Confesso que Vivi: Uma Lição de Vida

Confesso que Vivi: Uma Lição de Vida Pe. Paulo Roberto

Resenhas - Confesso que Vivi: Uma Lição de Vida

><'',º> 05/01/2016

"O livro ‘Confesso que Vivi’ é uma forma de resgatar minha história e assim incentivar outros amapaenses a escrever a sua. Os fatos dessa obra são inspirados nas minhas memórias e refletem tudo o que vivi e aprendi na vida”

Padre Paulo

z..... 07/07/2014

Padre Paulo relata sua história desde a chegada dos pais em Macapá como migrantes ribeirinhos da região de ilhas do Pará. Esse contexto é semelhante ao de muitos em Macapá, o que valoriza ainda mais o trabalho social que viria a exercer em seu ministério, surgido na determinação de um amapaense comum, mas diferenciado em suas ações.

A visão da cidade de outros tempos é algo que sempre desperta minha atenção e o autor tem uma linguagem fluente e atrativa nisso.
A obra é autobiográfica e, evidentemente, aferindo as impressões do autor, o que há de se respeitar, mas como leitor, democraticamente, gostaria de colocar que não concordo com a referência a determinada denominação evangélica com termos como lavagem cerebral ou abandono da verdadeira fé. Superando-se isso e tratando do que é mais importante, conhecemos uma história valorosa e exemplar de assistência a pacientes com câncer no Amapá, através da visão humanitária de padre Paulo.

As experiências mostram inconformismo com o cotidiano triste e revoltante, como a violência e morte banal em Laranjal do Jari, e o abandono na realidade sofrida de pacientes com câncer.

A história da fundação do Instituto do Câncer Joel Magalhães começa a ser contado pelos relatos de pacientes, em uma série de textos apresentando suas carências e busca de apoio (exercido até então de maneira informal pelo padre). Textos tristes, esperançosos e dramáticos de mulheres, jovens, anciãos, amigos, parentes... Em razão disso foi nascendo o IJOMA.
Destaque também para capítulo elucidativo sobre o nome do instituto, com a história do jovem Joel.

O instituto foi oficialmente fundado em 21/04/2010 com a missão de educar para a vida, prevenir, detectar precocemente, divulgar informações e oferecer suporte a pacientes com todo tipo de câncer no Amapá, contando com trabalho voluntário e vários programas educacionais.

É uma obra edificante que fala de esperança e esforço em prol da vida, como nas conhecidas frases do padre: "quem tem câncer tem pressa" e "100% de esforço onde houver 1% de chance".

Conheça mais do IJOMA em:

site: www.ijoma.com.br