Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Renata CCS 01/03/2013

FERNÃO CAPELO GAIVOTA é um livro que traz uma história realmente única, e por mais sólido que seja sua maneira de pensar, ele é capaz de nos proporcionar novos rumos. É a história de uma gaivota diferente das outras, que não voava para comer, mas voava para viver. O voo era o grande amor de sua vida. Ele era uma jovem gaivota sonhadora, e ao contrario dos demais que passavam a vida dando voos rasos em busca de comida, Fernão obstinadamente aperfeiçoava seu voo. Assim ele estudava novas possibilidades, até que descobriu um mecanismo que o fez voar em elevadas altitudes. Ele não queria voar para viver e sim viver para voar! Seus pais e todo o bando o achavam muito esquisito. Assim, naturalmente, Fernão é rejeitado, mal visto e banido, mas o isolamento em nada o prejudica, pelo contrário, é um ganho para encontrar-se e evoluir pessoalmente ainda mais. Após muito tempo aperfeiçoando suas técnicas de vôo, percebe que sua existência só teria sentido caso retornasse ao seu lugar de origem, ao seu antigo bando, para tentar dar-lhes o que aprendera. Sabia que não era o que desejavam, mas talvez ali houvesse alguém que o quisesse. E obviamente, havia.

Nos identificamos de imediato com Fernão Capelo Gaivota. Ele não queria apenas ser mais um em seu bando: ele queria fazer a diferença.

Com sua narrativa simples, o livro mostra a natureza humana, que teme o que não entende e afugenta o que lhe dá medo. É uma obra que nos apresenta o conhecimento colocado em prática, mostrando ser esta a única ferramenta que dispomos para individualmente progredirmos, evoluirmos. Entretanto, este mesmo conhecimento que nos proporciona voos cada vez mais altos, é que nos torna mais sensíveis e nos provoca mais dor, pois ficamos suscetíveis aos frutos das adversidades mundanas, ilusórias e materiais.

FERNÃO CAPELO GAIVOTA é um clássico que nos apresenta uma história comovente de superação e um olhar diferente para a realidade. Apesar de ser uma história extremamente simples e até juvenil, tem profundidade e imenso conteúdo reflexivo. Leitura obrigatória para fãs de clássicos.
sonia 28/10/2013minha estante
Li na adolescência. Não foi tão impactante como Saint-Éxupéry, mas achei muito bom, principalmente quando ele nos explica que as pessoas vivem em mundos diferentes.

Antonio Maluco 26/09/2022

História
O livro conta histórias de um homem que se imagina uma gaivota voando e vivendo no mar e na Terra...

Marin =) 21/11/2021

Meio blééééé
Seria um ótimo livro para pessoas mais velhas que estão com o coração abalado, mas esse não foi o meu caso sabe, eu estava procurando um livro bom para ler, eu acabei ganhando esse livro de presente do meu ex padrasto, foi uma leitura que não me pretendeu nem me deu vontade de ler. Eu demorei oito meses para terminar de ler, o final até que é bem legal .

Júlia 12/04/2024

Fernão Capelo Gaivota
Apesar de não ser recente, o livro consegue ser muito atual e, pela forma da escrita, se torna uma leitura rápida e agradável, mesmo tratando de temas importantes e densos.

Manuela 18/06/2022

Tinha lembranças dessa leitura, ainda na infância. Mas que grata surpresa foi relê-lo, mais madura e com outra visão de mundo.

Não tive como não ler Fernão Capelo Gaivota e não pensar em Deus, em outros mundos, na evolução espiritual que estamos galgando.

"Todo o corpo, de uma ponta de asa a outra, nada mais é que o seu próprio pensamento."

Espiritismo em uma sublime forma literária.
David Premaor 18/06/2022minha estante
Linda obra, repleta de simbolismo e ensinamentos sublimes!

Manuela 18/06/2022minha estante
Concordo plenamente

Tina 12/08/2023

Uma gaivota inconformada
Já dizia Albert Einstein: insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Fernão Capelo é uma gaivota inconformada. Não aceita que sua vida seja destinada apenas a voar distâncias curtas para obter restos de comida dos pesqueiros mais próximos. Ele quer mais. Quer voar, mais rápido, mais alto, por longas distâncias. E ele começa a fazer isso, com determinação, constância e disciplina. Ele começa a buscar resultados diferentes das gaivotas de seu bando. E quando consegue, ele é banido de seu bando por violar as leis das gaivotas: querer ser diferente e utilizar todo seu potencial. Numa história aparentemente simples, mas profunda, aprendemos o verdadeiro significado de liberdade. Todos nós podemos ser aquilo que quisermos! Por que se contentar em ser igual a todo mundo? Um maria-vai-com-as-outras? Um vou-fazer-porque-todos-fazem? É assim que Fernão aprende as mais difíceis acrobacias aeronáuticas que uma gaivota é capaz, e nos ensina que podemos sim ser o que quisermos, alcançando nosso potencial máximo. Leitura rápida e obrigatória para quem busca de destacar da multidão, como a pequenina gaivota que se desviou do bando em busca de uma vida com mais sentido.

Domi Castro 05/07/2020

Ao estilo Khalil Gibran
Leitura fluida, porém sem grandes reviravoltas. Estilo leve e metafórico, sem grandes articulações na narrativa.
Uma leitura rápida, ideal para quem se interessa por leituras como O Profeta e O Pequeno Príncipe.

Elza.Fatima 08/08/2021

Conta a história de Fernão Capelo Gaivota, uma gaivota que sonhava com a liberdade de voar cada vez mais alto .

Livia790 30/04/2021

Leitura rápida mas com tantas mensagens.
Destaco a questão das crenças limitantes.
Porque repetimos algo só porque achamos que é assim que é, ou porque alguém disse que é, ou porque achamos que não somos capazes?
Somos livres!
Adoro os ousados! Os questionadores!

Lilian.Lourdes 09/06/2023

Inesquecível
Reli pela enésiama vez. Lindo!!
Cada página uma lição, é só ler com o coração.
Um dos primeiros livros que li qdo adolescente.

Luciane 10/08/2021

Fernão Capelo Gaivota
Fernão Capelo Gaivota era uma gaivota diferente de seu bando. Enquanto seus companheiros lutavam por migalhas, ele lutava contra seus próprios limites. Ele acreditava que a vida era muito mais que aquilo, e por esse motivo foi expulso do bando. Trata de uma metáfora que nos ensina sobre superar limites, aceitar as diferenças e saber amar e perdoar.

Fabíola 09/08/2017

Fernão Capelo Gaivota
Ontem decidi que iria incluir neste mês uma obra leve, sabe aquela sensação de prazer em algo simples?
Terminei antes de dormir.. e acordei tão bem.
Uma leitura singela, fluída e repleta de ensinamentos. A analogia da humanidade com as gaivotas foi um belo recurso.
O livro nos transmite a ideia primordial de autoconfiança, autoconhecimento, de amor próprio, do perdão, da generosidade, da verdadeira construção de nosso Eu... lembrei muito de uma frase que toca profundamente meu coração: Que buscais? (Jesus).
O escritor sutilmente nos traz para nossa própria capacitação, para compreensão de que aqui e lá não existem...que nós somos seres universais , capazes de ir muito além do que imaginamos...mas falta-nos o esforço, a disciplina, a resposta para pergunta supracitada, que carrego comigo.
Eu não conhecia este livro sem a parte 4, e essa edição já vem com esse acréscimo...que traduz o limiar entre a fé raciocinada e o fanatismo, as observações através dos personagens diferentes, pois cada gaivota tem um nome e um papel, basta observar, a enorme diversidade de nós mesmos.

Recomendo!
Um bom livro para reflexão.

Julio 06/03/2021

Primeiro contato com Richard Bach
Profundo, reflexivo, impactante, poético, necessário... Entre muitos outros elogios que tenho para esse livro.

Para um leitor que não apenas lê mais sim é transportado para história, uma história que crítica fortemente sem criticar, que ensina importantes lições sem ensinar e nos deixa apenas o sentimento do quão deliciosa e marcante foi a leitura.

Uma obra prima, que merece releitura e com certeza despertará novas reflexões e pensamentos.

JonLiberato 27/02/2020

Comovente e profundo
Comovente, esse livro me tocou de uma forma muito especial. Uma história que ultrapassa o tempo e espaço! Tão singelo e carinhoso a forma que este livro mostra a vida, o universo e o infinito. Um livro para você ler com a mente aberta e buscar outros pontos de vistas para as mais diversas interpretações.
Lawolft_ 27/02/2020minha estante
Esse livro é lindo demais!

Paulo 20/09/2020

Simples e direto
Achei um pouco de exagero a quantidade de páginas com desenho. O texto foi bem conciso e direto porém esperava mais mesmo me identificando bastante com a mensagem do livro.