Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Clio0 08/01/2013

A ilimitada busca pelo ser. O livro é isso. Sem limites, sem pretensões.

O autor dá a uma gaivota meia dúzia de características humanas, e depois, gradualmente, as demole uma a uma.

Fernão, o personagem principal, é como uma criança prodígio, não se prende a convenções e mais que tudo, quer liberdade. Mas não simplesmente algo insípido ou caricato, Fernão luta para poder fazer escolhas e aprender.

Embora o seu amor pelo desenvolvimento permeie a obra inteira, não é essa a principal mensagem... Fernão anseia e se sacrifica pelo compartilhamento do conhecimento. Demonstra que quando você está disposto a se livrar de preconceitos e explorar, tudo é possível.
Endi.Nascimento 19/10/2021minha estante
Gostei

ruthknl 06/03/2022minha estante
muito bom, li em 35 minutinhos porém me rendeu uma reflexão de horas ???

Endi.Nascimento 09/03/2022minha estante
Oba já foi para lista

Renato.Antunes 07/04/2022minha estante
Linda análise! Parabéns, e obrigado!

Cinara... 31/03/2021

"Virgílio Gaivota, você tem liberdade de ser você mesmo, seu verdadeiro ser, aqui e agora, e nada pode detê-lo. Esta é a Lei da Grande Gaivota, a Lei que É. "

Richard Bach deve ser o primeiro coach de voo do mundo ? Visionário ele! ?
Se eu fosse uma gaivota veria com outros olhos o livro. ? Quantas lições de voo!
Pra mim é auto ajuda, pra quem gosta do gênero o livro é bonzinho!

Pablo 23/05/2011

Simples, cativante... mt bonito!

é um livro q dá pra ler em uma tarde... mas tem tantas mensagens boas q é melhor ler em muitas tardes! =)
Su 06/04/2014minha estante
excelente comentário!!

Moraes 27/03/2021minha estante
Curto e profundo

Diego 06/11/2022

Primórdios da autoajuda
Primeiro texto de auto-ajuda que li em minha vida, há uns quarenta anos.
Um livro leve, sobre superar limites, esforço pessoal e até sobre a morte.
Leitura muito rápida.

@jaquepoesia 02/02/2022

O livro conta a história de Fernão, uma gaivota que deseja voar da maneira mais sublime e perfeita possível. Fascinado por acrobacias enquanto todo Bando apenas voa de maneira sempre igual afim de buscar alimento, Fernão acaba entrando em desacordo com a gaivota líder e seus demais companheiros. E ao a ser banido  do grupo, passa  a viver só, mais livre das normas
que regiam a maioria, e é então que Fernão percebe que a vida é mais do que obedecer a regras, e nos inspira a buscar por voos mais altos.

Parte I
Onde Fernão ainda é jovem e se encontrada demasiadamente frustrado com o materialismo e o significado da conformidade e da limitação da vida de uma gaivota.
E através de voos ousados ele acaba por perceber que tudo pode ser diferente, e é assim que entra em desacordo com os demais .Se depara com duas radiantes gaivotas que lhe explicam que ele já aprendeu muito e agora elas estão lá para ensinar-lhe mais e então passa a segui-las.
Parte II
Na segunda parte, Fernão descobre um outro grupo, onde todas as gaivotas desfrutam da paixão pelo voo. E lá passa a treinar com afinco considerando sagrado os ensinamentos que lhe passados ( uma espécie de alusão a relação entre homem e Deus).
Parte III
Aqui Fernão entende que o espírito não pode ser verdadeiramente livre sem a capacidade de perdoar e o caminho do progresso passa pela capacidade de tornar-se um professor, repassando tudo que lhe fora ensinado. Ele então retorna ao antigo bando afim de compartilhar suas ideias, mas para isso precisa obter o perdão deles.

Segue aqui algumas das grandes frases inspiradoras do livro :

“Quase todos nós percorremos um longo caminho. Fomos de um mundo para o outro, que era praticamente igual ao primeiro, esquecendo logo de onde viéramos, não nos preocupando para onde íamos, vivendo o momento presente.”

''Talvez o segredo do vôo seja manter as asas imóveis.''

''Amar é doar-se.''

''Estamos sempre partindo. Estamos sempre dizendo adeus.''

''Quebre as correntes de seu pensamento e também irás quebrar as correntes do teu corpo.''

“Escolheremos o nosso próximo mundo através daquilo que aprendermos neste. Não aprender nada significa que o próximo mundo será igual a este, com as mesmas limitações e pesos de chumbo a vencer.”

''Como a página que anseia pela palavra que fala daquilo que é eterno.''

''Aprenderás que a vida é o desconhecido e o que não pode ser conhecido!''

''Viemos ao mundo para sobreviver como pudermos, e enquanto pudermos.''

''Eu sei o que significa falar, sentir, e nunca ser ouvido.''

“Mil vidas, Fernão, dez mil! E depois mais cem vidas [temos que passar] até começarmos a aprender que há uma coisa chamada perfeição, e ainda outras cem para nos convencermos de que o nosso objetivo na vida é encontrar essa perfeição e levá-la ao extremo.”

“O preço de ser incompreendido. Ser classificado de diabo ou de deus.”

''Talvez você encontre algo que fará ainda mais sentido para si do que voar sem limites.''

''Ainda preciso praticar suavidade e paciência.''

''Todos podem aprender, quando quisermos aprender.''

“Não creia no que os seus olhos lhe dizem. Tudo o que mostram é limitação. Olhe com o entendimento.”

“Tem alguma ideia de por quantas vidas tivemos que passar até chegarmos a ter a primeira intuição de que há na vida algo mais do que comer, ou lutar, ou ter uma posição importante dentro do bando?”

''Voar rápido como o pensamento, a qualquer lugar do agora, do que foi ou que será você começa compreendendo que você já chegou.''

''Sou uma perfeita expressão da liberdade, aqui e agora.''

''É importante dar o que encontrou, como um presente, a quem quer que o aceite.''

''A liberdade é a essência de todo ser.''

''A única Lei verdadeira é a que nos liberta!''

''Cada um de nós encontra e segue o que mais amamos fazer, não importa o que outros pensem.''

'' Fazer o que amamos  nos leva automaticamente a descobrir mais sobre quem realmente somos.''

Luana1182 11/04/2023

Maravilhoso
Li no clube de leitura da escola (sou monitora de leitura) li ele três vezes pois eram 3 turmas e nas 3 vezes amei a experiência

Clari.Monise 29/07/2020

Fofo
Um livro fofo que fala sobre ser quem vc é, sobre liberdade e sobre vc fazer oq acredita.
a.jeffers 29/07/2020minha estante
Gostaria de apresentar a você os negócios mais lucrativos que lhe permitirão ganhar consistência diariamente

Onde você pode ganhar mais de US $ 5000 em apenas 5 dias de negociação com a empresa.

Aqui está o plano de investimento da empresa e o lucro possível que você obtém em apenas 5 dias de negociação conosco ????

Você pode começar com US $ 150 e ganhar até US $ 2000 em apenas 5 dias do seu comércio, e pode retirar seu lucro instantaneamente

Vou lhe dizer como começar, mas gostaria de saber se você está interessado, por isso vou orientá-lo sobre como começar e ser pago!

13marcioricardo 16/11/2023

Seja livre.
Meio literatura, meio autoajuda, mas acabou por se salvar por suas bicadas ao mundo em que vivemos, onde os governos em concluio com instituições supersticiosas nos cerceam a liberdade. O autor fez muito bem em adicionar a quarta parte. Se vale a pena ? Acho que sim.
Carolina.Gomes 17/11/2023minha estante
Eu li há muitos anos. Acho q estava na moda. Achei bonito.

Mayara 14/07/2021

Lindo!
Um livro que te mostra uma experiência incrível e uma reflexão sobre sua vida!

Após a leitura, procurei vídeos e descobri que existe nas edições mais novas a Quarta Parte do livro. Em que o autor achou desnecessário incluí-la no livro nos anos 70.

Fiquei curiosa!

Bella Corradi 21/07/2021

Profundo
Livro fácil de ler, gostosinho, cheio de lições e interessante. Aos olhos desatentos pode parecer um livro ?bobinho?, mas vale as reflexões.

João 30/08/2023

Fernão Capelo Gaivota
"Refleti mais uma vez sobre a voz dele, o último capítulo. Estaríamos nós, gaivotas, assistindo ao final da liberdade em nosso mundo?"
Embora os personagens sejam gaivotas, o livro aborda, na verdade, aspectos de nossa própria existência! Ele apresenta vários momentos filosóficos e acabei realmente apreciando a leitura (apesar de não ser meu estilo de livro favorito).
erika 02/09/2023minha estante
Está na minha lista.

Dudha.Ribis 25/12/2021

Oque eu achei
Que livro lindo? reflete a realidade das coisas, aprender, não ter medo de tentar, a gente so sabe se a gente mostrar que sabe? obrigado vô que livro incrível

Ivina Maria 07/05/2023

Li esse negócio no círculo de leitura da escola e não entendi nada (mas ta valendo??????????????????

dani2vi 14/04/2024

Inspirador
Foi uma leitura bastante razoável e li quando precisei desopilar da escola. Achei inspiradora e a mensagem que ele quis repassar acho que preciso de mais uma leitura para entender tudo. Gostei bastante

Gabryelle2 07/01/2024

Pense num livro perfeito....agora junte todas as suas lágrimas...agora sorria e sinta a verdade desse raio de sol
Nickie Dias 07/01/2024minha estante
O que é perfeito vale a pena! Vou ler!

Gabryelle2 07/01/2024minha estante
Depois me conta oq achou!!!

Lidia100 07/01/2024minha estante
E delicado, não é?