepciona
Muitas vezes, é comum que a sequência de um livro não supere o primeiro. Que seja decepcionante para os fãs que esperaram àvidos pela continuação de uma história, e se decepcionaram com o desenrolar dos acontecimentos. Mas posso lhes assegurar: "Para onde ela foi" não é esse tipo de continuação.
Gayle Forman aposta alto ao escrever a sequência de "Se eu Ficar". Além de contar com Adam como protagonista, o estilo do livro como um todo (sua linguagem, ponto de vista, a personalidade da escrita, etc) agora não tem mais a doçura de Mia, mas sim, a amargura de Adam. E mesmo assim, Gayle foi muito feliz ao adotar essa estratégia, e o resultado final não decepcionou nem um pouco.
O primeiro livro me emocionou, claro, mas o segundo me fez chorar. Fez com que eu torcesse novamente por um final feliz, fez com que eu sentisse cada momento de sofrimento relatado, fez com que eu me apaixonasse novamente por uma história de amor que parecia já ter chegado ao fim.

Hellen Buckel 10/11/2014

Pois é
Pois bem,

Confesso que, não esperava ansiosamente pela sequencia- como vocês viram em minha ultima resenha- mas, leitora que se preze deve pelo menos se esforçar um pouquinho para terminar uma séria/saga antes de dar sua opinião final. E Antes de começar com a minha resenha coloco uma observação que: Não vou ficar explicando a história, pois na própria sinopse já dá um bom resumo do que vai ser dito no livro, então para não gastarmos palavras, vamos lá.

O livro dessa vez é narrado pelo nosso adorado ex-namorado de Mia. É isso aí, é o que você leu mesmo. Estranho não? Afinal foi o amor dele que fez Mia voltar mas, porque eles não estão juntos?. É o que vai explicando no decorrer do livro. E mais, vimos o que acontece na vida de Adam depois de três anos, que se tornou um dos ídolos mais famosos em uma das melhores bandas de rock de todos os tempos. E ele se sente realizado com isso? Claro que não. Perdeu seu amor da vida de uma hora para outra, sem nenhum razão ou motivo, sendo que a mesma pergunta sempre paira em sua mente: Por que?.
Como sempre, livros narrados por protagonistas homens, dão ar de graça na historia, pois temos um ponto de vista masculino. No primeiro livro eu não lá me interessei pelo Adam, e agora, eu só sinto antipatia para com os seus sentimentos. Mais nada.
Eu pensava que este livro seria de uma forma diferente do que o primeiro, e eu errei feio. É do mesmo jeito. A única diferença é que é o Adam que narra a história. Claro que vimos como está sua vida como astro do rock mas, ainda assim não deixa de mostrar os flashbacks de sua vida. E vou dizer uma coisa, como demora para passar uma droga de noite heim.
A autora poderia muito bem ter feito , um encontro por acaso várias vezes no livro, no entanto, decidiu apenas que seria um em praticamente no livro inteiro.
Dá para aguentar isso?. E percebi que algumas falas foram mal construídas heim só espero que no final desta resenha, não esteja indo para forca, com tantos comentários negativos-.
Eu não quero ser má com nenhum livro, pois do mesmo jeito que existe um lado que ama freneticamente a história, tem outro que odeia com toda a alma, e às vezes, existe eu, que fica no meio entre os dois. Não amo e nem odeio, mas com toda certeza digo que já li melhores.
Gayle Forman tem de explorar melhor a sua alma como escritora, afinal ela é jornalista gente, como pode escrever daquele jeito?
Não to dizendo que ela escreve mal pra caramba, mas ainda precisa melhorar muito para competir com grandes escritores ou pelo menos tentar igualar. Já li muitos livros estreias de escritores, e gente, é como se a pessoa já escrevesse há muito tempo. Não sei se é talento ou dedicação, ou os dois.
Mas acho que, para pessoas que está acostumado a ler livro todo dia e se depara com um desse, escrito de forma tão simplória, tende ha ficar um pouco negativo perante ao livro, ou digamos, brochamos de uma forma horrível.
A história é boa, mas devia ter sido construído de forma melhor. Eu queria tanto terminar logo o livro para continuar de ler os outros, pois estava já de saco cheio com tanta ladainha.
Fora que, eu entendi o motivo de Mia ter sumido, mas como tenho antipatia pelo sentimentos de Adam, não engoli muito bem, alias, se eu fosse o protagonista da historia, e ouvisse um tipo de desculpa como aquela, estaria xingando-a até a sua 5ª geração.
Estou sendo uma bruxa né?
Mas poxa gente, entenda que eu realmente fiquei um pouco decepcionada com este livro. Achei que iria ser melhor. Claro, deu muitas explicações e nos mostrou como ficou a vida de cada um depois do acidente, mas devia ter tomado um rumo diferente, não a mesma coisa que o primeiro ;/

Então digo que eu, sinceramente, não recomendo muito este livro, mas quem quiser ler, fique a vontade.
Josi Oliveira 16/12/2014minha estante
Assino em baixo! ;)

Ana 29/12/2014minha estante
Concordo plenamente com a resenha, livro muito fraco, marketing muito alto.

silviacrika 02/02/2015minha estante
Tenho a msm opinião.
Ela aparece ..e em uma noite..td fica acertado. Hein??

E achei o modo com que ele terminou com a namorada..de uma cafajestice tremenda.

Paula.Andrea 05/01/2017minha estante
Também achei fraco o livro, esperava bem mais... não dá pra viver e dizer tantas coisas em 24hs.