A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Mari Siqueira 14/04/2021

Clássico da literatura mundial, A Arte da Guerra traz um conjunto de estratégias militares escritas há mais de dois mil anos pelo general Sun Tzu. Seus ensinamentos sobre como liderar um exército em busca da vitória o tornaram uma referência em estratégia e desenvolvimento pessoal e foram incorporados ao mundo dos negócios.

Em treze capítulos curtos e objetivos, Sun Tzu explica como a astúcia pode ser tão ou mais importante que a força perante a guerra. O sucesso não é combater e vencer, mas sim, vencer sem nem precisar entrar de combate. Em uma época marcada por conflitos e batalhas, as palavras de Sun Tzu foram definitivas para uma visão holística dos confrontos, enxergando a guerra como algo muito mais complexo.

Entre seus ensinamentos está a célebre frase "Conhece-te a ti mesmo e ao teu inimigo e em cem batalhas nunca correrá perigo". É interessante ver o poder das sábias palavras do general em aplicação hoje em um cenário completamente diferente e, ainda assim, tão sensatas. À luz dos tempos modernos e dos conflitos que enfrentamos, ver tudo sobre uma perspectiva mais ampla e ter conhecimento daquilo que se confronta é essencial.

Essa edição linda de colecionador da editora Buzz é, sem dúvidas, a mais bonita que eu já vi. Em um trabalho editorial impecável, as táticas de Sun Tzu que originalmente foram escritas em tábuas de madeira, são honradas e reverenciadas. Entender todas as variantes é prever o resultado da guerra, isso serve para todas as batalhas que você venha a encontrar. Que você não encontre duras lutas em seu caminho, mas se encontrar, lembre-se que sobreviver é arte.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Nath 14/04/2021

Péssima edição
Não comprem a edição trilíngue em nenhuma hipótese, cheia de erros e frases sem sentido, certamente não houve uma correção da edição, não vale nem 5 reais em um sebo, arrependimento maior que esse não tenho.

Janaina.Vidal 12/04/2021

Lições úteis
Meu primeiro áudiobook... A princípio, achei estranho ter alguém narrando o livro para mim. Mas, passado os minutos, conseguir me adequar. O livro é basicamente um manual para a guerra. Alguns ensinamentos são bem apropriados para nossas "batalhas" diárias. Um ponto muito bom do áudiobook é que, você pode o fazer junto com outra tarefa do dia a dia, tornando eficiente o uso do tempo. O ponto negativo é que, se você estiver ouvindo e limpando a casa por exemplo, fica um pouco complicado você anotar alguns pontos importantes do livro rsrsrs
Lalá 13/04/2021minha estante
Não consigo me concentrar com audiobooks, eu viajo e me perco ?

Janaina.Vidal 13/04/2021minha estante
Realmente precisa de um tempo para se concentrar rsrsrs

Kassia.Ferreira 10/04/2021

Embora antigo, atual.
O que mais chama a atenção em "A arte da guerra" é o fato de que as características descritas pelo autor como sendo essenciais para um bom comandante e a interação entre comandante e soberano são atuais, mesmo sendo escritas em cenário e contexto histórico totalmente diversos dos dias hordienos. Em alguns trechos parece que o livro foi escrito ontem.

Caren Gabriele 10/04/2021

Breve comentário
Senti como se estivesse lendo o pai dos autoajuda. Talvez por conta da idade da obra, enquanto ouvia o audiobook, parecia que estava ouvindo mais do mesmo que se repete por ai na boca dos mais diferentes coachs. Tirando isso, as estratégias militares orientais são apenas descrições bárbaras de guerra que valorizam o perfil insensível e inescrupuloso afim de conquistar seus objetivos.

tatá 09/04/2021

Já haviam me indicado esse livro muitas vezes e, pra ser bem sincera, durante muitos anos eu fiquei com muita preguiça de ler principalmente pelo fato de ser um livro com o tema voltado para táticas de guerra, etc. E, apesar de acreditar que esse livro seja talvez um dos livros essenciais para todo leitor, acho que fiz a leitura no momento certo. Aprendi tanto que não posso ousar dizer que absorvi tudo de primeira, mesmo hoje, depois de ter terminado esse livro há um tempinho, ainda sigo mastigando todas as dicas e estratégias que o autor expôs para nós. É engraçado pensar que ele não expõe só "movimentos" que devem ser feitos em tempos de guerra, mas cosmovisões que devemos ter nesses momentos. Magnífico e atemporal!

Thai 07/04/2021

Princípios que podem ser aplicados na guerra e em diversas áreas da vida. Leitura fácil e reflexiva!

Vinícius 06/04/2021

Opinião
A ideia do livro parece ser interessante, porém, essa edição é ruim. Sintetizaram demais o tema e, por isso, perdeu-se muito conteúdo.

@carlazambot 06/04/2021

Um livro necessário para todos
A arte da guerra é basicamente um livro de estratégias para se preparar ou como atuar em uma guerra (avá kkkk). Mas na real, o livro vai bem além disso e pode gerar várias interpretações, podemos aplicar alguns ensinamentos no nosso estudo, no nosso trabalho e até mesmo na nossa vida pessoal, em nossos sentimentos. O importante aqui é se conhecer e conhecer seu inimigo (que pode muitas vezes ser você mesmo) e trabalhar nisso para alcançar a vitória.

Luis.Felipe 05/04/2021

A arte da guerra, também estuda a paz! ??
É um livro de época. SIM!
Mas com toda certeza não torna inválida sua leitura atual, afinal, nenhuma leitura é inválida.

Recomendo este livro a todos os que buscam se conhecer melhor, pois na arte da guerra, também encontramos o caminho para a paz.

Felipe.Moreira 04/04/2021

Acho que é um livro necessário para as pessoas
Li ele bem rápido, mas é uma leitura bastante enriquecedora, fala sobre um assunto (guerra), mas tem aplicações para vários outros, por isso que é tão conhecido, mesmo sendo muito antigo.

Duda 04/04/2021

A arte da Guerra
Neste livro recebemos vários ensinamentos, percebemos que não somente da briga que se faz a guerra mas também de estratégias e análises, temos que esperar e analisar todos os ambientes, tanto o que nos encontramos quanto o que o adversário se encontra.

Mari 04/04/2021

Não tinha lido por pura preguiça, mas essa edição é linda! As letras em alguns momentos são um pouco cansativas, mas o conteúdo é muito bom!

Belinha 03/04/2021

Ame ou odeie
Como eu vi muitas resenhas de elogios à obra, cheguei a conclusão que a arte da guerra faz parte do grupo "ame ou odeie".
O livro começa até bem, a linguagem simples, clara e direta o faz ser fluido. É uma leitura para guerreiros e líderes guerreiros, então, não se engane achando que vai ter mil lições pra se tirar dele. Alguns conselhos servem para líderes e administradores, só alguns.
Se você for militar ou de qualquer ordem do tipo, é uma leitura super valida, fora esse grupo, não recomendo.
A minha experiência foi de uma leitura muito chata e, inclusive, eu gostei mais do segundo epílogo que do próprio livro (Essa edição possui dois epílogos).

Heloisa.Alexandre 01/04/2021

Muitos ensinamentos
? ? suprem? ?rte d? guerr? é derrot?r o inimigo sem lut?r ?

? Esse livro, apesar de curto passa muito bem vários ensinamentos, não só para quem é militar, em específico general, mas como também, pessoas comuns como nós.

? Essa história escrita a mais de 2.500 anos é atemporal, com ensinamentos que podem ser aplicados nos nossos dias atuais. É incrível ver como o Sun Tzu foi um homem extremamente inteligente!

? Eu fiquei encantada com os ensinamentos! Inclusive se você é escritor, que vai descrever cenas de batalhas e lutas, super recomendo esse livro!

? É bem rápido de ler, em um dia! Eu gostei muito!