A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Anne.Chaves 08/01/2024

Trata-se de um manual para generais, com treze lições de estratégia e guerra.
Não sei ao certo o que levou minha curiosidade de ler esse livro, se foi a trilogia de The Poppy War que eu li em 2022 (que é um livro com bastante estratégia de guerra). Ou se foi no meu processo de escrita, onde senti a necessidade de estudar mais sobre conflitos e estratégias.
É um livro curto, e como o próprio tradutor pontuou, um pouco repetitivo, porém acho que é uma leitura válida para todos aqueles aspirantes a escrita, que curtem escrever fantasia com guerras e política.
Quanto a quem lê com a crença de poder usar isso no dia a dia, eu já não sei.
Enfim, recomendo como estudo, mesmo que para entender melhor aquele livro de guerra/fantasia que você gosta, ou para escrever o seu!

Miranda_Vance 07/01/2024

A bíblia do mundo militar
O que mais me surpreendeu nesse livro foi a linguagem. É absolutamente militarizada e longe de ser arrastada.
É um livro para líderes. Inspirador, motivante e, mesmo milênios depois, atual em um trecho ou outro.
Recomendo pra quem gosta de ler fantasia, pra quem está se desenvolvendo no mercado de trabalho e para os curiosos que, assim como eu, se interessam por um clássico de vez em quando.

Silvana291 06/01/2024

Esse livro trás ensinamento e lições pra se usar em todas as áreas da vida!!
Nos mostra que devemos não apenas acreditar ,mas tbm a agir , ensina como persuadir para uma boa liderança ,livro curto e de simples leitura !

Duda Servello 05/01/2024

Um livro verdadeiramente inteligênte.
A Arte da Guerra é um livro relativamente curto que retrata estratégias em relação a como ser um bom líder, liderar seus soldados e lidar com seus inimigos; é certo de que foi um livro sobejamente importante principalmente na China durante o fim do período das Primaveras e Outonos, visto que originalmente era um tratado militar.
O autor, exímio Sun Tzu, soube muito bem como articular palavras da melhor maneira possível e deixar o livro extremamente chamativo. Todavia, não consegui me envolver genuinamente, visto que não encontrei uma aplicação muito efetiva em meus dias e que, com toda certeza, não tenho a pretensão de planejar uma guerra ao longo dos próximos anos.
Brincadeiras a parte e concluindo, embora tenha sido um livro treês estrelas na minha experiência, o escritor soube desenvolver muito bem o que planejava com o texto e, pessoalmente, eu o recomendaria para todos, pois mesmo que não tenha tanta aplicação nos dias atuais, são informações realmente muito interessantes de se ter anexadas na memória.

Sthefanie 05/01/2024

Um tutorial
Li esse livro por causa da Rory Gilmore e não gostei muito, não sabia nada sobre pois não tinha pesquisado nem lido a sinopse antes de ler. No início criei uma expectativa de que a guerra fosse uma metáfora para alguma coisa e fiquei a leitura toda procurando um significado escondido mas no fim é apenas um tutorial sobre a guerra e acaba que esse conhecimento não me interessa muito kkkk

Rebssss 04/01/2024

To pronta para liderar um exército ???
Não foi um livro que me chamou atenção, não conseguiu me prender, não achei interessante? acho que eu esperava algo mais metafórico, mais estruturado, mas são basicamente frases instrutivas, um conjunto de frases de efeito, mas acho que a intenção era essa visto que o objetivo é instruir um bom líder de guerra.
não é meu estilo de livro, mas foi uma leitura rapidinha, só não abandonei porque 160 páginas dá pra ler em 2 dias.

Monblanc.Stella 04/01/2024

Sutil Auto-ajuda, se você quiser
Trata-se de um livro sobre escritos militares clássicos/milenares da China, portanto possui esse contexto inicial. No entanto a maneira como esses escritos chegam as prateleiras tem um rosto diferente, nos paratextos do livro, ele é indicado para resolução de conflitos do cotidiano sendo "útil para qualquer leitor" ou seja o famoso "auto-ajuda", mesmo que muitas pessoas digam que não é, e têm razão, ao mesmo tempo a forma como essa literatura foi comercializada é. Mas isso não tira o mérito de que existam mensagens interessantes e valiosas no livro; a leitura é bem rápida pois está tudo pontuado em tópicos e são poucas páginas, mas em minha experiência não achei nada grandioso ou surpreendente, porém ainda é uma literatura legal para ter na bagagem.

Rodrigo1185 04/01/2024

Hype demais para nada
Achei bem na média, não merece nem metade do hype que tem, leitura rápida e com alguns pontos interessantes.

JosA.Wiltom 03/01/2024

A arte da guerra
Mas que um livro! Uma inspiração para qualquer tropa de guerra ou até mesmo, para leis da vida cotidiana. Susuki era um grande visionário! Um verdadeiro gênio da guerra, que adquiriu vasta experiência no campo de batalha.
Sobre Susuki, muito de seus ensinamentos tem falas do confucionismo interligado.
A obra em se, até hj e uma referência pra estratégia militares e filmes e animes de ações. Se vc prestar atenção, vários dessas possibilidades de guerra e bem visível por exemplo no anime e mangá! "Kingdom" que representa a época dos estados combatentes. Qi, Qin, Wei, zhou, chu, Han. etc.
E muito bom conhecer mais sobre um autor que teve um enorme impacto no mundo, e ao mesmo tempo, é bastante desconhecido, no meio dos anais da vida. Principalmente sobre os seus próprios registro, da época em que viveu.

Dolble 03/01/2024

O Budismo Venceu
Acho que agora sou um guerreiro chinês careca e poderoso. aoaiskkwkskskakakkakakqkaksmwmakamaomwkamsm

Predo21 03/01/2024

De fato é arte
O que eu usei dos ensinamentos desse livro pra fazer cenas de RPG e criar personagens bons não tá escrito. Praticamente uma aula pra quem curte escrever e aprender sobre guerras.

Tatá 01/01/2024

"O general que perde a batalha faz apenas poucos cálculos de antemão. Assim, muitos cálculos levam à vitória e poucos cálculos, à derrota."

Uma leitura fácil é rápida que pode ser adaptada e aplicada no nosso dia a dia

Iza 31/12/2023

Bom.................
"A invencibilidade está na defesa; a vulnerabilidade, no ataque. "

A tradução feita por André Bueno da famosa obra de Sunzi Bingfa, é um livro para ser deixado ao lado da cama, para suas ideias serem consultadas sempre que achar necessário. São lições valiosas, parecem ilusórias no primeiro momento, mas são muito versáteis ao se analisar atentamente.

Lyvia 31/12/2023

Livro com ensinamentos de guerra aplicáveis na vida cotidiana em todas em suas esferas. Extremamente atemporal, com uma filosofia muito acessível de entendimento mesmo com a riqueza de conteúdo

Déh 31/12/2023

Todos deveriam ler
Um livro pra ler em um dia, mas com ensinamentos que podem ser aplicados pelo resto da vida e em diversas situações do nosso dia a dia.