Revival

Revival Stephen King

Resenhas - Revival: A Novel

Mayara 25/11/2021

As definições de terror foram atualizadas
Eu amo terror.
Leio livros do gênero a um bom tempo, vejo filmes de terror até a arte que crio dentro da minha profissão tem um pé no obscuro.

Eu não me lembro de algum dia ter sentido na espinha o medo e pavor que senti, finalizando esse livro.

Com toda a certeza vou ter pesadelos e ficar um pouco perturbada com esse final. Por dias, semanas, meses, talvez a vida toda.

O livro mais pavoroso que li até hoje. Até achava que era zueira quando li a contracapa, as pessoas sempre falam esse tipo de coisa pra vender livros.

Mas não foi o caso, esse livro não só superou as expectativas como me apavorou de um jeito que nem sei explicar. A sensação é nova e por isso não consigo encontrar um exemplo digno de comparação.

Apavorante, chega a gelar a espinha.

Paloma.Rocha 11/02/2023

Um dos finais mais assustadores do King
Um livro que fala bastante sobre fanatismo religioso. Diferente do que estamos acostumados com King, esse não é um livro extremamente assustador e com cenas horripilantes. O sobrenatural é adicionado gota a gota, um pouco lento demais, eu diria.

Mas o final é muito bom. E olha que sempre achei o mestre meio contraditório e cagando em diversos finais. É um final esmagador e pessimista que nos presenteia/amaldiçoa com uma ideia do que realmente acontece após a morte.

Tatiane Buendía Mantovani 15/11/2014

Li sofregamente, levei 3 dias para terminá-lo (lendo em cada momentinho livre do dia, hora do almoço do serviço, um pouco - ou melhor: muito - antes de dormir. A pia lotada de louça a semana toda que o diga - rsrsrs). Acho que, de tanto compartilhar a ansiedade com o pessoal do grupo do FB, acabei criando uma expectativa grande em torno deste lançamento, então me joguei mesmo na leitura. Não me decepcionei.

As resenhas que li sobre ele, antes do lançamento, não foram muito elucidativas, e apesar de ter lido algumas páginas liberadas em teasers antecipados, eu não sabia direito o que esperar.
No decorrer do livro, só temos a visão do lado de Jamie da história, e mesmo ele já tendo 53 anos no clímax, ele ainda me soa como aquele garotinho das primeiras páginas: assombrado e mais cheio de perguntas do que de respostas. Talvez em uma excelente, porém incômoda, metáfora do que nós humanos somos diante dos grandes mistérios do mundo, da fé, do sofrimento.
Talvez.
Mas King pode. Ele é King.

A sinopse oficial diz que o reverendo Charlie Jacobs após uma tragédia familiar, se volta contra Deus. Além de religioso, ele é um aficionado por pesquisas envolvendo os mistérios da eletricidade e sua manipulação.
Não sou uma grande fã de narrativas em primeira pessoa - para mim, elas são - acima de tudo, parciais e limitadas. Só vemos e sabemos o que o narrador vê e sabe, o que geralmente leva a páginas e mais páginas de cambaleios no escuro, para nos depararmos (nós, leitores, juntamente com o narrador) com a Grande Revelação convenientemente bem no final, preferencialmente nas últimas páginas. Particularmente, acho isso um truque meio sujo dos autores.
O livro é permeado de melancolia, nostalgia, tristeza e reflexões sobre a vida, o universo e tudo o mais. Ao fundo, o narrador vai dando dicas, insinuações e amostras de que algo mau está vindo, algo mau está chegando, que acabará tudo em lágrimas, mas sem dizer exatamente o que é, deixando os leitores imaginando mil coisas ao longo da história. A maioria das quais, obviamente, não dão em nada.

Para mim, ficou bom mesmo na reta final, mais especificamente a partir do capítulo XII, que é quando os acontecimentos que vinham se desenvolvendo num crescendo acabam tendo seu clímax e conclusão. E a conclusão não decepciona!

É um livro que fala de superação, mas nestes termos, para mim, foi impossível não comparar Jamie Morton a Dan Torrance, e na comparação, Dan ganha de lavada. Eu tive uma certa dificuldade em sentir empatia e torcer para valer por Morton. Confesso que - talvez por só ter o ponto de vista dele da história - ele me pareceu mais do que tudo: INGRATO-devido-a-superstições-bestas (talvez o fato de EU não ser religiosa tenha influenciado um pouco nesta impressão, talvez não). Não consigo deixar de pensar que, se ao invés de uma primeira pessoa, o autor tivesse arriscado uma terceira pessoa, e um narrador onisciente, teríamos a possibilidade de ver o pastor Jacobs não como o bicho-papão do ponto de vista de Jamie (porque é isso que ele é, o livro todo - e só entendemos no final - um grande e gordo bicho-papão), eu senti falta de um pouco do ponto de vista DELE, para que eu pudesse sentir um pouco de empatia, me posicionar diante de tudo o que ele fez, o que ele crê, o que ele descrê. Até em Sr. Mercedes, o King consegue que a gente sinta um pouco de compaixão pelo maluco do Mercedes desgovernado (o que é aquele capítulo do flashback sobre o Frankie, mon Dieu?! Dá vontade de chorar só de lembrar. Mas em Revival eu senti falta disto.

Gostei muitíssimo das referências a Mary Shelley (Mary Fay, filha de Janice Shelley, mãe de Victor - RÁ!) e Lovecraft reina absoluto em um final que mereceu uma quarta estrelinha na minha avaliação. Fora as referências do rock que são arrasadoras (mais rock dos anos 60 e 70 que não são muito minha praia).

Não vou falar da história porque, afinal, em linhas gerais, ela é BEM SIMPLES. E qualquer revelação adicional acabará em spoiler.
Só lendo mesmo para saber.
Cristiano 15/11/2014minha estante
Passado !

Rick 09/12/2014minha estante
Um dos melhores livros do King. Aquele final até hoje povoa meus pensamentos, haha.

emi 27/03/2022

tá afim de uma leitura que foge do convencional? é essa
nesse livro, king aborda vícios, loucura, religião, vida e morte. não é propriamente um terror puro, mas sim um suspense que vai se construindo. achei que em algumas partes teve uma enrolada e não superou meus preferidos até então do mestre, mas com certeza não me arrependo de ter lido. me afeiçoei muito aos personagens, até mesmo ao reverendo.

Thiago.Moreira 31/10/2020

Electricity today electricity tmrw electricity all the way
Finalmente terminei de ler essa obra, o livro começa muito bem, no caminho fica meio entediante e no final volta com tudo. O livro está repleto de referências ao universo de H.P. Lovecraft e achei isso sensacional.

Gustavo Picinin 31/03/2022

Misterioso e assustador. Revival é uma história macabra, que tem como foco os acontecimentos da vida do protagonista e narrador, Jaimie Morton, durante cerca de 60 anos. Trama sobre religião, vícios, traumas e relacionamentos completamente humanos e realistas, com um toque sobrenatural e cheio de suspense. Final perturbador e arrepiante, que traz dúvidas e reflexões sobre a realidade. Claramente inspirado por H.P. Lovecraft. Um dos meus favoritos pessoais!
Clara3370 01/04/2022minha estante
Amo suas resenhas !

Marselle Urman 17/12/2014

Eletricidade!
Foi sem dúvida inusitado ler um romance com esse tema principal, algo que eu não esperava de King com certeza.
Viajamos numa narrativa de primeira pessoa junto com Jamie Morton, que encontramos aos seis anos,brincando com seus soldados de chumbo, até uma idade avançada. Sobre ele, faço a mesma crítica que tenho feito aos heróis/mocinhos de King desde Under the Dome: meio insípido. Homem de bom caráter e coração valente, com mistérios e dificuldades na história. Um picolé de chuchu.
Por outro lado, a contraparte - aquele que é descrito como seu Nêmesis - e que não pode ser chamado de vilão, é um personagem muito interessante.
Tendo perdido sua fé e sua inocência ainda muito jovem, a única forma que encontrou de lidar com a dor foi se aprofundar num ramo de pesquisa heterodoxo que acabou o transformando quase em Victor Frankstein.
King se alonga nos devaneios narrativos da adolescência e juventude de Morton e essa parte do livro fica chata.
Depois, melhora bastante.
A quarta estrela fica pelo final. Só no seu conto "N" eu tinha encontrado a atmosfera que há aqui, o encontro com a loucura ao espiar além do véu do éter de Lovecraft.

"Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn"

Aninha 01/01/2021

Too close to home, mas aq está minha opinião mesmo assim:
Sou suspeita para falar porque para ser honesta li esse luvro por razões pessoais muito mais que por real interesse jo tema/enredo. Peguei desprenteciosamente (comprei pela capa brilhante, julguei mesmo) e fui ler sem esperar muito. Logo ficou familiar demais e fui lendo sem parar, como geralmebte acontece por causa da narrativa perfeitamente construida do King. O final,,, poxa vida, decepcionante (sejamos sinceros que as vezes o livro inteiro está ótimo e ele limpa a bunda com as duas páginas finais e o leitor que lute) mas nada que faça a leitura deixar de valer a pena.

Soterradaporlivros 23/11/2022

Revival
Eu sei que esse livro provavelmente não vai estar entre os favoritos de muita gente, mas eu juro que ele tá no meu top 10!

Conhecer o Jamie e sua família e seguir sua história por mais de 5 décadas é doce e amargo ao mesmo tempo e só quem leu vai entender.

Conhecer o pastor Jacobs e sua obsessão e o que aconteceu a sua família (eu tinha uma lembrança tão forte que eu podia jurar que a cena levava um capítulo inteiro e não só algumas poucas páginas de tanto que ela me marcou) é triste e assustador.

Quem lê minhas resenhas, aqui ou no Instagram, já deve ter notado como eu amo o uso de elementos lovecraftianos numa história, principalmente quando fazem melhor que ele (o q nem é tão difícil eu devo dizer) e em Revival o King faz isso da maneira mais incrível!

O climax dessa história é incrível, na minha opinião.

Geovana 09/07/2023

Primeiro livro que leio do Stephen King e gostei bastante, é muito diferente do que eu normalmente leio e fiquei bem intrigada durante a leitura inteira pra saber o que era a danada da eletricidade secreta

Sérgio 15/09/2022

Como sempre, King é um mestre na arte de construir um personagem, mas o final desse livro é a coisa mais bizarra que já li, faz o final de Cujo parecer coisa de "criança"!

Lucas Bacelar 19/05/2023

Mais um ótimo livro, uma ótima história com um ótimo protagonista. O King nunca falha, meus caros amigos.

Matheus 15/12/2022

Esse livro é incrível eu amo o jeito que o Stephen king constrói a sua narrativa, recomendo muito,e leam o final, é de arrepiar!!!

Patcha 22/02/2024

Você tem medo de morrer?
Será que descobrimos tudo o que pode ser feito com a eletricidade? E se existisse um conhecimento secreto por trás dela? E se ela po
Esse livro não é pra qualquer um. Ele não vai te dar um susto nas primeiras 15 páginas. Nem nas primeiras 50, nem nas primeiras 100? pra falar a verdade, o susto mesmo só vem no final. Mas o mérito dele é construir todo um caminho até lá.
Você vai acompanhar o protagonista desde os seus cinco anos de idade, vai vê-lo crescer, amar e sofrer. E vai entender de onde vem o perigo que ele irá enfrentar. E meus amigos? é o tipo de livro que te deixa te deixar com medo bem depois de você o fechar.