O Amigo Americano

O Amigo Americano Antonio Pedro Tota

Resenhas - O Amigo Americano

Luiza 25/07/2021

Rockefeller e o Brasil - direto ao ponto!
Foi muito válido conhecer as ligações de Rockefeller com o Brasil. Mas o livro REALMENTE se atém a essa questão: o envolvimento de Rockefeller com o Brasil, apenas abordando um pouco da sua infância para criar uma base de entendimento de quem foi o milionário (e a infância dele foi parte do livro que eu mais gostei)
Fica claro que Tota realizou uma ótima pesquisa. E a narrativa não é rebuscada ou complexa, portanto a leitura flui tranquilamente. Aprendi bastante. Tenho interesse de ler seus outros dois livros: “Os Americanos” e “O Imperialismo Sedutor”.
Por que me interessei nesse livro sobre Rockefeller no Brasil? Bom, eu já havia lido vários títulos que tocam no nome do magnata e abordam esse período, como por exempo o maravilhoso livro de Ricardo Amaral: “Anos 40: quando o mundo finalmente descobriu o Brasil” (esse é bem mais levre do que o livro de Tota, traz historinhas mais divertidas e íntimas). Então, como já estava com o livro nos meus arquivos, achei que era hora de entender um pouco mais sobre quem foi Nelson Aldrich Rockefeller.
Confesso, que do meio para o fim, fiz uma leitura dinâmica, porque a história ficou muito direcionada aos empreendimentos e investimentos agrícolas propostos e iniciados pelo americano - então comecei a dispersar e o assunto começou a me desinteressar. Senti falta de histórias mais íntimas, de uma abordagem da vida pessoal dele (sei que ele era super mulherengo!). Mas ok, entendo que essa não era o proposta do autor.
No final, posso dizer que o livro é muito bom, bem escrito, bem pesquisado, excelente obra de referência.
Só não é aquele texto super divertido. E se você deseja ler sobre a vida dele com mais profundidade, busque uma biografia mais completa.
Ao que se propõe, é um bom livro. 👍