Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Tales Martinelli 30/12/2020

Tocante e reflexivo
Li em uma sentada, e valeu muito a pena. Não fazia ideia sobre o que falava o livro, então foi uma surpresa muito agradável! Pois apesar do título meio esquisito, Fernão capelo gaivota é um livro extremamente reflexivo e cheio de significados... que são atemporais! Feito pra ser lido diversas vezes em momentos diferentes da vida.

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Vou começar copiando a resenha que vem no próprio livro e que consegue traduzi-lo de maneira ímpar:

“Para as pessoas que inventaram as suas próprias leis quando sabem ter razão;
Para as que têm um prazer especial em fazer coisas bem feitas, nem que seja só para elas;
Para as que sabem que a vida é algo mais do que aquilo que nossos olhos vêem
Fernão Capelo Gaivota é uma história com sentido.
Para todas as outras, ela será na mesma uma aventura sobre a liberdade e o vôo para além dos limites provisórios.”

À primeira vista, é a história de uma gaivota um tanto incomum, que prefere desenvolver suas técnicas de vôo ao invés de comportar-se como qualquer outra gaivota do bando.
Arrisco comparar esse livro com O Pequeno Príncipe. O seu estado de espírito vai determinar o que você vai encontrar lendo o livro.
É um hino à liberdade de sentir, pensar, amar, criar….mostra como ousar pode ser doloroso e satisfatório ao mesmo tempo.

“Não há limites, Fernão?”
Não, não há limites para mentes libertas :)
Ana 19/07/2013minha estante
"Vê mais longe a gaivota que voa mais alto."

Regina 02/02/2016minha estante
Também coloco Fernão Capelo Gaivota no mesmo nível de O pequeno Príncipe. Amo!!

LuAsa.LeAo 14/05/2016minha estante
"Todos nós somos uma ideia ilimitada de liberdade."

Henriq505 03/08/2023

Muito chato
Pior coisa que ja li pqpppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp

Campos 14/10/2022

Adorei o livro, li em uns 30 min. O livro mostra muitos aprendizados, com ele é possível observar que com esforso é possível fazer tudo que você quer.

Audi Arruda 19/03/2021

Intrigante
Esse livro é rápido, fluido e objetivo, sua analogia é cuidadosa. Diria que esse livro precisa sempre ser revisitado porque é o tipo de livro que reinventa sua perspectiva com o passar dos anos.
Rose349 19/03/2021minha estante
Gostei muito desse livro ?

Hernandes 31/08/2020

Lindo livro, ótima leitura, ainda que tenha a Parte 4.
No início de 2020 recebi a visita do casal Maurício e Sâmia, que resultou em uma noite de longa conversa e em diversas direções temáticas, mas, especialmente no campo espiritual nossas discussões se revelaram profícua e esclarecedoras. Desse contato surgiu o desejo de reler Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach, leitura que havia feito ainda nos anos 80's, com a diferença que nesta edição (2015) foi incluída uma inédita quarta parte. O livro é maravilhoso. Narra a vida de uma gaivota (Fernão) que desejava voos mais altos e no decorrer dessa trajetória em busca de grandes altitudes e perfeição realiza incríveis descobertas sobre si, as leis da natureza e sobre o criador. O livro é lindo e merece leitura e releitura. Não julgo pertinente a inclusão da Parte 4, mais que isso, creio ter sido absolutamente desconstrutivo, por mais realista que seja. Entretanto, impossível não classificar essa obra com uma constelação de estrelas.
Ana Lu Oliveira 31/08/2020minha estante
Esse livro se tornou meu preferido de todos os tempos ?

Julia de Sa 08/06/2023

Resolvi ler pq foi um livro q meu avô me deu quando eu era criança, e eu já não lembrava mt da história.
É bem curtinho, como um conto, em que as gaivotas representam a sociedade humana, e trabalha as dúvidas, crenças e a aceitação do indivíduo no grupo.
Achei legal a metáfora do voo das gaivotas, c ctz tornou a leitura ainda mais leve!

Rafaela 20/12/2022

O livro da minha vida
Ganhei esse livro da minha mãe e me surpreendi como ele consegue mostrar que precisamos da liberdade, mas não devemos perder nosso equilíbrio! Fazer o que devemos para sobreviver e não perder nossa essência. Perfeito.
Luna.Bard 20/12/2022minha estante
Preciso relerrr

Rafaela 20/12/2022minha estante
Preciso reler também! É um exercício pra alma, pelo menos pra mim ??

Ana 17/09/2021

eu achei uma leitura leve, e se prestar atenção (mesmo) p metáforas da vida em geral, é uma inspiração de diversas formas!! mt bom

Gustavo 11/05/2021

Bacana até
Não foi muito como eu esperava, e o rumo mudou bastante, mas dá pra tirar uma lição bacana

Braz 05/10/2009

Fernão a gaivota
Fernão Capelo Gaivota é uma obra de Richard Bach.É uma clássico mundial e muitas pessoas o leram e adoraram.
É um livro que nos passa uma maneira diferente de viver a vida,e Fernão a gaivota nos passa isto com sua historia.É uma historia tão boa que você tem que ter sutileza ao ler para pegar a mensagem.
É realmente uma historia que digo que todos deveriam ler.

Rinossoro 26/11/2021

Simples e Profundo
Richard Bach começa esse livro com uma proposta simples, uma gaivota que quer voar. Mas a medida que se avança na leitura e conforme as interpretações voam em nossa mente, é possível entender que o real significado vai muito além de uma simples gaivota. O autor narra sobre a vida, as limitações, a ignorância, a busca pela liberdade, dentre tantas outras questões, de forma tão simples e direta.

Antonio Maluco 26/09/2022

História
O livro conta histórias de um homem que se imagina uma gaivota voando e vivendo no mar e na Terra...

Renata CCS 01/03/2013

FERNÃO CAPELO GAIVOTA é um livro que traz uma história realmente única, e por mais sólido que seja sua maneira de pensar, ele é capaz de nos proporcionar novos rumos. É a história de uma gaivota diferente das outras, que não voava para comer, mas voava para viver. O voo era o grande amor de sua vida. Ele era uma jovem gaivota sonhadora, e ao contrario dos demais que passavam a vida dando voos rasos em busca de comida, Fernão obstinadamente aperfeiçoava seu voo. Assim ele estudava novas possibilidades, até que descobriu um mecanismo que o fez voar em elevadas altitudes. Ele não queria voar para viver e sim viver para voar! Seus pais e todo o bando o achavam muito esquisito. Assim, naturalmente, Fernão é rejeitado, mal visto e banido, mas o isolamento em nada o prejudica, pelo contrário, é um ganho para encontrar-se e evoluir pessoalmente ainda mais. Após muito tempo aperfeiçoando suas técnicas de vôo, percebe que sua existência só teria sentido caso retornasse ao seu lugar de origem, ao seu antigo bando, para tentar dar-lhes o que aprendera. Sabia que não era o que desejavam, mas talvez ali houvesse alguém que o quisesse. E obviamente, havia.

Nos identificamos de imediato com Fernão Capelo Gaivota. Ele não queria apenas ser mais um em seu bando: ele queria fazer a diferença.

Com sua narrativa simples, o livro mostra a natureza humana, que teme o que não entende e afugenta o que lhe dá medo. É uma obra que nos apresenta o conhecimento colocado em prática, mostrando ser esta a única ferramenta que dispomos para individualmente progredirmos, evoluirmos. Entretanto, este mesmo conhecimento que nos proporciona voos cada vez mais altos, é que nos torna mais sensíveis e nos provoca mais dor, pois ficamos suscetíveis aos frutos das adversidades mundanas, ilusórias e materiais.

FERNÃO CAPELO GAIVOTA é um clássico que nos apresenta uma história comovente de superação e um olhar diferente para a realidade. Apesar de ser uma história extremamente simples e até juvenil, tem profundidade e imenso conteúdo reflexivo. Leitura obrigatória para fãs de clássicos.
sonia 28/10/2013minha estante
Li na adolescência. Não foi tão impactante como Saint-Éxupéry, mas achei muito bom, principalmente quando ele nos explica que as pessoas vivem em mundos diferentes.

Bella 30/10/2020

Um hino à liberdade
A história de Fernão Capelo Gaivota é a mesma de todos aqueles que querem seguir os seus sonhos sem ter medo de trabalhar dia e noite para conquista-los. Como um simples pássaro poderia ser tão diferente e tão único? Simplesmente pelo fato dele ser ele mesmo, e fazer oque gosta independente do que os outros pensam. Este livro é extremamente cativante e engrandecedor, sem falar que é uma leitura bem rapidinha. A forma com que a vida de Fernão é narrada, as dificuldades que ele enfrenta e o amor pela liberdade, pode ser facilmente comparada com a vida real. Uma das histórias mais simples e profundas que já tive a imensa alegria de ler.