O Sumiço de Beatriz

O Sumiço de Beatriz Carolina Matsuo

Resenhas - O Sumiço de Beatriz

SahRosa 17/06/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Uma obra inteligente, com muito mistério, bons personagens e respostas de tirar o fôlego. O Sumiço de Beatriz me deixou muito envolvida nos capítulos finais, a autora tirou um ás da manga e fui surpreendida pela sagacidade de seus personagens e o desfecho da trama. Sem dúvidas, este livro deixa sua curiosidade a flor da pele e a Carolina segura muito bem as respostas de nossas perguntas, eu tinha muitas teorias sobre Beatriz e no fim, nenhuma chegou perto do desfecho mostrado na história, este ponto deixou-me alegre demais!

Uma arma capaz de trazer inúmeras vantagens para aquele que a possuir, seu "poder" é incalculável e será o trunfo para certas nações. Pessoas perigosas querem essa arma a todo custo, o que ela é capaz de fazer mudará o rumo do mundo. Beatriz tenta de todas as formas destruir esse perigo, ela foi obrigada a criar essa arma ao lado do professor Yaacov, mas notando o real motivo desse experimento, a jovem somente tem intenção de destrui-lo, antes que mais vidas possam correr perigo.

No entanto, os planos de Bia acabam tendo outros rumos e ela é obrigada a fugir daqueles que a obrigaram a construir a arma. Para tentar dispirtar seus perseguidores, a jovem vai ao encontro da única pessoa que ela pode confiar: Tomaz, seu melhor amigo. Tomaz é dono do Tradicional Café e estranha a presença de Beatriz, o estado da jovem o pertuda, mas o que lhe deixa ainda mais preocupado é a forma como ela teve que fugir, perseguida por homens perigosos. Disposto a encontrar Bia e saber o que esta acontencendo, Tomaz começa a investigar e para sua surpresa, os mistérios são ainda mais obscuros. Nada parecia fazer sentido e quanto mais Tomaz ia a fundo neste segredos, mais preocupado ele ficava, para solucionar todas as peças desse quebra-cabeças, Tomaz precisará não apenas de sorte, mas também coragem, ele irá até o fim para descobrir o paradeiro de Bia, no entanto, há outras pessoas procurando a jovem, além daqueles que estão sedentos pela criação de Yaacov e eles não pouparão ninguém, não importa quanto sangue será derramado desde que a arma possa estar pronta.

O Sumiço de Beatriz é narrado em terceira pessoa, tendo foco não apenas nos personagens principais, mas também nos vilões, gostei bastante desse detalhe, além disto, há algumas partes narradas em primeira pessoa, que aliais eu particularmente gostei muito, acredito que este tipo de narrativa combina muito bem com a escrita de Carolina. A escrita da autora é envolvente, descritiva e instigante, os diálogos são ricos e otimamente desenvolvidos. Agora, o ponto alto de toda a trama, é Beatriz, esta personagem vai surpreender todos os leitores, fiquei espantada com ela! Quanto as respostas dos mistérios, envolvendo não apenas a arma, mas os personagens, também foram ótimas, a todo instante, eu queria saber de tudo, mas tive cautela e segui cada capítulo, no fim, fui recompensada por um final maravilhoso!

Com muita ação, reviravoltas e mistério, O Sumiço de Beatriz traz um enredo diferente, instigante e bem articulado, os ganchos que a autora introduz são interessante e nos deixará aflitos até o fim para saber qual o segredo em volta de Bia e a poderosa arma. Para os leitores que gostam de investigação e ação, O Sumiço de Beatriz será uma leitura prazerosa, fiquem atentos com Bia, ela com certeza, vai te deixar admirado!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/06/resenha-o-sumico-de-beatriz-carolina.html

Página 394 08/07/2015

Em O Sumiço de Beatriz, conhecemos Beatriz, uma artista, figurinista e maquiadora. Desde a infância, com sua tia Giselda, gostava de trabalhar com tecidos. Quando adulta foi premiada por seus figurinos e efeitos especiais em cinema e teatro. Seu talento trouxe fama, mas também a levou para uma perigosa intriga militar.

Conhecemos também Tomaz, chef do Tradicional Café e amigo de infância de Beatriz. Afastado da amiga por causa das viagens que ela devia fazer a trabalho, recebe uma mensagem curta e misteriosa. Ansioso pelo reencontro, Tomaz espera por Beatriz, mas o que ele não esperava é que esse encontro seria conturbado e que após poucas palavras trocadas, teria que sair em uma busca por Beatriz.

"Enquanto andava em direção ao estacionamento, por um momento, sentiu um vazio. Fazia algum tempo que estava naquela cidade e até agora não havia conseguido o que queria, deixando-o desesperançoso."

Os primeiros capítulos do livro conseguem ser turbulentos e nesse momento sua atenção precisa ser máxima, você precisa entender e conseguir acompanhar essa primeira parte ou acaba perdendo o fio da meada e a parir daí nem vale a pena seguir, é melhor voltar e reler. Esse não é um desses livros que se consegue definir rapidamente ou em poucas palavras, ele tem uma trama forte e escrita detalhada. Durante a leitura você vai suspeitar e ficar cheio de duvidas, então esqueça a simplicidade, nada é simples nesse livro porque é tudo muito intenso.

Os personagens são muito bem trabalhados, mas não pense que isso vai te levar a saber quem eles são logo de cara, todos os personagens entram para sua lista negra até que provem não serem merecedores de suspeita. A escritora trabalha com o nosso país, mais um ponto positivo, mesmo que envolva outros países a história se passa aqui do inicio ao fim. Algo raro até mesmo entre escritores nacionais.

O ponto alto do livro é o enredo e a reflexão deixada pela autora é super valida. Os vilões são temíveis por serem pessoas que em teoria deviam proteger. A escritora deixa para o leitor a reflexão sobre as consequências da corrupção.

Não é preciso ir muito longe no livro para entender o título, ele faz sentido em poucas páginas já que a história é sobre a procura de Tomaz por Beatriz. Tomaz aliás, é um personagem que adorei, ele é normal, não está ali para proteger de todos os perigos, mas é corajoso e determinado. Aúnica coisa que ele quer é encontrar Beatriz.

Esse é um desses livros que existem para mostrar que a literatura brasileira está cada dia melhor e que não vive só de romances. A escritora é ótima e faz da leitura algo fácil, apesar de não tão fluida, como disse atenção é indispensável.

Se tenho que apontar um ponto negativo para justificar minha nota quatro, aponto o discurso direto. Muitas vezes os personagens falam em voz alta e isso me incomodou um pouco, mas nada que deixe o livro muito ruim.

site: http://pag394.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-sumico-de-beatriz.html

mateusferreirajf 31/08/2015

Um dos melhores livros nacionais já escritos
Recebi esse livro recomendado pela própria autora, vi as avaliações positivas aqui e na Amazon e imaginei que seria um bom livro. Com a ação frenética do primeiro capítulo, soube que realmente o livro iria entregar o que prometeu. Quando vi a música Sound of Silence mencionada logo nas primeiras páginas fez com que eu ficasse instigado para seguir com a leitura.

A trama com Beatriz perseguida por desenvolver junto com o Professor Yaacov uma arma que daria um grande poder para quem a possuísse é eletrizante. Por não querer entregar esta arma ela desaparece e a história se passa com seu amigo Thomaz tentando encontra-la.

Acompanhar toda a investigação de Thomaz foi um bom excercício para juntar o quebra-cabeça por trás do sumiço de Beatriz e o livro realmente não ficou devendo nada em relação à expectativa criada. Recomendo fortemente. Ainda mais pelo preço que está o livro aqui. Tantos livros inferiores por um valor bem mais alto... compensa, muito. Se o Skoob permitisse escolher um livro de todas as minhas avaliações para dar 6 estrelas, seria esse.

site: https://www.facebook.com/pages/Edi%C3%A7%C3%A3o-R%C3%A1pida/1490563474588386

Bia Santana | Viciados em Leitura 08/08/2016

Três estrelas
Sério, eu acho que todo mundo que lê essa sinopse pensa: “Oi? O que uma estilista tem a ver com as FARC? E o que esse chef de cozinha está fazendo aí no meio? Que livro doido é esse?”

Você pensou, não pensou? Porque eu pensei e várias amigas minhas também. Esse livro eu demorei um pouquinho pra ler, justamente por fugir bastante dos livros que estou habituada a ler, mas quando eu vi a autora Carolina anunciando parceria com blogueiros, eu topei, porque tenho em mente que devo ler de tudo (menos terror, vocês sabem =P).

Mais uma vez, como tem acontecido nas minhas últimas leituras, a história me prendeu a partir da metade do livro, quando eu comecei a entender e a sacar a jogada dos personagens e a tentar adivinhar certos mistérios construídos pela autora. Mistérios que ela só revelou no final e eu fiquei: “Geeeente, como assim?!”

Bom, Carolina Matsuo criou uma história bem interessante e um jeito bem bacana de você ler sobre interesses políticos e a ganancia absurda que vemos nesse meio. Logo no primeiro capítulo nós vemos a fuga de Beatriz após ter de criar uma arma, uma roupa na verdade, super poderosa, porém, ao ver o real interesse dessas pessoas gananciosas, poderosas e perigosas, ela a destrói, e aí começa toda a trama do livro, pois essas pessoas querem Beatriz, pois ela é a única pessoa capaz de criar a tal roupa.

"Então imagine uma roupa em que as fibras do tecido, depois de tratadas e reestruturadas, são capazes de suportar elevados esforços e se ajustasse ao corpo através do calor humano. Além de possuir microcâmeras distribuídas estrategicamente por toda roupa, fazendo com que..."

Durante essa fuga, Bia consegue se comunicar com Tomaz, seu amigo de infância, e consegue brevemente lhe contar que está em perigo, que precisa fugir. Ela deixa poucas pistas para ele, mas Tomaz não desiste e pela amiga, ele larga tudo, até o trabalho em seu café para ir atrás dela e saber o que de fato está acontecendo.

Passamos o livro todo acompanhando Tomaz a buscar pistas e informações sobre o sumiço de Bia. É através dele que entendemos o que uma estilista está fazendo metida nesse rolo todo com professores de química, laboratórios, membros do Instituto Químico Nobel, a IQN, e membros das FARC. Doido, eu sei, mas quando você ler e souber o que a tal roupa é capaz, você vai entender o interesse de toda essa gente. Eu não vou contar aqui na resenha porque estragaria toda a graça do livro. Mas não pense você que só temos essa galera aí interessada na tal arma poderosa. Temos até um professor muçulmano interessado, negociando com membros da Al-Qaeda! Sente o poder da tal roupa!

"- Quem diabos é Madij?! - André insistiu.
- Madij é um comprador de armar e um agente intermediador de um grupo terrorista islâmico. - respondeu Pedro.
- Grupo terrorista islâmico? Do que diabos vocês estão falando? - Christian ficou apreensivo.
- Madij e Raed estavam negociando a roupa para ser usada por algum membro da Al-Qaeda."

A história, apesar de parecer doidinha e bem diferente, é muito interessante. É interessante ver toda a investigação feita por Tomaz e nós, junto com ele, vamos montando todo o quebra-cabeça, e somos surpreendidos com super revelações no final do livro. Contudo, eu achei o livro muito, muito rápido! Não sei se eu não estou acostumada com livros tão frenéticos, mas frenética é a palavra. Tudo acontecia muito rápido, num mesmo parágrafo ele estava fazendo uma coisa e já saía de lá, pegava o carro e já estava indo pra outra cidade. Sei que às vezes reclamo de livros extensos e detalhados demais, mas este eu achei tão apressado que eu até brinquei dizendo pra um amigo que eu ficava com falta de ar com a rapidez dos acontecimentos. Fora esse detalhe, eu achei a escrita da autora boa, o livro é narrado em terceira pessoa e somente em alguns poucos momentos, vemos a narrativa sendo feita pela Bia quando ela está tendo uns sonhos bizarros e recorrentes que ela tem.

"O que seria dele sem Beatriz e Giselda, que eram consideradas membros de sua família. Com seu pai cuidando da avó em Portugal, seus amigos, muitos deles casados e constituindo família, e ele administrando o Tradicional Café com Gabriel. Então, por um momento, ele percebeu que a atitude que havia tomado em sair de sua cidade ia além da procura por Beatriz. Era uma busca por felicidade, paz interior e acima de tudo, por amor."

Se você curte um livro de investigação cheio de mistérios, com uma trama que mistura ficção científica com fatos reais num leve romance policial, O Sumiço de Beatriz é ideal pra você.

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2015/09/resenha-81-o-sumico-de-beatriz-carolina.html

AmadosLivros 29/12/2016

Resenha do blog Amados Livros
Como muitos já sabem, nós fechamos parceria com a autora Carolina Matsuo. Sendo assim, quando este livro ficou em seu período gratuito na Amazon, ela notificou todos os blogs parceiros. Logo que a Maratona Literária de Inverno chegou ao seu fim,eu dei inicio a leitura deste livro em questão, possuía altas expectativas, e bem, não foi tudo como eu imaginava.
A história já se inicia com uma cena de ação: Beatriz em uma fuga alucinada, com direito a tiros e uma perseguição pelo rio. Ela corre ao encontro de um amigo, Tomaz, que ela julga poder ajudá-la. Entretanto, ao chegar ao café do amigo, ela tem pouquíssimo tempo, não consegue explicar nada antes de seus perseguidores chegarem e deixa Tomaz cheio de dúvidas e preocupado. Assim, ele decide achar o paradeiro de Bia e descobrir o que está acontecendo.
Para mim, o ponto alto da história foi descobrir quem eram os "vilões" e o que Beatriz, aparentemente uma estilista renomada apenas, teria para oferecê-los. Achei interessante também a autora ter abordado a corrupção no livro, em vários setores. Infelizmente, nos dias atuais ela está mais presente do que podemos imaginar.

(Continue lendo no blog)

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/08/livro-o-sumico-de-beatriz.html