Cinco Mulheres

Cinco Mulheres Machado de Assis

Resenhas - Cinco Mulheres

Kele 24/04/2024

Machado nunca decepciona
Que delícia de conto, super rápido de ler e mesmo assim é o suficiente pra querer mais, para querer conhecer a fundo as histórias dessas mulheres.

dara.marcela 21/04/2024

Para passar o tempo
Esse livro traz 5 contos sobre 5 mulheres diferentes. E apesar da escrita bastante formal (devido ao tempo/espaço do lançamento) acho que é uma ótima maneira para quem quer começar a se debruçar sobre as obras de Machado de Assis.

É uma leitura rápida e interessante!

Eu sempre fico impressionada com a maneira como ele consegue conectar o leitor com as narrativas escritas.

Diana 19/04/2024

Machado de Assis retrata cotidiano da época com humor brutal em Cinco Mulheres
Cinco mulheres é uma coletânea de contos para quem deseja conhecer Machado de Assis, mas ainda tem medo de entrar em uma narrativa mais densa como Dom Casmurro.

São mulheres do seu tempo, quando morrer de amor era realmente algo considerado real. As personagens são simples sob um olhar contemporâneo, mas o humor ácido de Machado de Assis vale cada linha.

Ele quebra a quarta parede ao conversar diretamente como leitor e arranca risos com seus finais abruptos e banais. Se o amor podia matar um apaixonado, a própria superficialidade de algo assim não passa despercebida pelo autor. Ah, Machado de Assis!

Mariana.Ramos 14/04/2024

Cinco mulheres
" Sufoque o que sente, esqueça um sonho impossível e não vá adoecer por um sentimento sem esperança."
" Onde um não ia, não ia o outro. Para quê se a felicidade deles residia em estarem juntos, viverem dos olhos um do outro, fora do mundo e dos seus vãos prazeres?"

Géss 13/04/2024

É fascinante como Machado de Assis tem o dom de nos prender com sua escrita, terminei os contos e fiquei com vontade de mais! Amei a forma como ela conversa com o leitor ao longo das histórias, isso aumentou a minha imersão nas histórias.

Gabi 06/04/2024

Resenha 3/100 - 2024
“Cinco Mulheres” foi publicado em 1865 e conta, em narrativas curtas, as histórias de Marcelina, Antônia, Carolina, Carlota e Hortênsia. Cada uma delas passa por um momento específico de sua vida, de modo que são retratadas as dificuldades sofridas pelas mulheres na época. Assim, embora sejam cinco histórias diferentes, todas elas têm algo em comum, que o leitor consegue identificar enquanto se deleita com a obra.

É um livro breve, com cinco contos bem curtos, mas que prendem o leitor e ele não consegue deixar de ler sobre cada uma das mulheres, pois a leitura também carrega vários acontecimentos inesperados. Um ponto positivo é que a linguagem é mais simples em comparação a outras obras do autor, como “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, logo, trata-se de um livro que pode introduzir o leitor à literatura de Machado de Assis.

Além disso, apesar de contar histórias das mulheres no contexto do século XIX, a leitora atual também consegue se identificar com as personagens, já que há conflitos na trama que perpassam o período. No entanto, como as personagens são bastante comuns e alguns enredos bem corriqueiros, elas se tornam esquecíveis com o tempo, pois não realizam feitos memoráveis e passíveis de grande admiração. Considerando esses aspectos, a nota que dei para a obra foi quatro estrelas.

gan_nathalia 01/04/2024

Ótimos contos
Mesmo com um vocabulário mais formal o livro é agradável de ler. Contém 5 contos sobre 5 mulheres que de certa forma, sofrem de amor. Meus favoritos foram o 1 e o último.

httpedrosz 29/03/2024

Não sei qual título dar... ?
Eu não sei o que pensar sobre esse livro além de "ok, e?"
Eu acabei ouvindo o audibook dele, que por sua vez tem uma narração boa e limpa. O livro em si ele não tem muito conteúdo, são alguns contos, diferentes entre si, que servem apenas para entretenimento.
Esses contos todos tem início, meio mas não tem um fim. Eles acabam em aberto, e por se tratar de assuntos tão comuns como amores e paixões, acabam sendo muito básicos.
Acredito ter sido a única experiência negative que tive com um livro do Machado de Assis.

editado**

Nathalia1007 29/03/2024

Leitura rápida e gostosa de se fazer, nem sente passar o tempo. Um excelente livro para aqueles que querem começar ou retornar com o hábito da leitura por ser curto. Você sente cada aflição das mulheres, livro muito bom.

couto 24/03/2024

É sempre bom ler Assis.
Através de suas histórias, Machado explora temas como amor, poder, traição e ambição, revelando nuances da condição feminina na sociedade brasileira do século XIX. Com sua prosa irônica e perspicaz, o autor oferece insights profundos sobre as complexidades das relações humanas e as nuances do comportamento feminino em diferentes contextos sociais.

Luis.Henrique 23/03/2024

A genialidade de Machado de Assis surpreende com este pequeno caleidoscópio formado pela vida e história independentes destas cinco mulheres. Mesmo nessas histórias curtas, as características geniais de nosso grande escritor estão presentes.

Bia Franzoi 09/03/2024

Leitura rápida
O livro é curto, ouvi pela Audible.

Não há muito aprofundamento nas histórias, mas, mesmo assim, podemos ter uma ideia do que acontecia nas vidas das mulheres até pouco tempo atrás.

É uma leitura interessante.

Alessandra.Adams 02/03/2024

Mesmo sendo um livro bem curto, as histórias de cada uma das mulhereres foram bem completas, ficando bem claro quais eram suas angústias e realidades da época.

Lora Pontes 22/02/2024

Cinco mulheres.... Cinco história
E nenhuma com desenrolar feliz....muito menos o final feliz....rsrsrs
Mas a escrita, maravilhosa, como sempre!!!
Ainda bem que são poucas páginas.

Mari 22/02/2024

Uma rápida novela de Machado sobre cinco mulheres, seus amores e suas dores. Sempre muito bem escrito.