Operacao Araguaia

Operacao Araguaia Taís Morais...

Resenhas - Operacao Araguaia

><'',º> 04/04/2019

Operação Araguaia: os arquivos secretos da guerrilha é um livro que conta a história da Guerrilha do Araguaia, ocorrida no Brasil do período do Governo Militar, e as operações militares para destruí-la, acontecidas entre o início de1972 e o fim de 1974.

Escrito pelos jornalistas do Correio Brasiliense, Taís Morais e Eumano Silva, após sete anos de pesquisas entre documentos das Forças Armadas Brasileiras e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), criador da guerrilha, o livro também conta com o depoimento de sobreviventes de ambos os lados em conflito, além de moradores da região, camponeses e familiares, que vivenciaram as operações.

Levantando o véu sobre um fato da História do Brasil que permaneceu desconhecido em seus detalhes por mais de vinte anos, mantido em sigilo e pelo Governo Militar na época dos acontecimentos por se tratar de assuntos de Guerra, ou seja, Secretos, o livro foi lançado em abril de 2005, pela Geração Editorial.

Fonte:

site: pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Araguaia:_os_arquivos_secretos_da_guerrilha

Daniel432 05/04/2009

Operação Covardia
O modo como o livro foi apresentado facilita bastante a leitura porque os capítulos, em geral, são curtos. Entretanto, o excesso de nomes e codinomes exige do leitor excelente memória ou um caderno de anotacoes ao lado pois são muitos e não há um padrão em sua apresentação já que algumas vezes o codinome vem logo após o nome e às vezes não.

No geral, o livro atendeu às minhas expectativas quanto a aumentar meu conhecimento acerca desta parte da História do Brasil, mas é triste ver a covardia dos militares no trato e execução dos guerrilheiros prisioneiros. As mortes em combate é a consequência natural de uma guerra, mas assassinar presos indefesos!!!

Mas como alguém já disse: "A primeira vítima de toda guerra é a Verdade."
diego.dasilvaresende 10/11/2018minha estante
Pois é, Será que o livro também relata que os moradores foram coagidos pelos guerrilheiros ? na execução de um guerrilheiro por eles próprios ? e na morte de moradores da região pelos guerrilheiros ? quem começa uma guerra não pode lamentar a morte .