O Sumiço de Beatriz

O Sumiço de Beatriz Carolina Matsuo

Resenhas - O Sumiço de Beatriz

Ariana 16/11/2014

Resenha: O sumiço de Beatriz - Carolina Matsuo
O sumiço de Beatriz é um livro que traz relatos por diversos pontos de vista no decorrer da história, ou seja, o narrador mostra ao leitor segundo olhar de alguns personagens. Fazendo com que o leitor entenda de forma totalmente clara o que está acontecendo, e enriquecendo o textos com as suas fortes características e personalidades. É claro que tem um momento no texto que o narrador nos arma uma"pequena cilada", deixando muito mais interessante. E fique tranquilo... A leitura flui muito bem :D

Um detalhe muito importante, a trama toda se passa, a maior parte, no território nacional.

Beatriz é uma mulher muito inteligente e que trabalha juntamente com o professor Yaacov no Instituo de Química. Seu projeto era desenvolver uma roupa especial onde a pessoa que estiver usando poderia ficar invisível. Muitas coisas estavam acontecendo mas Beatriz era a única que sabia como desenvolver este traje, e qual seria combinação e o código certo. Entretanto, mal sabia que havia pessoas poderosas também de olho em seu experimento.

Em um certo dia, Beatriz se descola para a padaria de seu amigo de infância Tomaz, com o intuito de avisá-lo sobre o que estava acontecendo. Porém, houve uma troca de tiros e Beatriz desapareceu.

Tomaz percebeu que Beatriz queria lhe falar algo urgente e confidente, porém não entendeu e percebeu que há dias seus familiares não tinha notícia de Beatriz.... O que de fato ocorreu naquele dia?
Tomaz começa a perceber que muitas pessoas que trabalhavam juntamente com sua amiga, Beatriz, tinham sido mortas. Este clima tenso de ir atrás de Beatriz e saber o que te fato estava acontecendo, fez com que Tomaz deixasse sua profissão de lado e ir investigar sobre o paradeiro de sua amiga, por alguns dias.

Tomaz, intrigado com os fatos que estavam acontecendo ao seu redor, vai até a faculdade onde sua amiga fazia pesquisas e se passa como aluno, e por consequência conhece dois professores, Euclides e Raed Khalil.

Ao buscar conhecimento da personalidade de ambos, Tomaz perceve que estes professores são pessoas arrogantes, embora que Beatriz já havia contado diversos casos deles que ocorreram no instituto.

Tanto Euclides quanto Raed, já haviam participado da reitoria e da direção desta instituição de ensino. Mas, ambos era cúmplices e extremamente perigosos. É importante ressaltar que o professor Raed possui uma forte ligação com os muçulmanos. Diante deste contexto, Tomaz conhece uma faxineira pra lá de esquisita, Beth.

Pela linguagem de Beth, percebe-se que é uma pessoa de pouca escolaridade, porém não é tão boba quanto parece. E quero ressaltar, me surpreendi diversas vezes e principalmente no final com esta personagem!!!

Tomaz não sabia que estava sendo vigiados por dois capangas e que queriam ter em suas mãos o relatório e o projeto. Eles trabalhavam para uma pessoa muito poderosa e também relacionado a política nacional e internacional. Diante deste contexto, Tomaz começa a ficar desesperado e via que os dias estavam passando e nenhuma notícia sobre o "O sumiço de Beatriz".
Afinal, por que Beatriz sumiu? Será que estava viva? Ou estava morta?

Posso te afirmar com todas as letras, que quem ama textos que abordam estes elementos literários, e quem já leu "Os homens que não amavam as mulheres" com toda certa vai amar o livro "O sumiço de Beatriz"

Ri muito com as atitudes de Luciana, uma conhecida super "doida" de Tomaz... E principalmente de uma situação a qual Tomaz achava que tinha feito a descoberta do ano... e não era nada disso! Gritei, fiquei aflita em relação aos perigos que rondavam tanto Tomaz, Beth e também a Sara. Quem ler, vai se surpreender e muito com o final! Pela sua simplicidade e texto rico de fatos intrigantes... Um livro que te envolve por inteiro!!!

"Então imaginei uma roupa em que as fibras do tecido, depois de tratadas e reestruturadas, são capazes de suportar elevados esforços e se ajustasse ao corpo através do calor humano. Além de possuir microcâmeras distribuídas estrategicamente por toda roupa. fazendo com que reproduzisse a imagem do ambiente atual nas fibras modificadas, que funciona como uma tela, e assim tornando a pessoa invisível a olho nu."

site: http://ariabooks.blogspot.com.br/2014/10/livro-o-sumico-de-beatriz.html

Angel 01/10/2014

Muito bom!
Imaginem uma roupa capaz de te camuflar como uma camaleão, te tornando invisível a olho nu?

Beatriz é a única capaz de criar tal roupa, por isso precisou fugir, se esconder, pois essa mesma roupa pode decidir o resultado de uma guerra.

Após o misterioso desaparecimento de Beatriz, Tomaz parte em uma perigosa busca pela verdade do que aconteceu com sua amiga.
Vigiado de perto pelos perigosos homens que estão atrás de Beatriz, Tomaz vai até uma universidade à procura do Dr. Yaacov, que aparentemente é o único que sabe algo sobre o ocorrido.
Mas Dr. Yaacov está morto, assim como a tia Giselda, e ele se vê sem alternativas além de tentar encontrar o trabalho do Dr. Yaacov e solucionar esse mistério sozinho.
Mas ele não é o único que quer esse trabalho, pessoas poderosas, perigosas e corruptas também querem, o deixando no meio de um fogo cruzado.

Uma mistura de fatos reais e ficção que tornam o livro irresistível...

Até onde a verdadeira amizade pode levar alguém?
Até que ponto alguém pode se arriscar em prol de alguém que ama?

Descubra lendo O Sumiço de Beatri!

Eu adorei o livro, já queria ler ele faz tempo, minha irmã se chama Beatriz também, rsrs...demorei um pouquinho pra ler, pois como foi o e-book, eu só conseguia ler ele em casa ou no horário de almoço no trabalho, acho perigoso tirar o tablet da bolsa na rua, no ônibus, sei lá...
É uma leitura leve e intensa, recomendo...
Sem contar que essa capa é incrível, amo essa capa!

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-sumico-de-beatriz.html

Dri 16/09/2014

Ótimo! Inteligente e instigante
Sabemos logo no início que Beatriz, sem dúvida, é uma mulher competente e de múltiplas funções. Ex figurinista , ex maquiadora profissional, especialista em disfarces e técnicas em misturas de tecidos e estilista. O sumiço dela é o foco principal do livro e faz com que sejamos atraídos pelo mistério e queiramos solucioná-lo porém, a rede de intrigas, informações secretas e notícias truncadas criadas pela autora, nos conduz por um caminho cada vez mais repleto de enigmas.

Uma fórmula especial capaz de manipular tecidos quimicamente e produzir uma roupa tão valiosa que pode decidir o lado vitorioso em uma guerra! Um projeto audacioso e sigiloso que cai em uma rede de espionagem e faz com que todos, até mesmo terroristas islâmicos, queiram tê-lo em mãos, cada um com diferentes intenções. Conspirações, jogos escusos, desconfianças. Forças poderosas agindo em meio à conluios e traições. Em quem confiar?

Acordos confidenciais entre países, interesses e planos obscuros, corrupção em instituições de ensino, espionagem, sabotagem, comércio de armas, assassinatos, situações tensas e perigosas narradas em um ritmo cada vez mais intenso, tudo isso faz parte do enredo de Carolina Matsuo.

A ficção é ambientada em São Paulo, a maior parte no interior do estado. As descrições são ricas em detalhes e nos levam a imaginar as cenas e espaços delineados, mas ao mesmo tempo, raramente fornece os nomes das cidades, o que acaba sendo muito interessante porque contribui ainda mais para a atmosfera misteriosa e aguça a curiosidade.

Beatriz é descrita apenas como dona de doces olhos negros por Tomaz. Não se sabe mais sobre sua aparência e a imaginação do leitor pode voar tranqüilamente.

Tomaz é obstinado. Sente que precisa encontrar Beatriz a qualquer custo, sabe que ela corre risco de vida, só não entende o porquê. Ele vai atrás de informações e tem que lidar o tempo todo com a própria angústia. Astucioso, aos poucos vai ligando os pontos, usando sua intuição e seguindo o rastro de sua amiga desaparecida, mas nem imagina que está sendo seguido de perto e usado como isca.
A autora nos leva a percorrer as lembranças de Tomaz e nos mostra também seu lado mais íntimo quando, em certo momento, ele se dá conta de que a busca por Beatriz representa algo além do que havia imaginado, quando sente o vazio da própria vida, que mesmo estável carece de um sentido maior. Então procurando pela amiga ele procura também pela própria felicidade e por si mesmo.

Dentre outros vários personagens intrigantes que, ora um ora outro, protagonizam partes da trama e nos levam à criar dezenas de conjecturas, na minha opinião, duas se destacam especialmente: Sara , uma aluna intercambista espanhola, sagaz e enigmática que está exatamente no olho do furacão por causa de sua pesquisa na faculdade de química; e Beth , uma faxineira da faculdade de química que parece inofensiva e se faz de sonsa mas tem a capacidade de se tomar invisível quando assim deseja, e conseguir informações quentíssimas.
Ambas surpreendem!

Carolina criou um thriller de conspiração onde em meio à ficção são encaixados fatos que automaticamente relacionamos à algumas situações reais de nosso país, aos confrontos entre países vizinhos e nos faz refletir sobre os tentáculos que outras nações mais distantes mantém espalhados pelo mundo, sempre almejando o domínio das riquezas naturais em benefício próprio.

A narrativa é excitante e tensa, com alguns clímax que nos mantém ligados. E o toque de ficção científica alimenta nossa fantasia.

Na maior parte do enredo o narrador é onisciente, no entanto em alguns momentos é narrado em primeira pessoa por algumas personagens. Mas mesmo essa caraterística, que faz com que leve-se dois ou três parágrafos para saber-se de quem se trata, não prejudica a fluidez nem tira o encanto da trama, até porque permanecemos atentos o tempo todo.

O desfecho é coerente e satisfaz . Todos os pontos são esclarecidos e nenhum fio solto é deixado para trás.

À quem não perde um bom thriller de conspirações eu digo para se jogar no romance de estréia da brasileira Carolina Matsuo. E à própria autora eu só tenho uma coisa a dizer: por favor não pare de escrever!

site: http://cafecomamigas.com/2014/09/opiniao-sobre-livros-o-sumico-de-beatriz-carolina-matsuo/

deda 03/09/2014

Perfeito!
Primeiro eu quero comentar que eu adorei essa capa! Achei linda e fiquei pensando que história encontraria.
Difícil de achar palavras para fazer um comentário sem dar spoiler. A história é bastante inteligente. Fez com que eu ficasse envolvida em cada capítulo até que o mistério fosse desvendado. Contém bastantes informações, até mesmo sutis, que no final tudo se encaixa, é perfeito! Parabéns à autora que me entreteu do começo ao fim!

Paulo 18/08/2014

Bom demais!
Li o primeiro capítulo no Wattpad e estou curiosíssimo com o restante do romance. Começou já com muita ação e deixou um gostinho de "quero mais"!!