Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

dani2vi 14/04/2024

Inspirador
Foi uma leitura bastante razoável e li quando precisei desopilar da escola. Achei inspiradora e a mensagem que ele quis repassar acho que preciso de mais uma leitura para entender tudo. Gostei bastante

Júlia 12/04/2024

Fernão Capelo Gaivota
Apesar de não ser recente, o livro consegue ser muito atual e, pela forma da escrita, se torna uma leitura rápida e agradável, mesmo tratando de temas importantes e densos.

Guilherme 11/04/2024

Liberdade
Uma história bela que gira em torno de crescimento e liberdade. Atributos que, segundo ele, estão na descoberta de quem És.
Gostei do livro, mas não se compara ao seu sucessor, Ilusões.
Senti falta de profundidade e desenvolvimento, mas acredito que isso não seja algo que deva impedir os leitores, pois permanece sendo um livro muito bom.

Andreza 31/03/2024

Tinha esse livro há um tempo, daqueles que não dava nada por ele, mas amei. Leitura muito inspiradora.

Feh 25/03/2024

Nem sei o que dizer...
Embora o livro traga uma mensagem interessante, ele é um tanto sem graça, falta criatividade da parte do autor.

Nicolle71 17/03/2024

?Você tem ideia de quantas vidas tivemos de viver
antes de nos ocorrer a primeira ideia de que há mais
na vida do que comer, brigar ou ter poder no Bando?
Mil vidas, Fernão, dez mil! E, depois, mais cem vidas
até que começamos a aprender que há algo como
perfeição, e mais outros cem anos antes de nos
ocorrer a ideia de que nossa finalidade em viver é
encontrar e ostentar essa perfeição.?

marina516 08/03/2024

?vê mais longe a gaivota que voa mais alto?
fernão capelo gaivota é a representação da aceitação e da liberdade. um livro lindo, cheio de metáforas e que dá pra ler em um dia.

Morgana K 27/02/2024

Esse não é um livro sobre gaivotas...
"A vida das gaivotas, no seu individualismo e em bando, passou a ser uma metáfora, a representar a vida dos seres humanos, uma simples e certeira: ser melhor do que os outros, não vale; o que vale é cada um ser hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje, numa eterna e abençoada busca pela perfeição", pg. 102

Quis começar a resenha com esse trecho do livro porque eu acho que traduz muito bem a mensagem que o livro quis passar, apesar de ser um spoiler, é preciso ler toda a narrativa para realmente entender porque chegamos até ali.

Todo o sucesso desse livro vale a pena, porque é uma leitura necessária para todo mundo, eu acredito, em qualquer fase que se esteja da vida. É um livro sobre entender o que realmente queremos para a gente, por que ir atrás dos nossos sonhos e por que devemos dar importância ao nosso desenvolvimento, por mais pequeno que possa parecer.

Recomendo muito a leitura, vale muito a pena.

Mais algumas citações que separei:

"Essas promessas são só para as gaivotas que aceitam o vulgar. Quem conseguiu chegar à excelência da sua aprendizagem não tem necessidade desse tipo de promessa", pg 23.

"Quem é mais responsável do que uma gaivota que descobre e desenvolve um significado, um propósito mais elevado na vida? Passamos mil anos lutando por cabeças de peixe, mas agora temos uma razão para viver, para aprender, para descobrir, para sermos livres! Dêem-me uma oportunidade, deixe-me mostrar-lhes o que descobri...", pg 42.

"O que outrora desejara para o bando tinha-o agora só para si. Aprendera a voar e não lamentava o preço que pagara por isso. Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a ira são as razões por que a vida de uma gaivota é tão curta, e, sem isso a perturbar-lhe o pensamento, viveu de fato uma vida longa e feliz", pg. 43

"Tem alguma ideia de por quantas vidas tivemos de passar até chegarmos a ter a primeira intuição de que há na vida algo mais do que comer, ou lutar, ou ter uma posição importante dentro do bando? Mil vidas, Fernão, dez mil! E depois mais cem vidas até começarmos a aprender que já uma coisa chamada perfeição, e ainda outras cem para nos convencermos de que o nosso objetivo na vida é encontrar essa perfeição e levá-la ao extremo", pg. 54.

"Escolheremos o nosso próximo mundo através daquilo que aprendemos neste. Não aprender nada significa que o próximo mundo será igual a este, com as mesmas limitações e pesos de chumbo a vencer", pg. 54.

"Vê mais longe a gaivota que voa mais alto", pg. 63.

"Voar, para ele, significa ser feliz, confiar no poder do desconhecido. Significa deixar que o céu nos levante para as alturas, enfrentando desafios e obstáculos com o nosso amor e saber. É confiar na nossa competência, arrostando contra as incompreensões de familiares e amigos, sofrer o exílio da sua companhia. E encontrar novos amigos, uma nova família que compartilha de nossas ideias e segue nossos ideias. E, assim, voar mais longe e mais alto em nossos sonhos de realização pessoal e de vida", pg. 106.

Biblioteca da Pry 22/02/2024

Há tempos queria ler, mas só na hora certa.
E que leitura agradável, emocionante e cativante....
Sim, eu chorei
Mas, principalmente, refletir sobre a vida.

tedsias 16/02/2024

A principal premissa deste livro é calcada na autoconfiança e superação. Uma história lúdica sobre Fernão Capelo, uma gaivota que era apaixonada por voar, e isso lhe rendeu consequências e até olhares estranhos, por ser diferente do bando. Essa obra demonstra que acreditar em seu potencial é uma das chaves para o sucesso, pouco importando a circunstância. Ignore a faceta negativa que a sociedade deposita na sua pessoa , e prove a si mesmo que você pode e deve atingir seus sonhos. (Esta obra não é sobre uma gaivota que gosta de voar, viu?)

Ian 14/02/2024

Gaivotas as 450km/h
Ok esse livro é tanto diferente, o livro conta a história de uma gaivota que gosta de voar e que não quer viver o resto da vida de matando pra pegar migalhas de pão de um barco pescador

Eu sinceramente gostei bastante do livro, o livro pega a gente de supressa, os últimos capítulos mudam drasticamente o rumo da história, genuinamente um livro bom

A leitura do livro é de fácil entendimento e o livro consta com algumas imagens, o que faz ser bem rápido de ler
Guilherme899 15/02/2024minha estante
mano vc começou a ler ontem a noite como vc leu tão rápido

Ian 15/02/2024minha estante
Heheheh

Juliana1644 01/02/2024

Sutil e imaginativo
Meu pai sempre me recomendou esse livro, é o preferido dele. Hoje admiro que ele continua, como Fernão, sempre aprendendo. Eu ainda não sei voar, não como Fernão, na maioria dos dias sou gaivota que pega pão molhado nos barcos e voa pra chegar de um lugar a outro, apenas. Mas esse livro inspira muito, e espero muito voltar a ler outras vezes.

Quanto a leitura, muito fácil, muito gostosa. São tantos detalhes que você quase sente também o vendo cortante e a adrenalina das piruetas.

Iara Caroline 29/01/2024

?Está tudo engatilhado para estrangular a liberdade?
Primeiro, não consigo imaginar esse livro sem esse final. É cruel lê-lo e ainda mais enxerga-lo na realidade. Mas é o mesmo que diz o próprio Richard Bach, agora conhecemos o ?futuro? como é.

Fernão Capelo Gaivota primeiro me pareceu uma historia sobre ensinamentos, tudo aquilo que já sabemos. Mas ele é uma leitura do que na maioria do tempo nos deixamos ignorar. Como preferimos observar e nos inclinarmos para algo que nos dá a ideia de que estamos fazendo o certo, quando na verdade esquecemos de o fazer. A ideia de algo nunca será de fato o algo. É ousado, mas é impossível não relacionar a religião a esse pensamento. Será que o papel de Cristo, por exemplo, foi a de vir à terra para ser adorado ou nós que nos esquecemos de que ele veio para nos dar o exemplo do que é o caminho de que devemos seguir com os próprios pés para nosso próprio propósito? Bom, por anos essas gaivotas ignoraram o prazer da liberdade, de voarem e, como em um ciclo, voltaram a se libertar apenas para cair no mesmo erro.

?Era o pior símbolo possível para uma ave que tinha retornado para ensinar a alegria de voar; mas ninguém parecia perceber isso; pelo menos ninguém que tivesse importância para o Bando.?

e ainda

?Milhões de cascalhos não poderiam fazer de mim um santo, se eu não merecesse.?

mostram como Richard Bach foi certeiro ao enxergar, quem sabe, toda a história da humanidade.

Passei a tarde lendo esse livro, e como viajei nas encostas de alguns litorais. Como me senti tão próxima de um grupo de aves. Eu amei. Sem contar as fotografias, que são lindas.

claracruz 28/01/2024

Adoro esse livro, diferente dos demais que eu já li. É pra você ler em 2 horas assim, o que é um detalhe que eu gostei também.

João 27/01/2024

Excelente!
Sem dúvidas, um livro extremamente reflexivo e cheio de metáforas, em que mostra um bando de gaivotas comparado com a sociedade atual. Entretanto, mostra-se uma história de superação e aceitação, no qual é ressaltado que todos podem dar o melhor de si a qualquer momento. Esse livro é muito tocante e me surpreendeu de mais, recomendo!