Cinco Mulheres

Cinco Mulheres Machado de Assis

Resenhas - Cinco Mulheres

aninhadelemos 14/02/2024

Leitura super rápida, porém eu como boa curiosa q sou fiquei com varios pensamentos da continuidade da vida de algumas das personagens?

Alana Paola 09/02/2024

Mulheres, por Machado de Assis
Amo a escrita do Machado. Ele tem uma melancolia em seus textos que me deixa sempre instigada.
O conto é bem curto e super fluido. Me deixou com vontade de saber mais sobre estas mulheres e suas histórias, mas como ele mesmo disse nesta obra "Dezenhei-as rapidamente, conforme apareciam, sem intenção de precedência, nem cuidado de escolha."

amorime_ 04/02/2024

Uma leitura rapidinha para complementar a meta do ano rsss

Mas, algumas coisas me chamaram a atenção nesse livro. É estranho pensar em uma época que as mulheres eram vistas como pessoas que morriam de amor (literalmente), e tudo de uma forma muito poética. Os contos seguem uma linha de raciocínio, são semelhantes entre si, mas ainda sim, não são cansativos. A escrita de Machado é realmente algo extraordinário de se ler, vale a leitura.

Madu 01/02/2024

Julietas
O conto fala sobre a história de cinco mulheres e suas nuances amorosas, e o ponto mais alto dessa história para mim é como há personagens que literalmente morrem de amor, e isso me faz perguntar se há algo mais poético do que morrer de amor?
Cecília 02/02/2024minha estante
Interessante

Bianca Martins 31/01/2024

Meio mé
É uma leitura com contos curtinhos, falando sobre um rápido recorte da vida de cinco mulheres, cada uma em uma situação.
Confesso que dei risada no final do primeiro conto, pq é assim mesmo, muitas vezes nos sacrificamos de amores por quem não merece.

Vale uma leitura rápida.

jojo 25/01/2024

As faces de ser mulher
Conto rápido de ser lido que envolve histórias diferentes que trazem a ideia da tristeza feminina, um grande questionamento da felicidade matrimonial.

Jade 21/01/2024

Amo contos e já tô familiarizada com Machado, porém não consegui me conectar com essas personagens, ficou faltando algo.

Tem disponível no audible.

maduulop 19/01/2024

É a primeira história de Machado que leio, eu adorei a escrita, não achei difícil (igual falam), eu adorei o fato dele falar com a gnt do nada, mudando totalmente o rumo. É bem curtinho e rápido de ler.
Uedison Pereira 19/01/2024minha estante
Olá Maduulop.

Tudo bem?

Se tiver a chance leia o conto "Pai contra mãe" de Machado de Assis. E procure não ler nada sobre este conto na internet. Fuja dos spoilers e comentários ?. Depois venha e me conta.

Boas leituras.

Uedison Pereira

Tarsila.Helena 19/01/2024

Divertido e dramático
Adoro o estilo de "quebrar a quarta parede" do Machado de Assis, e neste livro aparece um pouco disso.

É um livro curtinho, cheio de dramas da época e bem divertido em alguns pontos. Mas meu livro favorito dele continua sendo O Alienista

Arlete49 18/01/2024

Conto curto, rapidinho, mas deixa gostinho de quero mais. A forma como são descritas realmente parecem reais, isso é encantador.

Juhgil 13/01/2024

Legal pra conhecer a escrita
Eu não sou a maior fã de contos, mas foi gostosinho pra ter o primeiro contato com a escrita do machado. Achei bem interessante

Ariana 12/01/2024

Minha primeira experiência lendo Machado de Assis e foi bem positiva, o que me motiva a ir atrás de mais clássicos brasileiros.

Graciele43 09/01/2024

Cinco mulheres, quatro histórias.

Machado como sempre retrata coisas que acontecem na vida, e que talvez as pessoas fingem que não acontece por uma questão de ética ou sei lá o que.

Resumindo: A primeira mulher é Marcelina, morre e a causa é uma amor impossível. Na verdade, era que ela era apaixonada pelo cunhado. ( Amores proibidos)

A segunda é Antônia, casada, um casamento que era invejável. Os pombinhos viviam grudados, já que eram recém-casados, todo mundo na cidade observava a beleza dela e o quanto ela amava o marido, mas eles arranjam uma amizade que se torna tão frequente na casa dele que acaba Antônia o traindo com desses amigos. Uma vergonha! A cidade toda comenta a desgraça que ocorre no casamento dos pombinhos. ( traição/adultério)

A terceira é Carolina, menina nova, bonita apaixonada por Fernando, entretanto seu pai já lhe deu a mão para Mendonça. Velho, que não inspira nenhum amor, mas tinha fortuna. Fernando não se conforma e começa escrever para moça, mas está não lhe responde pois tem respeito por seu marido. ( Amores impossíveis/ casamento baseado em dinheiro)

E por fim, Carlota e Hortência. Duas amigas, Carlota era casada com José que teve um caso com Hortência. Carlota descobre e acaba ficando doente de tanta tristeza e em 15 dias morre. Carlota havia dado aparo para sua amiga em sua casa, e está a traíra com o seu próprio marido. Entretanto, José marido de Carlota, que agora era marido de Hortência paga junto com ela o fizera a Carlota.

"Hortência é um dragão de saias.."

"Hortência, que traíra a amiga, não teve dúvida em trair o marido: Hortência tem hoje um amante!"

Aqui se faz, aqui se paga!

"Os maus, no fim de conta, são dignos de lástima, por serem tão fracos que não possam ser bons."

criistiinee 08/01/2024

Novela kkk
Gostei dos contos. Machado de Assis dispensa comentários. Escutei o audiobook na audible, pra quem tiver interesse a narração está muito bem feita. Recomendo