Introdução e boas práticas em UX Design

Introdução e boas práticas em UX Design Fabricio Teixeira

Resenhas - Introdução e boas práticas em UX Design

Murilo 29/07/2014

Direto ao ponto
Comprei o livro por curiosidade, também por acompanhar e gostar dos posts do Fabricio no blog. Recomendo muito a leitura para quem está começando na área ou quem tem pouca experiência, os exemplos são muito bons e analisados diretamente ao ponto. O livro possui muitas referências e um direcionamento prático. Lembre-se que essa não deve ser sua única leitura relacionada a UX, este livro não terá todas as respostas, nem sintetiza todo conhecimento relacionado, porém é um excelente apoio para você continuar estudando.

Dani 21/12/2014

Muito interessante e fácil de entender
De forma clara e objetiva, eu diria que o profissional da área UX Design, fica responsável pelas estratégias muito bem elaboradas que tornarão positiva a experiência do usuário sobre um produto.Isso significa que a funcionalidade de um site, por exemplo, deve ser feita de modo que o usuário tenha facilidade em usar o produto e se sinta atraído a continuar usando posteriormente.

O interessante é que um UX Designer, procura entender o que pensam os usuários para que as necessidades destes sejam supridas no momento do desenvolvimento do produto, o que traz como vantagem a uma empresa/cliente grande lucro, pelo aumento de acessos que terá seu aplicativo por exemplo.

Tudo isso é muito bem explicado no livro, que aliás devo admitir que o autor conseguiu fazer, de forma admirável, com que o assunto aparentemente complexo, se tornasse simples e fácil de entender.

O único porém, mas que não tem nada a ver com o autor ou assunto, são os erros de ortografia cometidos pela editora. É incrível como ela persistia em separar as vogais das consoantes quando uma palavra não podia ser escrita por completa na mesma linha, como por exemplo, exper-iência na página 97. Eu juro que eu poderia ignorar, se não fosse o fato que esse tipo de erro apareceu repetidas vezes até o fim do livro.

Enfim, como eu disse, nada que interfira na qualidade do conteúdo. Continuará sendo para alguns leitores, uma noção interessante sobre UX Design e para outros inclusive, o ponto de partida para seguir carreira.

Nathane 18/04/2021

Muito prático
Um livro para se ter sempre por perto. Para quem está começando a estudar sobre UX é uma excelente opção

imfelipearaujo 27/02/2024

Ótimo livro para quem quer iniciar com UI/UX Design, como é mencionado no próprio livro o autor não se aprofunda em alguns temas mas te dá o caminho caso você queira pesquisar mais.

Guilherme 28/06/2015

Foco e objetividade para quem quer aprender UX.
Sempre fui fascinado por esta área, desde que fiz a disciplina de IHC (interação humano computador) na universidade. Busquei este livro pela confiança nos materiais de qualidade que a editora fornece e posso dizer que este é um ótimo "manual" para quem está começando ou que já trabalha na área. Utilizei aspas, pois ele não tem todas as respostas e nem sempre é uma questão do certo e errado, mas faz análises das questões trabalhadas e que benefícios são oferecidos aos usuários.
É uma leitura rápida, sem muitas complicações e objetiva. Através do livro reforcei meus conhecimentos e aprendi coisas novas que poderei aplicar em meus futuros trabalhos.
Recomendo a todos que gostam de design, usabilidade e tudo que está envolvido neste meio.

Lucas1429 24/06/2022

Ótimo livro, até diria livro introdutório, mas ele vai além da introdução, da um panorama detalhado sobre várias etapas, funções, métodos, etc. Conteúdo muito bem apresentado, escrita muito fluida, várias fontes e referências ao decorrer de todo o livro, gostei muito.

Se você tem interesse pela área, recomendo.

_vivics 04/04/2023

Objetividade e simplicidade
Livro introdutório de um autor brasileiro referência na área, que realmente foca em experiência do usuário!

Fiquei feliz com essa leitura porque foi muito fluida e apresenta as principais informações sobre o tema de forma bem completa, apesar dos capítulos curtos. A simplicidade dele, focando nos aspectos mais essenciais, me ganhou muito e adoraria ler uma versão atualizada! Por mais que o livro tenha sido escrito há uns 10 anos, os princípios dos aprendizados continuam os mesmos.

Leitura rápida e obrigatória pra quem é de produto :)

Vorspier 02/06/2018

O básico que você precisa saber sobre UX Design
De forma simples e rápida, Fabrício Teixeira explica o que é o UX Design e de que forma ele pode ajudar empresas e profissionais a melhorarem a experiência do usuário em relação a sites, aplicativos e produtos digitais.
Como o próprio título indica, este livro da Casa do Código serve como uma introdução ao mundo do UX, podendo frustrar aqueles que já possuem conhecimento intermediário
ou avançado no assunto. Para os que estão entrando nesse universo, ele dá uma pincelada nas práticas abordadas pelos UX Designers, profissionais que estão sendo requisitados em startups e empresas interessadas em melhorar a usabilidade de seus produtos.

Tiago 03/04/2019

Glossário
O livro é bacana e tem mais a função de um glossário sobre os significados de cada termo comum em UX do que ensinar de fato o básico.

Infelizmente peca pela falta de exemplos, exemplos mais ricos e detalhados e em alguns casos, dá exemplos em "miniatura", com screen shots pequenas e ilegíveis.

Bem simples e básico.

Luana 06/11/2022

Um ótimo começo no mundo do UX
Esse foi o meu primeiro livro da área de UX Designer. Recomendo a todos os iniciantes da área ou profissionais de outras áreas (como os desenvolvedores) que querem aprender a base de UX Design.
No livro você vai encontrar algumas dicas de usabilidade, o que são microinterações e microtextos, como construir uma biblioteca de padrões e uma pincelada sobre testes com usuários. Uma coisa que preciso deixar claro aqui é a questão dos exemplos. Todos eles são muito bons para você entender o que o autor está querendo explicar, mas muitos deles estão desatualizados. Em outras palavras, só pelos exemplos do livro, você consegue perceber que a obra foi produzida na década de 2010. Novamente, não atrapalha em nada esse fato, já que os exemplos são ótimos para você entender a explicação. Mas, eu senti falta de exemplos com interfaces mais recentes.
Outra questão é que, no final do livro, o autor dá algumas dicas para quem quer seguir a área de UX. Na hora de recomendar os grupos onde postam vagas de UX. Ele recomenda o LinkedIn e o Facebook, mas essa última rede social já está bem em desuso por algumas pessoas. Vejam bem, não acho que o autor deveria retirar as recomendações dos grupos de Facebook, mas ele poderia incluir opções mais recentes em novas versões, como por exemplo, hoje em dia existe vários grupos do Telegram com essa funcionalidade também.

Tirando esses pequenos detalhes, acredito que o livro é ótimo para quem quer ter um panorama geral da área.
Bianca1438 11/11/2022minha estante
Eu tô só vendo vc lendo outro livro de Design na aula de Celia. TU NUM INVENTE DE ABANDONAR A GENTE N LUANAAAA

Migueleituras 16/08/2023

Um livro interessantíssimo, simples e repleto de boas práticas no UX Design. Traz de forma resumida e clara muito conceitos importantes da área.

Caroliineavlis 23/01/2024

A livro cumpre muito o que promete
É uma introdução super simples e descomplicada do que é UX. A linguagem é simples e os termos técnicos são facilmente compreendidos durante a leitura.
Além disso, a parte final é cheia de dicas valiosas para quem quer começar de fato na área. Infelizmente, por ser um livro antigo, os links não estão mais ativos.