The Truth is a Cave in the Black Mountains

The Truth is a Cave in the Black Mountains Neil Gaiman...

Resenhas - The Truth is a Cave in the Black Mountains

Gabriela Gonçalves 17/04/2023

Infelizmente não curti muito essa história do autor. Não sei explicar muito bem... A narrativa em si não me conquistou, as ilustrações para a história também não. Criei uma expectativa por causa de já conhecer outras obras do autor e até mesmo pelo título do livro, mas achei uma história "fraca" e sem brilho. Enfim, não me marcou e não recomendo essa leitura.

Pablo 21/04/2017

A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras é uma história fascinante sobre família, a busca por um tesouro e a descoberta de um novo mundo. Sendo uma mistura que aventura, mistério, suspense e até terror, o livro, que possui apenas 80 (oitenta) páginas, apesar de simples, também é profundo. Narrado por um anão que busca por um tesouro que fica na caverna de uma ilha, o livro permanece um grande mistério até quase o seu fim, quando a história começa a se completar e os mistérios a se revelar. Temas como vingança, moralidade, e arrependimento são a base para essa história que chega a ser até mesmo um pouco triste. E os elementos fantásticos confusos, que são marcas registradas do autor, também estão presentes.

site: https://www.instagram.com/opablogimenez/

stellasays 31/08/2014

Go Into the Cave
Este é um conto do Neil Gaiman com uma atmosfera bem diferente de outros. Apesar de ser um livro ilustrado, não é exatamente um quadrinho. É um livro no qual as ilustrações interagem com o texto, completando-o, não apenas ilustrando. Se é que deu pra entender. Coloquei um exemplo disso no meu blog, o link está no final do texto.

O conto é narrado por um anão escocês que me lembrou muito o personagem Tyrion Lannister de "A Game of Thrones". Não por ser um anão, mas pela consciência que ele tem do que isso significa para ele e por saber muito mais do que os outros julgam que ele saiba. O narrador começa tudo dizendo que não se arrepende de nada, que se perdoa por tudo que já tenha feito na vida, exceto ter abandonado sua filha. Ou seja, ele começa dizendo que "lá vem história". Só que não. Daí já vamos com ele procurar um homem chamado Calum MacInnes para guiá-lo até a tal caverna nas Black Mountains. E o conto é em grande parte sobre essa viagem deles e sobre o que é certo e errado, seria A Verdade uma coisa boa ou ruim? Claro que, chegando na caverna, coisas acontecem e eu vou parar por aqui, pois esta é a melhor parte do conto.

Nos agradecimentos, Gaiman conta que teve a ideia do conto a partir de uma frase em um dos livros de Otta F. Swire, logo após ter se apaixonado pela Ilha de Skye na Escócia. Como quase tudo que o autor faz, "The Truth Is a Cave in the Black Mountains" é um livro gostoso de ler (terminei em uma hora) sem deixar de ser denso e mais do que aparenta. Tem aquela atmosfera meio assustadora, mas não é um conto de terror. É uma ótima aquisição pra quem é fã de ilustrações e do trabalho do Neil Gaiman.

site: http://custella.blogspot.com.br/2014/08/310814-truth-is-cave-in-black-mountains.html