Neverwhere

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Neverwhere

Carmen86 30/01/2024

Meu primeiro livro em inglês e meu primeiro livro do Neil. Já conhecia outros trabalhos dele.
Eu nunca mais serei a mesma..

Gabe_Yoda 20/08/2023

Por que viver a realidade?
Neil Gaiman conhece bem as emoções humanas. Como um psicólogo com suas palavras precisas. Mas, claro, sua arte vem e está concentrada na literatura, e ele possui inúmeros livros que provam o seu talento. Neverwhere é sem dúvidas um deles.

É evidente que uma das temáticas basilares deste livro são os moradores de rua. Porém, enquanto talvez outro autor desgastaria o tema enfocando em assustos óbvios, Neil é sagaz ao desenvolver um tópico complicado com o que ele mais tem méritos: fantasia. E como é bem construída a "London below". Cheia de conceitos interessantes e personagens ainda mais. Um ambiente com cidadãos peculiaridades que atiçam a curiosidade do leitor.

Além disso, há uma narrativa bem equilibrada no livro. Com momentos ilários, outros reflexivos mas todos movendo a história para frente. Não me senti cansado em nenhum ponto. E como poderia? Com a voz do próprio autor acompanhado a minha leitura (ebook + audiobook). Talvez o melhor audiobook que já ouvi.

De qualquer forma, a história em si possui inúmeros pontos que valem a pena recodar. O meu acontecimento favorito foi o "ordeal" que sem dúvidas justifica a primeira frase dessa review.

Recomendo.

Julia 26/04/2023

Viagem literária
Foi o meu primeiro do livro do Neil Gaiman, tive um pouco de dificuldade por ser em inglês. Porém a história não decepcionou nem um pouco, os personagens são muito bem desenvolvidos, e tem uma história muito profunda por trás, o começo foi bem lento, mas depois a história vai tomando forma. Acho que o Richard merecia um final mais desenvolvido, mas o final também pode ser construído a partir da nossa própria imaginação.

CAkune 19/01/2023

Enredo envolvente
Para começo de conversa, apesar de ler a sinopse, iniciei o livro sem saber muito o que esperar e levemente perdida dos rumos que o enredo tomaria, mas já adianto que para mim esse livro foi uma feliz surpresa.
O início é um pouco lento, mas não considero isso algo negativo, Neil Gaiman se dedica em detalhar tudo que conta ao longo dessa história e eu aprecio bastante. Após o enredo engatar na aventura é difícil não querer engolir a história inteira, somente se os contratempos da vida te pegarem. A história contém várias reviravoltas/plot twist, que até o momento não seu dizer ao certo se me agradou ou se achei levemente exagerado, porque no final elas casam bem com o rumo da história.
Acredito que quem gosta de fantasia e ou ficção vai se apaixonar, mas vale avisar que a violência é bem descrita e o enredo, por se passar embaixo de Londres, também é composto de detalhes nojentos do esgoto.

Yuririn 04/10/2022

I was expecting more from this book. I think the transition between London Above and London Below was too abrupt. The main character reminded me of Russian characters, because he changes his actions/humor very quickly and I don't like it very much. It didn't engage me in the narrative, so by the end I was not really caring about the characters. Some parts of the book were actually funny, but there are a lot of fantasy aspects just thrown at you and, considering the complexity of the story, I don't think these aspects were as developed/deepened as they could have been (the plot felt a bit rushed to me). I also expected the ending to be different, what the author did seemed like an "easy solution" to me. Anyway, I think the action parts were ok and I also enjoyed the funny ones, but I expected to be more involved with the story.

Andre.Pithon 18/09/2022

Bingo de fantasia e SciFi do /Rfantasy
3.4: Fantasia Urbana

Em muitos anos de narrar RPG, um dos temas que eu sempre me interessei, mas nunca realmente consegui explorar corretamente, é o feérico. A estranha e incompreensível sociedade de fadas, regida por coortes confusas, promessas que são leis, vontades que mudam com os ventos, completamente imprevisível, e ao mesmo tempo levando um código legal forte. Neverwhere, a primeira obra que eu leio do famoso Neil Gaiman, parece que vai oferecer isso nos primeiros capítulos. E ali ele me ganhou.

Me perdeu incrivelmente rápido também, mas logo chegamos lá.

Neverwhere nos dá a construção clássica de mundo mágico escondido dentro do mundo real, a forma mais preguiçosa de fantasia urbana, mas que eu perdoei já que começaram a falar de promessas e favores bem rápido, e lá fui eu passar pano. Promessas e favores não levam a lugar nenhum, aliás. E beleza, é um mundo ok, competente, que trás uma ou outra coisa interessante, e vem carregado de uma dose boa de humor. Dei umas risadas no começo, mas passando 25% do livro começa a cansar. Em tudo, worldbuilding, personagens, narrativa. Me diverti com o primeiro quarto, e o resto tornou-se maçante. É estranho eu sentir tal fadiga de estilo em um livro tão curto.

O protagonista é genérico. Door não consegue fugir nada de ser a manic pixie dream girl padrão. O vilão principal mal aparece, e seu pouco tempo é sem graça. Os dois capangas que perseguem os protagonistas conseguem entreter por um tempo, mas talvez só porque eu usei uma voz mental engraçada para um deles que combinou bem com o diálogo. Nada é um positivo forte em questão de personagem. Nada é realmente ofensivo também, mas fica ali no meio, padrão, genérico, sem graça. Nada mais errado em algo que se aproxima tanto do caos que fadas podem propagar do que ser simplesmente chato.

E é uma narrativa chata. Anda pra lá. Agora pra outra lugar. Pega tal coisa. Leva tal coisa pra tal pessoa. Fetch quest atrás de fetch quest, jornadinha para ver o mundo nem tão interessante assim que tem construído. O final é previsível. Os coadjuvantes que vão aparecendo não são interessantes o suficiente. Só é chato. Seguro. Incapaz de arriscar.

E o medo de arriscar ao lado das promessas que o começo de Neverwhere constrói é extremamente decepcionante.

Melissa Meira 11/09/2022

Lento e meio chato
Eu gosto muito das adaptações do Neil Gaiman, mas tenho uma dificuldade enorme em gostar da escrita dele. Por mais que eu tente, não consigo mergulhar nos livros. Terminei Neverwhere na força da teimosia. Não é um livro ruim, a história geral é boa, mas o desenvolvimento foi leeeeento. Porém o final foi bem legal.

Mas nesse ponto já decidi não me arriscar mais nas obras do Gaiman, vou seguir assistindo as adaptações mesmo.

lpdutra 06/07/2022

A falta de foco e sua magia
Foi a falta de foco que fez Richard perceber o que acontecia ao seu redor. Foi a percepção do não útil e dos acontecimentos aleatórios que o levou até a sua verdadeira história. Apesar de aterrorizante e perigoso o novo caminho a jornada trouxe emoções e conquistas que fizeram com que ele nunca mais quisesse voltar para sua antiga vida.
A aventura e a magia está sempre ao nosso redor. Se desejar, basta apenas procurar, mas cuidado, pois voltar atrás será impossível.

Nih 14/04/2022

Divertido
Li esse livro como indicação e, depois de ter lido The Ocean at the End of the Lane, acabei gostando muito mais desse.

A história se passa em Londres, mas não a Londres que todo mundo conhece ? a London Below, onde ficam as pessoas que caíram pelas rachaduras. Richard é um cara normal, com um emprego normal, e uma vida normal que se vê, de uma hora para outra, nesse mundo paralelo.

O livro conta com um elenco de personagens marcantes ? Door e o Marquis de Carabas sendo meus favoritos ? e lugares ao mesmo tempo interessantes e muito doidos. O único problema é que como eu não sou de Londres, nunca fazia a menor ideia de onde eles estavam ou para onde estavam indo (apesar do mapa do metrô no começo do livro que era inútil e não ajudou em nada KKKSKSK).

Como eu estava lendo esse livro nas minhas voltas de ônibus pra casa, às vezes parecia mesmo que eu estava viajando junto com eles pelo underground de Londres, o que deixou a experiência mais legal :))

Rafael 05/03/2022

Excelente livro de um dos maiores nomes da literatura fantástica. Vale muito a leitura, até por ser um clássico do gênero.

reystarkiller 29/11/2021

Neil Gaiman é incrível, mas não acertou tanto nesse
Eu gosto muito dos personagens deste livro. Porém, há vários problemas e alguns personagens secundários tendo mais destaque que o vilão principal. Não acho que poderia ser assim, Neil caprichou como sempre nas suas histórias, só que deixou um ar de quero mais. Ele afirma que vai terminar a continuação de Neverwhere, espero que ele corrija esses pequenos erros.

Luis 22/04/2021

Uma longa viagem cheia de desafios e descobertas
Acompanhar as aventuras de Door e Richard pela "Londres debaixo" foi sensacional.
Uma aventura cheia de magia, mistérios, personagens cativantes e únicos, perigos e o bom humor característico do Neil Gaiman.
Uma história curta, mas que te passa aquela sensação única de ter deixado o mundo normal para trás, mesmo que só por algumas horas.
No final, eu fechei o livro e ainda olho para as portas , imaginando se elas realmente não escondem a passagem para outra realidade.

Suellen144 11/03/2021

Teletransporte literário
Sensacional! Um livro capaz de te transportar para uma realidade completamente improvável e incrível. Além do enredo maravilhoso, o leitor ainda será agraciado com poesia em cada linha, pois a escrita do Neil Gaiman pode ser definida dessa forma.

Recomendo fortemente.

Lorhayne.Scalioni 03/02/2021

Eu amei a forma com que o Neil Gaiman conduziu a história, o vocabulário, os plot Twists. Ah não sei, o jeito com que o Neil gaiman me faz querer ler tudo o que ele escreve é diferente sabe

May 21/11/2015

Eu li: Lugar Nenhum
Esse livro foi uma surpresa! Algumas pessoas falaram que não era bom, mas adorei cada momento dele. Falei um pouco mais no video: https://www.youtube.com/watch?v=mwtKdtet3OU

site: https://www.youtube.com/watch?v=mwtKdtet3OU