Inconfiáveis

Inconfiáveis Vinícius Teixeira

Resenhas - Inconfiáveis

Nina @vicioseliteratura 15/01/2015

Perca-se neste mistério
O livro Inconfiáveis tem uma narrativa bem envolvente, pois os acontecimentos estão ali, a todo momento e você sempre quer por mais e mais. Neste drama policial, conhecemos Linda Weberty uma mulher ferida pelo passado. Um valentão da Mafia de nome Thor Torrey. Uma mãe solteira chamada Jenna Scotti e Jacob Foster, um detetive da policia. A história toda e narrada por estas quatro pessoa, mas por todas elas, vemos um nome em comum Dean Levinsk, um perigoso assassino que terminou de cumprir sua pena e agora volta a aterrorizar a mente de alguns dos personagens.
A história em si é muito interessante e conflitante pois temos várias pessoas à narrando ou seja, muitos pontos de vista a serem analisados. Quanto mais o mistério evoluía, mais eu queria saber quem era o culpado de tudo aquilo, eu simplesmente devorei os últimos dois capítulos porque precisava de um desfecho (sim, me arrependi de não ter lido antes)!
O Vinícius conseguiu interligar a história dessas cinco pessoas de um modo muito louco, mas realmente bom! Uma coisa que me cativou muito foi o conhecimento que o autor tem de política, fatos históricos e também sobre a própria Mafia! Ele não escreveu qualquer coisa não! Ele realmente pesquisou a fundo os assuntos que quis tratar no livro e conseguiu muito bem!
Um ponto que não curti no livro foram os nomes, tudo americano demais, sendo que é um livro brasileiro eu esperava um pouco mais disto no livro, apesar de que entendo que o foco do autor não era a nossa cultura, mas mesmo assim poderia 'esquecer' um pouco os norte-americanos e colocar nomes (tanto de pessoas, como da cidade) um pouco mais 'abrasileirados' pois creio que ainda temos muito forte a crença de que tudo que é americano é melhor e acabamos esquecendo das nossas raízes.
Enfim, o Vinícius realmente me surpreendeu com sua escrita, como ele mesmo fala: "Julgue minha escrita, não a minha idade" tenho que concordar com ele, pois tenho certeza de que se ele investir nesta carreira, ele vai longe!

site: http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2015/01/eu-li-46-inconfiaveis.html#more

Caroline 29/08/2014

Reflexivo
Olá leitores!

Trago hoje mais uma resenha de um autor parceiro. o Vinícius Teixeira.

Inconfiáveis conta a história de três pessoas: Linda Weberty, Thor Torrey e Jenna Scotti que tiveram seus destinos marcados por um mesmo homem, Dean Levinsk.

O livro é dividido em capítulos intercalados entre esses três personagens. Conhecemos a vida de cada um deles e descobrimos como Dean atravessou o caminho deles.

Minhas impressões:

A narrativa é marcada de muita ação, sofrimento e revolta. Apesar das 110 páginas tem uma boa construção de ideias.

Confesso que me surpreendi um pouco, pois o autor tem 15 anos, mas apesar disso tem uma boa noção acerca da política e das mazelas sociais.

Em algumas passagens utiliza-se de palavras pejorativas (que não gosto), mas pertinentes no contexto e característico dos personagens descritos.

Um ponto interessante do livro é com relação às conspirações, e sutilmente ele faz uma crítica ao governo, ao modelos pre-determinados de governo existentes, à corrupção, manipulação e do quanto o ser humano é corruptível. Isso me lembrou muito de uma frase de Thomas Hobbes:

O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos.

Apesar do final previsível ao meu vê, ele fez uma boa construção narrativa. Acredito que ele está no caminho e pode se aprimorar. Teve um aspecto interessante no final, que esclarece pontos ocultos durante a história. Gostei disso.

Ademais, o livro foi me dado no formato digital, requer uma revisão por conta de alguns erros de digitação recorrentes. Quanto a capa, achei muito interessante e representa bem a obra.

Até a próxima!

site: blogandolinhas.blogspot.com.br